Os 5 carros elétricos mais seguros que pode comprar
A revolução dos veículos elétricos está sobre nós. Cada vez mais fabricantes estão a lançar novos carros, com alguns até a oferecerem versões elétricas de modelos populares que já vendem. Se está à procura de um carro elétrico, mas também dá prioridade à segurança, este artigo é para si.
Trazemos hoje a lista dos 5 carros elétricos mais seguros que pode comprar.
1. Tesla Model Y 2020
A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) testa veículos para a segurança global em caso de acidente. A NHTSA utiliza uma classificação por estrelas simples, sendo cinco estrelas o máximo atribuído a um veículo em qualquer categoria que esteja a ser avaliado. Cinco estrelas é também o máximo atribuído à capacidade de resistência global de um veículo ao choque.
O Model Y da Tesla ganhou uma classificação de segurança global de cinco estrelas, a classificação de segurança mais elevada da NHTSA.
Além disso, o Model Y possui uma classificação de segurança de cinco estrelas na classificação geral da colisão frontal (do lado do passageiro e do lado do condutor), na colisão lateral, e ainda no teste de capotagem (com apenas 7,9% de risco de capotagem).
De acordo com o website da NHTSA, o Model Y de 2020 que testaram também apresenta tecnologia padrão de aviso de colisão frontal, bem como travagem iminente de colisão. Estas tecnologias ajudam a tornar o Model Y um veículo seguro, mesmo que o condutor não consiga responder a tempo.
2. Tesla Model 3 AWD 2021 - carro elétrico dos mais seguros
O Model 3 é também um carro elétrico extremamente seguro. É o mais seguro de todos os testes de segurança de colisão. Atinge uma pontuação global de cinco estrelas na classificação de colisão frontal, que combina a classificação do condutor e do passageiro numa só pontuação.
O Model 3 também passa a classificação de colisões laterais com cinco estrelas. Este VE também apresenta cinco estrelas no teste de capotagem, com um risco de capotagem de apenas 6,6% (ainda melhor do que o Model Y).
O Model 3 testado também vem com a tecnologia Forward Collision Warning e Dynamic Brake Support, que deteta se o condutor não está a fornecer a força adequada ao pedal do travão numa situação de emergência e aplica pressão adicional.
3. Nissan Leaf 2020
O Nissan Leaf é um carro elétrico relativamente barato com o seu preço inicial de aproximadamente 27.000€. É também um veículo muito seguro, mostrando que não é necessário gastar muito para comprar um carro elétrico extra seguro para o dia a dia.
O Nissan Leaf obtém uma classificação de segurança global de cinco estrelas da NHTSA. Além disso, tem uma classificação de 4 estrelas na colisão frontal, e cinco estrelas na colisão lateral. Passou no teste de capotagem com uma classificação de quatro estrelas e um risco de capotagem de 10,7%.
O Leaf não tem um desempenho tão bom como o Model 3 em alguns testes, mas ainda assim é excelente. O teste de capotagem não é tão robusto como os Teslas, mas independentemente disso, o Nissan Leaf é uma opção acessível e extremamente segura.
4. Audi e-tron 2022 - carro elétrico elegante
A linha de carros elétricos da Audi oferece alguns dos veículos elétricos mais simpáticos. Veja-se o e-tron, por exemplo. É um dos VE mais elegantes à venda neste momento. O bom deste Audi é que não só é extremamente bem parecido, como também é um veículo muito seguro. Foi premiado como um Safety Pick+ de topo pelo IIHS. O e-tron não é de modo algum barato, com o modelo 2023 a começar em aproximadamente 70.000€.
Esta máquina está equipada com o famoso sistema Quattro AWD da Audi, que proporciona uma condução inspiradora e de confiança. O e-tron também vem equipado de origem com a frente "pre-sense" da Audi. Este sistema pode travar o carro se o veículo detetar que uma colisão é inevitável.
O e-tron também vem de origem com o "pre-sense" traseiro, que prepara o veículo para o caso de ser detetada uma colisão traseira. O sistema fecha os vidros e aperta os cintos de segurança dianteiros para aumentar a segurança dos passageiros durante uma potencial colisão.
