O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 são Carro do Ano 2025
Construídos sobre a mesma plataforma AmpR Small, da Ampere, única na Europa, o Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 são Carro do Ano 2025, um título de prestígio atribuído pelo júri do Carro do Ano Europeu.
Após a vitória do Scenic E-Tech elétrico em 2024, o novo título representa uma dobradinha para a Renault e uma estreia importante para a Alpine.
O resultado foi anunciado numa cerimónia organizada pelo júri do Carro Europeu do Ano, no Salão Automóvel de Bruxelas, na Bélgica, esta sexta-feira, 10 de janeiro.
Segundo título consecutivo para a Renault
Na primeira ronda de votações, em novembro passado, o Renault 5 E-Tech elétrico, apresentado conjuntamente com o Alpine A290, foi nomeado um dos sete finalistas, juntamente com o Alfa Romeo Junior, o Citroën ë-C3/C3, o Cupra Terramar, o Dacia Duster, o Hyundai Inster e o Kia EV3.
A dupla vencedora foi escolhida por 60 jornalistas, do setor automóvel, de 23 países.
O Renault 5 E-Tech elétrico e o Alpine A290 ficaram em primeiro lugar, com 353 pontos. O novo ícone pop elétrico da Renault torna-se o oitavo automóvel da marca a ganhar o prestigiado prémio Carro do Ano, depois do:
- Renault 16 (1966);
- Renault 9 (1982);
- Clio (1991);
- Scenic (1997);
- Megane (2003);
- Clio (2006);
- Scenic E-Tech elétrico (2024).
Para Fabrice Cambolive, diretor-executivo da marca Renault, "se há um automóvel com potencial para transformar o mercado dos elétricos, é [o Renault 5 E-Tech elétrico]".
O Renault 5 E-Tech elétrico é um verdadeiro divisor de águas na Europa. Torna os automóveis elétricos apetecíveis e suscita uma reação emocional. Ao mesmo tempo, foi concebido para oferecer um valor acrescentado aos nossos clientes.
Em 2024, a Renault reinventou o R5 com uma versão totalmente elétrica, destinada a acelerar o ritmo da eletrificação no mercado europeu. O Renault 5 E-Tech elétrico torna a mobilidade elétrica apetecível, graças ao seu design cativante e à experiência alegre e intuitiva proporcionada pelas suas tecnologias elétricas e digitais.
O modelo de entrada de gama está disponível, este ano, a partir de 25.000 euros, antes dos incentivos governamentais, nos países onde estes são aplicáveis.
Construído no âmbito de um sistema de produção sustentável, o Carro do Ano 2025 possui "todas as qualidades necessárias para se afirmar como o automóvel compacto de referência da transição energética", segundo a Renault.
Posso estar enganado mas vai vender como paezinhos quentinhos.
Está se mesmo a ver que sim. Se só se vende aquilo que os salários conseguem comprar, vamos todos ter salários pela medida da Holanda ou da Dinamarca.
Só lhe falta uma versão com motor a gasolina.
Merecido um carro incrível só peca pelo preço se fosse mais barato isto ia vender tal e qual o original
Se fosse mais bonito também ia vender mais
Para mim está lindo e para a maioria das pessoas pelo que parece também portanto nesse aspeto parece-me que acertou em cheio claro que não dá para agradar a gregos e troianos mas isso já se sabe
O clio III saiu primeiro do que o clio II ? xD
A Renault a manter a industria auto, quem diria
Acho que a malta gostaria mais de ter um GT3RS
O carro e simplesmente espetacular
Anda-me debaixo de olho. Vamos ver se o preço baixa um bocado.