Paris votou para triplicar as taxas de estacionamento para SUV
No final do ano passado, Paris anunciou que os cidadãos seriam questionados sobre "um aumento muito significativo nas taxas de estacionamento não residencial para SUV e 4x4" no dia 4 de fevereiro deste ano. Ora, os residentes foram às urnas e o referendo foi aprovado com cerca de 55% dos votos a favor.
Em setembro do ano passado, Paris despediu-se, oficialmente, das trotinetas elétricas, após um referendo a partir do qual conheceu a opinião dos cidadãos. Depois, levantou-se a questão dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.
Indo ao encontro do que foi anunciado por Anne Hidalgo, prefeita da cidade francesa, em novembro, Paris foi ontem, dia 4 de fevereiro, levado a votar sobre esta matéria.
Os cidadãos de Paris votaram para triplicar as taxas de estacionamento para os veículos maiores, mais pesados e mais poluentes. O referendo foi aprovado com 42.415 votos a favor (54,55%), 35.340 contra, e 366 em branco ou inválidos. De ressalvar, porém, que dos 1.374.532 de cidadãos inscritos nas listas, apenas 78.121 participaram.
Após ouvir os seus cidadãos, Paris poderá ser a segunda cidade francesa (depois de Lyon) e a primeira capital europeia a implementar tal política.
A votação de hoje é uma mensagem importante dos parisienses de que os monstruosos SUV são simplesmente incompatíveis com a vida urbana. Paris já saltou para uma cidade onde as pessoas podem facilmente caminhar, andar de bicicleta e desfrutar de bairros habitáveis.
A votação de hoje aproxima Paris ainda mais da visão de uma cidade verdadeiramente centrada nas pessoas. Esperamos que as cidades de toda a Europa sejam inspiradas a seguir o exemplo da capital francesa.
Disse Jens Mueller, diretor-adjunto da Clean Cities.
Esta iniciativa, promovida pela presidente da Câmara Anne Hidalgo, visa especificamente os cada vez mais populares veículos utilitários desportivos (em inglês, SUV).
O resultado da votação é uma vitória para a qualidade de vida dos parisienses. Ao obrigar os SUV a pagar os custos e os inconvenientes que causam, Paris está a enviar um sinal de que estes monstros sobre rodas não são bem-vindos nas nossas ruas.
É também uma ótima notícia para a qualidade do ar, a segurança rodoviária e o reequilíbrio do espaço público nas cidades.
Partilhou Tony Renucci, diretor do grupo francês Respire.
De acordo com um estudo publicado pela Transport & Environment, a largura média dos novos veículos de passageiros, na Europa, aumentou de 177,8 cm em 2018 para 180,3 cm no primeiro semestre de 2023, principalmente devido ao aumento dos SUV. Consequentemente, metade dos automóveis vendidos são demasiado grandes para os lugares de estacionamento na rua.
55% demasiado pouco, decerteza que muitos nem foram votar. Mas é o que se espera vindo deste pais…
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94.3% não foram votar !!!
É preciso acabar com a moda dos monstros na rua que, na maioria dos casos, são só utilizados para mostrar que o meu é maior do que o teu.
Raros são os SUV usados para a sua verdadeira finalidade: desporto off-road e utilitário. Ficam-se pelo uso nas “grandes” viagens das férias e atravancamento da circulação citadina.
Embora não tenha nada contra SUVs, concordo com isto. Além do mais muita gente nem está preparada para conduzir carros destas dimensões e por muitas vezes provocam danos à propriedade alheia e do munícipio.
São muito poucos os SUV de hoje em dia que são pensados para todo o terreno, as pessoas usam SUV por vários motivos, um deles é a facilidade de entrar e sir de de dentro de um, ou acham que estamos a caminhar para mais novos?
Não digo que não sejam práticos atenção, acho que devíamos era repensar a maneira como se tira a carta e se renova, se calhar novas formações devem ser necessárias para novas dimensões dos carros.
