O primeiro carro elétrico começou a circular há… 136 anos!!
Pois é verdade. Nem Musk, nem a Tesla descobriram a pólvora. Foi um alemão que construiu, e pôs a circular, o primeiro carro elétrico de que há registo no mundo. Não vingou, é verdade, muito pelas críticas à autonomia e falta de infraestruturas para carregamento. Onde já ouvimos isto?
E se os elétricos tivessem "arrancado" há mais de 100 anos?
O Flocken Elektrowagen, criado por Andreas Flocken em 1888 na Alemanha, é amplamente considerado o primeiro carro elétrico do mundo. Flocken, um inventor e empresário, desenvolveu este veículo movido a eletricidade, inspirado nas carruagens sem motor que já existiam na época.
Feito na sua fábrica em Coburg, na Baviera, o Flocken Elektrowagen era um veículo com quatro rodas, cuja estrutura lembrava as carruagens de cavalos, mas, ao invés de utilizar animais, era impulsionado por um motor elétrico.
Este carro representou um marco na história da mobilidade, apontando para uma alternativa silenciosa e livre de emissões para o transporte.
O Flocken Elektrowagen tinha uma estrutura simples, com uma carroçaria de madeira e rodas de aço. Equipado com um motor elétrico, o veículo era alimentado por baterias de chumbo-ácido. Embora os detalhes técnicos sobre a capacidade e a autonomia do carro sejam escassos, acredita-se que ele tinha uma velocidade máxima muito limitada, mas suficiente para ser usado nas ruas da época.
O principal objetivo de Flocken era demonstrar que era possível criar um meio de transporte motorizado simples e prático. Apesar do potencial do veículo, o Flocken Elektrowagen não se popularizou devido a várias limitações tecnológicas e a uma falta de infraestrutura adequada. Naquela época, as baterias eram caras, pesadas e tinham baixa capacidade de armazenamento de energia, o que limitava a autonomia e o desempenho do carro.
Elétricos cruzam o Atlântico
Pouco tempo depois, em 1890, foi introduzido o primeiro carro elétrico nos Estados Unidos por William Morrison, um químico de Des Moines, Iowa.
A viatura de Morrison era um veículo de seis passageiros com um design simples, capaz de atingir uma velocidade máxima de cerca de 22 km/hora. Marcou o início da exploração dos carros elétricos na América, e foi o precursor de uma série de modelos elétricos que surgiriam nas próximas duas décadas.
Tal como o Flocken Elektrowagen, o carro de Morrison operava com baterias de chumbo-ácido, e sofria das mesmas limitações: baixa autonomia e desempenho limitado. Ainda assim, o interesse pelos carros elétricos começou a crescer nos Estados Unidos e, nos primeiros anos do século XX, representavam cerca de um terço de todos os veículos nas estradas americanas.
Razões para o fracasso
Apesar do interesse inicial, os primeiros carros elétricos, tanto na Europa quanto na América, enfrentaram desafios que impediram a sua ampla adoção. Uma das principais limitações era o desempenho das baterias, que eram volumosas, pesadas e tinham uma baixa densidade energética. Isso significava que os carros elétricos tinham uma autonomia muito curta e demoravam muito tempo para serem recarregados.
Outro fator que contribuiu para o fracasso dos carros elétricos foi o custo elevado de produção. Na época, fabricar veículos elétricos era caro, o que tornava esses carros inacessíveis para a maioria da população. Em contrapartida, o motor de combustão interna passou por avanços rápidos e tornou-se mais barato e eficiente, graças ao trabalho de inventores como Karl Benz e Henry Ford.
A partir de 1910, a produção em massa de carros a gasolina, liderada por Ford, reduziu significativamente os custos e popularizou os automóveis movidos a combustível fóssil.
Além disso, a falta de infraestrutura de carregamento e de redes elétricas confiáveis em áreas rurais e remotas também prejudicou a adoção dos veículos elétricos. Enquanto a gasolina estava amplamente disponível e podia ser facilmente transportada, as redes elétricas estavam ainda em desenvolvimento e tinham uma cobertura limitada.
Renascimento dos elétricos
Embora os primeiros carros elétricos não tenham vingado, estabeleceram as bases para o desenvolvimento futuro da mobilidade elétrica. Durante várias décadas, os carros elétricos permaneceram em segundo plano, mas voltaram a ganhar relevância com as preocupações ambientais e a busca por alternativas sustentáveis ao petróleo, especialmente a partir dos anos 2000.
Hoje, os veículos elétricos estão em plena ascensão, com empresas como a Tesla liderando o setor e governos de todo o mundo incentivando a transição para uma mobilidade mais sustentável.
O Flocken Elektrowagen e o carro de Morrison representam o começo de uma longa jornada que agora está a dar frutos, com tecnologias avançadas que permitem superar as limitações dos pioneiros e construir uma alternativa viável e amiga do ambiente para o transporte moderno.
Excelente artigo, parabéns!
O charlatão Musk nem enganar sabe! Só caem os patinhos!
Só um tolinho é que acha que o Musk ‘inventou’ o carro eléctrico
Olha, o JL é um deles.
Onde eu disse isso ?
Quem é esse ?
O carro eléctrico já vai na quarta geração, as tres primeiras não vingaram e esta atual vai pelo mesmo caminho e sempre por causa dos mesmos problemas.
E que o carro elétrico é menos poluente que o carro a combustão, nem aqui nem em lado nenhum.
Sim tal como o comboio a carvão é muito mais eficiente e menos poluente que o comboio elétrico…
Boa comparação. Também vou comparar alhos com bugalhos.
E porque não comparar os que falou, é deixar referências e factos que provem o que diz.
Eu também posso dizer por aqui muita coisa.
Podes e dizes 🙂 🙂 🙂
Aqueles que dizem que o VE polui mais, então façam a seguinte experiencia, vão para Lisboa de mota e fiquem parados atrás de um autocarro, e depois ficam parados atrás de um elétrico e vão perceber a diferença.
Até o nosso churrasco de fim de semana faz danos ao planeta, aqui a questão é na utilização do dia a dia o VE acaba por ser menos poluente, mas até chegar as nossas mãos vai poluir da mesma forma que um ICE, a diferença é que o ICE vai continuar a poluir quer na queima do combustível, quer nos lubrificantes que vai perdendo.
Mesmo.
E nem em 2024 o carro elétrico é viável.
Quem comprou…ardeu!
Ardeu ? qual ? o seu ?
Baterias?
As gerações anteriores cairam porque não eram viáveis em termos económicos porque sempre se soube que é menos poluente.
