Nio ET7: Chegou mais um “Tesla Killer”! Será que consegue?
Não há dúvidas nenhumas que a Tesla é a marca de referência no segmento dos elétricos. As restantes marcas tentam acompanhar o ritmo da americana, mas a Tesla já tem muita inovação nos seus veículos. Uma das concorrentes é a Xpeng que já tem na Europa o Xpeng G3. Outra das marcas concorrente é a Nio que lançou recentemente o ET7.
Vamos conhecer este novo elétrico que promete.
Nio ET7: o carro que tem super tecnologia
Há um novo veículo no segmento dos elétricos. É o novo ET7 que pertence à empresa Nio. Este veículo tem umas linhas simples, apesar da frente até se assemelhar à Tesla. O novo Nio ET7 tem dois motores, um de 180 kW na dianteira e 300 kW na traseira.
Destaque para a performance excecional, que permite que este carro chegue dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos. A bateria é de 150 kWh que permite que este veículo alcance uma autonomia na ordem dos 1000 Km de acordo com o ciclo NEDC. Com uma bateria de 70 kW a autonomia é ligeiramente superior a 500 Km.
Ao nível dos interiores, apesar de minimalista, o Nio ET7 destaca-se ter um bom painel que permite ver toda a informação dos sensores e também do veículo.
Este veículo vem equipado com 11 câmaras de 8MP, LIDAR, vários radares, 12 sensores ultrasónicos e também 2 unidades GPS de alta precisão. Para processar tudo isto, o Nio ET7 vem com um super computador que inclui 4 NVIDIA Drive Orin chips (um total de 48 Cortex-A78 nucleos, 256 núcleos tensor para Inteligência artificial e 8096 núcleos CUDA). Ao todo, o sistema tem mais de 68 mil milhões de transístores.
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Este artigo tem mais de um ano
A nível exterior parece uma cópia dos Tesla!… Elon Musk, leva mais fabrica para a China sff.! 🙂
Nao sei como e que pode um motor de 180KW e outro de 300KW, quando a máxima potência da baterias será de 150KW…
Bateria: kwh
Motor: kw
Ok, então temos um bateria que 150kWh, consegue (teoricamente) debitar 150kW numa hora, certo? Nesse caso o motor a consumir 180kW, a bateria ia durar menos de uma hora…
Mas com tanta potência em uma hora vai de Pequim a Xangai.
Os 150kW significam que a bateria tem capacidade de armazenamento de 150kW. Não tem a ver com a potência.
Por exemplo, se o carro consumir 25kW/100Km a bateria dá para 600Km.
Não senhor….A bateria é carregada constantemente pelo alternador.
Se ter 4 rodas, portas e ser eletrico é ser igual a um tesla então todos os eletricos são iguais a um tesla. As óticas não tem nada a ver, as “entradas de ar” e a grelha frontal não tem nada a ver, este parece ter “brbatalha de tubarão” no tejadilho etc..
Até acho este mais bonito que o tesla
Na minha opinião não é um Tesla “killer”, mas sim um Mercedes e BMW “killer”. Materiais, tecnologia, “performance” e conforto acima destas marcas.
Além disso com esta bateria de 150kWh e 1.000km de autonomia, poderíamos ir de Caminha a Faro sem precisar de recarregar. A autonomia deixa de ser o “defeito” atribuído aos automóveis eléctricos.
E pelas fotografias consegue ver que esses materiais, tecnologia e performance estão acima das marcas que referiu?
Tenho experiência com os produtos das 3 marcas e os modelos SUV da NIO são muito bons. Existe muita informação disponível sobre este modelo. Alguns dos fornecedores da tecnologia são bem conhecidos, como a Nvidia. Vale o que vale, mas a NIO participa no mundial de Fórmula E ganho pelo Felix da Costa.
Sigo esta marca desde 2018
Mas já experimentou in vivo o Nio?
É que muitas vezes da fase de protótipo até à versão de série vai uma diferença enorme.
Há uma pergunta que não sai da cabeça: com tanta tecnologia implementada (câmeras, sensores, transístores, radares, etc) em caso de acidente ou avarias dos mesmos, quanto iria gastar na sua reparação / manutenção? talvez os seguros automóveis teriam a resposta para isso…
Hoje muitos carros (sejam elétricos ou de combustão) têm esse tipo de tecnologia que ajuda bastante na condução e prevenção de acidentes, por exemplo.
Se alguém está preocupado com o custo de uma eventual reparação, o melhor é comprar algo menos tecnológico, o que hoje em dia é muito difícil.
Mas os benefícios da tecnologia superam em muito as desvantagens.
Quer um exemplo? Os airbags. Podem fazer a diferença entre lesões leves e graves. No entanto, mesmo em caso de uma pequena colisão terá que os substituir.
Isto não é um problema dos EV. Qualquer carro a diesel ou gasolina hoje em dia está carregado de tecnologia. Tenho um Nissan com 6 anos que tem 4 câmaras, diversos sensores, etc. Em caso de acidente existem os seguros, é para isso que os pago.
A maior questão no mundo automóvel é apenas uma: Onde se encontram em Portugal (ou Europa) as “oficinas” da marca? Não existem pois não? Então parece-me arriscado comprar se depois não tenho suporte em caso de avaria ou acidente….
eles ainda estão apenas na China, onde já tem grande presença.. vão começar este ano a expandir para a europa e vão começar pela Dinamarca
Tenho um model 3 e olha que a diferenca não vai ser muita — Tesla Service em Portugal é uma nulidade !!! Sempre digo o mesmo : O carro é um espetáculo, o serviço do pior que já vi !!!