Aprovado! Novos carros vão ter alcoolímetros a partir de 2022
Com vista à melhor segurança dos condutores, os novos carros vendidos a partir de 2022 deve ter incorporados alcoolímetros. A medida já tinha sido aprovada em março, mas só na semana passada foi "carimbada" pelas entidades europeias.
Depois da aprovação do limitador automático de velocidade nos carros novos, agora são os alcoolímetros que estão também confirmados.
Carros vão ter integrados alcoolímetros
A União Europeia confirmou que a partir de 2022, os novos carros vão mesmo ter alcoolímetros, segundo revela o Yahoo. O Conselho Europeu de Segurança em Transportes (ETSC) referiu que medidas como esta podem reduzir colisões em 30% e salvar 25.000 vidas em toda a Europa nos próximos 15 anos.
Os detalhes sobre como serão integrados alcoolímetros nos carros ainda não são conhecidos. Sabe-se que alguns sistemas exigem testes repetidos de respiração em intervalos aleatórios para evitar que condutores embriagados peçam a um amigo que ligue o carro.
Além dos alcoolímetros há outros “mecanismos de segurança” que também irão em breve fazer parte da legislação. São várias as melhorias que se aplicam a automóveis de passageiros, comerciais ligeiros, camiões e autocarros.
Novas medidas de segurança rodoviária
- ISA (Intelligent Speed Assistence): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
- Sistema de Câmaras de Monitorização Interna: avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;
- Gravador de Dados de Eventos (EDR): Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;
- Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás: passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;
- Paragem automática de emergência:o veículo reconhece o sinal vermelho;
- Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;
- Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês):o radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;
- Cintos de Segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Vidros de segurança otimizados: testados em simulações de choques frontais;
- Barra de proteção de impacto lateral: para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;
- Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões: objetivo é remover pontos cegos dos condutores;
- Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo: para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;
- Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: yahoo
Neste artigo: alcoolímetros, Carros
Ainda não existem coimas, para quem remover isto? É que se não passar a ser de lei, qualquer reprogramação tira as limitações…
Se não houver sanções para quem remover estes mecanismos, é a mesma coisa de não implementarem…
alterações aos veiculos vulgo xunning sem validação é ilegal, alterar parametros e remover seguranças de software deve enquadrar no mesmo.
“Oh amigo, bufa-me aqui pf… ”
Completamente contra
Ou então compra-se um dispositivo de soprar ar para enganar o sistema… conforme existe para os cintos de segurança.
pensei exactamento nisso 🙂
sim, porque é preferível andar na estrada com bêbados por todos os lados
Breve não é preciso tirar a carta,pois os carros fazem tudo sozinho.
Concordo!
Aparentemente veículos verdadeiramente autónomos, para circular por toda a parte sem necessidade de condutores, segundo declarações que li há algum tempo, acho que era alguém da Nissan (mas posso estar errado), é uma fantasia, é algo para só ser uma realidade daqui por uns 200 anos se a tecnologia continuar a evoluir ao ritmo actual.
Mas pelo marketing já seria coisa que ou já era uma realidade ou estava quase quase a tornar-se realidade.
É um bocado como o 5G, ou o 4G, ou o 3G, ou o 2G… supostamente são uma realidade se acreditarem no marketing, mas do supostamente depois ao mundo real é só circular um pouco por todo o país para perceber que ainda hoje em dia existem zonas sem cobertura de qualquer espécie, mesmo em Portugal que é um país minúsculo comparado com muitos outros.
Por isso isto (veículos autónomos) é coisa para ir acontecendo, na prática, a pouco e pouco, e talvez daqui aos tais 200 anos (se lá chegássemos) então talvez tivéssemos veículos realmente autónomos de verdade.
Sopra o pendura…e siga!!
Não é com isto que vão resolver alguma coisa..
Sopra o cão que o pendura tb não deve estar bom! :)))
Incrível… mesmo há Tuga… ainda não saiu este tal alcoolímetro no carro e já se está a pensar em enganar o sistema! Infelizmente há muitos acidentes causados por pessoal bêbado (mas que está sempre bem)… querem lá vocês saber, a maioria dos que comentam aqui mal tem idade para tirar a carta! O que vale é que daqui a umas décadas nem vai ser preciso nada disto… já que o caminho que isto leva a intervenção humana nos carros será coisa do passado… infelizmente para quem gosta de conduzir!
Querem tornar a nossa deslocação privada num autentico Big Brother! Não, prefiro andar a pé, obrigado.
O “Sistema de Câmaras de Monitorização Interna” vai ser para os carros pessoais? Como vai passar pela lei de protecção de dados em Portugal? Vai ser interessante.. Mas sao boas medidas, esta a começar a preparar a sociedade para a implementação dos carros autónomos, nivel 2 e 3.
Passa nos dados pessoais, uma vez que o sistema não está ligado ao exterior, o “computador” do carro detecta e procede em conformidade.
Só podem estar a brincar…
uns estão a “brincar” os outros estão bêbados e a matar gente inocente. prefiro os brincalhões!
o limite legal de álcool ao volante devia ser zero!
Medidas para carros novos! É só comprar um carro usado e os problemas ficam resolvidos! 🙂
Exato, fácil de prever um crescimento no mercado de carros usados haha. E é só aos carros que isto se aplica?
“Paragem automática de emergência:o veículo reconhece o sinal vermelho;
Lane-Keeping Assistance: sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;”
Pergunto me, como é que surgirão estes sistemas em situações em que seremos obrigados a contornar estas regras por forma a evitarmos um acidente? Imaginem situações de emergencia e não só que me obriguem a passar um vermelho? Se tiver que me desviar de repente de um carro e que para isso necessite de mudar de faixa abruptamente?
Não é bem o que está escrito na norma aprovada:
“‘alcohol interlock installation facilitation’ means a standardised interface that facilitates the
fitting of aftermarket alcohol interlock devices in motor vehicles;”
https://data.consilium.europa.eu/doc/document/PE-82-2019-INIT/en/pdf
Não são obrigados a ter o dispositivo, mas têm que ter condições de fábrica para os dispositivos serem instalados.
Estupidez pura e dura.
Facil de contornar e uma excelente maneira de encarecer algo que já é caro.
Mais facil penalizar mais fortemente os infractores. Trabalho comunitário, multas, apreender o veiculo, etc.
Depois disto, era importante uma coisa. Lei a sério como em paises sérios. Ou seja nestes veiculos, quem fosse apanhado a conduzir com alcool (e portanto sinal que enganou o sistema ou não foi quem soprou ou num caso mais à portuguesa, desativou o sistema), era logo pena de prisão de 1 a 6 meses sem hipotese de ser suspensa. Talvez assim as pessoas tivessem medo de ir contra a lei.
Vai ser como no Vietname, tudo a andar de mota
Vai ser tudo a andar com balões cheios na mala do carro! xD
Vai ser tudo a andar com balões cheios na mala do carro! xD
Paragem automaticamente no sinal vermelho? Limitador de velocidade, numa ultrapassagem? Câmara de vigilância interna? Estão a gozar
isto é vender a banha da cobra.
basta pedir para outra pessoa soprar e o carro desbloqueia. o carro nao vai andar a fazer testes de ADN para saber quem anda a soprar… mais uma medida idiota para tornar as pessoas mais idiotas….
o problema que vejo nisto é os bêbados, para além de bêbados, ainda vão andar com carros velhos!
Não acredito no alcoolímetro, como é que medem? Num grupo podem estar 2 ou 3 bêbados à excepção de um, conduz o bêbado e sopra o ébrio.