PplWare Mobile

Petição contra o aumento previsto do IUC já circula pela Internet

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Alexandre says:

    E porque carga de água em tenho que pagar 730€ pelo meu? Tinha um Audi A6 2.5Tdi de 2004 e pagava 55€. Entretanto troquei pelo Audi A5 3.0Tdi em 2009 e passei a pagar 730€. Paguem e não reclamem! Sempre foi o 8 e 80 e agora reclamam?

    • joao says:

      porque pagou menos Imposto Automóvel.
      Eu comprei um carro que custou x valor. Quando entrou em vigor a reforma do Imposto Automóvel esse mesmo carro no ano seguinte custava menos 3000€ devido ao abate do IA. Mas em vez de pagar 30€ passou a pagar 200 e tal de IUC. O governo a partir de determinado ano baixou o IA para os carros novos e compensou na subida do IUC. esclarecido?

      • Paulo Soares says:

        o que vocé diz e bem foi ha 16 anos atras. Entretanto até os impostos já aumentaram inclusive o IVA. Hoje em dia, 15 anos depois é completamente ridículo continuar a beneficiar veiculos muito mais poluentes e taxar fortemente veiculos novos muito mais eficientes. Como disse abaixo, já desde essa altura o governo deveria ter ao longo dos anos atenuado a difereça desses veiculos para os actuais, não fazer isto de uma acentada, sendo que a subida de 25 euros ao ano, ainda assim vai permitir as pessoas deciderem o que querem fazer.

        • joao says:

          Os 16 anos a pagar mais IUC serão superiores aos 3000€ que paguei a mais de IA? 170€ de diferença em 16 anos dá 2720€. Ainda não compensa o que paguei a mais…

          • Paulo Soares says:

            faça la as contas, aumento vai ser de 25 ano até voce chegar aos 200, aquilo que vai poupar nos proximos 6/7 anos ainda vai compensar os 3000 que pagou. Você continua a centrar-se em si, olhe para o pais. Acha que faz sendido importar um 3.0 a gasoleo sem filtro de particulas e pagar 60 euros enquanto uma pessoa que compra um carro novo 1.6 é obrigado a pagar 170/200 euros ?

          • Joao says:

            Contas feitas:
            Cilindrada: 1.251 a 1.750cm3
            CO2: Até 120g/km
            IUC mais elevado nas varias alterações até 2023: 154,12 €
            IUC 2006: 22.48€
            Diferença: 131,64
            Em 16 anos: 2106,24
            No mínimo mais 8 aninhos com esta diferença para compensar o que paguei a mais pelo IA.
            Em relação ao ser-se mais poluente os carros de 2006, com filtros de particulas etc, tem no livrete as respectivas emissões. A tecnologia dos carros de combustão não evoluiu praticamente nada. Há muito carrinho vendido em 2023 em escalões superiores de emissões

    • Rui Santo says:

      Claro que tens puto claro que tens… Pq quem tem a maioria dos carros velhos sao os pobres e não são Audi A5 A7 ou Q7 e Q8 é um Clio de 30 anos ou um Corsa B de 20

      Há 1001 razões para aumentar o IUC, sustentar portagens não é uma delas vai o velho do Alentejo interior subsidiar a portagem do turista ingles do Algarve, aquele principio justo do “Não Utilizador Pagador!”

    • Carlos says:

      O teu raciocínio, nem sequer faz lógica. O problema aqui sempre foi o mesmo, taxar o contribuinte toda a vida, adquires um veiculo e continuas a pagar para usufruir dele, faz lógica? a mim não.
      Para os partidos políticos que possuem isenções para tudo, não lhe custa fazer, a simples conta: IUC + inspeção + seguro + manutenções + despesas de combustível. Se a alternativa é promover a compra de elétricos (pela isenção) do IUC, é só mais um lobby dos socialistas.

    • André says:

      Se mudou de um que pagava 55€ para um que paga 730€ é porque tem dinheiro para suportar esse custo! A maioria das pessoas não tem e por isso recorria a carros anteriores a 2007 para se poder movimentar para os seus trabalhos. Para a maior parte das famílias portuguesas 200€ por ano a mais de despesa no seu orçamento é muito dinheiro!
      E não venham com a conversa dos transportes públicos, não olhem só para o vosso umbigo. Há muitas pessoas que vivem em zonas sem transportes públicos porque é onde conseguem viver face ao preços praticados nas rendas das cidades.

    • Ifm says:

      A história do aumento vou para compensar a descida de 30% das portagens, não acredito!!!!

      Os gajos das ilhas devem estar muito contentes.
      Vão pagar agravamento de IUC para os outros andarem na Autoestrada.

      Hahahah grande PS é isso mesmo.

      As ilhas fizerem um manguito ao PS, agora o PS retaliou.

      Para a próxima votem PS.

      E assim vai o nosso Portugal, que grande geringonça

    • Mário says:

      Porque é um carro medidor de masculinidade… quem é que precisa de uma bomba dessas a não ser “eu tenho, sou o maior da minha rua”.

      • Ifm says:

        Bomba???

        Honda Civic 1.3 de 2004, é uma bomba.

        É uma carro que comprei em 2 mão com um motor de 1.3 a gasolina.

        Dos 36€, que pagava vou pagar 160€.

        Está tudo maluco?????

        Uma bomba, símbolo da masculino???

        Um Honda 1.3 com Meia dúzia de CV de 2004.

        Tem noção das barbaridades que dizes

    • Warhammer says:

      Por isso eu ando de bicicleta/ trotinete e quando tenho que ir a algum lado vou de Uber…. A chulice anual que num carro pago em impostos não gasto 1/4 de semelhante…

      • Grunho says:

        Finalmente um QI a funcionar! Poupa em transporte, em ginásio e em tempo, e se não houver quedas, nem roubos, nem furos, nem corrente a saltar só há uma coisa a perder: barriga! Não és português, pois não? É que eles ainda não conseguem perceber essas coisas.

    • Infinity says:

      Quando compraste o A5 já sabias que ias pagar 730€, entao porque raio compraste?

    • Rafael says:

      Pagas é pouco ainda. Devias era levar com um tombo em aumento para o dobro só pela letra que tens.
      Se passas-te de um de 55€ para 730€ não o fizeste sem saber, a informação está em todo lado. Se pudeste comprar um carro que paga esse valor de IUC foi porque quiseste e porque podes. Muita gente tem carros anteriores a 2007 porque não tem tanta nota e letra como tu.

