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Piloto automático da Tesla confunde carris do comboio com estradas e condutor confia

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Alc says:

    Muito estranho isso até pq a condução autônoma não se guia somente pelos sensores e câmaras mas tb pelo GPS… Estranho o sistema não ter feito analise a isso para evitar esse trajeto…

  2. saul says:

    A tesla já devia ter desligado isto em todos os veículos e limitar o seu uso apenas para estacionamento (Para quem não sabe estacionar/conduzir)

    • Elektro says:

      +1, Não faz sentido incluir uma função no veículo que se promove como “Self-Driving” e depois precisar do condutor todo o tempo!

      Se a pessoa vai sentada no banco do condutor e tem de estar atenta para auxiliar, mais vale pegar no volante, para facilitar já existe o cruise control, parking assist e direção assistida, por outro lado o Autopilot é só banha da cobra.

      • rui says:

        Faz sentido, apenas é Beta e tem os devidos avisos, tens o autopilot e o FSD, são coisas diferentes e com intuito diferente.
        Porque raio haviam de chamar algo diferente só porque o produto ainda não está totalmente pronto, uma casa que ainda não tenha as paredes não deixa de ser uma casa, apenas não podes tirar o mesmo partido dela e ter outros cuidados.

        • Elektro says:

          Se é beta não devia estar disponível ao público, pelo menos sem a marca se responsabilizar. Também não compras uma casa sem paredes para ir habitá-la sem estar concluída.

      • Boxexas says:

        Certamente aqui o colega Elektro não sabe os conceitos de piloto automático nos aviões…
        É que o princípio é exatamente o mesmo, os pilotos ativam o Piloto Automático mas são obrigados a estarem atentos a eventuais perigos! Se fossemos por essa logica, nunha existiriam aviões com piloto automático…

        • Elektro says:

          Por acaso do pouco que percebo de aeronáutica sei que o Airbus leva o sistema como última palavra de decisão em caso de incerteza, enquanto a Boeing leva a decisão do condutor como última palavra na mesma situação.

          Para não falar que existe uma quantidade de variáveis muito superior no céu que não existem em terra.

          A única coisa que está mal é a forma como a Tesla vende o FSD ou Autopilot. Era mais fácil anunciarem que se trata apenas de um sistema de cruise control que faz mais umas coisitas.

        • Elektro says:

          * Mas isso era admitir que o FSD / Autopilot não traz nada de novo.

  3. ElectroescadaS says:

    Ou seja, a IA do veículo (partindo do principio que a tem) não pode ser culpabilizada pela forma como a condução é efetuada mas “alguém” a programou. Para mim tanto tem culpa o sistema como a pessoa que “supostamente” deveria conduzir. A não ser que fosse alguém que nem carta de condução tem e confia na máquina que o transporta…

    Kitt só existiu um. Mania de clonar tudo e mais alguma coisa… 😀 😀 😀

  4. B@rão Vermelho says:

    Ou as estradas no EUA são muita más ou as suspensões da Tesla são fantásticas, ir em cima da linha férrea e não sentir caramba esta pessoa não deve de saber bem o que anda a fazer na estrada.

  5. Nirelle says:

    Mais um problema da Tesla. Já começa a ser problemas a mais para um VE cujo preço é alto demais.

  6. 2 dedos de testa says:

    é que tem tudo a ver, tudo, não se percebe logo que são iguais?
    continuem dar-lhe na condução autónoma, força nisso

    • atrasdamoda says:

      Claro que eles vão força nisso. Basta aparecer na tv e dizer que é moda e depois mostrar umas estatísticas muito bem selecionadas e/ou dados muito distorcidos e o povinho adere. Problema maior é que as pessoas nao sabem admitir os erros. E depois ‘ser electrico’ é como ser de um certo clube de futebol ou partido politico

  7. Enfim says:

    É como por cá (PT). Foi notícia uns TVDE de descerem as escadarias, outros a entrar no metro de superfície no porto (e sem ser TVDE,), outros parecidos. Todos “movidos” a condutor humano. é sempre o humano o culpado. a tecnologia é para ajudar.
    Mas na américa é assim. Lembrem do óculos de realidade aumenta, em que várias pessoas andavam com “isso” na rua e “era por lá” que viviam! Não me parece fazer sentido. Mas é apenas mais uma opinião

    • B@rão Vermelho says:

      Há por aqui muitas linhas de metro que é fácil te enganares metro de superfície claro, dos outros é mais complicado, agora linha do comboio acho que não há desculpa

  8. BurroFuiEuQueEstudei! says:

    “O condutor disse que tinha evitado um acidente semelhante no início do ano.” Se já tinha tido um problema semelhante e voltou a confiar?…..