Só é menos poluente na deslocação, porque desde a produção até ao abastecimento…
Então mostre lá factos e estudos que o comprovem ?
A poluição provocada pelo desgaste dos pneus é entre 2600 a 4000 vezes superior à da combustão.
Só acredito que os elétricos sejam realmente menos poluentes quando deixarem de usar pneus ou inventarem um novo tipo de pneu.
Por isso até agora a diferença de poluição é um valor super baixo e isto sem falar da poluição na produção.
Qual poluição ?
Curioso, o meu Soul eletrico fez este mês 8 anos. Tem os pneus de origem.
Na inspeção disseram pa trocar antes do próximo ano, pois ja tem umas gretitas laterais… em desgaste de piso fez mais que o clio que tive antes deste; o clio pouco mais de 40 000, este soul mais um cadito chega aos 60 000. Provavelmente vou troca-los quando começar o frio…
Devia ter lido o artigo, assim não dizia disparate.
Então quais problemas ?
Então prove lá com um estudo que polui mais ?
Depois da leitura do artigo, recomendo que consulte os livros de história automóvel.
Não ía comentar sem ter uma base de conhecimento sobre a matéria, vejo que a sua se reflete neste artigo.
Portanto, nada melhor do que “pesquise você” para não se ter o trabalho de responder e correr o risco de estar errado…
lolol
Você queria era a papinha toda feita, vá pesquisar, estudar, informe-se você mesmo, ou está à espera que sejam os outros a fazer tudo por si?
Então onde posso pesquisar e estudar ? Pode deixar referências ?
Descrição do melhor Professor do ano.
E parece que realmente não tem conhecimento, mas diga lá quais são esses livros de história automóvel para eu consultar.
«…Então onde posso pesquisar e estudar ? Pode deixar referências ?…»
Com certeza, dirija-se às bibliotecas e consulte literatura e documentos disponíveis sobre o tema, vá a livrarias ou alfarrabistas e compre livros sobre a temática, fale com pessoas formadas na área ou em outras áreas que possam ser do interesse da matéria em questão.
Se tiver dificuldade em fazer isto pode tentar uma pesquisa pela Internet que é mais básico.
Não esteja à espera que lhe dêem a papinha toda feita – pode esperar sentado – deixe de ser um parolo(a) mimado(a), piegas, e arregace as mangas.
Ok, então qual biblioteca e quais livros devo consultar ?
Quais pessoas falou para eu falar também ?
Na internet? Então quais links consultou ?
Não estou à espera que façam a papinha, mas que me dêem referências, porque todas as que li estão contra aquilo que disse, portanto se tem uma informação contrária, que a forneça, terei todo o gosto em consultar.
Que tal fazer o t.p.c.?
Já aqui anda o cromo!
Já aqui anda o incomodado que muda de Nick todos os dias.
O tuga comum que paga os mercedes do patrão ainda não tem dinheiro para comprar um EV decente passado estes anos todos!
O que é um tuga comum ?
O povo que trabalha e continua pobre.
Que são uma minoria, certo ?
https ://expresso.pt/sociedade/2023-11-27-Pobreza-aumentou-em-2022-e-abrange-17-da-populacao-178-milhoes-de-pessoas-vivem-com-menos-de-591-por-mes-fac23c13
Minoria?! não,a classe média tambem é pobre.
Classe média é pobre ? Então mas afinal quem define o que é pobre ?
O JL que vá gozar com o %€#…Hoje em dia quem trabalha a ganhar o ordenado mínimo ao qual corresponde a esmagadora maioria da população portuguesa apenas consegue, e mal, pagar contas. Quem ganha pouco mais que o ordenado mínimo até 1200€ =…acha mesmo que há dinheiro para aventuras de EV para o comum mortal. Eu quando leio sobre os carregamentos de EV até me saltam os olhos fora de órbita, chegar a um posto, não ter vaga, arriscar a que o posto não trabalhe, arriscar a que os cabos ou a tensão não seja compatível, pagar através de uma aplicação móvel sem saber afinal quanto ao certo é que vai pagar. EV ou carrega como um carro a combustão a saber ao exato quanto vai pagar como numa bomba e permite pagamentos em dinheiro ou com multibanco ou então não têm interesse. Não passam de um sonho para os remediados. Mas mais uma vez quantos mais alpha e beta testers melhor!
Se não sobra para ev, menos sobra para outro, eles ficam mais caros.
@freak, em relação aos pagamentos.
“No entanto, um novo cenário está a surgir com a implementação da ‘Alternative Fuels Infrastructure Regulation’ (AFIR) da União Europeia. Esta regulamentação estabelece a obrigação de os postos públicos de carregamento de veículos elétricos instalados após 13 de abril de 2024 integrarem leitores de cartões de pagamento, incluindo a opção de pagamento através de cartão bancário. Esta medida, deverá estar completa até 1 de janeiro de 2027”.
JL…JL…um Dacia Sandero novo fica 12k, estamos a falar de um segmento B bem espaçoso. Mostre aí um BEV com preço e características equivalentes! A mim não me consegue pôr as palas!
Lelo, são boas notícias e oxalá isso seja implementado cá o quanto antes!
O Dacia Spring tem mudanças automáticas, espaço semelhante e se deres o fogareiro antigo para abate fica-te ao mesmo preço…
Ficam mais caros no uso, tem combustível e oficina de borla ?
Pois não conseguem meter palas, já as tem
O Spring é equivalente a um Sandero…deixa-me rebolar a rir com mais uma tentativa de pôr as palas a quem não se verga perante o vosso sacrossanto altar de EV salvador da humanidade.
tinha eu dois anos
As anteriores tentativas do carro elétrico falharam por causa do peso, e esta quarta também não resolveu o problema do peso como ainda acrescentam tamanho, aerodinâmica e arrasto, tudo na forma de SUV…
Mas o artigo não fala em tentativas, onde inventou isso ?
Em termos de tamanho até são melhores, porque em todos eles existe mais espaço.
Tudo ? Desde quando são todos em forma de SUV ?
Numa viagem na A1 nunca vi tanta gente a viajar num carro elétrico a 100/120km/h, com o vidros abertos. Uma coisa percebi, é que um carro elétrico deixa qualquer acelera num condutor passivo, amante da paisagem e borradinho de calor!
Parados na berma será que dão para jogar tetris ou a apanhar pokémon’s?
Se querem modernizar, vou soletrar devagarinho: hi·dro·gé·ni·o
“eradegénio”
Eu digo o contrário, nunca vi tanta gente a viajar de combustão e andarem tão devagar e com vidros abertos.
