O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário
Embora o hidrogénio enfrente críticas consideráveis devido aos desafios para a sua integração em aplicações comerciais, a tecnologia de metal-hidrogénio desenvolvida pela EnerVenue está a contrariar este ceticismo. A empresa está a demonstrar que o hidrogénio pode desempenhar um papel essencial no armazenamento de energia sustentável.
O que torna estas baterias tão especiais?
As baterias da EnerVenue, conhecidas como Energy Storage Vessels (ESVs), possuem características que as colocam na frente do armazenamento energético. As suas principais vantagens incluem:
- Durabilidade: com uma vida útil superior a 30.000 ciclos, permitem até três ciclos de carga e descarga por dia, sem necessidade de pausas.
- Elevada segurança: eliminam o risco de sobreaquecimento e de propagação térmica - o que descarta a necessidade de sistemas de proteção contra incêndios caros, comuns em baterias de iões de lítio.
- Sustentabilidade: são significativamente mais recicláveis do que as baterias de lítio.
A multinacional RWE está a testar as baterias da EnerVenue no seu centro de inovação em Milwaukee, nos Estados Unidos. Este projeto piloto visa validar aspetos como a flexibilidade nos ciclos de carga e descarga, o desempenho sob diferentes condições de temperatura, e a eficiência geral das baterias.
O armazenamento de energia em escala de rede que seja seguro, flexível e duradouro é fundamental para atender à crescente procura por energia limpa.
Afirma Andrea Hu-Bianco, vice-presidente sénior de Engenharia na RWE Clean Energy.
Além disso, Majid Keshavarz, diretor técnico da EnerVenue, salienta que as baterias de metal-hidrogénio foram concebidas para enfrentar os desafios mais exigentes na área da energia limpa.
Apesar das críticas frequentes ao hidrogénio como vetor energético, a EnerVenue continua a apostar na sua tecnologia e planeia mostrar que pode oferecer uma alternativa promissora face às limitações das baterias atuais.
A questão que se coloca agora é: será esta inovação suficiente para redefinir o papel do hidrogénio no futuro energético global?
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Tanto quanto sei… actualmente, o problema principal do hidrogénio não é perceber se as baterias de hidrogénio são úteis, melhores ou fáceis de usar… é sim o quanto custa produzir hidrogénio – que é bem mais caro que as outras fontes energéticas.
Pode ser apenas uma questão de rendimento/eficiência desse processo, mas, por enquanto, ainda não está ultrapassado.
nem mais, e quanto custo quando comparada com a next best alternative, mesmo considerando que estamos à procura de uma solução zero CO2, a verdade é que as alternativas são mais baratas e estão disponíveis ao dia de hoje.
Se queremos ter impacto e controlar o aquecimento global, com ações com impacto agora, o hidrogénio pura e simplesmente não é uma solução viável…. poderá ser daqui a uma década, mas precisamos de soluções hoje.
Diria que o problema será mais logístico.
Se o armazenamento e distribuição forem resolvidos, os custos de produção descem, por utilização de métodos alternativos económicamente mais viáveis.
Há muito que isso foi resolvido, é produzir no local no consumo, mas isso não baixou os custos, só aumentou.
A própria produção já é uma aberração: por cada unidade de energia aplicada na produção o hidrogénio só devolve, teoricamente, 30%. Na prática, com o arrefecimento, compressão e transporte, as perdas são muito maiores, acabando à volta dos 33% de rendimento. É como um negócio em que por cada 100 euros que lá meter só vou buscar 30.
É um pouco mais baixo, cerca de 20 a 22% se for usado para veículos.
Que é uma perda de tempo e sobretudo recursos financeiros já se sabe há muito tempo, é uma boa maneira de cativar financiamento, sobretudo quando usam as premissas habituais onde tentam passar a informação que são vantagens e na verdade são as suas piores desvantagens.
A bateria da EnerVenue é uma bateria, não uma forma de usar hidrogênio, da mesma forma que a bateria de lítio só usa lítio no fabrico…
É nickel-hydrogen. tem as suas vantagens, mas nada a ver com o tema hidrogenio como se tem debatido.
O futuro dos automóveis é o Mr. Fusion.
Continuo a dizer, tenham calma o futuro é o hidrogénio tudo o resto são dores de crescimento !
Mas tem futuro porquê ? se os problemas que apontam para estes só agravam nos a hidrogénio.
Carros 100% elétricos são brinquedinhos. Sem infraestrutura de suporte e tempo do usuário pra carregar as baterias, servem para pouca coisa.
Na sexta fui ao Mcdonalds com o meu filho e na meia hora que demorei a comer enchi o depósito do “brinquedinho”…
Já os carros a combustão se também não tiverem infraestruturas de suporte, devem servir para muita coisa…
A gasolina é comercializada em todo o mundo. Lol
Carros eléctricos a hidrogénio, tal como todos são, ainda mais brinquedos são, já que as suas potências são ridículas.
E para hidrogénio tem onde ?
Sempre é menor que abastecer de hidrogénio quando criam fila.
Esses não servem para nada, nem sequer os vendem cá.
Relaxe, jovem padawan.
E fique atento a validade das pilhas comuns do seu elétrico.
E qual a validade das pilhas dos a hidrogénio? É que são esses que usam pilhas, e depois tem a validade dos tanques de hidrogénio, é ver qual a validade deles! Comece nos 5 anos, por aí fora.
“O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário”
Estão a confundir alhos com bugalhos… Isto é uma bateria eléctrica fechada que é carregada por energia eléctrica! Isto nada tem a ver com a ideia de andar a produzir hidrogénio para ser transportado para outros locais e fornecido a veículos, etc… São aplicações muitos distintas.
Na base dessa questão está o que está citado no texto, isto é: a crítica frequente ao hidrogénio como vetor energético.
Essa ideia nem faz sentido, porque transportar hidrogénio é algo complexo e caro, o hidrogénio deve ser produzido no local do consumo.
Nisso eu concordo.
O futuro é incerto. Não existe maneira de o prever. Será o hidrogénio, será as baterias solidas ou será algo totalmente fora da caixa. Recentemente criaram uma pilha de diamantes e carbono-14 que dura 50 anos e uma das suas futuras aplicações será os smartphones mas e se forem aplicadas aos VEs no futuro iria ser overkill.
Vida longa ao hidrogênio!
Porque não compra 1 ? Assim ajuda a manter a sua vida.