Pneus: o que significam as 3 informações da etiqueta autocolante
Está a precisar de comprar pneus para o seu carro? Como base da decisão para aquisição, apenas tem em conta o tamanho e o preço? Espere... e leia todo este artigo antes de comprar! Já reparou na etiqueta de pneus da UE que vem colada em cada pneu? Esta etiqueta fornece informações muito importantes que deve ter em conta na hora da aquisição.
Saiba o que significam as três 3 informações do autocolante que está colocada nos pneus novos.
A etiqueta de pneus que vem com os pneus novos é algo a que poucos ligam. Na verdade, esta e etiqueta da UE fornece informações ambientais e de segurança importantes de cada pneu. Tal informação pode ajudar a comparar pneus quanto à aderência em piso molhado, eficiência de combustível e ruído.
Esta etiqueta deverá estar no pneu, uma vez que é obrigatório por lei tal informação. Se não a conseguir encontrar no pneu, contacte o seu revendedor. Vamos então analisar cada um dos campos.
A etiqueta europeia tem 3 informações: eficiência energética ou consumo (relacionado com a resistência ao rolamento), aderência ao piso molhado e ruído.
#1 - Eficiência energética ou consumo
Sabia que os pneus representam até 20% do consumo de combustível do seu veículo? A escolha de pneus com uma classificação de eficiência de combustível elevada irá proporcionar-lhe mais quilómetros em cada depósito e menos emissões de CO2.
A eficiência de combustível é classificada de A a G, numa escala codificada por cores.
- A (verde) = classificação de eficiência de combustível mais alta
- G (vermelho) = classificação de eficiência de combustível mais baixa
- A classificação D não é utilizada para veículos de passageiros.
#2 - Aderência em piso molhado
Os pneus com uma classificação de aderência em piso molhado elevada irão travar mais rapidamente ao aplicar os travões a fundo. A classificação da UE foca-se apenas num aspeto da aderência em piso molhado – o desempenho da travagem em piso molhado do pneu.
Como é classificada a aderência em piso molhado?
A aderência em piso molhado é classificada de A a F:
- A = classificação mais alta
- F = classificação mais baixa
As classificações D e G não são utilizadas para veículos de passageiros.
#3 - Classificação de ruído
A classificação de ruído da UE mede as emissões de ruído externo do pneu em decibéis.
Dado que muitas pessoas não estão familiarizadas com os valores em decibéis, é apresentada uma imagem de um altifalante com ondas pretas para representar o nível de ruído do pneu. Quanto mais ondas apresentar, mais ruidoso é o pneu.
- 1 onda preta: Silencioso (3 dB ou mais, abaixo do limite europeu)
- 2 ondas pretas: Moderado (entre o limite europeu e menos de 3 dB)
- 3 ondas pretas: Ruidoso (acima do limite europeu)
Os níveis de decibéis são medidos numa escala logarítmica. Isto significa que um aumento de apenas alguns decibéis representa uma grande diferença nos níveis de ruído. Na verdade, uma diferença de 3 dB duplica a quantidade de ruído externo que o pneu produz.
Em próximos artigos iremos apresentar algumas ferramentas online interessantes relativamente a pneus.
Sendo este um site mais tecnológico, julgo que teria sido útil ter sido um pouco mais detalhado em relação ás etiquetas.
Em relação ao consumo de combustível, existe uma diferença de +- 0,1L/100km consumo de combustível entre cada classe. Ou seja pode compensar (e muito) gastar mais €€€ na compra de um conjunto classe A/B do que um dos da classe D/E.
Em relação à aderência em piso molhado, circulando a uma velocidade de 80km/h um pneu classe A consegue reduzir a distância de travagem até 18m (usa até menos 18m de estrada para a paragem total do veículo).
Em relação ao ruído de circulação, a primeira onda refere-se aos decibéis referidos na etiqueta (na etiqueta usada no artifo 68dB), a segunda onda indica +3dB em relação a esse valor, e a terceira onda indica +6dB. Os decibéis são medidos usando uma escala logarítmica, o que quer dizer que o som duplica a sua intensidade a cada 3dB. +6dB quer dizer que fazem 4 vezes mais ruído que o valor de referência.
Espero não me ter enganado em nada, mas seria este tipo de detalhe que gostaria de ter visto…
Já gastei mais em pneus por causa da classe do consumo e nunca mais comprei pneus baratos depois disso. Compensa mesmo. Num clio a gasóleo passei a gastar menos 0,5L/100km. Mesmo que durem apenas 30000km, estamos a falar de 300*0.5*1.65€/L = 247€ poupança… (a 1,65€/L).
Há algum pneu para carros de passageiros normais (excluído smarts fortwo, e papa reformas) com eficiência A ou B?
Os pilot sport cup 2R tem a eficiência D, os pilot sport 5 já têm C…
No Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética, em https://eprel.ec.europa.eu/screen/product/tyres, estão lá vários exemplos de pneus com ambas as classificações em A. Podem fazer filtros por várias caracterisiticas dessa etiqueta.
Não se esqueçam de uma coisa. Pneus com classificação energética mais baixa no consumo de combustível, são os pneus com melhor aderência na estrada, que é isso que interessa (pelo menos para mim). Portanto…. todos os pneus que eu compro são, normalmente, D ou E para consumo de combustível e A ou B para aderência à chuva.