Então o seu a combustão dá para fazer isso ? Jogar Tetris enquanto arrefece ?
Hidrogénio são eléctricos na mesma, só que custam 5x mais a abastecer.
Quando gasta no seu a hidrogénio?
JL, tens de entender que quando andas no carro elétrico, viajas no banco de trás com o realista.
Logo, não tens a melhor visão da estrada, vais entretido a jogar Pokémon naqueles visores todos.
Mas a verdade é essa, quem conduz o tesla em que viajas, sabe muito bem que não se pode esticar na velocidade, não pode ligar o AC e, por vezes, pede-te para desligares o gameboy.
Existe é mais gente que quando quer ultrapassar desliga o A/C para o carro ter mais potência… LOLOLOL (BTDT)
Só se for o GenZ empertigado aka realista!
Há muito tempo que o ar condicionado deixou de fazer diferença….
E nos açores… carros eletricos carregados com energia a partir de… FUEL… tãaaao bom!
Deixou de fazer diferença? Até parece que o compressor do A/C não vão buscar a energia ao motor interno… hahahaha
Então nos carros a gasolina 1.4 para baixo é que se nota, liga-se o A/C e as rotações aumentam para acompanhar o gasto, caso contrário o carro ia abaixo lolol aliás para usares o A/C precisas de ter o carro ligado caso contrário o compressor não funciona porque está ligado pela correia de distribuição. Deves pensar que quem tem carros elétricos nunca tive carros a combustão… xD
Se nos açores usam Fuel para produzir energia, melhor para mim porque é mais uma fonte de energia que o meu carro anda.
Aliás ele pode andar a gás, fuel, carvão, bio-massa, térmico, solar, hídrico, eólico… mas sobretudo o melhor é andar alimentado do ódio dos condutores de fogareiros! Hahahaha
🙂
Nos Açores é 56 % fuel, cerca de 36 % renovável, já os navios que transportam o seu combustível é 100% fuel, pensava que era ambientalista e se preocupava….
Ena, não arranjou argumento melhor ?
Não pode esticar porquê? Tem um relato meu feito nesta pagina onde me estiquei bem e até me alertaram que vou receber multas, tem de andar mais atento e inventar menos.
Veja lá se não se estica ao comprido.
Então porquê?
Não poder ligar o AC é um problema nos a combustão, que gastam imenso com ele ligado.
Gasta? prove isso? O meu gasta o mesmo… Já o do JL deve produzir eletricidade com ele ligado, que o seu tesla foi feito unicamente para si.
Aqui tem, pensava que lia o Pplware.
https://www.google.com/amp/s/pplware.sapo.pt/informacao/ligar-o-ar-condicionado-num-eletrico-tem-muito-impacto/amp/
Se o seu gasta o mesmo é porque anda com ele desligado. Tal como é costume os a combustão andarem, não é novidade nenhuma.
Antes parado na berma a jogar tetris num carro elétrico do que na berma com um carro a combustão de extintor na mão…
trololol
Sou da mesma opinião até porque se um carro elétrico pegar fogo evitam de ir ao extintor. Não o apagam
Tanto apagam que usam extintores classe D.
Andar de avião é mais seguro que andar de carro mas ao andar de carro tens um sentimento de segurança maior quando não o é…
Da mesma forma sabes que um carro elétrico é menos propenso a incêndios, mas como são eventos raros e passam mais vezes na televisão tens um sentimento que um carro a combustão é mais seguro, quando não o é…
O problema está na forma como recebes a informação, até porque não consegues apagar um incêndio de um carro com um extintor normal.
https://portocanal.sapo.pt/noticia/354881
…mas o lobi das petrolíferas conseguiram sempre abafar os carros elétricos…até hoje! Agora parece-me que não há mesmo volta a dar!
Sabe porquê que os carros eléctricos estão a ser promovidos? Porque dependem dos combustíveis fósseis, caso contrário não andam nem funcionam, é de todo o interesse das petrolíferas promoverem o carro eléctrico.
Eles não andam com combustíveis fósseis.
Então mostre lá uma petrolífera a promover o carro eléctrico ?
As petrolíferas promovem o carro a hidrogénio… que por coincidência tem um modelo de negócio idêntico ao petróleo.
Mesmo
A BP e a Shell têm interesses em postos de carregamento de VE. A agenda implica que todos, sem exceção, sigam o green new deal. É natural que até as petrolíferas promovam algo que lhes vai dar retorno, até porque, sejam os VE ou as eólicas, há algo a que não conseguem fugir. Lubrificação dos componentes. Para isso precisam de óleo. Os VE, além disso, precisam de pneus. As refinarias de petróleo não irão desaparecer tão depressa. Só na cabeça oca dos muito bem patrocinados das climáximo por esse mundo fora.
A agenda de quem ? Então mas afinal esses não deviam ser contra ? Já que está mobilidade é um unicórnio.
Não sou contra os elétricos. Acho que o mercado deve ser diversificado e não aquilo que o estão a tornar. Já o escrevi diversas vezes. Não temos, nem iremos ter, redes elétricas que suportem um mercado automóvel puramente elétrico. O objetivo é dizerem-nos mais tarde que lamentam o erro, mas não há energia elétrica para todos poderem deslocar-se nos seus veículos elétricos.
Entram milhões nas empresas que promovem o “Acordo Verde”, muitas delas estão a falir, e há quem diga que mesmo acontecerá com os veículos eléctricos.
Então a EDP andou a fechar centrais a carvão porque estávamos com excedente energético e não compensava ter essas centrais a funcionar e dizes-me que não temos capacidade para mais?
Achas que as empresas que produzem energia são estáticas e não aumentam ou diminuem a sua produção conforme as necessidades?
E é e vai ser diversificado, onde viu que não é assim que vai ser ?
Se não têm redes porque a promovem ?
Se não tiverem, criam, não entendi qual a dificuldade disso.
Não há ? Onde viu que não havia ?
O que é o acordo verde ?
Quem diz que vai acontecer o mesmo com eléctricos ? A Maya ?
Realista, prova-me que a produção de energia na Europa irá suprir a demanda caso o mercado automóvel seja todo elétrico?
https://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php?title=Electricity_production,_consumption_and_market_overview
Se reparares a produção elétrica na UE passou de 2132 TWh na EU em 1990 para um pico 2844TWh em 2008.
Em 18 anos aumentamos a produção em 712TWh e para colocar em perspetiva:
1TWh = 1 000 000 MWh = 1 000 000 000 kWh
Agora prova-me a mim que a rede não pode ser expandida ou reduzida para satisfazer necessidades…
O curioso é que quando se trata de eléctricos não chega, mas quando se trata de soluções que consumem até 10x mais, já chega.
