PplWare Mobile

Ainda não tem a sua Chave Móvel Digital? Saiba como pedir e usar


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

  1. Nuno says:

    Se aderir à CMD, o login antigo nos diferentes serviços por nome de utilizador e password deixa de funcionar?

    • João Paulo Moreira de Sousa says:

      Teoricamente não, não deveria sobrepor

    • Maria says:

      Pode usar os dois. A chave móvel digital entra na parte autenticação. Gov. Poe o ñ de telemóvel e o pin, recebe uma mensagem no telemóvel, coloca os 6 dígitos q recebeu e entra em todas as aplicações do estado. Saude, finanças, s. Social, portal e leilões, etc

      • Helena Fernandes says:

        Olá Maria!! Eu ja tenho a chave movel temporaria mas nao consigo entrar!!! Pede-me sempre um leitor de cartoes!!! Já nao sei mais como fazer??
        Obrigada desde ja a quem tentar ajudar

        • Maria da Luz says:

          a CHAVE MÓVEL temporária tem validade 24 horas, depois cancela. SE ainda não passou essas 24 horas, basta entrar num dos sites do estado, tipo finanças, seg. social, saude, colocar o nº telemóvel, pin temporário e é ai que escolhe a pass defenitiva.

  2. paulo rodrigues says:

    Não, poderá continuar a usar o método usr/passw…

  3. Xello says:

    Interessante é que na semana passada enviei e-mail pois eu tenho os códigos e pin’s que me foram dados aquando recebi o CC e eles não funcionaram. Ainda não obtive resposta. (tentei fazer login com o nº telemóvel associado pois não tenho leitor de cartões)

  4. LCB says:

    A concentração dos modos de autenticação de várias entidades é útil, mas perigosa; se uma terceira entidade mal intencionada obtiver a mesma, a pessoa fica exposta a um sem número de possíveis danos. Por outro lado, manter diversos modos de autenticação para a mesma entidade cria, por si também, mais vulnerabilidades que as desejadas. Se o CMD existe e está disponível para um utilizador, não faz sentido manter outra forma. É a velha dicotomia da utilidade versus segurança em meios eletrónicos.

  5. Carlos Almeida says:

    Boas, qual PIN?

  6. Carlos Almeida says:

    Obrigado

  7. Joao PTT says:

    Seria mais interessante as empresas utilizarem algo como o FIDO U2F ou mesmo o FIDO2 do que esta coisa da chave móvel digital quando surgem repetidamente notícias de que existem vulnerabilidades em coisas do estado e que aparentemente não existe quem contactar que entenda imediatamente o problema e force a sua resolução imediata sem aceitar desculpas para manter serviços vulneráveis.

    • Guinick says:

      Na verdade com estas todas tecnologias estamos todos vulneravei…. Infelizmente sempre tem alguém do “contra” a tecnologia esta ai para ser aproveitada da forma que cada um souber utilizar….

  8. Vasco Meireles says:

    Lá vai a Chave Móvel Digital a substituír o cartão de cidadão porque alguém acha que sim. O cidadão deve ter a hipótese de utilizar o mecanismo seguro que lhe for mais conveniente. nem sequer permitem a utilização do cartão de cidadão no site da EDP apesar de ser possível!

  9. joaquim antonio horta batista says:

    A baralhada habitual… Talvez os doutorados, quem sabe?

  10. Manuel Jose Guerreiro says:

    espero que seja confirmado

  11. Miguel Moreno says:

    Posso com está APP deixar a carta em casa quando conduzo? Dito de outra forma, os cartões virtuais tem força legal?

  12. Josina says:

    E para as pessoas que vivem na Europa mas fora de Portugal? Como aceder á plataforma ?

