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Novas regras para Portagens: Bruxelas dá dois meses a Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Inocêncio Coitadinho says:

    Mais uma norma, para ajudar os ricos e lixar os pobres. Os pobres só não compram carros novos porque lhes apetece, vamos fazê-los pagar mais.

  2. TugAzeiteiro says:

    “Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.” LOL Isso em Portugal vai funcionar às mil maravilhas… Já agora fiquei sem perceber, vamos deixar de ter a palhaçada da classe 2, por causa da altura do eixo, em que SUV’s normalissimos tipo um Duster 4×4 paga classe 2, e um Porsche Cayenne classe1?!

  3. Yamahia says:

    Desde que os elektros passem a pagar a vinheta equivalente aos pesados, para mim td bem.

    • Pedro says:

      Pois é bem verdade..
      Mas a coisa é ainda pior, o nivel de abuso por parte da EU é obsceno… Portugal parece sem coluna vertebral..
      Os Electricos tendo em conta que só a partir dos 200000km é que são de baixa emissão, deverão pagar mais.
      Depois tendo em conta que os electricos são extremamente pesaods, ha volta das 2 toneladas ou mais, pois teem que pagar o dobro só por causa disso( rebemtam com as estradas ), depois como até aos 200000 poluem mais teem que pagar mais uma taxa.
      Deve der um total de 3x o custo de um a hidrocarbonetos.

      Pois…niguém o diz, mas até aos 200000, em média, os eléctricos poluem mais( devido a poluição que foi necessaria para os produzir, e depois ás dificuldades de reciclagem.. ).

      Depois uma grande parte da vantagem que os electricos teem, é perdida em relação ao peso, nem falo em performance em curva, também, faloe é do facto de que para parar e arrancar um veiculo de 2T+ é obra..grande parte dos ganhos são perdidos ai..

      • JL says:

        Então e os combustão que pesam mais de 2 toneladas também rebentam estradas ?

        E hibridos ?

        Poluem mais ? então mostre lá que poluem mais ?

        Já ouviu falar na regenerativa ? aquilo que os híbridos também usufruem ? que é a grande vantagem deles.

        Falar sem saber dá nisto.

      • JL says:

        Já agora, também me pode mostrar onde um carro com 1500 kgs a combustão consegue ser mais económico que um de 2 toneladas.

        • Yamahia says:

          Lá vem c com as missas do início da década que tanta gente conseguiram enganar. Coitados.
          Vc está careca de saber que tudo o que o @Pedro disse está mais que correcto. Só faltou acrescentar que é para caros com 100 Wh de capacidade na bateria (cada vez mais frequentes) E já não é suficiente, o novo Polestar3 já vem com uma marreca de tal tamanho que o atira para os 2700 kgs. Qq dia é preciso carta de pesados para andar com estas aberrações na estrada.
          Vc é que gosta de desconversar.

        • Naodou says:

          Claro, menos peso menos energia é necessária para mover o objecto, mais peso mais energia é necessária pra mover o objecto. Logo não é necessário um motor maior pra mover um objecto mais leve.
          É claro que existe outras coisas na equação, como é eficiencia de cada motor, binário, etc etc.

          • JL says:

            Mas eu falo entre tecnologias, entre um de 1500 kgs a combustão e um de 2000 kgs eléctrico, qual gasta menos energia.

            E lá está, até eles sendo os 2 eléctricos, o de 2000 kgs pode gastar menos em algumas situações, nem só o peso conta, a aerodinâmica e outros factores são tão importante como o peso.

          • B@rão Vermelho says:

            @JL, ao arranque a aerodinâmica conta zero em cidade em para /arranca, se falares em termos desportivos ai é ligeiramente diferente.

          • JL says:

            Isso é que compensado com travagens, aliás, as travagens permitem ganhos superiores a esse, basta ver os ganhos nos híbridos com sistemas muito menores.

      • TugAzeiteiro says:

        Só uma questão, esses 200.000km que falou que os elétricos poluem mais, pode dizer-me o artigo científico onde se baseou? Já agora, as baterias que diz que há dificuldades de reciclagem, sabe que atualmente consegue-se reciclar entre 90% – 95%, e que os materiais dentro dessa percentagem, são infinitamente recicláveis sem perder propriedades? Pois é… vai aí muita desinformação da sua parte! Pesquise antes de dizer tanta asneira.

    • JL says:

      Então o seu vai pagar mais que um bmw i3.

      • Yamahia says:

        Cascas de noz que não chegam a Santarém não vão precisar de vinhetas para nada.

        • JL says:

          Então a vinheta é passada por KMS feito ? Fora esses existe muitos outros.

