Novo Dacia Spring – O mais barato dos elétricos chega em 3 versões
O novo Dacia Spring será mesmo o carro mais acessível do mercado. O Dacia Spring será comercializado, em Portugal, a partir do imbatível preço de 16.800€ (13.800€ com o incentivo do Estado).
Este veículo é o primeiro modelo 100% elétrico da marca e chega em três versões.
O Novo Spring é uma verdadeira r-EV-olução. Assumindo-se como o automóvel elétrico mais acessível do mercado europeu, torna a mobilidade elétrica acessível a quase todos e não apenas a alguns.
Sob o aspeto SUV esconde-se um automóvel vincadamente urbano, com um espaço inigualável para quatro ocupantes e equipado com um motor elétrico simples, mas muito fiável, com uma autonomia de 230 km (WLTP combinado) ou 305 km em ambiente 100% urbano (ciclo WLTP em cidade).
O Novo Dacia Spring é apresentado em três versões:
- Uma versão de venda para clientes particulares, com pré-encomendas que começaram em março e com as primeiras entregas previstas para o outono de 2021.
- Uma versão para empresas, já disponível para o mercado de rent-a-car, frotas e empresas dedicadas ao car-share (partilha de automóvel).
- Por fim, estará disponível uma variante comercial “cargo”, sem bancos traseiros, que é a solução ideal para as entregas de último quilómetro e que será lançada no início de 2022.
Com uma linha de cintura larga e um capot arredondado, o Spring parece tão robusto quanto é na realidade. A silhueta volumosa denuncia o espaço que se vive a bordo.
E, no entanto, o Novo Spring não deixa de ser um verdadeiro citadino, sendo até bastante compacto: 3,73 m de comprimento, 1,58 m de largura (sem espelhos retrovisores) e 1,51 m de altura (incluindo as barras de tejadilho).
Um citadino eletrizante com um toque de todo o terreno
A dianteira do Dacia Spring transborda personalidade, com o capot vincado, para-choques alargados e faróis em LED. A grelha dianteira é totalmente fechada, uma característica típica dos automóveis elétricos, mas com um estilo contemporâneo: padrões em 3D! Para além disso, aloja a tampa do carregador, que pode ser aberta através do habitáculo.
Apesar das 5 portas, as dimensões exteriores compactas do Novo Spring respeitam o seu estilo de citadino. Os passageiros contam com 23,1 litros de espaço de arrumação, divididos entre o generoso porta luvas, as bolsas nas portas e um compartimento na consola central.
Equipamento de série
O equipamento de série do Dacia Spring inclui direção com assistência integralmente elétrica, ar condicionado manual, fecho centralizado, quatro vidros elétricos, sensor de luz e limitador de velocidade (o comando deste está colocado no volante). Um ecrã digital de 3,5” está localizado no centro da instrumentação.
O sistema de entretenimento Media Nav e os retrovisores elétricos estão disponíveis em função do nível de equipamento selecionado.
Motor elétrico simples e fiável...
O Dacia Spring Electric pode atingir uma velocidade máxima de 125 km/h e a sua autonomia pode chegar aos 230 km (em condução exclusivamente urbana, esta autonomia pode subir aos 295 quilómetros.). Este carro tem um motor elétrico de 33 kW (o que corresponde a cerca de 44 cv) e 125 Nm. A bateria é de 27,4 kWh.
O tempo de carregamento da bateria de iões de lítio é de:
- Menos de uma hora para atingir 80% da carga, num terminal de 30 kW DC e menos de 1,5 horas para atingir os 100%.
- Menos de 5 horas para os 100% de carga, através de uma Wallbox de 7.4 kW
- Menos de 8,5 horas para atingir os 100% de carga, através de uma Wallbox de 3.7 kW.
- Menos de 14H se optar por carregar, integralmente, a bateria através de uma tomada doméstica de 2.3 kW.
Neste momento já existem cerca de 200 000 postos de carregamento em território europeu, 43 700 na Holanda, aproximadamente 33 000 na Alemanha, quase 30 000 em França e cerca de 1 500 em Portugal
Este artigo tem mais de um ano
Este sim.Este fazia sacrifícios e poupava para o comprar,nem que fosse a prestações,leasing,sei lá.É um carro acessível e bonito.E acima de tudo é elétrico.
Preço muito interessante, mas 44CV é muito pouco… Um pouco mais de potência e autonomia seria bem melhor (mais custos…)
44cv é mais que suficiente para uso em cidade.
nao dá para ir de Guarda a Lisboa sem carregar 1h
passado 8 anos pagas 8000€ por uma bateria nova
onde está o bom negocio?
Aquilo não foi feito pra fazer viagens Guarda-Lisboa por AE. Foi feito pra andar nas calmas pelas secundárias e em cidade, com o km ao preço da chuva. Ao fim desses 8 anos, se trocar de bateria, é por bem menos que os tais 8000€, coma retoma da velha. Isto porque até pode nem trocar. Uma bateria é feita de módulos e basta mudar os módulos em pior estado. Além disso, uma bateria dá pra centenas de milhares de kms e mesmo esses 8000€ já não davam pra muito óleo, muito filtro, muitas correias e muitas revisões.
Não podia faltar o comedor de faKebook com a obrigatoriedade de troca de bateria…
Aparentemente o meu Zoe de 2014 vai precisar de trocar de bateria após 100.000km e 96% da capacidade original porque este idiota acha que é preciso trocar bateria porque ele leu na internet.
Nem 5€ quanto mais 13.800€ ou 16.800€ não gosto de carros elétricos, nem híbridos e nem a gasóleo ou gaz, só gasolina. Ante de vir ai um criticar.
