Novas regras para Portagens: Bruxelas dá dois meses a Portugal
Com a integração na União Europeia, Portugal e outros países têm de cumprir regras comuns da União. No entanto, Portugal não adotou ainda regras comuns sobre portagens. Bruxelas já fez ultimato ao nosso país e dá dois meses a Portugal para avançar.
A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias. O objetivo principal desta diretiva é promover uma utilização mais sustentável e eficiente das infraestruturas rodoviárias, incentivando o transporte ecológico e a redução das emissões de gases com efeito de estufa.
Diretiva Eurovinheta: principais pontos
- Custos baseados no princípio do utilizador-pagador e poluidor-pagador
- Introduz taxas ou portagens aplicáveis aos veículos pesados, refletindo os custos de construção, manutenção e impacto ambiental das infraestruturas
- Permite que os Estados-Membros diferenciem estas taxas com base em fatores como:
- Distância percorrida.
- Tipo de estrada.
- Emissões dos veículos (EURO 0 a EURO VI).
- Promoção da sustentabilidade
- Incentiva as transportadoras a utilizarem veículos mais ecológicos e menos poluentes, através de tarifas reduzidas para veículos com menores emissões.
- Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.
- Flexibilidade para os Estados-Membros
- Os países da UE não são obrigados a implementar portagens ou taxas específicas, mas, se o fizerem, devem seguir as regras estabelecidas pela diretiva.
- Também são permitidas isenções para determinadas categorias de veículos (como autocarros ou veículos de emergência).
Segundo o comunicado do executivo comunitário, Portugal, e outros sete Estados-membros, ainda não avançaram com a transposição da Diretiva Eurovinheta.
Mais uma norma, para ajudar os ricos e lixar os pobres. Os pobres só não compram carros novos porque lhes apetece, vamos fazê-los pagar mais.
“Fomentar a redução do tráfego rodoviário, promovendo alternativas como o transporte ferroviário ou fluvial.” LOL Isso em Portugal vai funcionar às mil maravilhas… Já agora fiquei sem perceber, vamos deixar de ter a palhaçada da classe 2, por causa da altura do eixo, em que SUV’s normalissimos tipo um Duster 4×4 paga classe 2, e um Porsche Cayenne classe1?!
É essa a definição das classes até ao momento…
Desde que os elektros passem a pagar a vinheta equivalente aos pesados, para mim td bem.
Pois é bem verdade..
Mas a coisa é ainda pior, o nivel de abuso por parte da EU é obsceno… Portugal parece sem coluna vertebral..
Os Electricos tendo em conta que só a partir dos 200000km é que são de baixa emissão, deverão pagar mais.
Depois tendo em conta que os electricos são extremamente pesaods, ha volta das 2 toneladas ou mais, pois teem que pagar o dobro só por causa disso( rebemtam com as estradas ), depois como até aos 200000 poluem mais teem que pagar mais uma taxa.
Deve der um total de 3x o custo de um a hidrocarbonetos.
Pois…niguém o diz, mas até aos 200000, em média, os eléctricos poluem mais( devido a poluição que foi necessaria para os produzir, e depois ás dificuldades de reciclagem.. ).
Depois uma grande parte da vantagem que os electricos teem, é perdida em relação ao peso, nem falo em performance em curva, também, faloe é do facto de que para parar e arrancar um veiculo de 2T+ é obra..grande parte dos ganhos são perdidos ai..
Então e os combustão que pesam mais de 2 toneladas também rebentam estradas ?
E hibridos ?
Poluem mais ? então mostre lá que poluem mais ?
Já ouviu falar na regenerativa ? aquilo que os híbridos também usufruem ? que é a grande vantagem deles.
Falar sem saber dá nisto.
Por uma questão de justiça e equidade todos os veículos tem de pagar. Não ha ca filhos nem enteados em prol de modas…
Então que metam as motas a pagar menos.