          Os i3 com bateria de 42 kWh faz mais de 250 KMS.

          • Yamahia says:

            Faz com o modelo com REX.
            De resto não chegam aos 100 ou a Santarém. Coitados.
            E se é para isso vou buscar o meu gasosas que é 1ou 2 segmentos acima (não estou a ver bem onde posso inserir a cxa de fósforos de nome i3) e pesa somente 1090 kgs.
            Ainda há dias fiz o abastecimento até ao clik e a média foi 7,05lts/100, isto a circular urbano, inclusive centro, Alcântara, baixa pombalina etc.
            E não é por CB. É mesmo contas feitas à unha. 😛

          • JL says:

            Nem só, até faz mais de 300, é um carro que faz facilmente 12 kwh.

            Do Porto a Santarém ? Faz na boa.

            Mas o seu gasolina é um carro sem segurança, nem devia já andar na estrada.

            Depois ainda bem dizer que os a combustao consomem menos energia, quando precisa de 70 kWh para fazer 100 KMS, um i3 a andar na cidade faz 8.

          • Yamahia says:

            O carro a combustão faz a sua própria “electricidade”. Os elektros são incapazes de fazer isso. Para gerar 20kWh de electricidade numa central para o elecktro vc precisa de 5.78 l de gasóleo ou 7lts de GPL.
            E isto antes de sair da central. Depois tem todas aquelas perdas conhecidas até carregar o elektro.
            Onde é que o elektro gasta menos? Diga lá que agora fiquei curioso.

            Qt ao i3, tenha juízo.
            Todos os testes denunciam mais de 18kWh aos 100 em ciclo urbano e tudo desligado e a andar devagar.
            Mais um:
            “…Quando terminei a experiência e fiz contas registei 93,9 km percorridos, maioritariamente em cidade…
            tinha um consumo de 18,4 kWh/100…”
            https://www.google.com/amp/s/milhas.motor24.pt/bmw-i3-barato-sai-caro/amp/

          • JL says:

            Esse i3 é o de 33kwh, e não o de 42 como eu falei.

            Depois foi com ” Um “excesso”, em modo Confort, alterou consideravelmente os números. Não há milagres!”

            Portanto mesmo com abusos confirma que gasta menos, agora tire 80% desse diesel que não é usado nas centrais e fica a saber.

            Mas quanto fazia um carro a gasóleo para acompanhar o i3 ? 10 litros ?

            93 + quantos ? dá-me a sensação que não leu tudo.

            “Para o i3s que ensaiámos, a BMW anuncia uma autonomia entre os 270 km e os 285 km e a verdade é que, se recorrermos aos modos Eco Pro e, acima de tudo Eco Pro+, é possível andar lá perto e até fazer viagens mais longas com o i3s. Já se quisermos “puxar” pelo pequeno BMW, então o modo Sport é o indicado, oferecendo-lhe performances bastante interessantes.”

            https://www.razaoautomovel.com/testes/teste-bmw-i3s/

          • JL says:

            Já agora, o carro a combustão também faz o seu próprio combustivel ? é que parece que você confunde energia com eletricidade, combustivel também é energia, e se quer calcular o gasto de um e de outro tem de usar a mesma unidade, ou joules ou wh, ou outro.

    • Croft Lara says:

      Enquanto isso cá ando eu com elétrico a pagar pouquinho por km e a ver os outros todos a pagar forte e feio em impostos, estacionamento e combustíveis. Isto para não falar na manutenção caríssima. Eu no meu elétrico ainda nem pneus… que maravilha. É tão bom ter um carro de mais de 400 cv e pago menos que um tipo com 100 cv num térmico. Qualidade de vida…

      • B@rão Vermelho says:

        É aproveitar em quanto podes, conhecendo o governo do nosso país e arredores, vão arranjar forma de por os VE a “poluir” mais que os térmicos para os por a pagar mais.
        Se reparares um carro é uma fonte inesgotável de impostos e os governos não vão abdicar desta mina.
        Eu também estou a pensar comprar VE talvez para o final do próximo ano, vamos ver se há novidades em relação aos imposto até lá.

        • JL says:

          Mais que os térmicos porquê?

          Tanto não é esgotável que até dão subsídios.

          • B@rão Vermelho says:

            Porque os governos querem / necessitam sempre mais.
            Acreditas mesmo que os VE vão estar sempre “sem” impostos?
            Alias até usas-te carregamentos fora de casa grátis por quanto tempo?
            E agora acabou.
            Em nome do ambiente vão acabar por arranjar motivos para taxar os VE.
            Pensa só nestes dois impostos o que os governos vão perder, IUC, ISP, achas que se vão dar ao luxo de perder estes €€ todos.