Este e o meu gosto, não me queiras impingir o teu gosto.
A OPEP agradece-te
Que carro tens ( prova ai )
ahahahahahahahahah
ahahahahahahahahah ahahahahahahahahah ahahahahahahahahah
ahahahahahahahahah ahahahahahahahahah
ahhahahahahah Lindo afinal a OPEP agradece-te tb 🙂
O teu baixo qi leva-te a deduzir coisas estranhas
Estes miúdos. Sem argumentos começam logo com as ofensas. Cresçam, miúdos, cresçam! Se não têm idade para estar a internet, voltem para o jardim de infância para aprenderem o básico da educação.
Argumentos de que? ora se disse que nem dava 5 euros por qualquer carro elétrico estou no meu direito de escolha e na minha liberdade, disse para ele dizer qual o carro que tem ( aposto que deve ser um a gasolina ou diesel ) então a OPEP agradece a ele e a ti tb 🙂 e só a favor do direito das mulheres ( que este caso não tem nada a ver com isto mas pronto o miúdo sou seu ) leva la a taça.
O mundo ficou mais evoluído ao saber os teus gostos.
Então sou obrigado a gostar? essa e boa, não se trata de uma evolução, mas sim de gostos, nem todos gostamos do mesmo.
Também há muita gente que gosta de ver touros a serem assassinados lentamente em praça publica. Também há muita gente que gostaria que as mulheres não tivessem direito ao voto. Se calhar também faz parte dessa elite.
De qualquer forma felizmente daqui a uns anos o seu “gosto” de nada lhe servirá. Irá comer e calar.
Belo comentário, completamente inútil.
Compra o que quiseres…se puderes.
Por a caso ate posso comprar, mas no meu dinheiro quem manda sou eu e não tu ou outro qualquer, o meu comentário e inútil por dizer que NÃO GOSTO, desculpa la, leva la a taça.
Estás desculpado.
Curioso é numa noticia destas fazeres esse comentário.
Não gostas não compras…e ninguém precisa de saber.
Acho a proposta interessante pelo preço e como 2° carro.
Nao gostas mas vais comer com um deles mais cedo ou mais tarde.
Sim, e mais cedo ou mais tarde que vais ver que isto e só mais uma para te chuparem e porem-te com a corda ao pescoço cheio de dividas.
Mas isso de ter de usar ( ser obrigado ) a ter um carro que não queres por exemplo tu tens um carro que gostas certo? sei que podes ter outro mas os euros as vezes não chega, agora imagina tu o teu carro ser um GTR por exemplo, pois e isso acho que não.
Mas percebo o que dizes. ( já aqui para alguns és obrigado a gostar dos gostos deles ) PAZ
Vens bater à porta errada, não compro carros há quase 20 anos e troco de carro a cada 4 anos, cortesia da empresa, extensível a uso pessoal com via verde da empresa e cartão frota com 2000€ ano. Comprar carros é o dinheiro mais mal gasto do planeta, pior ainda que comprar PCs ou telemóveis.
Deite um exemplo, quero la saber se compras ou não carros 🙂 paz.
Se é por uma questão de gosto então está muito bem. Gostos não se discutem. Ponto.
Os preços começam a ser mais convidativos. Quando chegarem aos 400 km de autonomia compro um.
400 km de autonomia por 13.800 euros só com uns escravos atrás pra empurrar o resto do caminho. Por enquanto, até serem inventadas super baterias a rastos de barato.
O apoio do Estado é garantido para todos?
O estado apoia-te a pores a corda ao pescoço. 🙂
Tem um limite de dotação. Não quantas mais “vagas” sobram na dotação deste ano e não sabemos se para 2022 haverá apoio ou não (é provável que sim).
Era porreiro que juntassem a esse incentivo o de abate a carros velhos.
Então o preço do carro não são os 13.800.
44cv? O meu carro com quase 30 anos tem mais cv, consome 4L/100km e as únicas manutenções que tem é as normais de filtros e pouco mais.. é esta porcaria que nos querem impingir em nome do ambiente?
Comparar alhos com bugalhos deve dar grande resultado. Uns estão agora no arranque, os outros são tecnologia aperfeiçoada ao longo de mais de um século. Tem tudo a ver.
Mas pq q o pessoal continua a enkornar com os cv nos elétricos? Mas q mal tem menos cv mas com mais binário?
Bem assim sendo fiquem la com os vossos intel pentium 4 q eu fico com o meu intel 10 geração só q o meu só tem 2ghz e 8 cores o vosso tem a volta de 4ghz e 2 cores… Well
44 cv em EV desenvolvem muito melhor do que os mesmos cavalos a gasolina ou a gasóleo com caixa manual.
Faço as minhas rotinas com um carro a gasolina com pouco mais cavalos que isso e ainda não morri. E não é apenas às voltinhas na terriola.
Isto é a 4L ou 2CV de agora. Barato e sem pretensões. Queriam mais o quê?
Exacto, o que não falta ai são 1.0 e 1.2 a gasolina com 50 ou 60cv carregados de KM e cheios de genica em baixas.
No Brasil esse carro se chama Renault Kwid. É equipado com motor 1.0 flex que gera 70cv com álcool e 66cv com gasolina.
Agora já é possivel vender as baterias usadas e transforma-las em baterias de armazenamento de energia vinda de turbinas eólicas e de paineis solares. com isso compro uma nova ate com menos potencia
Sinceramente acho difícil conseguir uma autonomia de mais de 100km reais com esta bateria de 27Kwh, acho que quem comprar esta porcaria vai ficar desanimado.