  2. Ifm says:

    Carrega no IUC, carros que pagavam 19€, vão pagar 200€… Casa é só 25€ de aumento por ano….

    Carros a pagar 40€, vão pagar 400€…. Boraaa

    O PS, não teve votos quase nenhuns nas ilhas, carrega no IUC, mas também não tem auto estradas.

    Querem beneficiar dos 30% de redução das portagens, metam o carro no barco e venham para o continente

    • Mário says:

      Não têm autoestradas? Não conheces as ilhas….

      • Ifm says:

        Olha que conheço, melhor que tu.

        E não há nenhuma Autoestrada.

        Talvez tu é que não saibas o que é uma auto estrada.
        Mas isso já é problema teu.

        Ignorantes há muitos, e dá para ver isso muito bem, pelas votações

        • João says:

          Deus no Ceu e o LFM na terra!
          Têm vias rápidas com perfil de autoestrada. É a mesma coisa.
          Eu logo vi que esta firma é fake:
          Euroscut Açores – Sociedade Concessionária Da Scut Dos Açores S.A.

      • Gustavo 20 says:

        Mais um ignorante, de certeza que és? Onde é que tem autoestradas nas Ilhas? Uma via equiparada a uma auto estrada não é uma “Auto estrada”, dá pra ver que nunca andaste numa Via Rápida seja nos Açores ou na Madeira, ganda lol.

        • Ifm says:

          Via rápida há tanto em Portugal continental como nas ilhas.
          O limite de velocidade é inferior, o número de faixas de rodagem também, etc etc.

          Qualquer dia o IC19 também é uma Autoestrada, és Mario, é cá um Zé nabo

  3. Tone says:

    É óbvio que os carros mais velhos devem pagar mais IUC. Não percebo onde está a dúvida e o porquê de não quererem pagar mais. Se não podem andar de carro que andem de transportes públicos. É cada uma.

    • joao says:

      o povo ja se conforma!! hahahah uma ovelha

    • David Guerreiro says:

      Deves viver noutro país, só pode. Fora de Lisboa e Porto, a rede de transportes públicos é muito fraca ou inexistente.

    • Urtencio says:

      Olha só por vergonha não te ofendo! nasceu num berço socialista foi? Com cada artista…
      Meu caro, pega nesse transporte publico de que falas e vem até ao interior e depois tenta circular aqui no dia…

    • Realista says:

      Vem viver para o interior. Aí acabam-se-te as dúvidas.

    • Luis says:

      Tone., não deves ter 3 dedos de testa pois não? Quem tem carros mais velhos, se calhar não pode comprar carros mais novos. Eu tenho um Toyota Yaris de 2002 e não posso comprar outro + novo porque não tenho graveto.
      Vê lá se cresces e depois aparece.

    • Anung says:

      Mai outro urbanopassarola

    • Pois, Pois says:

      O @Tone deve passear-se no seu eléctrico de empresa, onde foi recuperar o IVA, não pagou imposto automóvel, não paga imposto de circulação, teve dois anos de carregamentos grátis e agora também tem algumas Scuts mais baratas… por isso, sim, acha que tem que existir malta a pagar-lhe todas essas benesses.

    • mikado says:

      PERDESTE UMA OPORTUNIDADE E ESCREVESTE UM COMENTÁRIO AO NIVEL DE UMA FOSSA. Mete-te no lugar daqueles que não conseguem subir a um autocarro, naqueles só têm autocarro às 9h e às 21h ou no lugar daqueles que têm de ir a Lisboa fazer um exame às 8h e o autocarro é às 8h sendo que chegas às 9:30. PENSA NOS OUTROS SER NARCISISTA DE FOSSA

      • Xuxa says:

        Mas foram votar no PS….

        • Gustavo 20 says:

          Votar no PS ou noutro partido ia ser a mesma coisa, basta ver o caso da Madeira que é PSD a 47 e é uma democracia doente porque não altera também, é tudo farinha do mesmo saco. Só quem nunca esteve na política é que vem com esses comentários. Nem se o CHEGA fosse ao poder mudava alguma coisa, lol.

          • Ifm says:

            A madeira, consegue ser mais competitiva que o continente.
            E é uma ilha.

            Consegues ter uma via rápida ( túnel, ponte, túnel) que custou menos ao Km que as nossas Autoestradas que é só alisar e meter alcatrão.

            Como é possível??? O PS é sempre a roubar…

            O PS a governar a madeira aquilo ainda estava igual a 1974.

            Parado paradinho no tempo.

    • Hugo says:

      Faz sentido…

      O teu nick.

    • Xixas says:

      O que já me ri…..

    • PTO says:

      Óbvio porquê?

      O Governo não está a fazer este aumento por causa do ambiente, está a faz-lo para compensar a baixa de preço nas autoestradas, ou seja, eu tenho de pagar mais IUC para uns milhares de cinderelas andarem nas AE’s a pagar menos.

      Quem tem um carro com 17 anos ou mais é porque seguramente não tem capacidade financeira para comprar outro e aumentar a despesa com o mesmo apenas vai fazer com essa pessoa tenha ainda menos hipotese de poder trocar de carro.

      Em vez de aumentarem IUC’s deviam dar um apoio A SÉRIO, com base no seu histórico financeiro, para essas pessoas poderem mudar de carro, em vez de andarem todos os anos a gastar dezenas de milhões a subsidiar viaturas elétricas de 40/50k para a classe média alta e para os ricos, que podem bem compra-los sem apoio do Estado.

  4. Tone says:

    Eu quando andava na faculdade punha-me a pé às 6:00 da manhã para ir de transportes públicos para a faculdade. Hoje vai-se ao parque de estacionamento dos alunos numa faculdade e os carros que lá estão são de longe melhores que os que se encontra no parque de estacionamento dos professores. O pior é que esses alunos ainda se queixam do valor das propinas. Este país está um caco.

  5. Paulo Soares says:

    A medida peca é por tardia e agressiva, a muitos anos que não faz sentido um 3.0 anterior a 2007 pagar 60 euros e uma pessoa a comprar um 1.5 pagar 160/170. A medida já deveria ter sido aplicada a muito e de forma mais gradual, para impedir até as constantes importações de carros alemães de alta cilindrada.

