3300 km em seis dias: Bosch foi até ao Círculo Polar Ártico com novo sistema de travões
Engenheiros da Bosch completaram com sucesso a primeira viagem de mais de 3300 km em vias públicas e através de diferentes zonas climáticas, utilizando o novo sistema brake-by-wire. Este substitui completamente a conexão mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem através linhas de sinal elétrico. Com o lançamento a partir do outono de 2025, a Bosch já terá recebido pedidos de diversas fabricantes de veículos.
Ao longo de seis dias, percorrendo mais de 3300 quilómetros e atravessando diferentes zonas climáticas até o Círculo Polar Ártico, uma equipa de desenvolvimento da Bosch testou com sucesso, pela primeira vez em vias públicas, o novo sistema hidráulico brake-by-wire.
Este sistema elimina completamente a conexão mecânica entre o pedal do travão e o sistema de travagem, sendo o comando de travagem do motorista transmitido ao sistema exclusivamente por meio de um sinal elétrico através de linhas de sinal redundantes.
Para esta abordagem inovadora, a Bosch desenvolveu uma solução robusta e eficiente, composta por dois atuadores hidráulicos independentes:
- Atuador de travão by-wire;
- EESP.
Atualmente, sistemas de travões como o Integrated Power Brake da Bosch ainda mantêm uma conexão mecânica com o pedal do freio para garantir redundância em caso de falha.
No entanto, essa ligação por meio da haste de entrada ao pedal de freio foi eliminada na nova solução brake-by-wire da Bosch.
Como líder em sistemas de travagem e direção, a Bosch está a desenvolver soluções by-wire inovadoras para ambas as áreas.
Além do sistema hidráulico brake-by-wire, a empresa trabalha, também, uma versão totalmente eletromecânica.
A Bosch informou que já recebeu pedidos de diversas fabricantes e estima que, até 2030, mais de 5,5 milhões de veículos em todo o mundo estarão equipados com essa tecnologia revolucionária.
Vantagens do sistema brake-by-wire da Bosch
Com a eliminação da ligação mecânica, já não é necessário montar os componentes do sistema de travagem na parede corta-fogo do veículo.
Em vez disso, os componentes podem agora ser instalados no local mais adequado em termos de segurança em caso de colisão, NVH (ruído, vibração e aspereza) e processo de fabrico.
A flexibilidade na escolha da localização dos atuadores de travão ajuda a evitar a necessidade de diferentes variantes para veículos com volante à direita e à esquerda.
A tecnologia by-wire permite novos conceitos de pedais, com um curso do pedal de travão significativamente mais curto, criando espaço para novos designs de interiores.
A solução hidráulica brake-by-wire da Bosch baseia-se em tecnologia comprovada de sistemas de travagem e combina um atuador de travão by-wire com um ESP.
O seu design compacto poupa espaço de instalação e reduz o peso do sistema de travagem. Como tanto o atuador de travão by-wire como o ESP estão atribuídos a diferentes canais do sistema elétrico redundante, cada um deles pode, de forma independente, gerar a pressão de travagem necessária em todas as quatro rodas em caso de falha.
Por este motivo, a solução da Bosch é, também, adequada para veículos altamente automatizados, garantindo a proteção do sistema de travagem exigida por questões de segurança.
Teste de longa distância bem-sucedido fornece dados valiosos para o futuro
O sistema brake-by-wire está a ser desenvolvido no centro de desenvolvimento da Bosch em Abstatt, perto de Heilbronn.
A viagem de longa distância levou a equipa de desenvolvimento do sudoeste da Alemanha, passando por Hamburgo, Copenhaga e Estocolmo, com um pequeno desvio até ao Círculo Polar Ártico, até à chegada ao centro de testes de inverno da Bosch em Vaitoudden, Arjeplog, no norte da Suécia.
A Bosch solicitou e obteve especificamente aprovação para a utilização do veículo de teste em vias públicas em vários países, com base num conceito de segurança abrangente.
Toda a equipa trabalhou com uma motivação incrível para este evento e está muito orgulhosa desta conquista. O nosso sistema hidráulico brake-by-wire funcionou perfeitamente durante toda a viagem.
Com este primeiro teste de longa distância, demonstrámos de forma impressionante que conseguimos levar um verdadeiro sistema brake-by-wire da pista de testes para a estrada com segurança e sucesso.
Realizámos milhares de operações de travagem ao longo da viagem, obtivemos informações e dados importantes sobre o comportamento do sistema de travagem em diversas situações de trânsito e comparámo-los com as nossas simulações anteriores.
Tudo isso será integrado no trabalho de desenvolvimento contínuo para otimizar ainda mais o nosso sistema hidráulico brake-by-wire
Explicou Hagen Kuckert, gestor de projeto do atuador de travão by-wire na Bosch, em Abstatt.
A Cybertruck da Tesla tem um sistema de travões com essa tecnologia by-wire.
Na cybertruck a drireção é by wire (steering-by-wire) penso que os travoes não
Eu só não percebo como é que isto demorou tanto tempo a chegar aos carros é muito melhor e muito mais eficiente.
By-wire nos travões? Nãããããããã, não me convencem.
Nem nos travões nem na direcção. Fiquem eles com eles.
A F1 já é bbw há anos é estranho ter demorado tanto até chegar aos carros convencionais
A F1 faz revisões a cd 100 kms. Os carros do dia a dia não dispõem desses orçamentos e o chek aos travões podem chegar a 50.000 kms até que os travões sejam chekados e na maioria das x’s apenas visualmente ou qd o dono dá por isso.
F1, travões só os traseiros
e apenas para recuperar energia para o sistema híbrido.
Os travões da frente são mecânicos.
A direcção ainda é mecânica.
Não há pão para malucos.
Ninguem falou da direcção, os travoes bbw têm muito menos manutenção que um sistema mecanico que estas dependente de oleo se há uma fuga lá ficas tu sem travões enquanto um bbw pode ter 300 redundancias e mesmo assim é um sistema mais leve que o mecanico
Complicar o que é simples. E pior: se a ligação wireless falhar “só” fica sem travões. É porque não são precisos…
Wireless ainda não é, é por fio, e já chega para ficarmos apreensivos.
1º Não é wireless
2º Quantas pessoas já ficaram sem travões? E não vejo ninguem preocupado com isso só eu já fiquei 2 vezes na vida já é mais que suficiente para querer uma alternativa melhor