Elon Musk revela ser contra tarifas aplicadas contra os carros elétricos chineses
Com a chegada dos carros elétricos chineses aos mercados europeus e dos EUA, há medidas que estão a ser tomadas. Estes têm preços muito mais baixos que os praticados nestes mercados e isso tem provocado um desequilíbrio nas contas das empresas tradicionais. Agora, Elon Musk veio comentar as medidas aplicadas e mostrar-se contra a sua aplicação.
Elon Musk revela ser contra as tarifas
O fundador da Tesla, Elon Musk, revelou a investidores de tecnologia em Paris na passada quinta-feira a sua posição sobre esta situação. Mostrou que se opôs às tarifas dos EUA sobre carros elétricos chineses, uma reviravolta em relação ao seu alerta de janeiro de que eram necessárias barreiras comerciais ou a China “demoliria a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”.
Nessas suas declarações, Elon Musk disse que não era favorável a medidas que distorcessem o mercado. Este mês, o presidente dos EUA, Joe Biden, implementou novas tarifas sobre uma série de importações chinesas, incluindo os carros elétricos, procurando apoiar a produção americana.
A administração Biden manteve uma série de tarifas introduzidas pelo ex-presidente Donald Trump, enquanto aumentou outras, incluindo a quadruplicação das tarifas de veículos elétricos para mais de 100%. A Casa Branca disse que as novas medidas afetam 18 mil milhões de dólares em produtos chineses importados.
Concorrência dos carros elétricos chineses
As suas palavras são claras e mostram bem a sua posição neste caso. Em concreto, declarou que nem a Tesla nem Elon Musk pediram essas tarifas. Ficou surpreso quando estas foram anunciadas. "Coisas que inibem a liberdade de troca ou distorcem o mercado não são boas", disse Elon Musk na conferência Viva Technology em Paris.
Elon Musk disse que “a Tesla compete muito bem no mercado da China, sem tarifas e sem apoio deferente". Mostrou-se ainda a favor da ausência de tarifas. Em janeiro, alertou que as empresas chinesas iriam “demolir” os concorrentes globais sem barreiras comerciais.
Na altura insistiu que “se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas praticamente demolirão a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”. Esta nova posição assumida vem mostrar que está preparado para combater estas marcas e que a Tesla quer dominar o mercado, independentemente da concorrência presente.
Estas medidas podem vir a causar mais problemas do que a ajudar o sector.
A própria China já retaliou e afirmou que vai taxar também os carros com motores maiores, que, salvo erro, irá afectar marcas de carros de maior cilindrada como os topo da BMW, Mercedes, etc..
Era tão bom se deixassem o mercado se auto-regular. Se as empresas europeias não se souberam adaptar ou preparar para esta corrida o problema é delas. Protecionismos nunca trouxe grandes frutos a médio-longo prazo.
Depois é o mitico tema de a malta ter exportado a industria para a China e outros paises ali da Asia e agora que esses paises já têm mais força enconómica, estamos à rasca. A China já não é aquele país sinónimo de falta de qualidade tecnológica. O mais interessante disto tudo é ver a “velha europa” a ficar para trás nestas corridas…
Concordo a 100% estas medidas é só para atrasar o inevitável, a industria automobilística anda a gozar com a cara do zé povinho sempre a aumentar os preços sem nunca terem competição agora é que andam a chorar se for preciso compro chinês e com muito gosto
Eu sou contra o lixo espacial que ele anda pôr no espaço.
o seu nome não corresponde a realidade
ja esta aplicada obv que e contra !
Está preocupado. Está a ver q não vai poder continuar a poder vender na UE e nos USA carros made in China com grds descontos.
O problema é que com as tarifas as construtoras não vão evoluir e dedicar-se a fazer o mesmo e quando derem por ela, os EUA e a Europa vão passar de um avanço tecnológico de 30 anos para a China no departamento de transportes, para um atraso de décadas, que dificilmente será recuperado.
De relembrar que os atrasos tecnológicos demoram décadas (se não séculos) a serem recuperados…
Elektros e tecnologia na mesma frase?
A Tesla produz carros na Europa e estados unidos
De fachada. Depois faz descontos à custa dos chinos. Até mais de metade dos Y da UE vêm da china apesar de haver fabrica na GER. Inventa sempre umas desculpas que afectam a produção na GER. Então ultimamente é umas atrás das outras.
Se produzem mais barato na china são é espertos mas não quer dizer que se proibirem carros vindos da china não possam fabricar cá têm fabricas e infraestrutura para isso até já se fala numa 2º na europa localizada em itália
São Chico espertos que é diferente e ou a chamada esperteza saloia.
Mas isso vai acabar em breve.
Nos EUA tributasse imenso os carros importados chineses electricos, gostava de saber se as doninhas fedorentas dos carros termicos chineses tambem são abrangidos. Senão, as tarifas servem para dar ânimo é às petroliferas.