Polestar deixa de contar com a Volvo e passa a ser controlada apenas pela Geely
No papel a Polestar tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso no mercado automóvel. Esta empresa de carros elétricos usa toda a experiência da Volvo, associada à capacidade única da Geely. Se tudo parecia ser um casamento perfeito, a verdade é que a Volvo desistiu agora e passou o controlo da Polestar para a Geely.
É o adeus da Volvo à Polestar
Com o Polestar 4 a acabar de ser anunciado na Europa, surge agora uma novidade que não é de todo positiva para a marca. A Volvo, uma das principais participantes desta empresa, acaba de anunciar que irá libertar a sua participação, deixando o controlo completo à Geely.
Esta posição da Volvo era já conhecida há algum tempo e mostrava o seu desagrado pelos fracos resultados de vendas da Polestar no mercado. Assim, acaba de formalizar o que todos já esperavam, com a cedência da sua posição na marca em favor da outra participante, a Geely.
Com apenas 3 veículos à venda em vários mercados globais, esperava-se muito mais da Polestar, em especial no que toca às vendas. A marca tem constantemente abrandado neste campo e, segundo o seu CEO, a empresa está a caminho de ser rentável em 2025. Embora isso sejam boas notícias, são necessários mais 1,21 mil milhões de euros para chegar a esse ponto.
Geely assume o controlo da marca
A Polestar é propriedade da Geely e da Volvo, esta última com 48% das ações. No sentido de controlar o aumento dos custos, já foram dispensados 1300 funcionários. Por querer concentrar-se totalmente nos veículos elétricos, a Volvo precisa de mais dinheiro, e o plano é desfazer-se de parte da sua participação na Polestar e deixar marca ainda mais independente.
Sem surpresa, a Geely intervém com o seu proprietário, Li Shufu, a confirmar que pagará esta conta. A Geely controla 79% da Volvo e o restante da Polestar, o que faz esta ser uma grande jogada, já que vai simplesmente transferir dinheiro de uma empresa e investindo na outra.
O mercado respondeu de forma muito positiva a esta mudança, com as ações da Volvo a subirem 30% após o seu anúncio. Esta é uma boa notícia tanto para a Volvo como para a Polestar, tendo esta última tido a oportunidade de se abrir um pouco ao mercado e a novos investidores.
Esteticamente para mim é dos VE mais bonitos, e com a autonomia anunciada 600km acho bastante aceitável
tens volvo, mercedes e porsche sem nenhum compromisso estético nos EVs, iguais à restante linha e de fabricantes de confiança, ir para fora disso só se for mesmo por modas
Haha tens muita piada. Esses três modelos são caríssimos, têm revisões elevadas e em especial os volvo têm espaço interior muito limitado. De resto os id5 e id7e Q4 estão muito bem conseguidos, se bem que o preço é desproporcionado.
Os únicos decentes são a Tesla, Polestar e alguns modelos da MG/BYD. Não são modas, são modelos para bom preço/qualidade. Quem quer modas (olá Portugal) vai em Porsche, Volvo, BMW e Mercedes.
Um amigo nosso passou de BMW i4 para Tesla, está farto dos custos elevados da BMW (mas a qualidade geral é superior, óbvio); outro tem Peugeot elétrico da empresa e corta os pulsos todos os dias com os problemas; a Renault é outra que tem modelos bonitos mas a qualidade é preço são horríveis.
Mais moda que a Tesla não pode existir, é basicamente a nova Apple e os fans são iguais.
Porsche não é moda é um carro desportivo.
Bom, tens uns raciocínios um tanto estranhos:
– a Apple é a mais cara, a Tesla é das mais baratas, só aí há uma boa diferença!
– os SUV/Monstros Porsche são “desportivos”? Se chamares a um tijolo a alta velocidade de desportivo…
– os fans (em português fãs ) Tesla são iguais aos da Apple em que sentido? No de gostarem duma marca X? O meu parceiro está em blogs e Facebook da Tesla, ajuda outros, gosta da Tesla e também diz mal da Tesla no que tem a dizer. Se tivermos que trocar por outra marca se a Tesla piorar, então mudamos. Portanto se somos “fãs” da Tesla, no que é que de negativo nos queres tornar? Eu também gosto de iPhone, parceiro tem Samsung Android e não vejo onde esse comentário quer chegar…
Portanto, acho que o único aqui é que não é bom em raciocínios, só a catalogar a malta ao sabor do vento. Muito mau.
então por serem caros vão para pseudo fabricantes que lançam carros que parecem sapos e com interiores que parecem aquelas cadeiras de gaming de 100€ de worten.
mais vale não comprarem nada que irem para esses fabricantezecos wannabe que não são nem fabricantes de carros nem fabricantes tech, é uma chinesice qualquer ali no meio
Que custos elevados são esses com o i4 ?
Ahahah Mercedes! Parecem ovos com rodas! Já via amebas mais bonitas.
o meu GLE discorda 😉
Vamos ver se é desta que os preço descem para valores normais! Com os atuais preços, estavam condenados à falência!
São os nrs. a ditar a sua lei!
BOM DIA !
O MELHOR E ANDAR A PÉ ESTE E O AUTOMÓVEL IDEAL SÓ TEM DUAS RODAS !
CUMPRIMENTOS .