  9. PatinhoVitinho says:

    Esse condutor é q deve ter problemas sérios ahaha

  10. Daniel says:

    Por algum motivo o preço do pacote de “full self-driving”, mesmo ainda não sendo nem full nem sequer self-driving, custa o dobro nos EUA do que na Europa: marketing enganador que é permitido nos EUA (e com isso vai a par com um preço superior também); papalvos de culto que comem tudo o que aquela marca lhes diz (embora venha a dizer que full self-driving estará pronto “next year” há uma década (e na verdade nem sequer consegue sair dum parque de estacionamento como deve de ser).

    Ao menos os outros fabricantes publicitam o que que a Tesla chama de “fsd” correctamente: é cruise control, com lane assist e lane keeping e mais nada.

    • rui says:

      o nome é FSD porque esse é o objetivo do produto quando finalizado, já agora onde é que o preço do FSD nos EUA é o dobro? basta ires ao site deles ver e lá é 8.000$ e cá está a 7.500€

      • Daniel says:

        Agora, era 15 mil dólares há bem pouco tempo (foi 12 mil até setembro de 2022, e em setembro de 2022 aumentaram para 15 mil até pelo menos dezembro do ano passado, última vez que tinha visto).
        Pesquisando na net é possível ver que esses 8 mil foi alteração em finais de Abril deste ano (de 12 mil – sim, porque entretanto a Tesla havia revertido o aumento para 15 mil – para os 8 mil que referes agora), por altura da call com os investidores. Enquanto que sempre foi por volta de 7500 euros na Europa.

        • Daniel says:

          E só para adiantar argumentos, caso alguem esteja a pensar fazer o argumento seguinte, eu contra-argumento já, ora aqui vai:
          – “Ah, mas isso é porque nos EUA eles permitem mais funcionalidades de fsd lá do que cá enquanto não está homolgado”… irrelevante, estamos a falar de one-time fee em que em teoria oferecem a mesma coisa quando estiver totalmente disponível, paga-se uma vez e em teoria a Tesla não pode tirar (o que sabemos ser tanga, podem sempre desactivar funcionalidades, mas vamos assumir que é vitalício no sentido de vitalício enquanto o carro anda). Ora, pondo isto só se pode assumir uma de duas coisas: a Tesla faz/fez (e fará… novamente) os clientes Americanos passar por parvos, ao pagarem mais (históricamente o dobro do que cobravam aos clientes Europeus); ou a Tesla sabia bem que nunca iria lançar o fsd em tempo útil de vida dos carros e daí nem se dar ao trabalho de colocar preços idênticos para funcionalidades que não dá, justificando o custo maior nos EUA com o acesso beta mais envolvente ao pouco que disponibilizam lá.

          Seja de que forma for, a Tesla sai com uma imagem de “scummy” que faz favor…

  11. Yamahia says:

    Já não é o 1⁰ caso. O Autopilot tem uma tara qq pelos comboios.

  12. Joao+M says:

    Estas noticias têm sempre comentários espetaculares.
    O FSD é vendido mas é bem explicito que está em Beta. Isto é como a malta que faz pre-orders de jogos ainda em beta e depois queixam-se de bugs..
    Dito isso, e até pelo artigo citado pelo PPLWare – em que se fala de acidentes causados por AP/FSD, é importante salientar que grande maioria dos acidentes (senão todos) poderiam ser evitados por um condutor atento. No caso deste em especifico – como é que um condutor atento não nota que está numa linha de comboio? Não estamos a falar de uma linha de metro de cidade que se confunde quase com a estrada..

    Ainda mais giro é ver que o próprio carro está cheio de alertas, avisando sempre quando:
    – não se está com as mãos no volante a fazer alguma resistência
    – quando a camara interior detecta que se está a olhar para o boneco.
    No entanto o que vemos é malta que compra pesos para colocar no volante para “enganar” o carro. e coloca uma fita a tapar a camara interior. Depois queixam-se que há azares.

    Da minha experiencia, muitos dos acidentes e problemas que acontecem estão relaccionados com o que está, neste caso, entre o volante e o banco.

  13. Joao says:

    Se calhar não devia estar nos veículos . Se não funciona bem, dizer “é um piloto automático mas precisa ter atenção “ não vai evitar acidentes . Mais um caso de beta testers que o fazem por conta e risco e põem em risco os outros. A Tesla por outro lado, safa-se com o seu disclaimer mas vai recolhendo dados para ir melhorando o sistema

  14. TdSR says:

    Nem daqui a 30 anos o FSD consegue ser melhor que um aselha a conduzir. O Musk promete mas o sistema continua em estado Alpha.

  15. PJA says:

    Realmente a culpa não é da Tesla, mas sim do condutor, por ser burro e acreditar em banha da cobra, e das autoridades que permitem que se vendam carros com estes sistemas.

  16. João says:

    Regresso ao Futuro III.V

    AHAHAH

  17. PTO says:

    ahahahahahah, agora os Teslas tb pensam que são comboios 🙂 🙂 🙂
    Sempre na vanguarda, esta Tesla 🙂

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