    • joao says:

      não faz sentido?
      e eu ter pago mais 3000€ de IA é justo?
      Devolvam-me então o valor que paguei a mais de IA e pago mais IUC.
      Eu comprei um carro que custou x valor. Quando entrou em vigor a reforma do Imposto Automóvel esse mesmo carro no ano seguinte custava menos 3000€ devido ao abate do IA. Mas em vez de pagar 30€ passou a pagar 200 e tal de IUC. O governo a partir de determinado ano baixou o IA para os carros novos e compensou na subida do IUC. esclarecido?

      • cenas says:

        Desculpe lá, mas se deu o valor que deu pelo seu veículo então é porque, para si, era um valor justo.

        Se depois, por intevenção externa, o preço do imposto foi reduzido, isso não o torna elegível a uma compensação vitalícia.

        O que está errado é o facto do IUC ter sido usado pelo estado para reaver o valor que era pago no imposto inicial, criando uma diferença acentuada e 100% artificial entre carros de matricula anterior e posterior a 2007. Isto não deveria ter acontecido.

        Agora, queixar-se de que o artigo que comprou passado algum tempo ficou mais barato é um bocado mentalidade do “Eu”… e então se tiver em conta que a maioria desses artigos já trocou de mãos, ui! É mesmo chorar só porque sim.

        Se este assunto lhe toca pessoalmente (parece ser o caso) então sugiro que invista esforços no sentido de apoiar iniciativas que promovam a taxação de veículos de cilindrada (ou potência, se quiser incluir os eletricos) muito altos.

        Outra abordagem poderia passar por aumentaro IUC de todos, mas de uma forma mais suave.

        Mas a melhor abordagem seria mesmo fazer uma gestão em condições do dinheiro publico, mas isso… lol! (para não chorar)

        • Pois, Pois says:

          Acho que não percebeste a questão, o estado definiu uma alteração substancial da forma como a partir de 07/2007 o binómio IA+IUC seria aplicado aos veículos novos . Sendo uma alteração substancial, naturalmente que os que estavam sujeitos à anterior “fórmula” permaneceram no anterior enquadramento. Mas atenção, o imposto de circulação dos veículos pré 07/2007 foi sendo actualizado todos os anos à mesmo taxa que o IUC dos pós 07/2007. Por isso, não considero haja nada 100% artificial, aliás, um dos argumentos na altura do governo era de que seria injusto alguém pagar uma batelada de IA, ter um acidente com perda total por exemplo no primeiro ano e ficar sem aquele valor. Com o novo esquema de tributação, em que o IA seria diluído no IUC ao longo da vida do automóvel este efeito seria atenuado. Por isso, eu não compreendo como alguém pode achar normal que o estado altere desta formas as regras, que ele próprio definiu, e ainda por cima com aumentos de imposto para 10x mais (não em 2024, mas logo a seguir), além de que são afectadas pessoas em que com certeza o desafogo económico é reduzido.
          A ecologia deve ser defendida, mas a cegueira é complicada e as coisas não podem ser mudadas de uma vez (os automóveis são os mais atacados pelos ecologistas e governos pró ecologia, mas são responsáveis por apenas 10% do consumo mundial de combustíveis fósseis).

          • PTO says:

            O pior é que esta medida nem sequer está a ser implementada por causa da ecologia, mas sim para compensar o desconto de 30% nas portagens que o governo decidiu dar a umas determinadas zonas do país povoadas por umas cinderelas que se acham mais que os outros.

    • joao says:

      qual foi o IA pago?
      preço final de venda por um e o valor pago por outro?
      compare o mesmo carro, mesmo modelo, mesma versão. E diga-me quanto pagou antes de 2007 e após 2007.
      Ah pois é…

      • Paulo Soares says:

        volto a responder o que disse a cima, isso já foi ha 16 anos atras, quase 2 decadas. Muita coisa mudou, inclusive os impostos aumentaram. Muitos desses carros já nem no mesmo dono estão, estão no 3/4 donos. Não faz sentido continuar a beneficiar carros muito mais poluentes e a prejudicar outros mais eficientes.

        • joao says:

          vá fazer contas….eu já as fiz…

        • Pois, Pois says:

          Mas deve fazer sentido que os eléctricos, a custarem quase todos para cima de 40k€ , não paguem IUC… mas o desgraçado que já pagou IA mais alto na compra do novo e tem um carro de valor comercial de 4k€ fique, em três anos, a pagar 200€ de IUC

        • Joao says:

          Mais eficientes quando no livrete estão num escalão superior de emissões??? Tanto carrinho vendido em 2023 que bufa muita mais emissão que o meu de 2006. Tudo falácias…

    • Anung says:

      O que não faz sentido é carros de 2007 para cá pagarem um balurdio de IUC num país onde é portagens para todo o lado.

    • mikado says:

      E faz sentido ter um 1.2 de 2006 e ir pagar quase 60 euros em 2024??? Não faz sentido nenhum pois não? Aumentar os de alta cilindrada era o caminho mas esta FOSSA DE GOVERNO vai aumentar sem olhar à cilindrada.

    • Ifm says:

      Um 3.0 pagar 60€.

      Eu tenho um pré clássico de 98 e paga 153€ e nem 2.0 é.

      Andas a ver tabelas antigas de carros com mais de 30 anos, mas esses agora até podem pedir para ser clássicos e pagam 000

  6. David Guerreiro says:

    Petição que não dá em nada. Basta a banca do PS votar contra, e isso é garantido, e a petição é reprovada.

  7. Alves says:

    A classe baixa e média baixa que não tem dinheiro para carros novos, vai deixar de poder ter um carro para sair ao fim de semana com a família, nem os reformados se safam assim.

    Bora votar PS

    • David Guerreiro says:

      Não é carro para o fim de semana não, é para ir trabalhar todos os dias.

    • André says:

      Isso é o que o PS quer… Cada vez mais o salario mínimo se aproxima do salário médio e com isso as pessoas ficam mais necessitadas dos apoios sociais. E isto é um loop, porque quem depende depois dos apoios sociais para os suas necessidades vai sempre votar em quem os dá, ou seja PS.

  8. Grunho says:

    Não há aumento nenhum do IUC. Uns continuam a ser prejudicados, e outros, que têm carros matriculados antes de Julho de 2007, a ser beneficiados à custa deles. A única diferença é que o benefício já não é tão grande como era. A teta diminuiu. Em vez de acabar já, como devia.

