PplWare Mobile

Pininfarina NamX HUV… o futuro automóvel de outro ponto de vista

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Diogo says:

    Portagens vão subir 4,9% já a partir de 1 de janeiro de 2023

  2. AlexS says:

    Se a engenharia funcionar parece boa ideia.

    • Traumatologiaeortopedia says:

      Eu acho isso válido para os elétricos tb, trocar as baterias em postos

      • Redin says:

        Não tem nada a haver.
        Um processo de troca que obedece a requisitos específicos e industriais em troca de um processo de troca pelo utilizador, sem contar com os custos que acarreta tanto no serviço como na pegada ecológica. Desde os materiais raros no planeta com vida útil, como numa reciclagem mais exigente.

  3. Redin says:

    Estou-me borrifando para os profetas da desgraça que falam da eficiência.
    Prefiro esta tecnologia aos elétricos.
    Nem seria preciso tubagem de transporte de H2 se na estação eles forem carregados.

    • jon@s says:

      Sem dúvida alguma esta é já a melhor opção. Só não entendo esta opção das pilhas de hidrogénio quando estas viaturas carregam no mesmo tempo das viaturas com combustíveis para motores térmicos. Será inevitável quando o parque automóvel a hidrogénio aumentar, terem bombas de abastecimentos preparadas, como já acontece desde a França à Alemanha.

      • RC says:

        Para que quer um carro com autonomia de 100 a 200 kms é que gasta 80 a 100 euros por cada 100 kms, é só abastece em 5 minutos se a temperatura ambiente tiver abaixo de 10 graus C, se o posto não tiver tido ninguém a abastecer nos últimos 20 a 30 minutos, fora outras condições, sim nessa altura abastece em 5 minutos, o que vier atrás de si é que não….

        • Redin says:

          Se tirares as palas desse chapéu vais poder ver o horizonte. Quando a energia elétrica substituiu as velas ou candeeiros a petróleo, também apareceram profetas da desgraça a dizer que as pessoas iam ficar loucas e que iriam todas morrer.
          Felizmente, os terraplanistas e os negacionistas também merecem ter a sua opinião.

          • RC says:

            Então e energia eléctrica para produzir hidrogénio, já não sobe ?

            Portanto eu é que tenho palas nos olhos ?

            Exacto, esse parece ser você, já que a tecnologia de hidrogénio é muito mais velha que a só elétrica com baterias.

          • RC says:

            O que não li ?

            Volto a dizer o mesmo, para estas soluções não é necessário energia elétrica ?

    • R says:

      Não são profecias. A (in)eficiência é matemática.

    • RC says:

      Mas estes são eléctricos, ou não leu ?

      • Redin says:

        Para quem está a querer confusão, as suas piadas são giras. Não lhe ensinaram a ler na entrelinhas ou sobre o que é um contexto?

        • RC says:

          Não foi isto que você disse ?

          “Prefiro esta tecnologia aos elétricos.”

          Já agora, para não ser preciso tubagem, necessita de lá ter eletricidade, e com fartura, já agora deixo-lhe uns números, para produzir numa hora hidrogénio suficiente para abastecer um carro desta tecnologia necessita de 50 kwh por kilo, pelo menos 5 kilos para fazer 350 a 450 kms, o que dá uma potência necessária de 250 kw durante 1 hora para encher um Toyota Mirai, agora imagine quanto precisa para, supostamente, abastecer 12 carros ( tendo em conta que se fosse possivel abastecer em 5 minutos).

          Qualquer coisa como 3000 MW de potência, com esta potência carrega mais de 50 carros eléctricos a fazer a mesma autonomia e no mesmo tempo.

          Estes são os números que pouco se vê, mas que se encontram.

    • RC says:

      Quando souber o preço do hidrogénio e quanto custa fazer 100 kms logo começa a preocupar se com essa parte. Lol

  4. JSNunes says:

    Cápsulas de hidrogénio na traseira não me parece grande ideia…
    Mas os depósitos atuais de combustível também por lá andam, enfim, pode ser que dê certo.

    • André R. says:

      Mas os depósitos de gasolina na sua maioria estão por baixo dos bancos traseiros, ocupando apenas uma parte da bagageira.
      Neste conceito tens as cápsulas logo ali para levar a pancada, mas isto ainda é um conceito, poderá não ser executado assim.

  5. PM says:

    Então, mas para carregar hidrogénio não são cerca de 3 minutos?? Para quê andar a trocar capsulas?

  6. Alex says:

    Fiquei sem saber que motor é que move o carro… Só fala do combustível e da forma é armazenado… Obviamente que é um concept, pois ter cápsulas expostas na traseira é simplesmente desastroso.
    O que podemos reter é mais uma (boa) ideia e a malta gosta é de inovação. Só o tempo dirá se vingará, pois irão surgir mais ideias talvez mais revolucionárias.

  7. LA says:

    Parece imprudente, colocar células de hidrogénio, numa zona de embate.

  8. Jorge says:

    O primeiro automóvel com potencial para entrar em órbita.
    Uma boa rampa de lançamento, uma grande cacetada atrás e … vrooomm 🙂

  9. nm3k says:

    Muito giro, mas as pilhas de hidrogénio naquele sítio… não estão bem resguardadas contra um embate

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.