@JL as motas já pagam menos 30% com identificador.
Segundo você a via verde não impinge identificadores a ninguém… tal como o governo não impinge elétricos.
E não impinge, por isso devia pagar menos em qualquer situação.
30% de desconto num veículo de 2 rodas que pesa 200Kg e polui abaixo de 87g de CO2/Km continua a ser um absurdo de um roubo!
Para não falar que tens de pagar a mensalidade à VV para ter esse desconto…
Já agora, também me pode mostrar onde um carro com 1500 kgs a combustão consegue ser mais económico que um de 2 toneladas.
Lá vem c com as missas do início da década que tanta gente conseguiram enganar. Coitados.
Vc está careca de saber que tudo o que o @Pedro disse está mais que correcto. Só faltou acrescentar que é para caros com 100 Wh de capacidade na bateria (cada vez mais frequentes) E já não é suficiente, o novo Polestar3 já vem com uma marreca de tal tamanho que o atira para os 2700 kgs. Qq dia é preciso carta de pesados para andar com estas aberrações na estrada.
Vc é que gosta de desconversar.
Então mostre lá onde um de 1500 kgs a combustão gasta menos que um de 2000 kgs eléctrico.
Se não consegue provar não invente disparates como é costume, só reforça a ideia de vocês são uns vendidos e não conseguem argumentar e fundamentar os vossos desvaneios mentais.
Mas ele disse alguma verdade ? Então explique e prove quais ?
Um carro elektro consome mais energia q um térmico. Mas é q é muito mais. Não estou a perceber a sua dúvida…
Então prove lá que consome ?
Já está provado e comprovado uns posts abaixo. Qual é a dúvida?
Está num posto abaixo que um i3 gasta 8x menos que o seu gasosas, e se for para um novo, prai uns 6 x menos.
Não gasta nada menos. O i3 gasta quase o dobro. Ou será que a electricidade é obtida por geração espontânea?
Mas gasta o dobro como ? explique com números em energia ?
E o combustivel é como ? por geração espontânea ?
Claro, menos peso menos energia é necessária para mover o objecto, mais peso mais energia é necessária pra mover o objecto. Logo não é necessário um motor maior pra mover um objecto mais leve.
É claro que existe outras coisas na equação, como é eficiencia de cada motor, binário, etc etc.
Mas eu falo entre tecnologias, entre um de 1500 kgs a combustão e um de 2000 kgs eléctrico, qual gasta menos energia.
E lá está, até eles sendo os 2 eléctricos, o de 2000 kgs pode gastar menos em algumas situações, nem só o peso conta, a aerodinâmica e outros factores são tão importante como o peso.
@JL, ao arranque a aerodinâmica conta zero em cidade em para /arranca, se falares em termos desportivos ai é ligeiramente diferente.
Isso é que compensado com travagens, aliás, as travagens permitem ganhos superiores a esse, basta ver os ganhos nos híbridos com sistemas muito menores.
Só uma questão, esses 200.000km que falou que os elétricos poluem mais, pode dizer-me o artigo científico onde se baseou? Já agora, as baterias que diz que há dificuldades de reciclagem, sabe que atualmente consegue-se reciclar entre 90% – 95%, e que os materiais dentro dessa percentagem, são infinitamente recicláveis sem perder propriedades? Pois é… vai aí muita desinformação da sua parte! Pesquise antes de dizer tanta asneira.
Procure na Net, que vai encontrar, eu fiz o mesmo..
Há estudos sérios sobre isso.
Então não encontrou ?
Se fez o mesmo coloque aqui.
Então o seu vai pagar mais que um bmw i3.
Cascas de noz que não chegam a Santarém não vão precisar de vinhetas para nada.
Então a vinheta é passada por KMS feito ? Fora esses existe muitos outros.
Os i3 com bateria de 42 kWh faz mais de 250 KMS.
Faz com o modelo com REX.
