O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?
Portugal está "debaixo de água". As notícias que nos chegam de vários pontos do país revelam situações críticas, com especial destaque para Lisboa. Está a ser aconselhado que as pessoas não saiam de casa nem se desloquem à capital.
Na estrada também é preciso muito cuidado, especialmente com a aquaplanagem (lençol de água). Saiba o que é e o que fazer.
O que é aquaplanagem? Como reagir num cenário destes?
Com o mau tempo, os sinistros tendem a aumentar. Algumas vias de circulação passam a acumular resíduos, há fraca visibilidade, os carros fazem aquaplanagem e nesse sentido é fundamental circular a uma velocidade que garanta a melhor segurança.
A aquaplanagem ou hidroplanagem, também conhecida como lençol de água ou aquaplaning, acontece quando a água acumula à frente dos pneus mais rapidamente do que o peso do seu veículo é capaz de a deslocar.
O resultado é que a água provoca uma certa pressão por baixo do pneu, criando assim uma camada fina de água entre a borracha e a superfície da estrada, fazendo com que os pneus percam a aderência.
Se o seu carro entrar num lençol de água, deve segurar firmemente o volante para evitar que o veículo siga outra trajetória. Deve evitar acelerar ou travar neste tipo de cenário.
A GNR aconselha:
- Verifique os seus pneus e a pressão dos mesmos com regularidade. Se a pressão do pneu for diferente da pressão recomendada, existe um aumento do risco de aquaplaning.
- Verifique o desgaste e a profundidade das estrias do seu pneu. Quanto maior for a profundidade das estrias dos pneus, maior a aderência e menor o risco de aquaplanagem.
- Reduza a sua velocidade.
Este artigo tem mais de um ano
De mota é mais simples.
Passo 1: Verifique se consegue mexer as pernas e os pés
Passo 2: Levante-se e saia do meio da estrada o mais rápido possível.
Hahaah it’s funny because it’s true
Isso mesmo, mas eu trocava os passos.
LOL
O piso mínimo dos pneus para estes dias de chuva é de 4mm, e para evitar o aquaplaning só mesmo reduzindo a velocidade do automóvel.
Quem pode ($$$) é usar pneus de inverno que a borracha e altura do piso são muito melhores para este tempo chuvoso.
O que fazer se o seu carro entrar num “lençol de água”?
ECU nosso, que estais debaixo do capô
Santificado seja o teu ESP
Venha a nós o Teu controlo,
seja feita a Tua vontade
assim na estrada seca como na molhada.
O processador nosso que cada viagem nos da segurança.
Perdoa-nos o nosso excesso de velocidade
assim como nós perdoamos
as tuas luzes e bips excessivos
e não nos deixes cair em tentação,
de nos espetar contra os rails
ECU!? ESP!? essa religião deve ser só para ricos, o pobre não sabe o que é isso, tanto pobre a aquaplanar sem misericordia. amém.
Muito bom!
Hehe
Uma parte muito importante é não mexer no volante repentinamente após se sentir a perda de controlo, mas é essa a tendência natural do condutor…
meter uma abaixo e sair em drift, com estilo
sim, mas a capotar…
De preferência, com o braço esquerdo de fora da janela, a acenar aos transeuntes.
Não vejo a dica mais importante em lado nenhum… TRAVAR COM A CAIXA!!!
Errado: apenas controlar a direção. Mais nada. Qualquer outra ação provoca mais desequilíbrio do que o inverso.
Ainda bem, não vá alguém levar isso a serio ….
Travar com a caixa neste caso será o mesmo que por o pé no travão.
Numa situação destas, em excesso de velocidade, a única solução mesmo é agarrar o volante com força sem virar, levantar os pés para não ter tendência a pisar nos pedais e deixar ir o carro a direito até controlar e abrandar. E esperar que nada aconteça.
Muita gente não sabe o que fazer mas eis aqui uma ajuda:
https://www.youtube.com/watch?v=YEAt27Rzb54
E coloque o carro em ponto morto. Explicação: se tiver uma mudança engatada, a primeira roda que sair do aquaplanning vai “agarrar” o carro sozinha, originando que o mesmo vire abrutamente para o lado dessa roda. Consequência mais provável: despiste!
Não. Apenas controlar a direção. Mitigas esse possivel efeito.
Em caso de lençol de água, sem ser em trânsito com velocidade, faça uma coisa simples: abrande porra, não é por acelerar que a água não entra no motor, antes pelo contrário. As rodas do seu carro expelem a água para ambos os lados de cada roda, ou seja, para fora e para dentro do motor. Mais vale ir devagar para evitar a entrada forçada de água no motor, do que armar em herói e ficar a entupir mais a estrada…
Se largar o acelerador e controlar a direção, vai automaticamente abrandar.
É isso.
Até hoje tem corrido bem.
A minha recomendação é:
1º tire os olhos do volante e meta os olhos na estrada, até ao último instante, para perceber onde vai bater. 2ºQuando perceber, se tiver tempo, proteja a cabeça e a cara com as mãos.
3ºSe ainda for a tempo, reze para que a estrutura do carro, o cinto e os air-bag façam o resto bem feito.
Este último, em princípio, pode ser já depois de bater.
Ao ler muitos destes comentários percebe-se que a malta atrás do volante é só kamikazes…
o melhor é mesmo andar a pé
Não sei não… Mesmo andando a pé podes ter problemas 🙁
Andar a pé? Para escorregar na calçada?
Ligar o Autopilot e rezar para que as câmeras vejam alguma coisita e o para-choques não fique na estrada.
Curso de condução em estradas secundárias no inverno Irlandês. O aquaplaning é curva sim recta sim, nos dias de chuva mais séria. Um bom set de pneus, e um carro seguro são também muito importantes, mas é deixar ir o carro direccionando-o na melho direcção, com calma, e nunca travar, acelerar, ou reduzir.