@JL o problema é quando se mostra em gráfico a evolução da produção elétrica ao longo dos anos, os problemas com questões energéticas deixam de fazer sentido pois esquecem-se que a nossa procura pela eletricidade tem aumentado ao longo dos anos e produção responde em conformidade.
E felizmente as soluções energéticas renováveis em muito contribuíram para a independência dos países sem recursos.
Verdade, a malta esquece-se que a tecnologia também consome energia. Os carros são o que consomem menos em casa
Grande treta.
Bastam 1500 kms por mês para o carro consumir o equivalente a uma casa de uma familia de 4 pessoas com tudo a q tem direito.
Mais caricato que o exposto, é que com esse nível de quilometragem não consegue rentabilizar o investimento no carro elektro.
É só queimar dinheiro.
Uma família de 4 pessoas que consome 260 kWh mês não é uma família normal.
Além disso são poucos os que fazem esses KMS por mês.
Sim, é só enterrar dinheiro em veículos a combustão, tal é a sua prova, porque quando se trata de rentabilidade não fazem KMS, quando se trata de consumo, já fazem todos e mais alguns, decida-se.
1500km por mês para mim são 180kWh de consumo…
Seriam €30 a mais de eletricidade.
Mete gelo na queimadura que passa.
@JL, deixe de divagar.
Vc afirmou que o carro elektro era o item que consumia menos numa casa. Isso é mentira.
Concentre-se
Na minha é, e na sua ?
“Shell’s Bold Move Towards Electric Vehicle Infrastructure: Selling Gas Stations, Building Charging Stations”.
“EV charging, bp pulse promotes the very first public corridor for e-trucks in Germany”.
“Repsol promotes EV transition via mobility partnership in Spain”
Porque sabem que senão mudarem o foco, depois fecham.
Mais exemplos ou estes chegam?
A agenda de quem? É preciso mesmo responder?
Mas não estão a ser promovidos porque precisam de combustíveis fósseis, promovem porque não querem ficar para trás.
Os elétricos não prestam. Nem em 2024 têm uma eficiência interessante.
Então qual é a eficiência interessante ?
JL, foi a última vez que argumentei contigo. Se quiseres diálogo fala com a maya.
Então porquê ? Não tem argumentos ? Basta ver o que usou embaixo, “então a empurrar eléctricos pela goela abaixo”. Looooool
Discordo. Para trajetos citadinos e onde o carregamento pode ser feito com a produção de energia elétrica via painéis solares, são uma mais valia. De resto, estão a empurrar-nos os elétricos pela goela abaixo.
A partir de 2035 vai ser ver o custo da gasolina e do gasóleo a subirem desmesuradamente para dar a machadada final nos consumidores.
Nem é preciso chegar tanto longe, já o é hoje.
Mas depois vem a gasolina sintética, e como sempre vão dizer que vai ficar mais barata. Lol
“…cerca de um terço de todos os veículos nas estradas americanas. …”
Os lunáticos promotores da ME não aprenderam nada com a história.
Então porquê? Afinal nunca foram maioria.
O pessoal esquece de mencionar que a nível de desgaste de pneus os carros a pilhas são mais pesados e desgastam bastante mais pneu. Ora sendo o pneu feito de borracha e a borracha é poluente então não gera emissões de gases mas desgasta mais borracha. Além de que as baterias não são recicláveis. Mas cada 1 que compre o que entender com o seu dinheiro
Não existem cá carros a pilhas.
Então quanto durarem no seu ?
Não são ? Então mas a northvolt diz que são.
Então quer dizer que você não quer que os outros comprem o que querem, já que sugere com falsos argumentos.
O problema é que os liberais/maçonaria, neste caso concreto que aqui se discute escrevemos sobre os Portugueses adeptos dos carros a pilhas, não querem que exista liberdade de escolha, liberdade de oferta, concorrência, e alternativas, que permitam aos Portugueses escolher o que querem utilizar e pagar com o seu dinheiro, não, o que eles querem é impor a sua vontade, o seu meu modo de vida, e as suas escolhas aos outros, mesmo que as mesmas sejam infundadas e mentirosas.
Não querem que exista? Antes pelo contrário, são os adeptos da combustão que não querem que exista essa liberdade de escolha .
Já agora, não existem carros a pilhas à venda em Portugal, portanto nem os argumentos que usa são verdadeiros
Para mim gastar combustível e eletricidade também não e grave. é tudo questão de perspetiva. Eu apenas mencionei uma desvantagem dos carros elétricos não ofendi ninguém que tenha ou tencione ter. Cada 1 compra o que quer ou pode
Mas não é desvantagem, é uma vantagem.
Também não ofendi ninguém.
Exato, tal como sempre foi, a diferença é que antes não os podíamos comprar.
Sei muito bem que não existe carros a pilhas foi uma brincadeira irónica
Mas eles até existem, 2 em Portugal, não foram foi vendidos cá.
«…são os adeptos da combustão que não querem que exista essa liberdade de escolha…»
Precisamente, porquê que acha que é de todo o interesse das petrolíferas promoverem o carro eléctrico? Para que não exista liberdade de escolha, substituí-se os automóveis tradicionais pelos veículos eléctricos devido ao facto dos últimos dependerem dos combustíveis fósseis, caso contrário não andam nem funcionam.
«…não existem carros a pilhas…»
Pilha é sinónimo de bateria.
Porque não querem ficar a arder com o tamanho que têm, ou acompanham ou tornam-se em “nokias” e “Kodaks”.
Nunca uma pilha foi sinónimo de bateria, no máximo pode dizer que um conjunto de pilhas ligadas em serie ou em paralelo formam uma bateria, no entanto não falei em carros a bateria, falei em carros a pilhas, que são completamente diferentes além de partilharem alguns equipamentos, como motor e bateria.
Pilha de roupa é sinónimo de Bateria de Roupa?
TMYK…
Agora é que disseste tudo, Figueiredo.
+1 gastar pneu é muito grave. Qualquer meio de transporte que desgaste borracha deveria ser banido. É a unica forma de se reduzir a poluicao
O carro elétrico é menos poluente a libertar carbono para a atmosfera e é esse o poluente mais importante, descarbonizar a economia é o objetivo principal. Agora podem falar das baterias poluem dos pneus de tudo mas isso não e o objetivo principal infelizmente porque pneus com grande durabilidade não é o que indústria vai produzir no futuro apenas carros que descabornizem a economia.