De resto não chegam aos 100 ou a Santarém. Coitados.
E se é para isso vou buscar o meu gasosas que é 1ou 2 segmentos acima (não estou a ver bem onde posso inserir a cxa de fósforos de nome i3) e pesa somente 1090 kgs.
Ainda há dias fiz o abastecimento até ao clik e a média foi 7,05lts/100, isto a circular urbano, inclusive centro, Alcântara, baixa pombalina etc.
E não é por CB. É mesmo contas feitas à unha. 😛
Nem só, até faz mais de 300, é um carro que faz facilmente 12 kwh.
Do Porto a Santarém ? Faz na boa.
Mas o seu gasolina é um carro sem segurança, nem devia já andar na estrada.
Depois ainda bem dizer que os a combustao consomem menos energia, quando precisa de 70 kWh para fazer 100 KMS, um i3 a andar na cidade faz 8.
O carro a combustão faz a sua própria “electricidade”. Os elektros são incapazes de fazer isso. Para gerar 20kWh de electricidade numa central para o elecktro vc precisa de 5.78 l de gasóleo ou 7lts de GPL.
E isto antes de sair da central. Depois tem todas aquelas perdas conhecidas até carregar o elektro.
Onde é que o elektro gasta menos? Diga lá que agora fiquei curioso.
Qt ao i3, tenha juízo.
Todos os testes denunciam mais de 18kWh aos 100 em ciclo urbano e tudo desligado e a andar devagar.
Mais um:
“…Quando terminei a experiência e fiz contas registei 93,9 km percorridos, maioritariamente em cidade…
tinha um consumo de 18,4 kWh/100…”
https://www.google.com/amp/s/milhas.motor24.pt/bmw-i3-barato-sai-caro/amp/
Esse i3 é o de 33kwh, e não o de 42 como eu falei.
Depois foi com ” Um “excesso”, em modo Confort, alterou consideravelmente os números. Não há milagres!”
Portanto mesmo com abusos confirma que gasta menos, agora tire 80% desse diesel que não é usado nas centrais e fica a saber.
Mas quanto fazia um carro a gasóleo para acompanhar o i3 ? 10 litros ?
93 + quantos ? dá-me a sensação que não leu tudo.
“Para o i3s que ensaiámos, a BMW anuncia uma autonomia entre os 270 km e os 285 km e a verdade é que, se recorrermos aos modos Eco Pro e, acima de tudo Eco Pro+, é possível andar lá perto e até fazer viagens mais longas com o i3s. Já se quisermos “puxar” pelo pequeno BMW, então o modo Sport é o indicado, oferecendo-lhe performances bastante interessantes.”
https://www.razaoautomovel.com/testes/teste-bmw-i3s/
Já agora, o carro a combustão também faz o seu próprio combustivel ? é que parece que você confunde energia com eletricidade, combustivel também é energia, e se quer calcular o gasto de um e de outro tem de usar a mesma unidade, ou joules ou wh, ou outro.
Enquanto isso cá ando eu com elétrico a pagar pouquinho por km e a ver os outros todos a pagar forte e feio em impostos, estacionamento e combustíveis. Isto para não falar na manutenção caríssima. Eu no meu elétrico ainda nem pneus… que maravilha. É tão bom ter um carro de mais de 400 cv e pago menos que um tipo com 100 cv num térmico. Qualidade de vida…
É aproveitar em quanto podes, conhecendo o governo do nosso país e arredores, vão arranjar forma de por os VE a “poluir” mais que os térmicos para os por a pagar mais.
Se reparares um carro é uma fonte inesgotável de impostos e os governos não vão abdicar desta mina.
Eu também estou a pensar comprar VE talvez para o final do próximo ano, vamos ver se há novidades em relação aos imposto até lá.
Mais que os térmicos porquê?
Tanto não é esgotável que até dão subsídios.
Porque os governos querem / necessitam sempre mais.