    • joao says:

      portanto os que compraram carro antes de 2007 e pagaram uma batelada a mais de IA foram beneficiados? haja pachorra. Mas aqui há só putos de memória curta? Não há ninguém, além de mim, que saiba o que aconteceu com o IA e IUC em 2007???

      • Grunho says:

        Já lá vão mais de 16 anos, o IA pago a mais está mais do que completamente amortizado. É tempo acabar com a doce teta dos bimmers 730 D e dos mercs classe S matriculados em junho de 2007.

        • Pois, Pois says:

          Acho que sim, é pôr os Clios 1.1L do ano 2000 a pagar IUC para tornar mais baratas Scuts e isentar o IUC dos Audi GT e-Tron…

          • Grunho says:

            Clios 1.1 a gasolina não, deviam era deixar completamente de pagar IUC, pelo que há mais de 20 anos estão a pagar a mais de ISP. Agora, diesel, era pôr já a pagar IUC igual aos novos. Andam à décadas a contaminar a atmosfera a troco de um IUC irrisório. Licença para empestar, literalmente.

          • Pois, Pois says:

            A actualização do IUC pré 07/2007 é para todos, seja diesel ou gasolina… mas já percebi que tens aí algum ódio ao gasóleo e nesse caso não vale a pena continuar a argumentação (deves ser dos que são muito para a ecologia mas passa a vida a andar de avião)

        • Joao says:

          Como ha-de ver pelas contas em cima só daqui a 8 anos estará amortizado a diferença do IA para o meu carro…

    • Realista says:

      > A teta diminuiu.
      Mas qual teta? O meu carro é de 2000 e paguei IA.
      Por essa lógica de ideias absurda, quem comprou um carro a seguir a 2007 também andou a mamar na teta porque não teve de pagar IA. Não se pode olhar apenas para um dos lados da questão.

      • Hugo Nabais says:

        Quem comprou carro em 2000 há muito que beneficiou por praticamente não pagar IUC. Isso não serve de desculpa para ter carros altamente projudiciais ao ambiente e á saude de todos e não querer pagar por isso.
        Além de quem comprou após 2007 também pagou IA! E bem, pode ter sido menos mas pagou!

    • Anung says:

      Olha o anti capitalista a defender capitalistas em detrimento do povo pobre!
      É assim que eles se apanham….

  9. PA says:

    Siga para bingo, a malta com rendimento baixo agora tem comprar carros elétricos à força. Este país vai longe com estes politicozecos que governam sem conhecer a realidade do mesmo.

  10. joao says:

    Os fundamentos dessa petição se são só os que aqui estão no artigo são ridiculos.
    A questão a bater ao lado e pelos vistos está toda a gente com memória curta…
    Quem comprou carro antes de 2007 pagou uma batelada a mais de Imposto Automóvel
    Eu comprei um carro que custou um determinado valor, salvo erro 15.000€. Quando entrou em vigor a reforma do Imposto Automóvel esse mesmo carro no ano seguinte custava menos 3000€ devido ao abate do IA. Mas em vez de pagar 30€ passou a pagar 200 e tal de IUC. O governo a partir de determinado ano baixou o IA para os carros novos e compensou na subida do IUC.
    Vejam lá se tomam o memofant.
    Eu pagarei 200€ de IUC mas então devolvam-me os 3000€ que paguei a mais de IA.

    • Rui Peixeiro says:

      100% de acordo.

      Fundamentar uma injustiça fiscal com a “guerrinha” com os elétricos e com afirmações como esta “aqueles que adquirem veículos elétricos são empresas e indivíduos com maior capacidade financeira”, só fará surgir sorrisos no parlamento.

      Até considero que os elétricos possam vir a pagar IUC, caso haja uma mudança no seu paradigma, mas estas alterações fiscais nunca deveriam ter retroativos, isto é, a haver IUC nos EVE, só nos novos. Desta forma, quem decidir comprar um terá que fazer contas a esse custo.

      Depois, se o IUC foi pensado com base nas emissões dos veículos, com que pretexto se iria taxar os elétricos pela potência? Pela emissão de partículas dos travões e pneus?

      • Pois, Pois says:

        O IUC foi pensado com base nas emissões a partir de 07/2007, antes era com base na cilindrada e tipo de combustível, na prática a ideia era que fosse com base na potência.
        Mas atenção, o IUC não é uma questão exclusivamente ambiental, na sua génese está alias a manutenção da rede viária e outros encargos associados à circulação dos veículos. Um dia destes ainda se lembra os tractores e restantes máquinas agrícolas… tipo IUC para motoserras

        • mikado says:

          A dita manutenção não existe. Basta olhar para a N114 na sua totalidade, só remendos mal feitos, buracos e troços em mau estado. Portanto este aumento do IUC não deve acontecer. Querem dar descontos nas ex-scuts então que o PM e o resto baixem os seus salários.

      • Xixas says:

        Eles não se vão rir é quando essas empresas migrarem para offshore etc etc….E andar como o macaco…. Porque um gajo chega a uma altura da vida que tem que pensar que nem mais um imposto vai pagar… não tenho médico, SS falida…. mais vale dinheiro na minha mão que na mão de ladrao

  11. Xico says:

    È o tabaco, é os radares, é os sacos de plástico, são taxas e taxas ambientais.
    Eles já não sabem onde é que hão-de ir buscar mais dinheiro. Tudo serve para extorquir o desgraçado do contribuinte. A despesa sempre a subir, apoios sociais a tudo quanto é escumalha, o país sem crescer. Vão-nos deixar na miséria estes malandros

    • Realista says:

      Não fale apenas no futuro. Pelas estatísticas, em 2020, se não fossem os apoios sociais, 4,5 milhões de portugueses viveriam abaixo do limiar de pobreza. Já está a acontecer

      • Ifm says:

        Apoios sociais a quem não quer trabalhar??

        Apoios sociais é para reformados que tem reformas miseráveis, para quem tem começas fisicas e metais.

        Esses sim, deviam ter bons apoios sociais.

        Agora escomalha que não quer trabalhar???

        Até digo mais, te quem não tem casa e tem filhos, devia ter apoio social bom, se o ordenado fosse inferior a X.

        Mas não damos apoios a quem não trabalha…
        Qual o cabimento de um casal que trabalha estar em desvantagem para infantários, para um casal que não faz ponta de um chavo e passa o dia em casa??

        Haaa já sei, para poder deixar o menino no infantário e ir para o café, gastar o rendimento mínimo de inversão.