Pior que os automóveis tradicionais são os peidos e arrotos das vacas, você já viu que há milhares de anos, há séculos, que a Humanidade corre o risco de morrer toda, de se extinguir e o Mundo acabar por causa dos peidos e arrotos das vacas? Não sei como é que o Ser-Humano sobreviveu até aos dias de hoje.
Um dia destes uma vaca dá um pu ou um arrotinho de satisfação e é o fim do mundo em cuecas.
Não tarda sai taxa carbonara. Vcs em vez de estarem caladinhos…Lá vai o bife da rabadilha para 100€ o kg, faço ideia o do lombo. fdx
Ui, então isso vai ficar mau para os a combustão.
Ámen
Adoro que no fim do dia os problemas que tiveram os primeiros carros elétricos para não vingar, são praticamente os mesmos passados 137 anos, é incrível.
Adora ?
Deixa de ser literal JL, é uma maneira de falar, uma expressão portuguesa.
É me ao litro se vinga ou não o elétrico, sabes perfeitamente a minha posição em relação aso carros a pilhas.
Nada contra os mesmos, no entanto na minha vida só serão viáveis quando os carregamentos forem máximo 5 minutos ou houver carregadores em todas as ruas em abundância.
Até lá nunca serei o publico alvo de um elétrico.
Mas os carros a pilhas já abastecem em 5 minutos, em situações ideais.
Não usam carregadores, só estações de abastecimento próprias.
Se não é, deixe que os outros sejam.
Quais são as situações ideais? Diz-me um carro elétrico que consiga carregar completamente em 5 minutos, sem ser um protótipo (e mesmo assim, nem tenho a certeza se existem protótipos que consigam tal feito).
Mas, onde é que, no meu comentário original ou em qualquer outro sobre carros elétricos, eu alguma vez sugeri que os outros não os devessem comprar ou usar?
Eu, pessoalmente, não estou preocupado com a tecnologia do veículo, seja ele elétrico ou de combustão interna. O que realmente importa para mim é que o veículo satisfaça os meus propósitos e objetivos. E o que tenho dito é que, neste momento, um carro elétrico é, para mim, um enorme “não”, porque não atende às minhas necessidades básicas, nomeadamente a capacidade de “abastecer” em menos de 5 minutos (visto que não tenho onde carregar o veículo) e o preço elevado.
Se daqui a 10 anos a tecnologia avançar de modo a que um carro elétrico faça sentido para mim, terei todo o gosto em comprar um.
E antes que comeces a ficar indignado com o meu comentário, deves saber que a maior parte das pessoas pensa como eu. Deveria ser o mercado a ditar as regras, e não os políticos. Nunca te esqueças: se algo for realmente bom, não precisas de convencer ninguém, porque as pessoas irão usá-lo naturalmente. Isso aplica-se tanto aos carros elétricos como a qualquer outra coisa. Se os carros elétricos fossem assim tão bons, as vendas já teriam disparado, e ao fim de 10 anos já deveríamos ter uma quota de mercado superior a 50%. No entanto, neste momento, em Portugal, estamos apenas nos 3%. Mas, na tua perspetiva, são os 97% das pessoas que estão erradas, não é?
Não ter tido nenhum a abastecer antes durante um período de 15 a 20 minutos, temperatura ambiente abaixo de 10 graus e o carro ter os tanques a uma temperatura baixa, ou seja, não pode ter rodado muito antes.
Como sabe que pensam como você ? Onde está essa estatística?
Tanto que tinham disparado que dispararam, e as pessoas não vão a correr trocar de carros que ainda estão em vida útil.
@JL
Num cenário ideal se a minha avó tivesse rodas até poderia ter sido um trator. Bem, mas indo de encontro ao que disseste, primeiro não entendi metade do que disseste, e do que entendi sabes perfeitamente que esses cenários no dia a dia não existem. A vida real não é testes em laboratório e cenários controlados.
Posto isto, não sou eu que o digo, são as estatísticas. (podes fazer uma rápida pesquisa no Google do número de veículos elétricos na globalidade em Portugal e verás que não passa os 3%).
“..e as pessoas não vão a correr trocar de carros que ainda estão em vida útil.”
-> Acreditas mesmo no que dizes ou é só porque fica bem na tua retorica? Em Portugal, mais ano, menos ano, a média de anos que o comum cidadão troca de veículo é de 10 anos. Os carros elétricos já andam por cá a 10 anos (de forma mainstream, antes disso havia, mas era residual). E do que vejo os números globais não passam dos 3%, portanto o que me está a falhar? É as pessoas que não trocam de carro, ou que quando trocam optam por um carro a combustão em prol dos carros elétricos?
No caso dos veiculos a pilhas então meta zeros a seguir à virgula, em Portugal só existem 2.
Errado, a idade média do veiculo em Portugal são 13.6 anos, logo essa é a média com que trocam, o mercado de eléctricos só começou a crescer de 2019 para cá, até lá era residual.
Não, há 10 anos tinha 3 modelos de veiculos, todos eles caros e com pouca autonomia, o único que havia com autonomia custava perto de 100 mil euros.
As pessoas compram carros elétricos conforme a sua disponibilidade financeira e condições para os ter, conforme os preços forem baixando e as condições evoluírem, as vendas vão aumentar, que é o que se tem visto.
5 minutos é muito tempo… o meu demora 10 segundos.
– 5 segundos para ligar a ficha quando chego de noite
– 5 segundos para tirar a ficha quando saio de manhã.
😉
Ainda bem que todos temos uma garagem com ficha não é seu Pokémon raro
Nem todos têm, mas a maior parte tem.
Lole 😛
A maioria das habitações em Portugal (ilhas incluídas) possui pelo menos um lugar de garagem…
Agora uma tomada é aquela peça de tecnologia que é mesmo impossível de atingir para muita gente.
O meu demora muito menos que isso… olha tenho 50 km de autonomia… Diz a mulher, vamos jantar a qq lado? 2 minutos e tenho 1500
Então faça um vídeo a provar que leva apenas 2 minutos, desde o desvio que tem se fazer para ir abastecer, até voltar ao ponto inicial.
Adoro aqueles cenários em que se mora no meio do nada e para ter carro elétrico é preciso ter sempre o carro com bateria para 500km para o caso de ter uma emergência a meio da noite, mas curiosamente as bombas de gasolina estão sempre ao lado de casa, não encerram durante a noite e não se perde tempo a deslocar-se para uma e nem sequer estão movimentadas…
Ou então as torneira em casa devem dizer rotuladas da seguinte maneira:
– Água Fria
– Água Quente
– 95 sem chumbo
– Gasóleo
xD
@JL tenho o privilégio de ter um posto de combustivel a 150 metros de casa há mais de 20 anos… e imagine… nunca pegou fogo.