Sais habilitado a guiar furgões com 6 metros de comprimento que pode ir ate 3500 kgs. Qual é a dificuldade de guiar um SUV? Não estou a perceber essa.
As pessoas também não estão preparadas para tirar carta e pegar num carro de 300hp de tração traseira e no entanto fazem-no. Não é ilegal.
Quanto à escolha em si penso que o Barão tenha toda a razão. Existe uma fatia que compra por moda, outra por necessidade e quero acreditar que os que comprar para se sentirem mais seguros seja uma minoria mas..
Sim, concordo, mas talvez exista uma necessidade de adaptar a maneira como ensinamos a conduzir
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faço grandes viagens quase todos os fim-de-semanas com a família e muitas vezes durante a semana para o Porto ou Madrid, talvez não qualifique como verdadeira finalidade, mas só tenho SUV por conforto, segurança e espaço, e os parques onde o deixo nunca se queixaram..
Creio que apenas tem maior conforto a entrar e sair do carro. O resto fica a perder.
Depende , eu tenho uma espace 4 e trava e curva muito bem a pesar do peso . Existe um teste do alce com um Renault avantime com 250000kms que fez tão rápido como um golf 7 . A minha espace está com 350000kms e não tenho medo de entrar em curvas .
Ui, agora é que são elas. Mas olhem que isto vai ter retorno(se me faço entender), de quem se sente lesado. Ai vai, vai. Disso podem ter a certeza.
Aqui esta o mestre das obras feitas, minha nossa, na tua opinião é partir tudo para a violência.
Sim, o mal vai de começar, a seguir agravamento para os pequenos utilitário por andarem a circular e ocupar um espaço de estacionamento que poderia estar a ser ocupado por um SUV.
Era isto que eu tanto aguardava. Sendo assim já estou mais elucidado. O sandokan já avisou e já se fez entender. As certezas dele dão-me um vigor na vida e fazem-me estar mais preparado para o futuro.
“…levantou-se a questão dos SUV, por serem mais poluentes e inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.”
Boa!
Agora só falta banirem os elektros com mais de 1700 kgs, também eles inseguros para ciclistas, motoristas e pedestres.
Naaaa, só os SUV
Querem excluir o expoente máximo de testosterona que há na estrada. 🙂
Acho graça, o pessoal dizer que os SUV só deviam ser utilizados para aquilo que foram pensados, off-road, então e os carros pensados para 5 passageiros só com um lá dentro?
Estão a ser usados para aquilo que foram pensados?
Não tenho nenhum SUV, mas já é demais esta coisa do que se pode ou não utilizar por causa do ambiente, os navios de cruzeiro esses não poluem nada certo, é velos encostados as margens de grandes cidades e esta tudo ok
Os cruzeiros não tiram lugares de estacionamento, não enchem as cidades, não provocam mais risco para os peões e bicicletas e não são maiores que os lugares onde estacionam além de existir algo equivalente que faz o mesmo sem estas desvantagens. Isso é comparar alhos com bugalhos…
precisam de ir para os USA, vão deixar de dar atenção aos SUV, até um Q7 parece um carro pequeno.
Os EUA não são exemplo para ninguém, onde a maioria da população é extremamente obesa e tem um QI baixo…
A Europa funcionou sempre bem sem as modernices dos EUA… Quando apareceram as Pick-Ups e os SUV, começamos a ter mais problemas nas grandes cidades: são veículos que ocupam mais espaço onde o espaço já é limitado e criam mais acidentes (centro de gravidade diferente por causa da altura e condutores que não sabem conduzir um veículo com medidas grandes). Para além de que, por serem mais pesados, tem consumos e emissões de gases mais altos que veículos mais pequenos equivalentes a nível de número de lugares e conforto. E se querem fazer a transição para o eléctrico, tem de se acabar com os SUV’s, porque estes exigem baterias maiores e motores mais potentes para moverem o peso extra relativamente a veículos utilitários. Grande exemplo desta moda dos USA: alguma vez alguém ia imaginar marcas desportivas icónicas como a Porsche, Lamborghini, Maserati, Ferrari ou Jaguar a criar SUV’s?!?! Ou a Smart a passar de um veículo utilitário citadino para SUV?!?!