    • Xixas says:

      Vão obrigar o pessoal a comprar umas cuecas que meçam o CO2…. quem comer feijão vai pagar pouco vai…

  12. Povo Manso says:

    Isto para mim só lá vai com uma manifestação a sério.

  13. Povo Manso says:

    Estou seriamente a pensar em imigrar já estou farto desta merd@!

  14. Anung says:

    O PS anda mesmo á rasca para tentar sacar mais dinheiro ao povo.
    Como sabe que o povo não tem dinheiro para comprar carros novos com IUC maior, IA, etc…. Vá de mudar as taxas existentes.

  15. Pois, Pois says:

    A petição não vai dar em nada, já que o PS a vai bloquear, em todo o caso, servirá para fazer um pouco de barulho. Contudo, acho que está mal formulada, já que não aborda a principal injustiça que consiste no que já foi dito acima, de que o imposto de circulação ficou muito mais caro a partir de 07/2007 porque houve uma forte redução do IA nos carros novos comprados a partir dessa mesma data.

  16. R. says:

    Que bom devíamos ter carros com valor de IUC maior que o valor do carro.
    Já agora IUC, para bicicletas, trotinetes, e tudo elétrico com rodas.

  17. Danyyel says:

    Com este aumento, os mecânicos habituados a efetuar swaps, estão todos contentes. Agora é que vai ser trocar motores para pagar menos IUC

  18. Xico says:

    E qualquer dia acabam com os benefícios dos elétricos. Lá se vai o argumento ambiental.

  19. mikado says:

    Se o PR for a favor do povo vai ter que usar a “Bomba Nuclear”. Se não usar vai ser insultado sempre que sair de casa.

    • Aves says:

      Os jornalistas contaram o número de vezes que o PR falou da dissolução da AR. Foram 8 vezes desde outubro de 2022 até abril de 2023 por altura do caso Galamba. Desde abril. nem dissolução nem Galamba.

  20. Mário says:

    Engraçado… o pessoal critica o PS, mas queria ver o PSD ou a IL a fazer melhor.
    99% dos aumentos de preços diriam… “é o mercado a funcionar”, pagavam a energia ao preço que fosse porque “é o mercado a funcionar”, vão ao hospital? querem uma cirurgia? paguem 20/30/40 000€ porque é o mercado a funcionar e afinal a saúde tem que dar lucro.
    Combustivel a 3€ é o mercado a funcionar.

    • Pois, Pois says:

      Tens toda a razão, assim com a desgraça deste governo só podemos dizer “é o PS a funcionar”

    • Hugo says:

      A grande maioria pensa que quem está no poder pode simplesmente tomar decisões e fazer cortes, ignorar quotas de mercado e investir onde bem lhe apetecer. Considero isto o limite máximo da iliteracia geopolítica e muitos batem facilmente nesse tecto.

  21. Aves says:

    Saltei alguns comentários e não vi grande coisa que se aproveitasse.
    Por exemplo, um diz que “carros que pagavam 19€, vão pagar 200€”
    Os que pagavam 19,34€ em 2023 são os até 1000 cm3, matriculados até junho de de 2007. Vão ter um aumento até 25€, ou seja 44,32€.
    O melhor é usar o simulador do IUC de 2024, que dá os aumentos face a 2023. Perto do fim tem o link para a tabela de 2023.
    https://impostosobreveiculos.info/iuc/simulador-iuc-2024/

    • Pois, Pois says:

      Nessa simulação vê-se bem o aumento, mas mesmo limitando, em 2024, o aumento a 25€, nesse exemplo que deste já significa uma subida de mais de 200%, só de uma vez… e o que o governo quer é igualar os pré 07/2007 com os pós 07/2007, provavelmente já para 2025… ninguém merece “um aumento brutal de impostos” destes

    • Xixas says:

      As mulheres é igual…. tens que ir saltando até enterrares na questão certa

    • David Guerreiro says:

      Vão ter aumento para 44,32€ em 2024, mas vão subir todos os anos até perfazer 94,14€… Ou seja, vão passar de menos de 20€ para quase 100€…

  22. Furi0u5 says:

    Isto podem dizer o que quiserem… mas estou mesmo mesmo a imaginar… numa reunião no ministério das finanças… alguém sugere que devem diminuir o valor das portagens nas scut… e outro diz que nem pensar precisamos dessa receita… ao que alguém diz… podemos ir buscar a compensação dessa perda… porque não os carros anteriores a 2007 aumentar o IUC.. e como essa gente a competência não faz parte do vocabulário além de nenhum possuir carros que possam ser taxados nesse aumento… acham uma boa ideia… mas como quero acreditar que alguém deve ter observado que quem tenha um carro anterior a 2007 é pobre… decide ficar calado porque é cobarde e não quer confrontar os colegas… resumindo, nada de novo vindo de um partido competente a aproveitar a ignorância da maioria do povo português, porque aumentando impostos desde que governa… ninguém protesta, além dos mesmos do costume… e pasmem-se deram maioria absoluta…

    • Aves says:

      Mas de onde é que tiraste que o aumento do IUC de carros anteriores a 2007 é para cobrar a a perda de receita das portagens?
      O que está no Relatório do Orçamento do Estado para 2024 pág. 89 é:
      A alteração ao IUC vai render 84 milhões de euros.
      “Os veículos ligeiros de passageiros com matrícula posterior a 2007 são tributados com base na cilindrada e emissões de CO2 (componente ambiental). No entanto os veículos de matrícula anterior a 2007 e os motociclos são tributados exclusivamente com base na cilindrada. Em 2024 a tributação desses veículos e motociclos passam a cumprir as exigências ambientais através da introdução da componente ambiental (emissões de CO2)
      Esta medida conjuga-se com a criação de um incentivo ao abate de veículos antigos, que custará 129 milhões de euros. Esse aumento das receitas do IUC não cobre as despesas com o programa de abae de veículos.
      Essas tuas reuniões no ministério das finanças parecem uma mesa de sueca na tasca 🙂

      • Pois, Pois says:

        Foi super falado na imprensa e ainda nem se conhecia o orçamento de estado. Se quiseres meto aqui vários links, mas eu sei que também os consegues encontrar.
        Agora, se a tua ingenuidade está à espera que o governo o diga/assuma, ou que a redução da receita nas Scuts coincida exactamente com o valor do acréscimo do IUC dos carros pré 07/2007, não, não vais encontrar…

        • Aves says:

          A imprensa diz que a redução das portagens nas ex-SCUT tem um valor de 72,4 milhões de euros. O acréscimo do IUC dos veículos matriculados antes de julho de 2017 está estimado no Relatório do OE 2024 em 84 milhões de euros.
          Aonde é que está o “exatamente”?
          É com cada uma …

          • Pois, Pois says:

            Só encontro três possibilidades para o teu caso, ou não bates bem, ou vens para aqui gozar com a malta, ou então tens sérios problemas em interpretar um texto (eventualmente pode ter falhado algo no ensino básico)

          • Ifm says:

            O Aves é Xuxa…

            Mais que assumido, vê se isso em todos os posts, defende sempre o PS, mesmo quando metem os pés pelas mãos.
            E inventa dados para suportar o que não dá para suportar.