          • JL says:

            Eles não necessitam de sempre mais, necessitam do que é necessário para pagar despesa.

            Não, não acredito, mas também não acredito que vão aumentar, no máximo podem ficar iguais ou menos, já que a despesa baixa.

            Vou usar enquanto o carro estiver a funcionar, o gratuito que tenho é para a vida do carro ou se trocar por um novo, como é neste momento.

            Em nome do ambiente vão taxar mais os poluidores, tem aí a prova disso com o ajuste que a UE quer nas portagens.

      • Eu says:

        Tu vês é os outros todos passarem por ti e pelo suposto carro de 400cv.
        Cheinho de medo que a bateria acabe por dar qualquer cheirinho no acelerador. É que ter 100 cv para 600km, é bem melhor que ter 400 cv para 6 km.
        Quanto pagas de seguro? Daria para a revisão de um carro a combustão?

        • JL says:

          Eu tenho um com 385 e raramente vejo alguém a passar por mim.

          A bateria não acaba só porque alguém passa por nós.

          400 CV para 6 km, não entendi ?

          O seguro é igual aos outros, também paga mais por ter um ?

          Desde quando os seguros é pela potência ?

          Daria como ?

      • Mário says:

        Precisas dos 400cv para quê? Para andar a 120 na autoestrada?

        • Pedro says:

          Precisas para puxar as mais de 2 Toneladas que os electricos pesam..
          E depois precisas para parar, essa tonelagem também..

          Para um a Gasolina/Gasóleo não é necessario, porque pesam á volta dos 1000-1300Kg

          • JL says:

            São poucos os que pesam mais de 2 toneladas.

            A diferença é que 100 cv levam um carro de 1300 kgs a 100 kmh em 12 segundos, 400cv metem 2 toneladas a 100 em 1/3 do tempo.

          • Yamahia says:

            A diferença é q um elektro novo em folha com 495 cv não consegue acompanhar um diesel 105 cv com mais de 10 anos.

          • JL says:

            Consegue e até passa.

            A dificuldade depois é o diesel conseguir apanhar.

          • Mário2 says:

            A dificuldade é o Elektro ter bateria para acompanhar o diesel. Ou então na próxima estação de serviço tem de parar 15 minutos.

          • JL says:

            Ao que parece não, quantos KMS fez com o seu eléctrico a acompanhar um diesel?

            Mas os diesel andam alguma coisa ? Nem os a gasolina quanto mais diesel.

          • PeterJust says:

            Mas num EV tens praticamente 100% de eficácia na potencia que é transmitida à roda e num ICE tens cerca de 30%, depois um gasóleo recente pesa 1500Kg, o que com a ineficácia do motor térmico e da transmissão associada equivale a 4500kg quando comparado com um EV. Mas isto é demasiado complicado para tu compreenderes, pergunta a alguém com o 12º ano que te explique

    • virtuacool says:

      Ninguém está a falar em pagar “vinhetas”.

      A diretiva é que se chama Eurovinheta.

      Em Portugal continua a ser dizer “pagar portagem” e não vinheta (quando muito um ticket).

  4. Ricardo says:

    E os ligeiros?!

  5. Rui says:

    Entretanto acho que podiam fazer um artigo sobre o que disse o Carlos Tavares, até à dias atrás um dos CEOs dos maiores grupos mundiais:

    https ://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34

    “Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”

  6. Anung says:

    Mais im assalto aos bolsos dos pobres.
    A UE é uma anedota, são dependentes da Rússia, China e EUA e querem ser os moralistas ás custas do dinheiro do povo.

  7. Quem says:

    Democracia o tanas.
    Quem manda é o Comité Europeu.

  8. rui says:

    Nada como a inquisição climatica propagandeada pela irma gemea UE/URSS

  9. Coisas says:

    As portagens aumentam para os carros mais poluentes.
    É uma espécie de “vamos tirá-los das auto-estradas.”
    Boa! Assim, para um mesmo destino pela estradinha fazem mais não sei quantos quilómetros poluindo mais ainda. É completamente contraproducente!

    • JL says:

      Mas gastam menos, logo não é contraproducente.

      • Mário says:

        gastam menos? O meu diesel no para arranca faz 8 aos 100.
        Em autoestrada baixa para 5… algo não está bem. 2.0 TDI de 180cv

        • JL says:

          Ah agora já gasta 8 ?

          Sim, algo não está bem, veja lá bem quando consome, pois está a fazer mal as contas.