Os anos que falo e ouço pessoas falar disto, não tenho nada contra os SUV, mas deixamos de ter alternativa e isso é mau
Ainda vou mais longe, carros nas grandes cidades todos há porta, dentro da mesma só transportes publicos, bicicletas e a pé, cada vez mais se torna um problema andar dentro de uma grande cidade, todos levam carro só para não dar 2 passos…
Concordo com a observação mas não sou tão radical na proibição total.
Quando os transportes públicos funcionarem como deve ser, sem greves dia sim / dia sim, então concordo. Caso contrário, não.
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À porta? E os que os põem à porta e têm garagem?
Então, deixa-me ver se entendi: os SUV, que poluem bastante, vão ser sobrecarregados com impostos exorbitantes, sendo que, tipicamente, são carros familiares. No entanto, supercarros como, por exemplo, um Bugatti, que devido à sua elevada cilindrada polui muito mais, não enfrentam o mesmo tratamento. Dá vontade de dizer: ‘Vive la France!
Suv sao a nova moda, toda a gente gosta de Suvs, so quem n tem o minimo dos minimos que é uma licenciatura n tem guito para um mas esses nem deviam contar para sociedade. So gente com curso superior devia poder votar.
Bait muito fraquinho, demasiados lugares comuns…mais esforço senão escuso de abrir as pipocas.
SUV, carro familiar??
Pensava que isso eram carrinhas monovolumes, e isso é para familias numerosas.
Um Clio serve bem para uma familia com 1 a 2 filhos.
Acho que aqui o problema é a mania americana, grande é que é bom.
Qualquer dia um minibus é um carro familiar.
Já andaste em algum SUV?
Se andares e não te sentires muito mais seguro, procura ajuda médica, estás com algum problema cognitivo 🙂 🙂
Não tenhas duvidas que estás muito mais protegido dentro de um SUV, são carros pensados para abusos achas que o peso vem de onde?
Que observacao pouco inteligente. Pensa desta maneira, eu tenho o meu cliozinho, mas como me sinto menos seguro por tu teres um camiao para transportar uma pessoa, entao vou comprar um SUV tambem. Logo a seguir vem o Alberto e faz o mesmo, e depois o Manel.
Nao consegues encontrar o problema? Talvez tu realmente precises de ajuda medica.
Barão vermelho, esse teu comentário diz tudo a cerca de ti.
Típica pessoa que compra carro grande para se sentir o Alfa do trânsito…
Eu também já fui assim com os meus 20 anos quando andava a conduzir a carrinha grande e velha das obras, era sempre a andar… Quem queria que parasse.
Ninguém se arriscava a meter a frente de um mono velho e grande como aquele.
Mas depois cresci, e vi que era um completo atrasado na altura, fases tristes da vida ..
Tu ainda estás nessa fase, e pela Idade que deves ter agora, não parece que vás melhorar.
Já agora procura testes de segurança de SUVs, e vais ver que o centro de massa é muito alto, é falsa segurança.
Nisso qualquer desportivo, como o nome diz… É mais seguro.
A menos que estejas a espera de usar o teu SUV como carrinho de choque.
@Ifm, fiquei curioso por saber o que sabes sobre mim.
Ou nunca andas-te em um SUV, ou és totalmente ingénuo/ teimoso, só pelos simples facto de andares um pouco mais alto dá-te a sensação de segurança.
Quando andavas na carrinha das obras, não te sentias mais seguro?
Lembra-te o porque, talvez por ires u pouco mais alto.