Acreditas mesmo que os VE vão estar sempre “sem” impostos?
Alias até usas-te carregamentos fora de casa grátis por quanto tempo?
E agora acabou.
Em nome do ambiente vão acabar por arranjar motivos para taxar os VE.
Pensa só nestes dois impostos o que os governos vão perder, IUC, ISP, achas que se vão dar ao luxo de perder estes €€ todos.
Eles não necessitam de sempre mais, necessitam do que é necessário para pagar despesa.
Não, não acredito, mas também não acredito que vão aumentar, no máximo podem ficar iguais ou menos, já que a despesa baixa.
Vou usar enquanto o carro estiver a funcionar, o gratuito que tenho é para a vida do carro ou se trocar por um novo, como é neste momento.
Em nome do ambiente vão taxar mais os poluidores, tem aí a prova disso com o ajuste que a UE quer nas portagens.
Tu vês é os outros todos passarem por ti e pelo suposto carro de 400cv.
Cheinho de medo que a bateria acabe por dar qualquer cheirinho no acelerador. É que ter 100 cv para 600km, é bem melhor que ter 400 cv para 6 km.
Quanto pagas de seguro? Daria para a revisão de um carro a combustão?
Eu tenho um com 385 e raramente vejo alguém a passar por mim.
A bateria não acaba só porque alguém passa por nós.
400 CV para 6 km, não entendi ?
O seguro é igual aos outros, também paga mais por ter um ?
Desde quando os seguros é pela potência ?
Daria como ?
Precisas dos 400cv para quê? Para andar a 120 na autoestrada?
Precisas para puxar as mais de 2 Toneladas que os electricos pesam..
E depois precisas para parar, essa tonelagem também..
Para um a Gasolina/Gasóleo não é necessario, porque pesam á volta dos 1000-1300Kg
São poucos os que pesam mais de 2 toneladas.
A diferença é que 100 cv levam um carro de 1300 kgs a 100 kmh em 12 segundos, 400cv metem 2 toneladas a 100 em 1/3 do tempo.
A diferença é q um elektro novo em folha com 495 cv não consegue acompanhar um diesel 105 cv com mais de 10 anos.
Consegue e até passa.
A dificuldade depois é o diesel conseguir apanhar.
A dificuldade é o Elektro ter bateria para acompanhar o diesel. Ou então na próxima estação de serviço tem de parar 15 minutos.
Ao que parece não, quantos KMS fez com o seu eléctrico a acompanhar um diesel?
Mas os diesel andam alguma coisa ? Nem os a gasolina quanto mais diesel.
Mas num EV tens praticamente 100% de eficácia na potencia que é transmitida à roda e num ICE tens cerca de 30%, depois um gasóleo recente pesa 1500Kg, o que com a ineficácia do motor térmico e da transmissão associada equivale a 4500kg quando comparado com um EV. Mas isto é demasiado complicado para tu compreenderes, pergunta a alguém com o 12º ano que te explique
Ninguém está a falar em pagar “vinhetas”.
A diretiva é que se chama Eurovinheta.
Em Portugal continua a ser dizer “pagar portagem” e não vinheta (quando muito um ticket).
E os ligeiros?!
Entretanto acho que podiam fazer um artigo sobre o que disse o Carlos Tavares, até à dias atrás um dos CEOs dos maiores grupos mundiais:
https ://expresso.pt/economia/industria/2024-12-16-carlos-tavares-empurrou-se-a-industria-automovel-europeia-para-o-que-os-chineses-sabem-fazer-melhor-descobriu-se-que-era-um-erro-0d28cb34
“Empurrou-se a indústria automóvel europeia para o que os chineses sabem fazer melhor, descobriu-se que era um erro”
Tal e qual. E isso reforça o que tenho dito que na UE temos decisores que não fazem ideia de como se gere uma união de países (e mercados), lançam leis e regras avulsas sem pensar no futuro e nas consequências.
