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Comboio a hidrogénio circulou pela primeira vez em Portugal e Espanha

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. nm says:

    Não seria um step back no que já temos?

    • kolas says:

      Gosto tanto, mas tanto de ver essas expressões intelectualóides. Como se não houvesse “um passo atrás” na língua portuguesa.

      • jorge says:

        Relax man, é sexta-feira.
        * (Relaxa homem, é sexta-feira)

      • Andreas Noack says:

        Isto não é nada. Daqui a 10 anos escrevem uma palavra em português, uma em inglês, uma em japonês, uma em árabe e finalizam com uma em russo. Isso é que vai ser muito à frente.

      • Tretada says:

        É o reflexo do ensino que temos tido, do facilitismo, do todos devem passar de ano mesmo que não tenham aprendido nada, da falta de cultura, da falta de orgulho naquilo que é tão nosso como a nossa língua.

        Por vezes parece-me até que podemos descobrir a geração a que alguns pertencem só pelos pontapés que dão na língua portuguesa! Mas só por vezes porque também há os mais velhos (até entre políticos e jornalistas) que nunca se importaram com a língua (nem agora e muito menos em novos)… mas apenas em parecerem “fixes” quando, na verdade, apenas estão a mostrar ignorância, falta de raciocínio ou simples preguiça utilizando estrangeirismos (como no caso) quando era tão fácil usar a correspondente expressão portuguesa.

      • carlitos says:

        Ainda pior são os comentadores “especialistas” na televisão, a usar expressões em inglês que só outros “especialistas” entendem e o povo a ficar boquiaberto com tanto avanço mental. Eu chamo a isso parolice, mas enfim…

  2. kolas says:

    E vamos continuar com a bitola ibérica, que mais ninguém usa?
    A comunicação social fala de tanta coisa mas desse berbicacho ’tá quieto… andamos a perder milhões de apoio para ficar com uma rede exclusiva. Personalizada dirão alguns….

    • Mario2 says:

      Olha que não olha que não….
      os bitoleiros do costume.

      • Tretada says:

        Os bitoleiros do costume esfregam as mãos de contentes por continuarem alegremente a meterem a mão na massa, a encherem os bolsos à custa do desenvolvimento de Portugal, impedindo a concorrência e mantendo monopólios ruinosos para a economia.

        Portugal tem um localização invejável para receber as mercadorias que chegam à Europa, podia estar já a receber os navios porta-contentores post-panamax e a distribuir a mercadoria para o resto da Europa através de bitola europeia… mas não o faz.

        Espanha agradece pois já há muitos anos que se começou a preparar para tudo isto deixando-nos para trás… e isolados por nossa própria culpa, fazendo obras significativas nos seus portos para receber os navios post-panamax e na sua rede ferroviária convertendo-a para bitola europeia e assim distribuir as mercadorias pela Europa. Espanha está cada vez mais competitiva, ao contrário de Portugal.
        Em toda esta preparação, Espanha até se deu ao luxo de construir portos terrestres na fronteira com Portugal porque, no isolacionismo ferroviários a que nos estão a condenar, os comboios portugueses em bitola tuga (e cada vez menos ibérica) estão confinados ao nosso território.

        Não há livre circulação de bens de Portugal para o exterior e do exterior para Portugal quando esses bens enfrentam tantos obstáculos para circularem. Não nos podemos pois admirar que tanto do que nós consumimos seja tão mais caro em Portugal do que noutros países europeus. Também não nos podemos admirar que empresas produtivas estrangeiras prefiram outros países em vez de se instalarem por cá… se se instalassem por cá teriam sobre-custos de exportação que não têm noutros países.

    • TiagoR says:

      Sim vamos manter a bitola ibérica para os comboios encomendados para já depois a bitola ibérica ajuda a promover novas obras, comboios e PPP´s e num futuro bem lá a frente a bitola europeia !Esta é a distância deste pequeno país em relação à europa !!

      • Tretada says:

        PSD também nesta questão da ferrovia se revelou igual ao PS… uma tristeza. PSD a colaborar com o PS no atentado económico que é ficarmos relegados para bitola tuga/ibérica.
        Estão a deixar-nos cada vez mais longe da Europa em termos ferroviários enquanto outros países o que fazem é aproximarem-se ainda mais. Deste lado da fronteira nem parece estarmos no século XXI.

  3. JL says:

    Alguém sabe onde posso encontrar dados sobre as viagens ? Consumo ? Médias de velocidade, etc ?

  4. Leonel matos says:

    E eu a pensar que era elétrico

    • carlitos says:

      Tal qual os carros movidos a hidrogénio. A motorização é electrica, mas ao invés de ter baterias, tem um conversor que produz electricidade a partir de hidrogénio.

      • JL says:

        Mas os carros movidos a hidrogénio têm bateria de tração, tal como este comboio tem, o tal conversor que diz é uma pilha de combustivel ou um conjunto delas, que não consegue fornecer energia aos motores diretamente, já que é nunca tem a potência máxima necessária para isso e não pode funcionar alternando a potência constantemente.

  5. PJA says:

    Na via-férrea onde não for viável montar catenárias, o hidrogénio parece ser a tecnologia mais prometedora. 

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