Não tenho nenhum SUV e o mais parecido que tive foi uma Mitsubishi Strakar que comprei nova em 1998, foi o último carro novo que comprei, atualmente tenho um vulgar carro de dois lugares, que serve perfeitamente para o fim que o comprei.
A mim parece-me mais inveja “não me refiro a ti” do que preocupação com o meio ambiente e segurança dos peões e ciclistas.
Se realmente fosse uma preocupação generalizada não iam apenas 7% da população votar, este número quer dizer alguma coisa.
E como eu disse mais acima, há pessoal com mais idade compra porque é muito mais fácil sair e entrar dentro de um carro mais alto do que de um carro mais baixo
PS, estamos a conversar, espero que não te sintas ofendido com o meu comentário, se por acaso te sentires ofendido de alguma forma, peço desde já as mais sinceras desculpas.
Eu nem dado queria um SUV, o meu conceito de SUV talvez esteja errado, mas SUV é carro de família que é diferente de um jipe ou de um Hummer por exemplo.
Mas seja como for, um Clio serve para 1 a 2 filhos?
Vai lá tu de férias por exemplo para o Algarve com o Clio mais duas crianças pequenas que tens que por as malas e os carrinhos. (Sei porque tenho um, e mesmo assim só eu e a minha Maria e aquilo só com as nossas coisas enche).
Quando era pequeno eramos 3 e tinhamos um Nissan Micra K11 😀
Chegamos a ter 2 cadeirinhas ao mesmo tempo, e bagagem.
Eventualmente trocamos para o Toyota Corrola de 92, que hoje em dia é um mini carro e na altura sobrava espaço
Mas as roupas e ‘lancheiras’ aumentaram assim tanto de volume nos últimos 30/40 anos??
Ou nos anos 70/80/90 as pessoas não iam de ferias com a família porque não tinham SUVs?
Iam 4 ou 5 pessoas mais malas e nem ar condicionado havia!
O pessoal está é mal habituado!!
A começar pelas malas: levam roupa para 3 ou 4 dias como se fossem 1 mês para fora…. e depois dizem que o espaço não chega!
Nem sequer falo das malas, mas sim dos carrinhos de bebe. Mas adiante fica com a bicicleta
Fiz 9000km num Opel Corsa durante 3 semanas pela Europa com a tralha toda para 3 semanas e uma filha bebé além de carrinho de bebé. Se queres levar a casa atrás ou se não sabes gerir o espaço que tens é problema teu mas dizer que um clio n serve para uma familia de 1 filho é só absurdo.
Se objectivo é algo que sirva para as férias com a familia e todos os acessórios então a maioria dos SUVs não serve o seu proposito por serem demasiados pequenos.
Vamos todos comprar SUV bem grande ou uma carrinhas monovolume de 7 lugares que assim também se dá uso para quando a familia vier visitar. Melhor antes comprar um 4X4 para se poder ir passar uns dias num local mais rural.
Sabes que eu já fui criança e agora sou adulto…
E os meus pais como muitos outros o carro que tinham era corsas, AX, 106, etc.
E íamos de férias para todo o lado, inclusive França, Alemanha, etc.
No meu caso era um AX, carro do diabo, íamos a todo o lado com aquilo.
Ainda levava tenda de campismo malas tudo, para passar 1 mês fora de Portugal.
Claro que já nessa altura havia famílias que tinham carros grande e espaçoso, que iam todos os anos para o Algarve, a mostrar a viatura.
Dou graças a Deus de ir de AX percorrer a Europa enquanto criança, que ir num carro espaçoso e cheio de estilo e ir apenas todos os anos para o mesmo sítio ( Algarve).
São opções de vida de cada um….
Agora como adulto e com o conhecimento que adquiri e os ensinamentos dos velhos, comprei uma casa, tenho um carro modesto e viajo todos os anos para fora.
Aproveito os fds par pequenas escapadinhas em Portugal.