Diga antes: um dos EX ceo…
Calado eras Poeta 🙂
Então porquê ? não sabe que ele já saiu da Stellantis ? você parece que um vendido.
Mais im assalto aos bolsos dos pobres.
A UE é uma anedota, são dependentes da Rússia, China e EUA e querem ser os moralistas ás custas do dinheiro do povo.
Os pobres não têm carros.
Tens de sair das cidades e ir mais às aldeias. 😉
Eu vivo na aldeia.
o JL acha que uma pessoa com 800€ ganha os 800€ porque quer… e consegue perfeitamente comprar 100 paineis para ter eletricidade 2 carros elétricos, pagar a prestação da casa e a comida.
Eu disse isso onde ? Mostre lá ?
Seja um homenzinho e não uma regateira da aldeia.
Você tá farto de dizer…. Se as pessoas não ganham mais é porque não querem.
Onde ? Mostre lá, seja homenzinho.
Democracia o tanas.
Quem manda é o Comité Europeu.
Eleito pelo POVO. Democracia…
E quem votou neles ?
Ninguém..
É uma URSS 2.0, mas desta feita chama-se União Europeia( EU ).
Não ? então como foram eleitos ?
Nada como a inquisição climatica propagandeada pela irma gemea UE/URSS
As portagens aumentam para os carros mais poluentes.
É uma espécie de “vamos tirá-los das auto-estradas.”
Boa! Assim, para um mesmo destino pela estradinha fazem mais não sei quantos quilómetros poluindo mais ainda. É completamente contraproducente!
Mas gastam menos, logo não é contraproducente.
gastam menos? O meu diesel no para arranca faz 8 aos 100.
Em autoestrada baixa para 5… algo não está bem. 2.0 TDI de 180cv
Ah agora já gasta 8 ?
Sim, algo não está bem, veja lá bem quando consome, pois está a fazer mal as contas.
Já agora, o assunto são camiões, e não ligeiros.
O meu Peugeot 206 2.0 hdi faz-me a volta de 8 na cidade, mas é um motor antigo, mas que não morre, continua para as curvas.
Eu na cidade consigo baixar para os 7, o meu carro pesa cerca de 1T, secalhar é mais leve que o seu, dai eu conseguir reduzir o consumo na cidade cerca de 1 litro, mas tem que ser uma condução consciente.
Em autoestrada, se não for a abrir, gasta-me há volta de 5, ja fiz médias longas de 4.5, mas ai já tenho que ter trabalho..portanto 5.
Tenho um deposito enorme, para pelo menos 1500-1600km de autonomia.
Nunca me avariou, é so por gota.
Um electrico deve ser conduzido por pessoas com carta de pesados, porque é isso que eles são.
Ninguém fala nisso, mas como é que vocês acham que um electrico que pesa 2 ou 3 vezes mais…polui menos??
Logo na contrução do mesmo, já está a poluir pelo menos 2 vezes mais, depois quando adicionarmos, todo o processamento do litio,etc, esse valor sobe para pelo menos umas 3 vezes..
Não é ao acaso que um electrico só começa a ser de baixa poluição apartir dos 200000 km..
Antigamente havia uma carta, que eu tenho, que se chamava “Carta de Ligeiros”…não se chamavam “Ligeiros” ao acaso..
Depois foi expandida, com o propósito de as pessoas poderem conduzir autocaravanas, que andavam á volta das mais de 3T, e foi expandido para 4250kg??algo assim.
Agora essas autocaravanas devem pesar umas 5-6T com as baterias..este pessoal..é maluco.
Agora estes montros de outrora( autocaravanas ) veem numa versão mini( Carros Electricos ), e o pior… não é possivel autocaravanas agora por esse peso, ou seja se vão usar a mesma logica, expandem a carta de “ligeiros” para as 6T??
Em breve estaremos nas 10T, com carta de bicicleta.