            É daqueles que diz que o Sócrates é inocente.

          • Aves says:

            Escrevia igual com os mesmo factos com este este governo ou outro. Há é uns patetas em campanha eleitoral permanente que não dão uma para a caixa.

      • Furi0u5 says:

        Ainda acreditas no pai natal… … achas mesmo que o imposto cobrado vai para o programa de abate de veículos… isso é o que eles dizem… como já li por aqui… se quisessem taxar por questões ambientais… por exemplo faziam a cobrança por quilómetro e usavam a inspeção obrigatória para fazer o registro…

        • Aves says:

          Não, não vai. O IUC é um imposto municipal, a totalidade do IUC cobrado aos veículos ligeiros e motociclos vai inteiramente para o município de residência do proprietário do veículo. Nas categorias de veículos mais pesados é que o Estado e os Governos Regionais vão receber uma parte.

          • Pois, Pois says:

            E quem dá o resto do dinheiro aos municípios? ou eles subsistem só como o IUC e o IMI? És muito crente quando te dá jeito…

      • João says:

        @Aves daqui:
        https ://eco.sapo.pt/2023/10/06/governo-prepara-aumento-do-iuc-para-compensar-reducao-das-portagens/

        • Aves says:

          Título – Governo prepara aumento do IUC para compensar redução das portagens
          Subtítulo – Descontos de 30% em seis ex-SCUT têm um impacto (…) que PODERÁ ser suportado com o aumento do imposto para carros anteriores a 2007.
          Corpo da notícia – Nada de nada a fundamentar o título, e ainda arranjam forma de o contrariar: “Se o Governo avançar com o agravamento do IUC antigo, dos carros que são mais poluentes, está também a responder positivamente a uma reivindicação da Associação Portuguesa das Energia Renováveis (APREN). Resta saber se esta fiscalidade verde não contraria o princípio da justiça social uma vez que os proprietários dos carros mais antigos pertencem, por norma, às franjas da população com menores rendimentos.”
          Com o título e a última frase está armada a cantoria … para quem se deixa levar em cantigas.

  23. TiagoR says:

    Caros comentadores não tenham ilusões como o nome diz, IUC, IMPOSTO único de circulação é um imposto, ponto. Podem doura-lo da forma que bem entenderem mas nunca sob a capa da grande falácia ambiental, ie, se houvesse o bom senso de taxar as emissões pelo princípio poluidor pagador taxavam pela kilometragem realizada de cada veículo e dou um exemplo um carro do ano 2000 que faz 10k/ano polui mais de um de 2008 que faça 50k/ano ?! Esta é a questão mas a solução mais simples é ir pela solução mais mediocre !!!

    • Aves says:

      E vais com o carro à porta das finanças para medir a quilometragem?

      • Pois, Pois says:

        Deves ter um carro muito recente, caso contrário sabias que os usados de que agora se fala vão à inspecção todos os anos, os km’s ficam registados (eu sei que nesse caso era martelanço a toda a hora dos km’s no odómetro).

        • Aves says:

          Está-se a falar da componente ambiental do IUC (emissão de CO2) – que os veículos ligeiros e motociclos matriculados antes de julho de 2007 não não pagavam e vão passar a pagar.
          Essa parte do IUC seria variável para esses veículos em função da quilometragem – e continuava fixa para os matriculados depois.
          2007 foi há 16 anos. Qualquer carro comprado depois é muito recente? Os carros com mais de 4 anos já têm que ir à inspeção.
          É com cada uma …

          • Pois, Pois says:

            Só encontro três possibilidades para o teu caso, ou não bates bem, ou vens para aqui gozar com a malta, ou então tens sérios problemas em interpretar um texto (eventualmente pode ter falhado algo no ensino básico)

          • Aves says:

            Pois, pois … 😉

      • Ifm says:

        Eu a pensar que os carros inferior a 2007, tinham de ir a inspeção todos os anos, e que todos os anos tiravam os Kms.

        Devo estar errado, o Aves é assim.

        Ele também vai as finanças entregar a o livrete do carro, quando compra um.
        Porque eles não sabem que compras te um carro, se não fores a repartição de finanças.

        Xuxaaaa

    • Miguel says:

      O combustível já tem essas taxas!!

  24. Infinity says:

    Não vai dar em nada, passem a usar menos as auto estradas e usem as nacionais, algumas até tem melhor piso que as autoestradas, so tem que sair um pouco mais cedo de casa, poupam mais combustivel e tudo

  25. Joaocesar says:

    Precisa-se de uma revolução neste país a tirania cada vez é maior.

  26. Rogério Martins says:

    Mais uma aberração deste governo sugiro que façam um processo junto do Tribunal Europeu porque isto já entra no campo dos direitos e deveres dos cidadãos de liberdade de escolha do carro que quer e pode manter, no mínimo é Comunismo Ditatorial disfarçado. Já agora para quê serve a inspeção periódica em que são verificados níveis de CO2 dos carros? Gatunagem oportunista. Já agora o IUC são receitas das Câmara Municipais e deveria ser canalizado para o arranjo das porcaria das estradas que temos que só rebentam com os carros. Tenho vergonha de viver num País destes.

    • Chamussa says:

      Concordo… Por isso eles andaram nas campanhas de retirar armas ao pessoal…. isto já está a ir para um campo de puro roubo… É ocqoero posso e mando..m pensam que isto é uma Zanzala…

  27. Funky says:

    Tanta gente revoltada, um pais de gente idiota e esquizofrenica.
    Deram lhe uma maioria absoluta, estao à 7 anos a rebentar com o pais, escândalos atras de escândalos. Está tudo bem, na semana passada davam o costa em 3 lugar como candidato à presidência! Pro ano o costa já vai a rua dar uns beijinhos e o doidoi passa. Paguem, não bufem e façam uma estatua ao homem e aos companheiros do PS!
    Teem o que merecem!