E tenho colegas meus do trabalho que recebem quase metade do meu ordenado e que tem brutos carrões, com no máximo 6/8 anos, motos, motos de água etc.
Pagam aluguer, saíram 2 vezes de Portugal, uma para ir a Espanha outra para ir a Tunísia.
Opções de vida, não trocava a minha por a deles.
só quem nunca esteve nos USA que acha que os nossos suvs são grandes..
lol uma lei para punir os 3 ou 5 Bugattis que entram na cidade por ano 😀 piadinha, claro, só pode ser lol
Apenas foram votar aprox 7% dos eleitores. Referendo sem peso nenhum, mas aparentemente é válido.
Ninguém foi obrigado a não ir votar.
Votar é um dever cívico, não uma obrigação.
Só não votou quem não quis.
mas quem é que tem tempo para ir votar em decisões locais?
É assim tão complicado votar num domingo?
Serve para os abstencionistas cá do sítio se inteirarem: não votar é não defenderes os teus interesses económicos e os da tua classe social, e permitir que o inimigo defenda os dele.
Enquanto isso, motas pagam balurdios de imposto de circulação
Essa é que é essa.
E 150 kgs pagam o mesmo que 2500kgs nas portagens.
Depende, basta ter via verde para ter um desconto de 30%.
Tb é verdade.
5,64% dos habitantes de Paris votaram, e 54% foi o resultado “claro” ..
O Socialismo, como todas as formas de governação colectivistas, entra na fase do autoritarismo…
https://www.bfmtv.com/paris/direct-votation-sur-le-stationnement-des-suv-a-paris-les-bureaux-de-vote-ont-ouvert_LN-202402040118.html
Quem cala consente.
Se não foram votar é porque aceitam a decisão, se fossem contra certamente votariam nesse sentido.
claro, quorum é uma coisa que a ti não assiste
Não votar também faz parte da decisão e da liberdade. Se fosse importante tinham ido. Se não foram é porque não quiseram.
Pelo menos não podem reclamar que tomaram decisões sem perguntar a opinião.
Ao existir um quorum iam-se queixar que andavam a coagir a população a votar.
Claro, então vinculam decisões com base em 5% dos votos, faz todo sentido, nem no condomínio de uma barraca na Amadora isso acontece
Não percebo. Mas alguém proibiu os anti-socialistas de votar?
O meu “SUV” gasta à volta de 6l/100kms. Meu deus. Nem é assim tão grande, mas pronto. Curiosamente não proibiram os Ferraris, Porche e afins que gastam às dezenas. Mas eu não vivo numa cidade grande. Se vivesse, certamente não andaria de SUV às voltinhas. Eu nem sei o que é um SUV. O meu carro diz “ligeiro” e é categoria A, como tantos outros por aí.
Mas proibir (ou neste caso “carregar” nas tarifas) os SUV é um total disparate. É a mesma treta que as nossas portagens.
Se dissessem veículos mais largos que xxx, mais compridos que yyyy, que pesem mais de zzzz ou que consumam mais de wwww (ou tudo junto). Aí fazia sentido. No entanto, estaríamos também a discriminar (e mal) quanto à necessidade das pessoas. Se uma família tiver 3 ou 4 filhos, precisa de um carro grande (ou mesmo que não tenha pode precisar se tiver cães (já só lhes falta ter NIF e contar para o agregado), mas já seriam outras considerações. Ou quem, por exemplo, praticar surf, ciclismo ou outros desportos para os quais precise de um carro maior e mais versátil. Mas ainda há gente que acha de SUV é só os Hummer e Escalade dos magnatas. E esses não se vão importar nadinha com os aumentos.
nem vale a pena estar para aqui a dar os porquês de ter um SUV, a unica coisa que sei é que o meu SUV como eles dizem não vai por os “pés” em Paris.