Eu tenho 5 pontos de carga em minha casa, como foi herdada do meu pai e ela já tem mais de 50 anos, pelo menos esse tempo tem, e também nunca ardeu.
E mais importante, está aberta a meio da noite?
Sim, está sempre aberta, e até para os amigos lá “abastecerem” quando vêm de longe.
“Abastecer só me demora 3 minutos”
https://preview.redd.it/dia-de-descontos-v0-umbd2nbh3wtd1.jpeg?width=1080&crop=smart&auto=webp&s=6d0d24d2fbea10255a5acac8180577acc54f4bb1
Eu adoro como os problemas estão a ser reduzidos, num tão curto espaço de tempo.
Aliás se recuar 10 anos tinha carros com no máximo 180km de autonomia, duas horas de carregamento dos 0 aos 80% e a custarem a €50.000 enquanto que hoje já tem carros a €17.000 com autonomias de 300km e carregamentos em 30 minutos…
E a CATL já anda anunciar que estava em fase de testes a baterias com quase o dobro das densidades por kg das atuais (520wh/kg vs 260wh/kg)
Enquanto isso no Japão – em agosto – uma universidade anunciou o quadruplo das densidades por kg (820wh/kg).
A constante inovação no campo dos veículos elétricos é simplesmente avassaladora, tanto é que a Tesla esta semana lançou o M3 com maior autonomia de sempre…
Ja existe? Então esquece.
O q tem acontecido é mais kWh=maior volume e peso.
Ou o contrário, mais kWh menos peso.
A da CATL sim, existe e testaram em aviões. 🙂
O que tem acontecido é mais kWh pelo mesmo volume e peso…
O melhor dos carros elétricos ainda é as viagens longas. Tenho 1 colega meu que veio nas férias de agosto em 1 Tesla 3 e os pais em 1 c220 . Os pais pararam 3 vezes para atestar e aproveitaram numa dessas vezes para comer algo já ele teve de parar 7 vezes para carregar as baterias e como parava cerca de 1h cada vez nunca carregava totalmente quando chegou aqui em Portugal a casa já todos dormiram há horas
Portanto já inventou, um carregamento não demora 1hora, nem perto disso.
Eu pensei que ele quando tinha chegado a Portugal tinha ganho 7kg por ter jantado 7 vezes.
Não demoras 1 hora em cada paragem, mas sim entre 14 a 20 minutos.
Para além disso fazer uma viagem de 2000 km em 20 horas em vez de 18 horas é um problema desgraçado. Olha o cansaço dessas duas horas a conduzir com tempo de descanso! Que perigo!
“Não demoras 1 hora em cada paragem, mas sim entre 14 a 20 minutos.”
Que lírico
Só para o desvio vao-se embora os 14 minutos looolooolool e depois e preciso q haja postos livres e a comunicar
Então e os a combustão não fazem desvios de 14 minutos ?
Nop
Não, há bombas em todo o lado ? Curioso, porque na autoestrada elas ficam nos mesmos locais.
Da minha morada até há bomba mais próxima são 12 kms, port nacional, portanto são 24 KMS de desvio que leva bem mais de 14 minutos.
Mesmo que fosse 40 minutos em 5 atesta se carro a combustão. No entanto andando em distâncias mais curtas que dê para carregar de noite será certamente compensatório mas em longas viagens ainda é inviável
Em longas viagens não fazes paragens?
Se não fazes é porque não são muito longas.
O que são longas viagens? Como defines isso?
Eu se estiver sozinho sem mulher ou criançadas sou capaz de estar a vontade 4 / 5 horas ao volante sem me cansar ou ter que parar .
Pode ? E quantas faz por ano ?
As viagens definem-se por km e não por tempo.
Ainda hoje demorei 1 hora para fazer 20km no Porto….
Andei 10 anos na Bélgica fazia 4 vezes por ano a viajem e parava 3x
Fiz o planeamento no carro de Lisboa até Bruxelas, são 10 paragens de com uma média de 30.8 minutos por cada 1, logo são 5 horas de carga.
O outro com um Polestar de última geração, carro com capacidade de carregamento mais rápido, com curva de carregamento que encosta os teslas a um canto, com bateria maior, com carregadores de 320 que a Tesla não tem, carregou 6x’s para fazer metade desses kms.
Mas como sempre o @JL é o mais melhor bom de todos looolooolool
Podes tirar o pobre de Portugal mas não tiras Portugal do pobre…
Uma viagem de avião de Bruxelas a Lisboa demora 2 horas, se juntares 3 horas com duas de espera e “1 hora só porque sim para embirrar” tens uma viagem que de demora 5 horas.
Fazer 2000km come-te um dia de férias…
Para além disso no ABRP mostra de Bruxelas a Lisboa 7 paragens com a maioria delas a ser entre os 14 a 20 minutos. Tecnicamente seriam mais duas horas e meia a conduzir e se conduzisse sem parar demoraria 18 horas.
Então daqui até Alemanha é metade do caminho para a Bélgica que fica ao lado da Alemanha ? Não entendi.
Sim, e esses também gastam mais, logo mesmo que carreguem mais depressa, também usam mais. Ele explica isso muitas vezes, pena não o tenha ouvido.
Mas agora a sério, Bélgica fica mais perto que Alemanha….
Ele conduz um VW de 1940… os mapas do GPS ainda mostram a Bélgica como sendo a Alemanha.
lolol
Quem é que falou em Alemanha? Grandes toinos.
Foi Porto-Algarve-Porto ≈ 1080 kms.
E o mais giro é que gastou em electricidade o dobro do valor do que gastaria com um carro a gasoleo e , como se não bastasse, demorou mais 4 horas a comparar com um combustão.
Já andamos nisto há anos. Todos os anos a mesma “cumbersa” mais evolução elektra, mais
velocidade elektra, mais PCURS, mas no fim é sp a mesma constatação:- Elektros não saem da cepa torta. Elektros sp a levar na corneta.
Mas ele falou foi numa viagem da Bélgica para Alemanha, e não de ida e volta.
Se gastou é porque não sabe meter combustível ou carregar nos mais baratos.
Então antes demora menos 4 horas ?
Isso não faz sentido, porque uma viagem se 1000 KMS num eléctrico não demora mais de 1.5 horas.
Eles saem, daí você estar tão preocupado.
Aliás, da Bélgica para Portugal.
