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Pneus: o que significam as 3 informações da etiqueta autocolante

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. FilipeB says:

    Sendo este um site mais tecnológico, julgo que teria sido útil ter sido um pouco mais detalhado em relação ás etiquetas.
    Em relação ao consumo de combustível, existe uma diferença de +- 0,1L/100km consumo de combustível entre cada classe. Ou seja pode compensar (e muito) gastar mais €€€ na compra de um conjunto classe A/B do que um dos da classe D/E.
    Em relação à aderência em piso molhado, circulando a uma velocidade de 80km/h um pneu classe A consegue reduzir a distância de travagem até 18m (usa até menos 18m de estrada para a paragem total do veículo).
    Em relação ao ruído de circulação, a primeira onda refere-se aos decibéis referidos na etiqueta (na etiqueta usada no artifo 68dB), a segunda onda indica +3dB em relação a esse valor, e a terceira onda indica +6dB. Os decibéis são medidos usando uma escala logarítmica, o que quer dizer que o som duplica a sua intensidade a cada 3dB. +6dB quer dizer que fazem 4 vezes mais ruído que o valor de referência.
    Espero não me ter enganado em nada, mas seria este tipo de detalhe que gostaria de ter visto…

    Já gastei mais em pneus por causa da classe do consumo e nunca mais comprei pneus baratos depois disso. Compensa mesmo. Num clio a gasóleo passei a gastar menos 0,5L/100km. Mesmo que durem apenas 30000km, estamos a falar de 300*0.5*1.65€/L = 247€ poupança… (a 1,65€/L).

  2. Vitor says:

    Há algum pneu para carros de passageiros normais (excluído smarts fortwo, e papa reformas) com eficiência A ou B?

    Os pilot sport cup 2R tem a eficiência D, os pilot sport 5 já têm C…

  3. 4d616e75656c says:

    No Registo Europeu de Produtos para a Etiquetagem Energética, em https://eprel.ec.europa.eu/screen/product/tyres, estão lá vários exemplos de pneus com ambas as classificações em A. Podem fazer filtros por várias caracterisiticas dessa etiqueta.

  4. baixem os preços says:

    Não se esqueçam de uma coisa. Pneus com classificação energética mais baixa no consumo de combustível, são os pneus com melhor aderência na estrada, que é isso que interessa (pelo menos para mim). Portanto…. todos os pneus que eu compro são, normalmente, D ou E para consumo de combustível e A ou B para aderência à chuva.

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