PplWare Mobile

Afinal o que pode fazer com a Chave Móvel Digital (CMD)?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. David Guerreiro says:

    Ainda há dias vi phishing da chave móvel digital, para usarem para login em bancos.

  2. Eu says:

    Só não se entende como ainda não se pode Votar para as eleições por via electrónica, poupando milhares de euros em todo esse processo e muitos kilos de papel, para além de permitir reduzir bastante a Abstenção!
    Se fosse possível votar através de uma App seria tudo muito mais rápido, económico e eficiente.
    Mas, os interesses da classe política parecem ser mais importantes!

    • Não eu says:

      Sim, e depois voto eletronicamente. Mas nem todos o conseguem fazer, logo há urna de voto. Depois “cai” a internet e enquanto ela está caída vou à urna votar. Como não há maneira de saberem se já votei ou não, voto 2x… O voto electrónico não é fácil de implementar mantendo a segurança.

      • Eu says:

        Não é fácil de implementar, porquê?
        Votar 2 vezes? Como? Porquê?
        Por acaso os bancos não lidam com o nosso dinheiro em segurança?
        Até assinamos digitalmente os documentos e temos documentos de identificação numa app!
        Qual é a dificuldade de exercer os nossos deveres e direitos cívicos de forma digital?

        • Indignado says:

          O voto é suposto ser anónimo a partir do momento em que fica registado eletronicamente o teu voto fica associado a ti e deixa de ser anónimo.
          Esta é a principal razão e que afecta a maioria dos aspectos tecnicos da implementação garantindo a anonimidade do eu voto.

          • Eu says:

            Isso pode ser sempre feito de forma anónima e com um sistema de validação que impede qualquer repetição de votos por cada eleitor. Existem todos os meios de software para implementar isso de forma eficaz e segura.
            Permitem até fazer uma verificação de todos os votos pela própria pessoa, sem comprometer o seu completo anonimato!
            E, não me venham com tretas de “Velhos do Restelo”, que tudo isso são desculpas dos políticos actuais para manterem o status quo como lhes convém! Eles querem é garantir os subsídios para os partidos num nível conveniente. Se tudo ficar informatizado vão todos penar com a realidade!
            E muitos enfrentariam a consequência de menor abstenção nas eleições, o que poderia alterar todo o cenário das eleições.
            Ah!, Só falta a velha desculpa de poderem estar a coagir os eleitores com uma arma na cabeça!
            Tal e qual como quando fazemos operações bancárias numa App, ou a assinar documentos digitalmente, temos sempre com alguém armado por trás de nós!
            E, claro está, todas as urnas existentes nas secções de voto seriam electrónicas e ligadas ao mesmo sistema eleitoral digital.
            A App e website seriam úteis para quem sabe usar convenientemente esses meios, e permitiriam exercer o seu direito de voto em qualquer parte do mundo!

          • Zé Fonseca A. says:

            Realmente o pessoal que não trabalha em IT é muito limitado de ideias, isso é a parte mais simples do processo, a única parte complexa é a escala, os custos associados e a manutenção fora do período eleitoral.

        • SVR says:

          Tens o que aconteceu nos EUA por exemplo e lá é 1v1. É possível mas as pessoas tendem a gostar de paronias e depois precisas de meio mandato so para poder confirmar resultados porque entretanto todos os perdedores vao pedir recontagem, dizer que em cascos de rolha falhou a energia e o contador nao funcionou direito, etc, etc

  3. DJ says:

    No Brasil existem urnas eletrônicas há 27 anos!
    E o voto é obrigatório, algo que se deveria instituir por cá. Se não fores votar tens de justificar o porquê!
    Por cá, todos se queixam dos governos, mas quando chega a hora de ir votar, vamos para a praia!
    depois têm o que merecem, seja esquerda ou direita. Até hoje todos os governos da nossa democracia, tiveram coisas bem e mal feitas, mas o que perdura para sempre é o mal.

    • Eu says:

      Pois, mas por cá convém não evoluir muito nesta área.
      Os nossos políticos sabem bem os riscos que correm e pretendem manter o status quo desta verdadeira máfia de chulice do Estado com subsídios baseados no número de eleitores.
      Daí não informatizarem muito e ainda recorrerem em massa aos registos em papel, e votos igualmente em papel.
      Dá jeito para manobrar as coisas nos bastidores!
      Podem sempre “actualizar” votos em branco, com uma cruzinha em falta. Nunca deixem o boletim sem nada escrito, é sempre mais seguro um voto nulo do que em branco!
      E, os eleitores fantasma servem sempre para ajudar nos subsídios do Estado atribuídos aos partidos participantes nas eleições!

  4. Aves says:

    De início a CMD bloqueava bastante – a forma mais simples de a desbloquaer: um leitor de CC. Penso que vale a pena comprar um, é barato (à volta de 7€) … E não perder os códigos que vêm com o CC.

    • SD says:

      Já nem durmo…….só de ter de pensar que tenho comparar uma….enfim, comentar só por comentar, o artigo é sobre o que pode fazer com a Chave Móvel Digital (CMD) não sobre o que fazer caso CMD bloqueie.

      • Nuno Santos says:

        Eu gosto muito dos comentários do Sr. Aves aqui no blog, tem muitas vezes construções e críticas acertadas e opiniões bem clarificadas. Também escreve várias vezes conselhos acerca do que trata as notícias. Se ler isto, obrigado Sr. Aves.

    • Nuno Santos says:

      Eu gosto muito dos comentários do Sr. Aves aqui no blog, tem muitas vezes construções e críticas acertadas e opiniões bem clarificadas. Também escreve várias vezes conselhos acerca do que trata as notícias. Se ler isto, obrigado Sr. Aves.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.