Vc baralha tudo homem.
Agora veja lá se BXL-LIS não são sensivelmente o dobro dos kms OPO-LOULÉ-OPO.
Agora leia novamente:
https://pplware.sapo.pt/motores/o-primeiro-carro-eletrico-comecou-a-circular-ha-136-anos/comment-page-1/#comment-3541945
Vc como é especial de corria faz o dobro dos kms com metade dos carregamentos, capisce? 😛
Você é que confunde tudo, ninguém aqui falou em Polestar, só você.
E não o Polestar não tem a curva mais rápida, além de consumir mais, logo perde em todos os aspetos.
Já agora, um LR faz uma carga pelo caminho do Porto a Faro, outra no destino e outra pelo caminho, portanto são 3 cargas para 1050 kms.
O último LR que vi a fazer isso. Parou para carregar em Matosinhos PowerDot, Fátima, em Alcácer e em Loulé (isto para baixo) Portanto 4x+s para 540 kms.
Miséria de tempo desperdiçado.
Para cima carregou mais 2 ou 3 x’s demorou mais tempo, bastante mais que o Polestar.
Aguente-se que é de amigo.
Então viu mal, era em SR.
Aguente-se compare o comparável.
Mas viu o carro a para 4x como?
Não ia a 200km/h?
Tem razão, o LR não parou em Alcácer (estava com medo q houvesse fila e deu mais carga no carregamento anterior em Fatima onde chegou ainda de madrugada e apanhou um slot livre, aproveitou para ficar mais lá mais tempo a ocupar o posto, de tal forma q qd saiu de lá já estavam 9 a 11 teslas na seca)
@Realista 200? Nem pensar. O máximo admitido eram 130 e os últimos 154 kms até Loulé já pouco passou dos 110 para poupar bateria a ver se lá chegava.
Isso foi apenas um sonho seu, como aliás são a maioria dos posts que mete por aqui.
Já se esqueceu?
3 carregamentos Matosinhos – Loulé.
Aqui não há sonhos, só há realidades.:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbdSGC1alBz3b0mz4A
Tristes realidades.
Então agora já foram 3 ?
Também tem muitos com 1, porque vai sempre buscar o pior ? Dos inexperientes ?
Sim, a triste realidade da desinformação, aliás tem aqui boas provas disso.
Obrigado por contribuir mais uma vez para o sucesso do artigo.
Eu pergunto-me como é que viste…
@JL o amigo do LR é inexperiente? Com 2 anos com o carro e mais de 50000 kms?
Qd é que considera que uma pessoa é suficientemente experiente para guiar um carro elektro? looolooolooool
@Realista, vi aqui:
https://youtu.be/KpiI7j4h1Nk?si=sQBIc5vruPQzRZjb
Sim, agora já deve ser experiente, nessa altura não era.
Então afinal inventou, senão sabia o tempo. E também não são 40 minutos.
também pagas 3 ou 4 vezes mais. Um carro elétrico hoje em dia não esta Feito para longas viagens mas em Portugal num país tão pequeno não vejo Qual é o drama. Tal como o drama de carregar um carro em 10 ou 20 minutos.
Aí está Pedro o ponto que estava a referir para longas viagens leva bastante mais tempo. Em Portugal é até em muitos países no dia a dia não disse pelo preço total na compra não duvido que seja viável. Mas por exemplo quem tiver 1 Dacia spring ou 1 Renault twizy e quiser ir mas férias para o Alentejo ou Algarve se for do norte ou do Minho a menos que tenha outro carro é outro problema. No entanto nunca disse a ninguém que não compre elétrico nem sou pago pelos fabricantes de carros a combustão. Sempre digo as pessoas que sendo o dinheiro delas que comprem o que gostem e entendam servir seus propósitos.
Ir num Renault Twizy do Porto para o Algarve era um problema mesmo que tivesse um motor a combustão…
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/63/Eng_Renault_Twizy_ZE.jpg
Aliás o carro nem pode andar pelas AE por ser um quadriciclo.
JL não inventei ele disse que parou 7x e que parava entre 45 a 60 minutos não lhe fui perguntar ao pormenor. Da próxima vez peço para cronometrar queres
Exato, então sempre comprova que inventou, já que não falou com ele.
Não é preciso cronometrar, fica tudo registado no carro.
Ou eu não falo português ou não entendes algo errado não está certo. Não disse que não falei com ele disse que ele me disse e eu não tive sequer a mínima curiosidade em perguntar quanto tempo leva a Tesla a carregar até pork até onde sei tem variantes dependendo de onde carrega mas não estou certo. Agora queres reconhecer oa desvantagem que te falo é contigo. Eu reconheço que são mais económicos que a combustão não me custa reconhecer mas a questão da poluição tem prós e contras. Ainda ninguém me disse como se recicla as baterias. Aos onde sei no final da validade vai para um sítio qualquer poluir o ambiente.
Toda a gente já disse que recicla baterias, se não ouve ou lê, é um problema de informação.
Quem faz uma viagem dessas num Tesla vai usar os carregadores da Tesla, e esses já se sabe a media de velocidade deles numa viagem, se me disser de onde vieram e para onde foram deixo aqui uma rota criada pelo carro, que não muda muito o tempo na realidade, na verdade até falha por defeito, na ultima viagem que fiz, na vinda do Algarve, parti com cerca de 75% do Algarve, o carro dizia que tinha de carregar 20 minutos para chegar a casa, na verdade só carreguei 16.
Tu não vais aceitar o facto de que em grandes viagens os elétricos não são tão viáveis a nível de tempo devido ao limite da carga da bateria e a maior verdade do mundo não vai mudar isso por isso acredita no que quiseres. Se fica registado na carro o carro é dele eu nem no meu vejo registos
Eu aceito que em longas viagens não têm a mesma performance que os a combustão, nem nunca vão ter, a questão é, será que para o utilizador norma, um, 2 ou 3 viagens num ano onde demoram mais meia ou 1 hora , isso é importante ? Já que no resto do ano eles ganham muito mais tempo porque não terem se abastecer ? Tendo em conta que carregam enquanto não estão a usar o carro, daí eu dizer que gasto 10 a 20x menos tempo com um eléctrico em carregamentos que naquele que tinha a combustão durante um ano.
