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O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. 2 cents says:

    De mota é mais simples.
    Passo 1: Verifique se consegue mexer as pernas e os pés
    Passo 2: Levante-se e saia do meio da estrada o mais rápido possível.

  2. PAULO SILVA says:

    O piso mínimo dos pneus para estes dias de chuva é de 4mm, e para evitar o aquaplaning só mesmo reduzindo a velocidade do automóvel.
    Quem pode ($$$) é usar pneus de inverno que a borracha e altura do piso são muito melhores para este tempo chuvoso.

  3. Mario Neto says:

    O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?

    ECU nosso, que estais debaixo do capô
    Santificado seja o teu ESP

    Venha a nós o Teu controlo,
    seja feita a Tua vontade
    assim na estrada seca como na molhada.
    O processador nosso que cada viagem nos da segurança.

    Perdoa-nos o nosso excesso de velocidade
    assim como nós perdoamos
    as tuas luzes e bips excessivos
    e não nos deixes cair em tentação,
    de nos espetar contra os rails

  4. AlexS says:

    Uma parte muito importante é não mexer no volante repentinamente após se sentir a perda de controlo, mas é essa a tendência natural do condutor…

  5. L. Teixeira says:

    meter uma abaixo e sair em drift, com estilo

  6. Eduardo says:

    Não vejo a dica mais importante em lado nenhum… TRAVAR COM A CAIXA!!!

    • Há cada gajo says:

      Errado: apenas controlar a direção. Mais nada. Qualquer outra ação provoca mais desequilíbrio do que o inverso.

    • Jaafa says:

      Ainda bem, não vá alguém levar isso a serio ….

    • polik says:

      Travar com a caixa neste caso será o mesmo que por o pé no travão.
      Numa situação destas, em excesso de velocidade, a única solução mesmo é agarrar o volante com força sem virar, levantar os pés para não ter tendência a pisar nos pedais e deixar ir o carro a direito até controlar e abrandar. E esperar que nada aconteça.

  7. Samuel MGor says:

    Muita gente não sabe o que fazer mas eis aqui uma ajuda:
    https://www.youtube.com/watch?v=YEAt27Rzb54

  8. Jorge says:

    E coloque o carro em ponto morto. Explicação: se tiver uma mudança engatada, a primeira roda que sair do aquaplanning vai “agarrar” o carro sozinha, originando que o mesmo vire abrutamente para o lado dessa roda. Consequência mais provável: despiste!

  9. André R. says:

    Em caso de lençol de água, sem ser em trânsito com velocidade, faça uma coisa simples: abrande porra, não é por acelerar que a água não entra no motor, antes pelo contrário. As rodas do seu carro expelem a água para ambos os lados de cada roda, ou seja, para fora e para dentro do motor. Mais vale ir devagar para evitar a entrada forçada de água no motor, do que armar em herói e ficar a entupir mais a estrada…

  10. Paulop Baptista says:

    A minha recomendação é:
    1º tire os olhos do volante e meta os olhos na estrada, até ao último instante, para perceber onde vai bater. 2ºQuando perceber, se tiver tempo, proteja a cabeça e a cara com as mãos.
    3ºSe ainda for a tempo, reze para que a estrutura do carro, o cinto e os air-bag façam o resto bem feito.

    Este último, em princípio, pode ser já depois de bater.

  11. windows says:

    Ao ler muitos destes comentários percebe-se que a malta atrás do volante é só kamikazes…

  12. Infinity says:

    o melhor é mesmo andar a pé

  13. secalharya says:

    Ligar o Autopilot e rezar para que as câmeras vejam alguma coisita e o para-choques não fique na estrada.

  14. Goncalo Pinto says:

    Curso de condução em estradas secundárias no inverno Irlandês. O aquaplaning é curva sim recta sim, nos dias de chuva mais séria. Um bom set de pneus, e um carro seguro são também muito importantes, mas é deixar ir o carro direccionando-o na melho direcção, com calma, e nunca travar, acelerar, ou reduzir.

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