Novo sistema poderá permitir que veículos elétricos sejam carregados em movimento
Uma equipa de investigadores criou um método de carregamento para veículos elétricos que, a ser exequível, poderá revolucionar o segmento. Imagine ser possível que um carro elétrico carregue, não só parado, numa estação específica de carregamento, mas também em movimento!
Os investigadores podem ter aberto uma possibilidade de veículos elétricos (quase) autónomos, com bateria para conduzir durante 24 horas por dia e 7 dias por semana.
Carregamento sem fios para veículos elétricos é um desejo antigo
Embora a equipa de investigadores pertença à Universidade de Cornell, em Nova Iorque, a inspiração partiu do professor Khurram Afridi, pelo seu tempo dedicado a trabalhar na NASA. Então, liderado por ele, o grupo de investigadores foi pioneiro num novo sistema de carregamento sem fios para veículos elétricos.
O conceito de carregamento sem fios remonta a 1890, quando Nikola Tesla surpreendeu as pessoas ao utilizar campos elétricos alternados para acender lâmpadas. A nova abordagem, inspirada nos métodos da NASA para o envio de dados através do espaço profundo, poderia revolucionar as infraestruturas associadas aos veículos elétricos, por permitir que sejam carregados enquanto estão em movimento.
A tentativa de um sistema de carregamento sem fios para os veículos elétricos enquanto estão em movimento não é de agora. No entanto, os sistemas mais mencionados envolvem campos magnéticos alternados, através de correntes elétricas instaladas ao longo das estradas.
Além de o material utilizado nas instalações ser caro, frágil e desperdiçar muita energia, os críticos apontam também que os campos exigem controlo constante, de forma a garantir que não prejudicam os passageiros e não sobreaquecem a estrutura da estrada.
NASA inspira novo sistema
Pelos problemas que surgem associados a sistemas de carregamento sem fios já pensados, o professor de engenharia de computadores, Khurram Afridi, e a sua equipa conceberam uma solução inspirada nas comunicações espaciais, que, além de mais leve, é de mais fácil instalação. Isto é, às estradas de carregamento sem fios, adaptaram essencialmente o modelo original de energia sem fios de Nikola Tesla, utilizando uma frequência e energia muito mais altas.
Este método inspirado na NASA prevê que os condutores mudem de faixa de rodagem para uma faixa de carregamento específica, enquanto conduzem. Para isso, a equipa criou um sistema que utiliza pares de placas metálicas instaladas no solo. Uma vez ali, são ligadas a uma linha de eletricidade através de uma rede combinada e um inversor de alta-frequência.
As placas criam campos elétricos oscilantes que atraem e repelem cargas nas placas metálicas fixadas na parte inferior dos veículos elétricos em movimento. Desta forma, uma corrente de alta-frequência é conduzida através de um circuito no veículo para carregar a bateria.
A transferência de energia sem fios baseia-se na mesma física subjacente utilizada para enviar mensagens através de ondas de rádio para naves espaciais no espaço profundo, coisas como a Voyager. Só que agora estamos a enviar muito mais energia através de distâncias muito mais curtas, para veículos em movimento.
Disse Afridi.
Embora o sistema esteja numa fase embrionária e possa não ser globalmente adotado, poderia resolver o grande problemas da escassez de estações de carregamento.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Interesting Engineering
Neste artigo: carregamento sem fios, nasa, veículos elétricos
Há muito que isto estava previsto, mas cá em Portugal os nossos governantes o seu fetiche vai para o hidrogénio.
Diria que se complementam.
A mesma pessoa que preconizou carregamentos sem fios para bens de consumo também preconizou células de hidrogénio para veículos, já que gostas tanto de falar do que há muito estava previsto devias estudar o que Nikola Tesla idealizava.
Esta malta fala e julga-se inteligente porque viram uns videos no Youtube.
À muito que o hidrógenio é, e vai ser o futuro.
Tesla ? Aquele que lhe tiraram a tosse pois tinha descoberto que afinal como seguia-se ter electricidade … sem pagar ? 😉
Mas ainda ninguem disse o que esses e cada vez mais os campos magneticos fazem ao corpo humano.
Relata la a teoria da conspiração.