5. Ford Mustang Mach-E 2022
O Mustang Mach-E é uma escolha de segurança de topo do IIHS. Isto significa que o Mustang Mach-E oferece boa aparência, grande desempenho, e é também muito seguro. O Mach-E é provavelmente o elétrico com melhor aspeto atualmente à venda.
A única desvantagem do Mach-E é que não se pode encomendar o modelo 2022. A Ford diz que, devido à grande procura do seu elétrico, o Mach-E já não está disponível para encomendas. Não se preocupe, no entanto; ainda pode encomendar o modelo 2023.
Os carros elétricos são tão seguros como os convencionais
Esta lista fornece provas de que a última geração de veículos elétricos é tão segura como qualquer oferta convencional. Portanto, se estiver a considerar um carro elétrico, mas tiver quaisquer dúvidas em relação à segurança destes veículos, tenha a certeza que existem muitas escolhas.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
O 1 e o 2 não têm estacionamento automático/assistido em perpendicular (não encontra o lugar mesmo após 4 tentativas). Nem mesmo os últimos modelos o fazem, visto que até falham no estacionamento em paralelo.
São carros para quem sabe conduzir e estacionar em condições.
🙂
Bom dia
Quer dizer, os Volvo que são verdadeiros tanques e considerados os carros mais seguros que existem, nem fazem parte da lista… .
Choquem um tesla de frentre com um volvo e vejam as diferenças.
Considerados por quem ?
Esta é uma classificação dada pela NTHSA com os testes que são feitos, não invalida que outros carros sejam tanto ou mais seguros que estes.
pq apresentar um estudo feito por uma entidade norte americana ??? os critérios de segurança são distintos na europa ???
Já foi apresentada uma lista da Euroncap.
Estranho porque uma pesquisa rápida na net indica listas completamente diferentes.
https://www.euroncap.com/en/ratings-rewards/safest-family-cars/#?selectedMake=0&selectedMakeName=Select%20a%20make&selectedModel=0&selectedStar=&includeFullSafetyPackage=true&includeStandardSafetyPackage=true&selectedModelName=All&selectedProtocols=45155,41776&selectedClasses=1202,1199,1201,1196,1203,1198,1179,40250,1197,1204&allClasses=false&allProtocols=false&allDriverAssistanceTechnologies=false&selectedDriverAssistanceTechnologies=&thirdRowFitment=false
E porque não incluiu os eléctricos ?
Mesmo colocando somente elétricos, os resultados são diferentes, mas há alguns carros comuns nas 2 listas.
Importa relembrar que são duas instituições diferentes e que deverão ter critérios algo diferentes
Nem mais.
Pensa duas vezes antes de comprares um Tesla , se tiveres um azar ( acidente ) quer sejas responsável ou não do mesmo a reposição de peças anda pelos dois meses e as seguradoras não se responsabilizam por tanto tempo de paralisação , uma vergonha pela parte da Tesla e do reparador oficial .
* Nota – no mínimo 7/8 semanas a correr bem , no fim direi quanto tempo de espera , o reparador dito oficial da Tesla a FozCar é só simpatia o resto vale muito perto do nada ,
resumindo mais Tesla… e fozcar não obrigado.
Se fosse só a tesla, ainda era bom, tenho um na família, que não interessa dizer a marca que está há 8 meses à espera de uma peça de reposição. 2 meses !! que bom…
deves ser pago para dizeres asneiras , ou só ouvistes o nome tesla o resto é o resto
e você é pago para ?
para safar acéfalos
Pois acredito.
Já agora, a tesla não tem reparadores oficiais, tem body shops, oficinas aprovadas pela tesla para reparações de pintura e chapa dos veículos tesla.
o que a tesla têm os proprietários sabem tu deves saber só de letra e comentas ou porque recebes algo ou nada fazes na vida
E você sabe o quê ? nem sabe que a tesla não tem reparadores oficiais.
ainda tenho um e com FSD perfomance e sei bem o que a tesla têm , tu ?
o FSD não existe na Europa.