Novo Renault Rafale E-Tech 4×4 com 300 cv traz o cunho Alpine
A Renault, na sua mais recente aposta de design e, sobretudo, na nomenclatura dos seus novos carros, inspirou-se nos ícones do passado que fizeram da marca uma das mais respeitadas do mercado automóvel. Com o Rafale, a empresa francesa volta a inspirar-se num ícone seu, mas com asas. Vamos conhecer o novo Renault Rafale com 300 cv e alma Alpine.
Rafale... uma inspiração icónica
Rafale é uma palavra francesa que, em tradução direta, significa "rajada". Há uma ligação sentimental à história da Renault que, em 1934, viu o Caudron-Renault Rafale voar a uns recordistas 445 km/h de velocidade.
Este avião era um rápido monoplano de turismo francês de dois lugares. Logo após o seu primeiro voo em 1933, estabeleceu, como referido, um recorde internacional de velocidade na classe.
O Rafale E-Tech 4x4 híbrido plug-in E-Tech de 300 cavalos traz o espírito desta máquina para os tempos atuais. Segundo a marca, o Rafale E-Tech 4x4 é o resultado de toda a experiência da marca e da paixão das suas equipas.
Vem equipado com o novo motor híbrido plug-in que oferece o melhor dos dois mundos: o da combustão e o da eletricidade, com uma predileção pela condução elétrica em utilização quotidiana.
No entanto, este Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv não se diferencia apenas pelo motor de alto desempenho. Um dos pontos-chave deste SUV é a sua ultraeficiencia. Promete uma autonomia de até 1.000 km.
A adição de um motor elétrico no eixo traseiro confere ao SUV eletrificado um sistema de tração às 4 rodas permanentemente ativo. O Rafale E-Tech 4x4 300 cv oferece um conjunto notável de características tecnológicas e de segurança, bem como uma ótima tração e aderência à estrada, em qualquer circunstância.
100 km de autonomia em modo 100% elétrico
No que toca à bateria, falamos da capacidade de 22 kWh, recarregável, que alimenta a motorização E-Tech 4x4 de 300 cv. Se a ideia for apenas conduzir em modo elétrico, saiba então que terá uma autonomia até 100 quilómetros... sim, em modo 100% elétrico.
A potência adicional resulta da adição de um motor elétrico no eixo traseiro. Associado ao Control Advanced, o Rafale E-Tech 4x4 300 cv passa a ter direção e tração também nas rodas traseiras.
A versão Atelier Alpine distingue-se do resto da gama pela cor da carroçaria Azul Cume Acetinado, pelo spoiler flutuante Preto Estrela, pelas jantes Chicane específicas de 21 polegadas e por um chassis e configurações específicas desenvolvidas com a Alpine Cars.
A versão Atelier Alpine introduz uma nova suspensão inteligente, controlada eletronicamente, associada a uma nova câmara preditiva.
Disponível em duas versões, Esprit Alpine e Atelier Alpine, o Rafale E-Tech 4x4 300 cv vai ser comercializado no outono de 2024.
Características
Todas as qualidades de um híbrido e de um elétrico
O desempenho de um automóvel 100% elétrico para uso diário
O Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv está equipado com uma poderosa bateria recarregável de 22 kWh que funciona a 400 V. Quando totalmente carregada, oferece uma autonomia de até 100 km (ciclo WLTP), em modo 100% elétrico. Uma autonomia que incentiva a recarga regular numa tomada.
Se o nível de carga da bateria o permitir, a condução 100% elétrica é ativada, por defeito, nos modos Confort e Eco e mantida de acordo com as exigências do condutor. Também pode ser "forçada", selecionando o modo "Electric", através do botão EV MODE, junto ao apoio de braços central. Esta escolha de energia mantém-se para necessidades de potência até aos 160 cv e a uma velocidade máxima de até 135 km/h.
Este botão EV MODE permite, através de um menu, ativar um dos três seguintes modos:
- Híbrido (ativado por defeito)
- Elétrico, ativação da condução "forçada" em modo 100% elétrico
- E-save, utiliza o motor de combustão interna, desde o arranque, para carregar a bateria até 25%,, para prever a chegada a uma zona urbana, por exemplo
No quotidiano, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv funciona como um automóvel 100% elétrico e proporciona o mesmo tipo de sensações de condução, nomeadamente em termos de silêncio e de aceleração. Ao volante, este prazer é reforçado por uma travagem regenerativa regulável, através de patilhas no volante.
Até 1.000 km de autonomia
Graças à gestão otimizada da energia entre os diferentes motores, o consumo normalizado no ciclo WLTP* é de 0,7 litros/100 km (15 g de CO2/km) com a bateria cheia, e de 5,8 litros/100 km (132 g de CO2/km) com a bateria vazia. Esta eficiência coloca o Rafale E-Tech 4x4 300 cv no topo do mercado dos SUV de alto desempenho do segmento D.
Todo o engenho e a eficiência da tecnologia E-Tech permite as seguintes autonomias:
- Até 100 km, em modo 100% elétrico
- Até 1.000 km, com um depósito de gasolina cheio (depósito de 55 litros) e a bateria carregada.
Tração inteligente para uma maior segurança e dinamismo
Com o novo motor elétrico situado no eixo traseiro, o Renault Rafale E-Tech 4x4 300 cv dispõe de um sistema de tração às 4 rodas que está permanentemente ativo.
A tração por cada eixo é gerida, automaticamente, pelo sistema E-Tech, em função das condições de condução e do modo de condução selecionado, através das configurações MULTI-SENSE.
A distribuição do binário pode variar, instantaneamente, entre 100% nas rodas dianteiras (tração dianteira) e 100% nas rodas traseiras (tração traseira). Regra geral, a tração dianteira é preferível até aos 70 km/h e a tração traseira acima disso.
Condução híbrida preditiva
Esta função maximiza a utilização da energia elétrica durante a viagem. Os dados do mapa conectado, como a topografia da estrada nos próximos sete quilómetros (ou o percurso mais provável se não for registado um destino), fornecem informações antecipadas ao sistema de gestão da bateria para que a energia do motor elétrico seja utilizada sempre que possível.
Um relatório de condução está disponível, sob a forma de um histograma, que detalha o consumo e a distância percorrida em modo 100% elétrico.
Se for como o último elétrico que tive dessa marca em que o motor não durou 100.000 kn.
… e avariou assim que terminou a garantia.
As marcas tem de melhorar os critérios para garantia numa tecnologia ainda em desenvolvimento se querem ter sucesso.
Neste podes continuar a andar com o motor a combustão. É o q fazem todos os q compram híbridos.
Errado, qualquer hibrido que avarie o motor electrico, mais nenhum trabalha.
Explica lá.isso meke foi ??? Num carro Phev podes andar com o motor elétrico avariado, duvido que isso possa ser verdade aquele painel de instrumentos passava a arvore de natal com cheiro a gasolina, eu acho difícil que possa isolar um trem propulsor sem haver consequências, mas explica francamente não faço ideia
Aliás, até lhe digo mais, só haviam 2 carros que permitiam ter o motor electrico e até a bateria avariada que continuavam a trabalhar, porque continuavam a ter sistema comum de 12v e motor de arranque.
Curiosamente essas versões já não se fabricam, e eram apenas de um fabricante, vale a bejeca quem adivinhar. LOL
Tudo o resto basta até desligar a safety-plug e morreu….
Gosto muito da marca, mas não dou 50 mil euros por um 1.2 Turbo de 3 cilindros, está fora de hipótese! Que eletrifiquem o 1.8 Turbo do A110!