Duvido que em 1 viagem de 2000 km só demore mais 1h no entanto como já disse em 1 comentário aqui acredito que no dia a dia seja compensatório. Assim como também já disse que cada 1 deve comprar o que gostar e atender suas necessidades. Não estou a tentar desincentivar ninguém a comprar elétricos. A meu ver existe vantagens e desvantagens como tudo na vida então é questão de gosto e em certos casos possibilidades já que o preço dos elétricos europeus pelo menos ainda é um pouco salgado
Tem a resposta ai em cima, não é 1hora, são 5, já fiz muitas viagens pela Europa e as mesmas tornam-se menos cansativas. Se é uma desvantagem perder 5 horas em vez de 2 ou 3 numa viagem dessas, é consigo, não acho que uma viagem de 2150 kms, 2 horas a mais seja uma grande diferença.
No entanto faço no máximo 1 vez por ano essa viagem e dentro de Portugal faço muitas, só nos ultimos 15 dias fiz desde a zona Oeste até ao Algarve 2 vezes, nas 2 viagens gastei apenas 16 minutos e 18 minutos, ambas na vinda, porque sai de casa com 98% e cheguei lá com 22 %, mas devido ás voltas que dei, sai de lá com 75% e tive de carregar pelo caminho.
Portanto perder 34 minutos em 1400 kms, não me parece muito, mas cada um sabe de si.
Grande tretas.
Os outros foram num TDI de Marrocos a Londres num só dia, enquanto o fala para as paredes para percorrer uma distância semelhante desde o centro da Europa até Gaia demorou três dias e teve que pagar 3 noites em hotel a 200€ cada=600€ só
para dormir incha !!!! looolooolool
Para quem poupa mais de €2000 por ano até podia ter ficado 10 dias a dormir que ainda tinha lucro…
trololololol
De Marrocos a Londres são quantos KMS?
Pagou porque quis, era continuar a andar, tal como fizeram os gajos de Marrocos a Londres.
1 noite num hotel custa 200 euros ? Anda a pagar bem, onde inventou esses valores ?
Custa se for sozinho. Se for com a família é capaz de ficar em 800!
Sozinho custa menos num eléctrico, pode dormir enquanto carrega.
Boa noite, raramente escrevo comentários, mas vou fazê-lo, como um alerta.
Recentemente adquiri um Tesla Model 3. Ouvi alguns amigos que me aconselharam esse automóvel. Após a compra a minha vida mudou. Comecei a planear tudo, face à carga da bateria, perdi oportunidades porque a autonomia não deixava viajar a distância que queria, tempos perdidos a carregar e além disso vários problemas. Tive um problema na suspensão (barulhos) e ainda problemas nos pneus (desgaste rápido). Além disso fui aconselhada a andar a pouca velocidade na autoestrada, chegando sempre atrasada ao trabalho… Arrependida consegui livrar-me deste problema, tendo conseguido trocar o Tesla por um automóvel a combustão. Experiencia a nunca mais ter e espero que este testemunho ajude outros a não ficarem arrependidos…
Estou a planear comprar outro carro elétrico. Quer-me vender o seu?
Compra compra… daqui a uns anos temos um desastre ambiental com carros abandonados aí pelas terras e garagens e as baterias a verterem… mas está tudo bem.
Nunca se viu foram carros a combustão abandonados… isso é que é inédito.
Então porquê senhor ambientalista ?
@Realista
Ela disse claramente no seu comentário que já o trocou. Não sabes ler? Ou gostas mesmo de ser indelicado?
Ela ou ele ?
Se colocar questões é ser indelicado… estamos conversados 😀
Consegue dizer qual é a versão de software do seu carro ?
Já agora qual é o modelo ?
Aprende a ler… está lá escrito.
Está escrito onde ? Mostre lá ?
Qual era o consumo e autonomia que tinha ?
Bom dia Madalena, sou outro proprietário de um veículo elétrico, neste caso um Renault Zoe. Tinha uma autonomia ridícula, e tal como descrito, vivia a minha vida dependente disso. Também voltei a ter um veículo normal (combustão) e pretendo manter-me assim.
Tu e +50% dos proprietários de carros elektros que tb querem voltar à combustão.
O meu vizinho gastou a guita toda num Y e agora comprou um skoda velho com jantes de ferro já desgastadas do andamento. Com aquelas características deve ter sido importado usado.
Mantém o Tesla mas é mais um q já deve ter percebido q para distâncias maiores é melhor contar com o velho e fiável carro a combustão.
Então mostre lá essa estatística ?
Se vc sabe que é verdade pq é está a questionar?
Olhe hoje é exemplo mais uma condicionantes do carro elektro.
400.000 pessoas estão sem acesso à electricidade. Portanto se é verdade que existem 1,85% de carros elektros, significa que 7 400 portugueses estão a andar a pé debaixo de chuva q é para aprenderem.
Também hoje, a Florida mandou evacuar com urgência cerca de 1 milhão de pessoas por causa do furacão Milton. A fila da evasão já é enorme. Não se vê um elektro. Quem tinha só elektro leva com o furacão porque não consegue sair dali.
Se é verdade onde está a estatistica ?
Na sua cabeça ?
Mas foi só hoje ? Tempestade ?
Então mas está a falar dos eléctricos de Lisboa ? Mas em Lisboa falhou a luz nas cantenarias?
Não se vê? Então ? Conseguiu verificar todos ?.
Enfim…
Que eu saiba os eléctricos são mais pesados, portanto menos afetados pelos furações. Loooool
Sem electricidade não vão longe. O Biden já avisou que é uma questão de vida ou de morte. A governadora da Flórida idem.
Continue a brincar com coisas sérias e depois diga que é mau.
Então gastaram a electricidade do carro nas casas ? Ena, afinal já todos têm V2H.
Você é que está a brincar com coisas sérias.
400.000 estão sem acesso à eletricidade mas se for preciso podem ir a uma bomba de gasolina… porque as bombas possuem hamsters naquelas rodinhas a gerar eletricidade para fazerem funcionar o software de faturação e bombas para a trasfega do combustível.
Olá João.
As primeiras versões do ZOE ZE tinham uma bateria de 22kWh, semelhante à que tenho no meu carro, mas com um motor com mais potência. Mas mesmo assim faço cerca de 19 a 20.000km por ano com ele… hehe
Se calhar o problema foi ter adquirido as primeiras versões , porque as seguintes já possuíam baterias maiores de 42 e 55kWh.
Para além disso, estou comprador de mais um veículo elétrico para substituir um a combustão… tens a venda esse ZOE?
Então que Zoe era ? Como se mete o drive no zoe ?
Mas é ou foi proprietário ? Ou será que apanhou boleia da Madalena ?
Engraçado ver os apóstolos da eletricidade a não perceberem o que realmente se passa no mercado.
Engraçado ver os apóstolos da combustão a não perceberem o que realmente se passa no mercado.