    • PTO says:

      Tu por acaso sabes se as poucas dezenas de pessoas que aqui comentam este artigo votaram todos no PS, ó arrogantezinho de m**da?

      Vai-se a ver e tu é que votaste PS e agora estás tão frustrado com a tua escolha que vens para aqui projetar essa frustração nos outros. Vai dar banho ao cão, rapazola!

      • Funky says:

        Ai tao chateadinho!! Parece que a carapuça assentou que nem uma luva? Enganado por te terem acenado com um subsídiozito antes das eleições?
        Eu não me referi em especifico a quem aqui comenta. Digo e repito, a maioria absoluta dos portugueses é idiota! Não existe outra justificação para o que se passa neste pais! Teem o que merecem!
        Quanto a votar? o rio podia nao ser o ultima bolacha do pacote, mas pelo menos tinha visão do pais orientada para o futuro, lembro de , ao contrario do costa, ele ter dito que os próximos anos nao seriam fáceis ! Lembro me de ver os juizes a tremer quando ele falou que lhes ia auditar o trabalho.
        Mai uma vez, teem o que merecem! Deixem de ser bu**os!

        • PTO says:

          Ao generalizares incluíste também quem aqui comenta.

          Vai aprender a expressar-te ou então vai ver a definição oficial de generalização a um dicionário, rapazola.

          A definição popular eu explico-te, pro bono, chama-se “meter tudo no mesmo saco”, que foi o que fizeste no teu comentário inicial.

          Estou a ver que ainda não deste banho ao cão, como te mandei.

      • João says:

        Se fosse o PSD ou a IL a fazer o que o Costa está a fazer, andavam caladinhos quem nem ratos. ou então diziam “pois coitados, os outros deixaram isto tão mal que estes têm que aumentar os impostos”.
        Se fosse o PSD ou a IL na pandemia nem 1€ tinham visto de apoios sociais porque eles tinham ido todos para as empresas dos liberais Sonae, Jeronimo Martins, etc etc.

  28. Palerma says:

    A petição peca por se focar apenas nos automóveis porque as motos, mesmo que sejam antigas, têm benefícios para a mobilidade urbana – redução de automóveis nas cidades com uma percentagem inferior de poluição feita.

    Sobre o aumento de IUC, se for para a frente, deveria ser considerado inconstitucional por tudo o que representa e como está a ser preparado e quem votou e continua a defender o Maior Sugador de Impostos que alguma vez tivemos são uma cambada de seres aberrantes ignorante estupidos burros e massoquistas.

    • Aves says:

      Em 2023, para um carro a gasolina, de 1250 cm3:
      – matriculado entre 1996 e junho 2007, o IUC era de 38,82€
      – matriculado a partir de 1 de julho de 2007, o IUC era 125,75€ = 30,87 da componente de cilindrada + 94,88€ da componente ambiental (emissões de CO2).
      Para 2024:
      – matriculado entre 1996 e junho 2007, o IUC é 63,87€ = 30,87€ da componente de cilindrada + 25€ da componente ambiental, iniciando um processo de convergência com os matriculados a partir de 1 de julho de 2007
      – matriculado depois de 1 de julho de 2007 mantém-se o valor, 125,75€ = 30,87 da componente de cilindrada + 94,88€ da componente ambiental
      Se, dada a maioria do PS na AR, o OE for aprovado, qual é aqui o ponto da inconstitucionalidade? Uns estarem a pagar menos IUC que outros?
      Por que é que uns devem pagar a componente ambiental e outros não? São mais pobres que os que compraram um carro em 2008? O IUC não é um imposto sobre o rendimento, variável com o rendimento, nem uma prestação social.
      (E sim, sei que houve mexida no IA , que se traduziu no pagamento inferior do IUC durante 16 anos).

      • PTO says:

        Esse teu comentário não é intelectualmente honesto porque todos os anos o IUC das viaturas anteriores a 2007 vai aumentar até chegar aos valores totais da tabela. E se em 2024 só aumenta 25€ é porque para o ano há eleições, percebido?

        Além disso o pressuposto para o aumento do IUC é errado e hipócrita pois não o estão a aumentar por questões ambientais mas sim para tapar o buraco criado pela redução de 30% das portagens para uns privilegiados.

        • Aves says:

          Escrevi eu que os 25€ eram em 2024, iniciando o processo de convergência:
          “– matriculado entre 1996 e junho 2007, o IUC é [56,74]€ = 30,87€ da componente de cilindrada + 25€ da componente ambiental, iniciando um processo de convergência com os matriculados a partir de 1 de julho de 2007”
          Quanto ao aumento ser para compensar a diminuição das portagens acho uma patetice, como digo num comentário mais para cima que começa: “Mas de onde é que tiraste que o aumento do IUC de carros anteriores a 2007 é para cobrar a a perda de receita das portagens?”

        • Offshore says:

          O buraco está mesmo nas pessoas que votaram neles… hoje domingo o chamussas disse que já angariou 2 biliões e o meteu num fundo …. quem gere esse fundo? Os gajos dos bancos que nunca foram presos??

    • Aves says:

      Há dois erros no meu comentário acima:
      – 2º parágrafo: matriculado entre 1996 e junho 2007, o IUC era de 30,87€ (e não 38,82€)
      – 5º parágrafo: matriculado entre 1996 e junho 2007, o IUC é 56,74€ (e não 63,87€) = 30,87€ da componente de cilindrada + 25€ da componente ambiental,

  29. RC says:

    Alguém quer comprar o meu pegeout 205 de 93 por 10x o preço comercial dele? é que assim não saio da cepa torta XD

  30. PTO says:

    Estes politicos são todos uma valente m£%$@: dão-nos 100€ com a mão esquerda e tiram-nos 300 com a direita.

    E não vai demorar muito a começarem a taxar também os elétricos. Podem guardar este post para memória futura.

  31. Alexandre says:

    E por que carga de água os veículos de 2 lugares são tributados como veiculos de mercadorias, quando na maior parte, não são utilizadas para transporte de mercadorias? Tributar veículos que foram altamente tributados na compra da mesma forma que os que agora são menos tributados na compra não é justo. A diferenciação do IUC foi criada por um motivo, não podemos deixa los esquecer. Se deixarmos passar isto o que virá depois? Pensem nisto.