Não há SUVs a gastar 6l/100kms ou menos a pesar mais de 1.6 t. Haverá uns suvinhos, tipo captur ou 2008, a custar uma pasta e a dar despesa acima do clio ou do 208, e com o mesmo estatuto social, um bocado mais para o piroso. E 6l/100kms no actual estado da tecnologia já é um consumo miserável. Isso estava bem lá para os anos 70, há uns bons 50 anos.
Não usam o critério “veículos mais largos que xxx, mais compridos que yyyy”, nem o consumo de combustível. Usam o critério, “pesem mais de zzzz”. São estes os automóveis ligeiros grandes abrangidos pelo aumento do preço do estacionamento de não residentes em Paris:
– A gasolina ou gasóleo e híbridos de peso igual ou superior a 1,6 toneladas;
– Veículos elétricos de peso igual ou superior a 2 toneladas;
– Os SUV de residentes em Paris fora da sua zona de estacionamento residencial.
On arquiteto, vais à Paris?
França tem milhões de parasitas para sustentar e tem que arranjar dinheiro para ter paz social ou arrisca-se a ter uma revolta nas ruas.
Carga fiscal em França é das mais altas do mundo.
Por algum motivo será…
Aqui atrasado o Hollande meteu um imposto louco de 70% sobre rendimentos acima de 1 milhão euros.
Resultado? Os ricos começaram a abandonar a França às carradas e depois nem 70 nem nada…
Desconheço se isso ainda se mantém em vigor mas na altura até o dono da Louis Vuitton bazou para a Bélgica e muitos foram para o UK…
Isto é só mais um truque para ir buscar uns cobres, apenas e apenas isto.
São os automóveis ligeiros de grandes dimensões: os SUV, os 4×4 … e os elétricos de mais de mais de 2 toneladas, de não residentes em Paris (ou residentes mas estacionados fora da zona de residência).
O preço por hora passa para 18€/hora no centro e 12€/hora fora do centro.
Deixa o carro nos subúrbios e vai de bicla que cabe perfeitamente no porta bagagens
claramente nunca foste a paris de frança
o melhor é nem pôr lá os pés.
Aqui esta, sem as suas correcções as noticias ou elucidações sobre as mesmas eu já nem durmo…….
Incrível arquiteto, o preço à hora! Matemática incrível! Dá 6€, não é?
Os franceses cada vez são mais uma anedota em todo o mundo…
1) têm a mania da fraternidade e igualdade e são dos mais xenófobos do mundo
2) continuam com a mania que o francês é uma “língua mundial” quando é apenas a 6a a nível mundial
3) querem crucificar os SUV (carros familiares porque são mais altos e adequados a pessoas com pior mobilidade e famílias com filhos pequenos, assim não têm que se baixar para colocar as crianças nas cadeiras) mas no entanto deixam os carros diesel antigos deles a poluir por aí, além dos “bólides” V8, V10, etc que são tratados como veículos ligeiros normais…
4) bloqueiam (ou tentam) projetos europeus de especial interesse para Portugal e Espanha, porque interferem com os seus interesses; mas o contrário está tudo bem…, ou seja, a França apela a “Liberdade, igualdade, fraternidade” mas no fundo “é a maior” e “a que manda”.
Nos carros é o mesmo, são “os maiores” mas fartam-se de ter problemas elétricos…
é o socialismo onde assentaram os pilares da nossa democracia.. também conhecido por comunismo B
Anadia, os franceses nem são uma anedota, são uma miséria.
Explico…
São xenófobos só contra quem é pacífico.
Fazem piadas sobre portugueses mas piadas sobre árabes nem uma.
Sabe porquê?
No dia a seguir o cómico anda à procura da cabeça.
A língua francesa mete nojo.
É só ui por todo lado.
Quando ouço franceses a falar lembro logo dos LGBT…
Aliás, um linguista francês falou sobre o demasiado feminino a que soa a língua francesa.
No final, e para rematar, são tão espertos que boa parte dos franceses jovens já não se reconhece na França, aquele já não é o país deles.