        • JL says:

          Já agora, o assunto são camiões, e não ligeiros.

        • Pedro says:

          O meu Peugeot 206 2.0 hdi faz-me a volta de 8 na cidade, mas é um motor antigo, mas que não morre, continua para as curvas.
          Eu na cidade consigo baixar para os 7, o meu carro pesa cerca de 1T, secalhar é mais leve que o seu, dai eu conseguir reduzir o consumo na cidade cerca de 1 litro, mas tem que ser uma condução consciente.
          Em autoestrada, se não for a abrir, gasta-me há volta de 5, ja fiz médias longas de 4.5, mas ai já tenho que ter trabalho..portanto 5.
          Tenho um deposito enorme, para pelo menos 1500-1600km de autonomia.

          Nunca me avariou, é so por gota.

          Um electrico deve ser conduzido por pessoas com carta de pesados, porque é isso que eles são.

          Ninguém fala nisso, mas como é que vocês acham que um electrico que pesa 2 ou 3 vezes mais…polui menos??
          Logo na contrução do mesmo, já está a poluir pelo menos 2 vezes mais, depois quando adicionarmos, todo o processamento do litio,etc, esse valor sobe para pelo menos umas 3 vezes..

          Não é ao acaso que um electrico só começa a ser de baixa poluição apartir dos 200000 km..

          Antigamente havia uma carta, que eu tenho, que se chamava “Carta de Ligeiros”…não se chamavam “Ligeiros” ao acaso..
          Depois foi expandida, com o propósito de as pessoas poderem conduzir autocaravanas, que andavam á volta das mais de 3T, e foi expandido para 4250kg??algo assim.
          Agora essas autocaravanas devem pesar umas 5-6T com as baterias..este pessoal..é maluco.

          Agora estes montros de outrora( autocaravanas ) veem numa versão mini( Carros Electricos ), e o pior… não é possivel autocaravanas agora por esse peso, ou seja se vão usar a mesma logica, expandem a carta de “ligeiros” para as 6T??
          Em breve estaremos nas 10T, com carta de bicicleta.

          • JL says:

            Então mostre lá que carta de pesados é essa ?

            É que você nem conhece o carro o tem, diz tanto disparate que baralha todo, secalhar deram-lhe um papel para copiar para aqui.

            O seu carro tem um deposito de 50 litros, se diz que 8 tem uma autonomia de 625 kms, é só quase 1000 a menos que aquilo que disse.

            E porque é que diz que polui mais ? quando o seu carro consome mais que um camião elétrico a transportar 40 toneladas.

            Então mostre lá dados que indicam que é só ao fim de 200 000 kms ?

            Não sabe que a carta de ligeiros é para veículos até 3.5 toneladas de peso bruto ?

            Então mostre lá essas auto-caravanas a baterias ?

            Em breve deviam-lhe era tirar a carta, já que parece que nem sabe ler.

          • Pedro says:

            JL você nem fazer contas sabe..
            Eu tenho um depósito de 75 litros, mas esqqueça isso..

            Vamos pelos seus 50 litros, se o carro consome 5, com 50 litros quantos quilometros faz?

            O analfabetismo acabou ha muito

          • JL says:

            Mas ele não tem depósito de 75 litros mas sim 50.

            Também não consome 5 litros e mesmo que consumisse já ia só nos 1000 KMS.

            É por ter acabado que agora sabemos fazer contas.

          • Pedro says:

            O meuy carro vinha de fábrica com ou 60 ou 65 litros, mas eu pus um de 75, porque me permite mais uns 200-300km, ou seja é a diferença entre ficar apeado ou não..

            O meu carro novo consumia á volta dos 4.5 na autoestrada, mas agora teem um deposito maior,e ja tem bastantes kilómetros.
            Para a sua informação um a combustão passa a ser de baixa poluição ao fim de uns 80 ou 100 000 km.

            O meu tem 350 000 e está impecável..um dia destes faço testes outra vez, porque agora com os limites de velocidade se calhar até me faz os 4.5.

            Mas seja como for, você está errado desde o inicio.

            O renaul clio da minha mulher 1.5 dci, faz uns 1300km também, é o normal.

          • JL says:

            Quem está errado é você, é que agora inventou que meteu um depósito.

            Ah um a combustão passa a poluir menos aos 80 mil kms ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

            Sim sim, todos fazem pouco. lol

  10. Antonio Ferreira says:

    é engraçado que até ao momento em que eu estou a comentar, só se falou em SUV’s, quem polui mais, se um veiculo a combustão ou eletrico, etc. MAS a diretiva é sobre “A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias.”, ou seja, imagine-se “Veículos Pesados” que garantidamente não pesa apenas 2 toneladas.