  32. Miguel says:

    Mudar as regras a meio do jogo? Uma atitude ditatorial.
    Claro que isto só afecta as pequenas e médias empresas, assim como a classe média e baixa.
    Os ricos sabem como ter isenções destes impostos. Por isso criam as Fundações

  33. Infinity says:

    Nao é com petições que vai lá, e a malta sair do sofá quando for a altura de votar

  34. Rodrigues JC says:

    Mais uma medida tomada para a classe alta das grandes cidades!!!!!
    Vou dar-vos um exemplo, a minha mãe vive numa pequena cidade de interior, daquelas que tem castelo e centro lá no alto!!! E ela vive, como a maior parte da população na parte baixa, mas os serviços ficam todos no centro (parte alta).
    E claro…. como em quase todas as pequenas cidades de interior, só existem 1 transporte “público”, o taxi.
    A minha mãe reformada a receber uma fortuna de reforma (cerca de um salário minimo) deveria vender o seu “classico” de 97 para comprar um Tesla de 2023 (ou mesmo um Dacia electrico) e assim aproveitar o incentivo ao abate e à compra de electricos.
    Problema…… com que dinheiro??????

  35. Antonio Custódio Gomes Azevedo says:

    O aumento do IUC de viaturas anteriores ao ano de 2007/07, é uma injustiça pela seguinte razão:
    – Todas as viaturas desses anos pagaram IVVA e IA, mais IVA sobre esses impostos, a comunidade Europeia, exigiram que o estado Português elimina-se esses impostos, o que aconteceu em Julho de 2007, viaturas novas ficaram mais baratas;
    – Como é possível, os proprietários que já pagaram os seu impostos, serem obrigados a pagar um aumento brutal;
    – Se for aprovado o aumento do IUC, será a maior injustiça para os Portugueses

  36. Miguel says:

    Eles seguem a máxima do WEF: “Não terás nada e serás feliz”

  37. Está Tudo BEM says:

    Votem ESQUERDA! Com os pretextos de “É medida ambientalista”, votem ESQUERDA!

    Votem ESQUERDA! Com todos os pretextos dessimulados, que dizem querer atingir determinados fins, com ideologias irrealistas, em que a sua utilizadade é só uma, encher os bolsos deles, e deixar o povo na miséria, votem ESQUERDA!

    Ou melhor, façam como sempre fizeram! NÃO VOTEM! OU votem ESQUERDA!
    Façam como sempre fizeram, NÃO RECLAMEM! COMER E CALAR!

    • Hugo says:

      Ahhhh, basta reclamar? Epah…abriste-me os olhos.

    • TSSRK says:

      Não é que o PSD tenha feito um trabalho melhor, mas pelo menos não foi devido a ele que a troica passou por cá

      • Vítor M. says:

        E retirar de cá a Troika, só isso já é fazer melhor. Além disso, o país estava no bom caminho, o que não podemos deixar de reconhecer que fez melhor. São formas diferentes de gerir o país. O PSD, com os seus erros (porque também os faz), gere para um país todo, e não para grupos de interesse.

        • freakonaleash says:

          Esse PSD já não existe, nem volta a existir. A partir do momento em que correram com o PPC, o PSD para mim morreu. Então o líder que lhe seguiu, que durante esses difíceis anos da troika (em nada comparados com os belos anos do virar da página da austeridade s/), fez de desporto favorito tiro ao PPC de mim nunca mereceu respeito algum. Rio e Montenegro são os coveiros do PSD, que descanse em paz!

          • Vítor M. says:

            As pessoas não desapareceram, mas bons políticos não querem é entrar num espaço “conspurcado, enlameado com tantos casos de corrupção, é a TAP, é a EFACEC, a CP, o Hospital Militar…. E tanta coisa que vamos ouvindo e já nem conseguimos contabilizar.”. Contudo, há uma coisa que não morre, nem desaparece, são os ideiais que regem certas forças políticas. Dou-te um exemplo: Rui Rio, um bom gestor, um homem que sempre se pautou pela gestão limpa. Mas era um fraco contador de histórias, um fraco político, não conseguiu, com a verdade, levar o povo.

            Tenho um amigo que diz isto muitas vezes:

            “O povo quis ser enganado, quis a história do “tomem lá 125 euros”… entre outros. E comam uma política de algibeira para os reformados, tentam não mexer muito nas obrigações dos funcionários público e dá empregos aos boys, esta é a receita para uma maioria absoluta”

            Eu depois percebe-o aquela bendita citação proferida por Júlio César: “Há nos confins da Ibéria um povo que nem se governa nem se deixa
            governar.”

  38. Moina says:

    Pessoal ainda ninguém entendeu, não é por causa da redução das portagens, o problem é que com tantos bónus dado por degoverno, TAPS, Novo Banco, subida dos juros e outras negociatas, este está sem teta, cash, pilim ou julgam que é por causa da descida das portagens.
    Apesar das receitas records está mais que evidente que este degoverno colocou nisto numa penúria. Caríssimos continuamos na bancarrota, entendem.. já algum tempo se fala nesta possível situação e esta merda de orçamento só veio confirmar, mas o lobby da comunicação não fala nisso…

  39. Moina says:

    Mais se não for no IUC irá sem outra taxinha…
    Porra maioria das taxinhas ambientais mais de 50 % delas vai para os cofres deste desgoverno. Ridículo isto… se aplicassem essa percentagem mesmo em questão ambientais até entendia, mas não …

  40. Pois, Pois says:

    e 2024 nem é a principal questão/problema, se 25€ de aumento no IUC dá aqueles milhões todos é só pensar que duplica no segundo ano, triplica no terceiro e por aí fora, até à conclusão do saque daqui a 6/7 anos…

  41. arnaldo fonseca says:

    sr.primeiro ministro, por favor tenha piedade do seu povo ( portugues) não vá em frente com esse imposto IUC tenha dó de nós, não vê que quem tem viaturas antigas não tem dinheiro para mais, é uma pontinha de felicidade
    que eles têm, porque será tantos carros antigos existentes em portugal ?? eu digo, não á dinheiro para mais… eu votei no seu partido, sou de esquerda, mas não vale tudo..fico por aqui……pense no povo português. obg.

  42. Bruno says:

    e continuamos a votar para os de PS ou PSD? deviamos trocar já de partidos ….”cavalo velho não aprende truque novo”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.