Então mostre lá que carta de pesados é essa ?
É que você nem conhece o carro o tem, diz tanto disparate que baralha todo, secalhar deram-lhe um papel para copiar para aqui.
O seu carro tem um deposito de 50 litros, se diz que 8 tem uma autonomia de 625 kms, é só quase 1000 a menos que aquilo que disse.
E porque é que diz que polui mais ? quando o seu carro consome mais que um camião elétrico a transportar 40 toneladas.
Então mostre lá dados que indicam que é só ao fim de 200 000 kms ?
Não sabe que a carta de ligeiros é para veículos até 3.5 toneladas de peso bruto ?
Então mostre lá essas auto-caravanas a baterias ?
Em breve deviam-lhe era tirar a carta, já que parece que nem sabe ler.
JL você nem fazer contas sabe..
Eu tenho um depósito de 75 litros, mas esqqueça isso..
Vamos pelos seus 50 litros, se o carro consome 5, com 50 litros quantos quilometros faz?
O analfabetismo acabou ha muito
Mas ele não tem depósito de 75 litros mas sim 50.
Também não consome 5 litros e mesmo que consumisse já ia só nos 1000 KMS.
É por ter acabado que agora sabemos fazer contas.
O meuy carro vinha de fábrica com ou 60 ou 65 litros, mas eu pus um de 75, porque me permite mais uns 200-300km, ou seja é a diferença entre ficar apeado ou não..
O meu carro novo consumia á volta dos 4.5 na autoestrada, mas agora teem um deposito maior,e ja tem bastantes kilómetros.
Para a sua informação um a combustão passa a ser de baixa poluição ao fim de uns 80 ou 100 000 km.
O meu tem 350 000 e está impecável..um dia destes faço testes outra vez, porque agora com os limites de velocidade se calhar até me faz os 4.5.
Mas seja como for, você está errado desde o inicio.
O renaul clio da minha mulher 1.5 dci, faz uns 1300km também, é o normal.
Quem está errado é você, é que agora inventou que meteu um depósito.
Ah um a combustão passa a poluir menos aos 80 mil kms ? LOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
Sim sim, todos fazem pouco. lol
é engraçado que até ao momento em que eu estou a comentar, só se falou em SUV’s, quem polui mais, se um veiculo a combustão ou eletrico, etc. MAS a diretiva é sobre “A Diretiva Eurovinheta é uma legislação da União Europeia (UE) que regula a tributação sobre o uso de infraestruturas rodoviárias por veículos pesados de transporte de mercadorias.”, ou seja, imagine-se “Veículos Pesados” que garantidamente não pesa apenas 2 toneladas.
O que é parvo é retirar os pesados das AE, vão para as nacionais com o para arranca vão fazer muita mais poluição e no centros urbanos.
é uma verdade o que referes, mas o que vemos nas estradas são veículos pesados do tempo do terramoto de Lisboa, do tempo em que não exixtiam problemas ecológicos, e que teem que ser abatidos e substituidos por veículos pesados mais verdes.
E geramos riqueza para substituir os camiões todos?
Somos um país “podre” mas com tiques de riqueza.
Depois vamos a países Asiáticos e Africanos e temos autocarros com milhares de milhões de Km a largar fumo tor todo o lado sem falar na mentalidade dos transportes para aqueles lados, se um camião carrega 10 toneladas, mas cabem 20 toneladas, porque não se leva 30 toneladas, é assim o pensamento para aqueles lados.
Eu sou a favor da transição mas acho que a UE se está a precipitar nesta matéria, afinal somos uma formiga dentro da jaula dos elefantes, mas é a formiga que está preocupada com o espaço que ocupa.
PS, espero que compreenda que estamos a conversar / desabafar sobre esta matéria acho que partilhamos da mesma opinião mas com timings diferentes.
claro que compreendo, e sim claro que estamos a conversar/desabafar, e é assim que deve ser numa sociedade humana.