    • B@rão Vermelho says:

      O que é parvo é retirar os pesados das AE, vão para as nacionais com o para arranca vão fazer muita mais poluição e no centros urbanos.

      • Antonio Ferreira says:

        é uma verdade o que referes, mas o que vemos nas estradas são veículos pesados do tempo do terramoto de Lisboa, do tempo em que não exixtiam problemas ecológicos, e que teem que ser abatidos e substituidos por veículos pesados mais verdes.

        • B@rão Vermelho says:

          E geramos riqueza para substituir os camiões todos?
          Somos um país “podre” mas com tiques de riqueza.
          Depois vamos a países Asiáticos e Africanos e temos autocarros com milhares de milhões de Km a largar fumo tor todo o lado sem falar na mentalidade dos transportes para aqueles lados, se um camião carrega 10 toneladas, mas cabem 20 toneladas, porque não se leva 30 toneladas, é assim o pensamento para aqueles lados.
          Eu sou a favor da transição mas acho que a UE se está a precipitar nesta matéria, afinal somos uma formiga dentro da jaula dos elefantes, mas é a formiga que está preocupada com o espaço que ocupa.

          PS, espero que compreenda que estamos a conversar / desabafar sobre esta matéria acho que partilhamos da mesma opinião mas com timings diferentes.

          • Antonio Ferreira says:

            claro que compreendo, e sim claro que estamos a conversar/desabafar, e é assim que deve ser numa sociedade humana.

            Será que somos um país pobre ? é verdade que temos muitas pessoas pobres, muitas mesmo, mas não temos empresas pobres. Alias vê-se bem os milhões de lucros de empresas que lucram á base de baixos salarios, por exemplo as grandes cadeias de distribuição alimentar. Então essas grandes empresas não teem dinheiro para substituir a sua frota de camiões por novos mais verdes ? Claro que teem, mas, tal como a massa trabalhadora, o contribuir para um ar mais limpo também não lhes interessa. O tuga tem o defeito de se queixar por tudo e mais alguma coisa, tudo esta errado, tudo está mal. Não quer pagar impostos, mas quer ir ao hospital e ser tratado de borla. Não quer pagar impostos, mas quer ter a sua reforma, não quer pagar impostos, mas quer subsidios por tudo e mais alguma coisa. Ha muita, mas muita gente probre, mas não são esses que poluem, são os outros.

          • Mário says:

            até pensam que os bens alimentares e outros não vão aumentar por causa disto.

          • JL says:

            Tanto podem aumentar como baixar, já que a intenção é baixar nos que tiverem menores emissões.

  11. Mário says:

    Segundo o sacerdote JL ninguém está a impingir nem obrigar….

  12. Fregues says:

    VE la anda Ele
    Com tantos artigos aqui expostos o utilizador passa por aqui so posta nos VE
    Deve ter algum alarme que faz vir aqui, mas so nesta matéria fazendo-se a voz da razão

  13. Renato Gomes says:

    Mais uma mafiosidade imposta pelos burucas da UE. Fazer diferenças entre veículos, sempre quero ver se a europa está preparada para ter tanto lixo eléctrico, quer a abastecer quer a circular em simultâneo.
    Agora quando chegs o inverno e o pessoal liga o aquecimento já a rede eléctrica está em baixo.

  14. Bd says:

    O Jl deve ter alguma comissão em defender os chassos a pilhas. Quando a noticia é sobre carroços a pilhas, lá está ele batidinho. Na minha humilde opinião, quanto mais people comprar bólides a pilhas, menos culpado me sinto com o meu Vectrão de 97

  15. PENSADOR says:

    Já vi que é só gente estendida em veículos eléctricos… vão aproveitando o luxo, porque se os governos europeus fizerem o mesmo que Inglaterra os veículos eléctricos vão pagar mais imposto de circulação que um a combustível…Aguenta coração…

    • JL says:

      Então o que fizeram em Inglaterra ?

      É isso, vou já vender o meu. Loooool

      Querem acabar com os a combustão, mas vão aumentar os impostos é nos eléctricos.

  16. Me and me says:

    Resumindo, pagas mais

  17. ARMANDO ROQUE says:

    VIVAM FELIZES, MEUS AMIGOS.

  18. ARMANDO ROQUE says:

    ACREDITAM QUE OS ELÉTRICOS ACABAM COM AS GUERRAS DO PETRÓLEO, DOS PETRODOLLARS, QUE O MÉDIO ORIENTE E OS e,u,a VÃO FALIR ???

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