Novo Tesla Model 3 Standard em Portugal com preço abaixo dos 37 mil euros
A Tesla volta a agitar o mercado automóvel nacional com o lançamento silencioso, mas estratégico, de uma nova versão de entrada para o seu carro mais popular. O novo Model 3 Standard aterra em Portugal com um preço base de 36.990 euros.
Esta é uma redução substancial face à versão RWD (Rear-Wheel Drive) que conhecíamos até agora. Esta movimentação, datada de dezembro de 2025, surge como uma resposta clara da fabricante norte-americana à crescente pressão das marcas concorrentes, democratizando o acesso à tecnologia da marca de Elon Musk.
Uma “cura de simplicidade” inspirada na Cybertruck
Para atingir este novo patamar de preço, a Tesla não mexeu na mecânica. Operou uma transformação significativa no habitáculo, aplicando aquilo que o Público descreve como uma “cura de simplicidade”.
A marca abandonou os revestimentos em pele sintética vegan, que se tornaram uma assinatura dos seus interiores premium, substituindo-os por um tecido cinzento texturizado de alta qualidade. Esta alteração confere ao interior um aspeto mais utilitário e robusto, aproximando a linguagem de design da filosofia minimalista estreada na Cybertruck.
As medidas de contenção de custos são visíveis noutros detalhes. A consola central foi redesenhada, perdendo as tampas deslizantes em favor de compartimentos abertos, e a iluminação ambiente RGB, que permitia personalizar a cor do habitáculo, foi removida.
Além disso, a marca eliminou a inclusão da chave física, assumindo que o condutor utilizará exclusivamente o smartphone ou o cartão NFC para aceder e ligar a viatura.
Desempenho mantido, luxos dispensados
Apesar das alterações estéticas e funcionais no interior, a Tesla optou por não comprometer o “coração” do veículo. O Model 3 Standard mantém o motor elétrico no eixo traseiro e a bateria de química LFP de cerca de 60 kWh. Isto traduz-se na manutenção da autonomia de referência de 516 km em ciclo WLTP, um fator decisivo para muitos compradores.
Contudo, para diferenciar esta versão da variante imediatamente acima, a lista de equipamento de conforto sofreu cortes cirúrgicos. O ecrã tátil de 8 polegadas para os passageiros traseiros, introduzido na atualização “Highland”, desapareceu, assim como os bancos ventilados e o sistema de som premium com subwoofers.
Tesla Model 3 Standard em Portugal por 36.990 euros
Segundo foi revelado, o objetivo é "atrair mais potenciais clientes" que valorizam a eficiência energética e o software da Tesla, mas que estão dispostos a prescindir de alguns luxos para encaixar o veículo no orçamento familiar ou empresarial.
Com esta aposta, a Tesla coloca o Model 3 num patamar de concorrência direta com propostas do segmento C e D de marcas generalistas, sinalizando que a guerra de preços no setor dos elétricos está longe de terminar.





















35k chave na mão com o bonus que estão a dar, para os dias de hoje é quase oferecido…
Oferecido principalmente para empresas, o carro fica por 28K… já que o IVA pode ser totalmente deduzido! Inclusivamente a eletricidade… portanto… sim… é um bom negócio para empresas. O que este Tesla vai fazer no mercado é forçar os outros players a baixarem os preços, já que não estou a ver nenhum concorrente com uma proposta idêntica a esta.
Tiraram 10k de extras… Eheheheh
Tendo em conta o que tiraram que é dispensável para 99% das pessoas é um excelente negocio
Estão a baixar o nível! Acho interessante estas marcas que se caraterizam apenas por serem caras e depois…..!
Onde viste isso? A tesla nunca tentou ser premium caro com a linha 3/Y, o S e X sim, mas era produtos mais exclusivos de segmento alto.
Impossível querer vender 2 milhões de carros e ser premium ao mesmo tempo…
Os teslas eram caros porque era uma tecnologia nova e os eletricos são caros claro que ao longo dos anos os preços vêm baixando e ainda vão baixar mais a pouco e pouco chegam a carteira de todos. Ate se falou no model 2 de 20k tenho pena nao terem apostado nisso
Se deixarmos de lado a paixão pelo automobilismo e olharmos apenas para a eficiência e economia de ir do ponto A ao ponto B, este novo Model 3 Standard é, sinceramente, um excelente negócio. É um caminho que outras marcas deviam observar com atenção. No fim do dia, num “meio de transporte”, o que realmente importa é segurança, eficiência e custo de utilização, e aqui, esses três fatores estão claramente assegurados.