Será que somos um país pobre ? é verdade que temos muitas pessoas pobres, muitas mesmo, mas não temos empresas pobres. Alias vê-se bem os milhões de lucros de empresas que lucram á base de baixos salarios, por exemplo as grandes cadeias de distribuição alimentar. Então essas grandes empresas não teem dinheiro para substituir a sua frota de camiões por novos mais verdes ? Claro que teem, mas, tal como a massa trabalhadora, o contribuir para um ar mais limpo também não lhes interessa. O tuga tem o defeito de se queixar por tudo e mais alguma coisa, tudo esta errado, tudo está mal. Não quer pagar impostos, mas quer ir ao hospital e ser tratado de borla. Não quer pagar impostos, mas quer ter a sua reforma, não quer pagar impostos, mas quer subsidios por tudo e mais alguma coisa. Ha muita, mas muita gente probre, mas não são esses que poluem, são os outros.
até pensam que os bens alimentares e outros não vão aumentar por causa disto.
Tanto podem aumentar como baixar, já que a intenção é baixar nos que tiverem menores emissões.
Segundo o sacerdote JL ninguém está a impingir nem obrigar….
Segundo o sacerdote Mário, estão, o que é falso, daí a UE estar com ultimatos.
Confirmou o que eu disse. A ue está com ultimatos porque não vê as pessoas a irem na cantiga de comprar elétricos.
Nem sequer o assunto é eléctrico, veja se consegue esquece um pouco os elétricos, essa vontade desenfreada já começa a preocupar.
VE la anda Ele
Com tantos artigos aqui expostos o utilizador passa por aqui so posta nos VE
Deve ter algum alarme que faz vir aqui, mas so nesta matéria fazendo-se a voz da razão
É tão triste que nem para mentiroso serve:
https://pplware.sapo.pt/motores/novas-regras-para-portagens-bruxelas-da-dois-meses-a-portugal/
https://pplware.sapo.pt/motores/primeira-gasolineira-low-cost-da-plenergy-abre-hoje-na-guarda/
Mais uma mafiosidade imposta pelos burucas da UE. Fazer diferenças entre veículos, sempre quero ver se a europa está preparada para ter tanto lixo eléctrico, quer a abastecer quer a circular em simultâneo.
Agora quando chegs o inverno e o pessoal liga o aquecimento já a rede eléctrica está em baixo.
Lixo ? deve-se ter enganado, deve estar a chamar lixo aos velhos veículos que andam por ai.
Vai abaixo ?
O Jl deve ter alguma comissão em defender os chassos a pilhas. Quando a noticia é sobre carroços a pilhas, lá está ele batidinho. Na minha humilde opinião, quanto mais people comprar bólides a pilhas, menos culpado me sinto com o meu Vectrão de 97
Eu não defendi chaços a pilhas em lado nenhum, nem sequer tenho nenhum desses nem gosto deles, e se procurar bem até digo mal deles.
Já vi que é só gente estendida em veículos eléctricos… vão aproveitando o luxo, porque se os governos europeus fizerem o mesmo que Inglaterra os veículos eléctricos vão pagar mais imposto de circulação que um a combustível…Aguenta coração…
Então o que fizeram em Inglaterra ?
É isso, vou já vender o meu. Loooool
Querem acabar com os a combustão, mas vão aumentar os impostos é nos eléctricos.
Resumindo, pagas mais
E outros menos.
VIVAM FELIZES, MEUS AMIGOS.
ACREDITAM QUE OS ELÉTRICOS ACABAM COM AS GUERRAS DO PETRÓLEO, DOS PETRODOLLARS, QUE O MÉDIO ORIENTE E OS e,u,a VÃO FALIR ???
Eu não, e você acredita que os combustão vão acabar com as guerras do petróleo, dos petrodolares, que o médio origem e os EUA vão falir ?