PplWare Mobile

O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Fernando says:

    Tanto quanto sei… actualmente, o problema principal do hidrogénio não é perceber se as baterias de hidrogénio são úteis, melhores ou fáceis de usar… é sim o quanto custa produzir hidrogénio – que é bem mais caro que as outras fontes energéticas.
    Pode ser apenas uma questão de rendimento/eficiência desse processo, mas, por enquanto, ainda não está ultrapassado.

    • Blaketrooper says:

      nem mais, e quanto custo quando comparada com a next best alternative, mesmo considerando que estamos à procura de uma solução zero CO2, a verdade é que as alternativas são mais baratas e estão disponíveis ao dia de hoje.

      Se queremos ter impacto e controlar o aquecimento global, com ações com impacto agora, o hidrogénio pura e simplesmente não é uma solução viável…. poderá ser daqui a uma década, mas precisamos de soluções hoje.

    • Atento says:

      Diria que o problema será mais logístico.
      Se o armazenamento e distribuição forem resolvidos, os custos de produção descem, por utilização de métodos alternativos económicamente mais viáveis.

      • JL says:

        Há muito que isso foi resolvido, é produzir no local no consumo, mas isso não baixou os custos, só aumentou.

      • Grunho says:

        A própria produção já é uma aberração: por cada unidade de energia aplicada na produção o hidrogénio só devolve, teoricamente, 30%. Na prática, com o arrefecimento, compressão e transporte, as perdas são muito maiores, acabando à volta dos 33% de rendimento. É como um negócio em que por cada 100 euros que lá meter só vou buscar 30.

  2. JL says:

    Que é uma perda de tempo e sobretudo recursos financeiros já se sabe há muito tempo, é uma boa maneira de cativar financiamento, sobretudo quando usam as premissas habituais onde tentam passar a informação que são vantagens e na verdade são as suas piores desvantagens.

  3. Pedro says:

    A bateria da EnerVenue é uma bateria, não uma forma de usar hidrogênio, da mesma forma que a bateria de lítio só usa lítio no fabrico…
    É nickel-hydrogen. tem as suas vantagens, mas nada a ver com o tema hidrogenio como se tem debatido.

  4. AJ says:

    O futuro dos automóveis é o Mr. Fusion.

  5. TiagoR says:

    Continuo a dizer, tenham calma o futuro é o hidrogénio tudo o resto são dores de crescimento !

    • JL says:

      Mas tem futuro porquê ? se os problemas que apontam para estes só agravam nos a hidrogénio.

      • Stanley says:

        Carros 100% elétricos são brinquedinhos. Sem infraestrutura de suporte e tempo do usuário pra carregar as baterias, servem para pouca coisa.

        • JP says:

          Na sexta fui ao Mcdonalds com o meu filho e na meia hora que demorei a comer enchi o depósito do “brinquedinho”…

          Já os carros a combustão se também não tiverem infraestruturas de suporte, devem servir para muita coisa…

        • JL says:

          Carros eléctricos a hidrogénio, tal como todos são, ainda mais brinquedos são, já que as suas potências são ridículas.

          E para hidrogénio tem onde ?

          Sempre é menor que abastecer de hidrogénio quando criam fila.

          Esses não servem para nada, nem sequer os vendem cá.

          • Stanley says:

            Relaxe, jovem padawan.

            E fique atento a validade das pilhas comuns do seu elétrico.

          • JL says:

            E qual a validade das pilhas dos a hidrogénio? É que são esses que usam pilhas, e depois tem a validade dos tanques de hidrogénio, é ver qual a validade deles! Comece nos 5 anos, por aí fora.

  6. Castro says:

    “O hidrogénio é uma perda de tempo? Esta bateria prova o contrário”
    Estão a confundir alhos com bugalhos… Isto é uma bateria eléctrica fechada que é carregada por energia eléctrica! Isto nada tem a ver com a ideia de andar a produzir hidrogénio para ser transportado para outros locais e fornecido a veículos, etc… São aplicações muitos distintas.

  7. Nirelle says:

    O futuro é incerto. Não existe maneira de o prever. Será o hidrogénio, será as baterias solidas ou será algo totalmente fora da caixa. Recentemente criaram uma pilha de diamantes e carbono-14 que dura 50 anos e uma das suas futuras aplicações será os smartphones mas e se forem aplicadas aos VEs no futuro iria ser overkill.

  8. Stanley says:

    Vida longa ao hidrogênio!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.