É verdade que coisas como dinamismo, adrenalina, sensação de condução, controlo total e aquele prazer puramente mecânico não estão presentes. Mas nem toda a gente procura isso, e é totalmente legítimo.
É o que tenho dito, matematicamente é o melhor negócio…. mas de resto, eu pessoalmente, detesto o carro.
E se alterções forem as que estão listadas aqui, nem, percebo como poupam dinheiro…. até ficaria na dúvida se não gastam mais em toda a linha, pois agora são mais versões e deferentes peças que têm de comprar/fabricar e montar…..
Este tem a mesma coisa que o Y, tecto de vidro igual a todos mas tapado com um tejadilho que claramente é mais caro que o que já montavam?
Sinceramente isto parece-me apenas uma manobra de marketing para dizer que estão mais baratos e tentar maximizar lucros empurrando a malta para as versões “premium” – pois esta acaba por ser classificada e apresentada com características visuais pobres (um bocado à laia do que BMW e Mercedes sempre fizeram).
Este tem mesmo teto de vidro, não é como o Y, mas aqui o desconto também foi menor.
As reduções são significativas, tirar um ecrã, motores do volante, botões dos bancos e outras coisinhas reduz custo.
Exato a mim não me chateia nada o que tiraram a nao ser a luz RGB de resto bancos em tecido para mim até é plus
Se lhe faz falta a luz RGB, pode comprar a S3XY Strip da Enhauto, que tem RGB e mais funcionalidades até que a RGB original da Tesla.
Pensamento identico ao meu. É isto mesmo… e quanto procuramos o prazer da condução de um carro a combustão, podemos sempre ter um segundo carro na garagem… o tipico carro de fim-de-semana.
Fiável, eficiente, seguro, silencioso e barato.
Eficiente, seguro, silencioso e barato, sim, sem dúvida.
Quanto ao fiável, á muitos anos que a maioria das marcas deixou de construir…
Estás a usar Linux? Há muitos anos e não à muitos anos. Há muitos anos que o meu PC não me deixa dar erros gramaticais sem sublinhar por baixo!
Muito bem !
Escreve a morada para te enviar a medalha…
Bom e barato e ponto.
Não é como esses Renault elétricos que parece que se vão alagar todos e deixar peças para trás em andamento.
Isso de deixar cair peças em andamento eram os Teslas.
Memória seletiva?
E os audi’s entre muitos outros.
Já é um preço que impressiona pelo menos para mim que já começa a chegar a minha carteira, finalmente bancos em tecido que para mim é uma vantagem e não umas desvantagem sempre gostei mais dos bancos em tecido no entanto tenho pena que tenha perdido o RGB quanto pode custar uma fita de leds RGB em serie tudo o resto para mim é bem dispensavel
Para ti é dispensável um sistema de som premium, mas a paneleirice de luzes RGB azeiteiras dentro do carro não é?
o Sistema de som penso ser o mesmo que o premium anterior já tinha, na europa só a versão Dual Motor é que tinha o sistema de som top.
nao, a versao standard tem menos alti-falantes.
Ok, há 3 sistemas, standard tem 7, antigo premium RWD e long range RWD 9 e o Dual Motor e Performance 15 + 2 subwoofer.
Epa sim são gostos, não preciso nada de umas colunas XPTO mas isto sou eu que não ligo nada a som tenho um carro com 25 anos e as colunas para mim estão óptimas já umas luzes led dão outro aspecto ao interior do carro, mas mais uma vez são gostos.
Mas os leds chateiam me porque efectivamente quanto podes custar uma fita de leds RGB num carro de produção? Deve ser praticamente dado enquanto um bom sistema de som é caro
Se lhe faz falta a luz RGB, pode comprar a S3XY Strip da Enhauto, que tem RGB e mais funcionalidades até que a RGB original da Tesla.
O Musk está à rasca. A Tesla está em declínio, sobretudo na Europa. As vendas não páram de cair. (e antes que peçam a fonte, aqui está: https ://www.publico.pt/2025/11/26/enter/noticia/tesla-declinio-tres-maiores-mercados-mundiais-automoveis-2156077).
Essa é que é aqui a verdade!
Não tens outra fonte? Essa só de ser do publico nem vou ler.
A Tesla e x e a space x e starlink e a xai já faliram mais de 20x só este ano na europa. Por outro lado o aluminio de mesa está mais barato.
E a bolha imobiliária? E o Bitcoin?