Querem sair de lá…
Não por motivos de trabalho, mas por outros bem conhecidos…
Em 30 anos ou menos a França vai colapsar.
Quando metade da população for árabe, é o fim.
Confirmo – Vivo cá, e um país que não respeita a sua própria cultura, as fronteiras, e efeminiza as crianças (anúncios a promover todo o tipo de anormalidades pagos pelo estado francês). Não são precisos 30 anos, se o Zemour não ganhar, isto em 5/6 anos vai abaixo.
Curioso para saber o que é que efeminiza as crianças
Muito bom !! Onde posso assinar isso para a moda passar para cá !? No entanto há um “pequenino problema” : quase todos os carros elétricos que saem são SUV ou têm dimensões SUV…
Agora que o estacionamento deles vai para 18 € à hora é que a burguesia exploradora que tem SUV vai ficar feliz: “mais exclusividade, mais fetiche, o charme discreto da burguesia”.
78.121 não representam sequer 10% da população… “Democracia” á la fascist.
Isto ainda vai fazer correr muita tinta e de certeza correr com este tipo de “espertos” da politica.
As pessoas foram impedidas de votar?
Medida completamente absurda. Os SUV não me dizem nada e concordo que são tipos veículos desnecessários, mas são veículos que estão homologados para circular, por isso as instituições não têm o direito de prejudicar as pessoas que os compraram.
Sobre o referendo, como é possível com uma taxa de participação tão baixa validar os resultados.
Por cá os referendos só são vinculativos se houver uma participação acima dos 50% excepto em certas excepções como foi o caso da interrupção voluntária sobre a gravidez.
A ver se isso passa a vincular as legislativas também. Gostava de ver.
Mr. Y, explique lá essa do “excepto em certas excepções”.
Acho que nunca li ou ouvi nada igual…
Vou lhe explicar como funcionam os referendos cá.
Então por cá é assim, a ralé é muito burra para fazer estas escolhas e então nós, políticos e elites pensadores, escolhemos por eles.
Segundo, mesmo que haja referendo, e se o resultado não for o desejado pelas elites bem pensantes e geniais que temos, tem que se fazer outro, até dar o resultado que os iluminados pretendem.
Get it?
É assim ou não é assim?
CouchonDuPunjab….
Não tendo atingido o quorum, a responsabilidade passa para a Assembleia da República. Essa é a excepção.
Só no caso de ter havido mais de 50% de participação é que se torna vinculativo.
eu preferia gastar o meu dinheiro num civic type R, mas infelizmente se por necessidade famíliar e saúde tenho de optar por um C5 aircross sou prejudicado em cima disso.
Informação complementar para o artigo:
(texto traduzido automaticamente):
Os proprietários de veículos pesados que visitam Paris são o principal grupo-alvo.
Que automóveis são afectados?
É de salientar que esta medida não se aplica apenas aos SUV, mas a todos os automóveis pesados, volumosos e poluentes. Incluem-se aqui as grandes berlinas. A Câmara Municipal estabeleceu critérios muito precisos para a aplicação da sobretaxa. São afectados todos os veículos de combustão com mais de 1,6 toneladas e os veículos eléctricos com mais de 2 toneladas e com mais de 1,80 metros de largura.
Quem está isento?
Os residentes da capital estarão isentos do aumento da taxa, tal como os proprietários de veículos ligeiros.
As famílias numerosas, os comerciantes e os profissionais liberais que utilizem carrinhas com mais de 3,5 toneladas serão igualmente isentos, desde que estejam registadas como veículos de empresa. Serão igualmente concedidas isenções aos taxistas, aos profissionais dos serviços de saúde e de emergência, às pessoas com deficiência que apresentem um comprovativo de deficiência e às pessoas que pretendam estacionar durante a noite ou aos domingos em Paris, mantendo-se o estacionamento gratuito para todos os veículos.