Já agora fala duma teoria da conspiração comprovada cientificamente
nao é teoria, agora qq pessoa vem para a net com a paranoia de que tudo é teoria da conspiracao.. os efeitos magnéticos adversos sao reais. e estao documentados desde 1972 pelo departamento medico da marinha norte americana, existe mais de 30mil artigos científicos peer-reviewed sistematicamente ignorados devido a interesses. Por favor pesquise. http://www.wearenotsam.com tem centenas de referencias, mas ha muito mais.. va la, voce consegue! se consegue ir a net de certeza tb consegue ler artigos científicos, nem que seja usando tradutor..
Não é conspiração, esses campos magnéticos podem “matar” quem usa um “pacemaker” para sobreviver.
Mais tech que no papel parece ser magica mas depois na pratica não vale um charuto
Exato, já para não falar na ineficiência eletrica. Um painel solar sobre o carro ou instalar apenas nos lugares de estacionamento aumentaria bastante a eficiência e reduzia o gasto em obras. Mas na minha sincera opinião se fosse eu que mandasse ficavasse pelos paineis solares incorporados e os pontos de carregamento comuns, o resto são só ideias de queimar dinheiro
Relata la a teoria da conspiração.
Já agora fala duma teoria da conspiração comprovada cientificamente
Lol até pode ser. Mas não vai para a frente porque? Porque assim não tinhas de pagar para andar de carro (eletricidade que é o combostivel). Ou seja no máximo tinhas de pagar as baterias ou as células delas de vez em quando. Os chulos dos políticos e empresários não querem isso..Querem é receber guito. Também já tinham inventado carros conduzidos a água.Nunca avançou porque? Ne…
Espero que se realize, pois resolvia o problema da outonomia… Mas acho difícil, porque vivemos num mundo de chulos.
O único carro a água que conheço tem uma autonomia de 274m
(duzentos e setenta e quatro metros)
Talvez tenha sido por causa disso que não avanço muito…
Não, existe muitos que já fizeram milhares de quilometros…a vapor queimando carvão
Ponham se a inventar e a brincar depois há azares a culpa n é de nng
Solar freakin roadways!
A funcionar na pratica, seria a solução para a transição fosseis – electricos ao nivel auto. Mas … E “estoirar” com o lobby do petróleo? E novos impostos para a “manutenção” dessas vias? E a multidão de interesses agora instalados? E… Sabem que mais? Vejam se funciona e se funcionar sem complicações, formem também lobbys para o implementar.
Para quem não sabe, esse sistema de carregamento já existe a muitos anos, e vem falar em novidade? Novidade não é não.
Sistema sem pernas para andar devido ao investimento necessário, já temos a caminho baterias que carregam em 5 minutos e irão evoluir!
Abram os olhos, abram a vossa mente e tentem ver mais longe….. VERDE ?
Quais são os planos de reciclagem para as células, baterias, braços eólicos ,etc,etc?
Sabem de alguns? Actualmente não há e a Alemanha já está com problemas precisamente com a reciclagem dos braços eólicos. Sim vão evoluir na cova. …
Energia magnética … Abandonada porquê? Não dá lucro. É hiper verde….
Abandonaram o projeto de energia produzido por dínamo. Exemplo lanternas
Porque não aproveitam e colocam nos carros? Estes são um dínamo perfeito. Ehhh não dá lucro….. E o carro inventado a água? Ehhhhhhhhh paaaaa. Tiveram que abafar né. Pois…. .. lucro lucro
Tudo o que não dá lucro não serve…
É assim foi assim e será sempre assim.
Abram os olhos e vejam mais longe….
Magnetismo é o futuro . Energia limpa e dura dura …..
Pois
Eu já abri os olhos à muito
O discurso do medo custuma a resultar
É a sust€ntavilidad€
Só para avisar que varios carros eletricos carregam em descidas , portanto têem dinamos incorporados
A moda dos elétricos é uma “fraude” e não vai continuar por muito tempo.
O futuro é o hidrogénio.
Ainda não entendi essa presa necessidade de mudar pra carros elétricos mas ok
É o lobby da electricidade. É só ver os preços no postos de carregamento. Alguns, nas autoestradas, chegam a 60ct o Kwh.
O ponto fraco desse projeto é a necessidade de implantar uma extensa infraestrutura sob as ruas e estradas. Isso me parece que fiaria muito caro. Se mesmo assim é economicamente viável é algo que precisa ser estudado.