Multas de Trânsito: Estado está a acelerar cobrança
Em Portugal o sistema de cobrança de multas é lento e são muitas as que prescrevem. Tal significa perda de dinheiro para os cofres do Estado, mas o cenário está a mudar.
De acordo com as informações mais recentes, o Estado está a acelerar a cobrança de multas de trânsito.
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) cobrou 904 635 autos no ano passado, um valor que representa uma recuperação face ao primeiro ano da pandemia (743 292). A cobrança em 2021 chegou a ser mesmo superior ao número de autos registados pela Segurança Rodoviária no respetivo ano (887 398), o que significa que as multas pagas tiveram um peso de 102% face aos autos registados. Os dados foram revelados por aquela autoridade ao JN.
Outro indicador que mostra que o Estado está a agilizar este processo e que estão a ficar menos multas por cobrar é a diminuição do número de prescrições. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) de 2021, a ANSR deixou prescrever 716 multas de trânsito no ano passado, "atingindo-se o valor mais baixo desde que há registo", lê-se no documento. Em 2020, tinham prescrito 3677 multas, refere o jornal.
Tem multas de trânsito? Consulte o Portal das Contraordenações
Saber o número total de pontos na carta de condução é um processo simples. Para começar devem aceder ao Portal das Contraordenações e depois carregar em Portal Contraordenações.
Em seguida escolham o método de autenticação. Para este artigo vamos escolher o cartão de cidadão. em concreto, a chave móvel digital. A Chave Móvel Digital (CMD) é um sistema simples e seguro de autenticação dos cidadãos em portais da Administração Pública na Internet e recentemente passou a estar disponível também em alguns sites de empresas privadas.
Em seguida, no separador superior, escolham a opção Chave Móvel Digital e escolham qual o Método de autenticação.
Já dentro do Portal devem, no menu, aceder a Cadastro > Consulta de Pontos. Caso tenham recebido três pontos extra no passado domingo, essa informação deverá aparecer em Pontos ganhos 3 anos sem infrações.
Este artigo tem mais de um ano
Pedro estás feito um condutor exemplar. Sim senhor, 15 pontos
O Pedro editou 1º a imagem com o Photoshop… 😀 😀
Automovel, o veiculo tributivo. É sempre a pagar para o estado.
Obrigado, se não fosse este artigo nunca iria ter a iniciativa de ir ver quantos pontos tenho
Para alguns o automovel nao é um meio de tranporte mas sim uma maquina de gerar dinheiro para o estado… IUC, IVA, ISP, multas… uma maravilha! Trabalhar para que? oh!
estado o Xerife de Nottingham tem de encher os bolsos.
lol, esta teve piada 😀
Por algum motivo a ANSR quer que me registe no portal para ver pontos, enfim.
Deveria bastar o cartão de cidadão para ver os ditos pontos, digo eu.
Já me avisaram para não registar…
Eles querem que as pessoas se registem para poderem notificar as pessoas das multas mais depressa.
quanto mais mexeres na m***** mais depressa te caçam.
A seguir um artigo a ensinar como contestar as multas. Seria bastante útil
+1
Alguém tem conhecimento do que provoca atraso no envio de multas para casa/email?
Expectativa:
Excesso de velocidade identificado por um radar – neste momento temos valor da velocidade e a foto da matricula que ja é identificada digitalmente sem intervenção humana (eventualmente em alguns cenários).
A partir daqui esta informação está numa base de dados parada. O que impede de processar de imediato a notifico do proprietário?
Já cá cantam 18 pontos, 6 anos sem infrações