PplWare Mobile

Para que serve afinal o conta rotações no seu carro?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Arménio says:

    Há que ter em consideração que os motores diesel funcionam com rotações mais baixas que os motores a gasolina, a red line é mais abaixo.

    Depois há os motores elétricos que é sempre a esgaçar, a motorização superior.

  2. MLopes says:

    “Quando o motor está a fazer muitas rotações, é sinal que está na hora de subir uma mudança” – muito discutível e muito mais complexo do que isto.
    depende do momento já que posso ter todo o interesse em levar o carro a rotações bastante elevadas e mantê-lo por aí, de onde o binário máximo se revela e também a potência máxima (embora esta não tenha grande relevância porque é um subcálculo que depende sempre do binário).
    de recordar que a gestão das rotações é completamente diferente num carro a gasolina, com binário e potência máximos em rotações mais altas, e num carro a diesel com um binário máximo a rotações muito mais baixas

  3. Luis Figueira says:

    Expliquem lá a vossa afirmação: “Ajuda o condutor a não ultrapassar o limite de rotações do motor”, como se ultrapassa o limite??

    • Yamahia says:

      Qd chegar ao limite, normalmente corta!
      No entanto, se os sensores estiverem avariados, a centralina pode não detetar esse limite, o que pode causar danos sérios no motor.
      Os motores antigos com carburador não tinham qualquer corte eletrónico, por isso o conta-rotações era (e continua a ser) uma ferramenta de extrema utilidade.
      Ainda assim, como em quase todos os parâmetros, nada substitui o ‘ouvir’ e ‘sentir’ o carro. Isso só se ganha com experiência, e é por isso que o conta-rotações é tão importante durante a fase de aprendizagem ou até mesmo quando estamos a conduzir um novo modelo pela primeira vez.

      • Realista says:

        E sem esquecer que nos motores com carburador tinha que se puxar o manipulo do ar, quando se liga o carro para ele não ir abaixo…

        Felizmente a eletrónica veio dar uma ajuda valente ao automóvel.

      • Luis Figueira says:

        A questão é que não há bem um limite, ams por segurança, seja de forma mecanica ou eletronica os motores não permitem passar a rotação que o fabricante considera segura para evitar problemas. Mas o artigo dá a entender que é preciso ter cuidado para não passar o limite…

        • Yamahia says:

          Como já foi dito, os sensores ou mecanismos de corte podem falhar.

          • Rui Santos says:

            O corte nunca falha porque é a própria Centralia que faz o corte através do sensor de rotação do motor. Se esse sensor falhar a centralina entra em safe mode e o carro não passa das 2500 rpm no máximo. Assim não será nunca o condutor a regular a rotação do motor em caso de falha do sensor de rpm mas sempre a centralina. O conta rotações serve para muita coisa mas para controlar as rpms em caso de avaria do sensor não é de certeza.

    • Pedro Pinto says:

      “limite” por cada mudança.

  4. NunesNunes says:

    Um pormenor. Nem todos os ponteiros apontam para um valor em milhares. Também existe centenas.

  5. 2 dedos de testa says:

    Conta rotações? então não é um relógio?

    Ahahah, é que andam por aí muito boa gente que não sabe nem quer saber é tenho pena dos pobres carros.

    É por outro lado alguns pistoleiros de estrada confundem conta rotações com conta quilómetros…

    Fixe era saberem para que serve aquela manete que está normalmente do lado esquerdo do volante e põe umas luzes a piscar, acho q vai passar a ser extra em determinadas marcas de carro alemãs

  6. cAPEX says:

    É sempre na redline!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.