  13. Ana Gomes says:

    Como cancelar a chave móvel digital? Sff

  14. Teresa Ferro says:

    Vivo no Reino Unido como obter a chave digital

  15. Alexandra Rato says:

    A minha mãe tem Bilhete de Identidade vitalício e não tem chave móvel digital. Preciso de marcar uma consulta através da internet no centro de saúde, porque é mais rápido. Já tentei pedir a chave, diz que não reúne as condições necessárias. Como posso fazer?
    Obrigada

  16. Guinick says:

    Na verdade com estas todas tecnologias estamos todos vulneravei…. Infelizmente sempre tem alguém do “contra” a tecnologia esta ai para ser aproveitada da forma que cada um souber utilizar….

  17. Antonio freire says:

    Tb estou interessado.. ja passei fisicamente pela loja do cidadao e nunca recebi o sms para o meu numero ingles

  18. Eulália Galvão says:

    Como posso obter a Chave Móvel para uma Empresa? Tentei fazer o pedido através do Site das Finanças, mas não consegui… (é a primeira vez).
    Desde já o meu obrigada

  19. João Cavalheiro says:

    Bons Dias Eng. Pedro Pinto,
    Gostaria de poder partilhar desta e já tentei através do telemóvel, mas não tive êxito no registo, bem como na obtenção da chave móvel digital.
    Desculpe mas acho que a informação do site apesar de informar o cidadão dos passos a dar, não é muito explicita, no que respeita aos PIN pedidos para colocar. A que Pin se refere quando se coloca a opção telemóvel?
    Gostaria se possível que fizesse o favor de descrever os passos a dar no que respeita ao registo em suporte informático, telemóvel bem como na solicitação da chave móvel digital.
    Obrigado pela sua colaboração pois agradeço o favor se possível de me enviar um mail com os passos a dar e talvez publicar para que sirva de esclarecimento aos demais cidadãos.

  20. Ana Nunes says:

    Bom dia, já tenho a CMD e a app, mas não me permite aceder aos dados da carta de condução. Sabem-me dizer se há alguma falha no sistema??

  21. Nuno Ribeiro says:

    Boas a todos. Tenho 50 anos , não gosto destas modernices ( ja fui vítima roubo informático e o meu banco nada fez ) sou um autêntico céptico a estas apps . Gosto da minha protecção de dados da minha privacidade e estas apps não sabemos que tratamentos lhes dão. .provavelmente cairá em grandes empresas que compram estas bases de dados ? ! Mas respeito aqueles que gostam destas “modernices” . Eu estou fora.

  22. Americo ferreira da silva says:

    eu pedi a minha chave móvel mas tive que formatar o cartão e apaguei tudo
    como faço para pedir nova chave?

  23. Sandro Pereira says:

    Apelo ao voto num projeto do govtech onde é necessário a CMD, se já a tem click neste link:
    https://govtech.gov.pt/r/ee2df708-b76a-413f-917f-6c54e9875010
    e vote com as moedas virtuais govtech que só servem para este propósito, no projeto #228 que estará a dar um passo gigante para resposta atempada nas missões de socorro pelos veículos prioritários.
    Obrigado a todos que dispõe um pouco de tempo livre para conseguir mais tempo quando mais irá precisar…

  24. José says:

    Boas,
    Por experiência própria, e por não encontrar em lado nenhum esta informação importante” não é possível obter a chave móvel digital se o cartão de cidadão estiver caducado. Não faz sentido pelo seguinte, se o cartão de cidadão pode ser renovado num espaço do cidadão, até 30 dias da data de caducidade, só é possível renovar o C.C. se já tiver a chave móvel digital antes da data da caducidade. Entre outras ….

  25. Satierf says:

    Boa tarde Engº Pedro Pinto. Venho pedir um esclarecimento sobre a “chave móvel digital”. Minha mulher não tem CC, tem o BI com validade vitalícia. Já tentei conseguir o registo, mas não se consegue, informam que ela não reúne as condições exigidas. Se ela for à Loja do Cidadão com o BI e mais os documentos (NIF., Cartão de Utente e de Benef. da SS) ela irá conseguir? Se me faz o favor e se possível, informe-me quais as condições exigidas para o efeito . Muito agradecido. João Freitas

  26. Carmen Fernandes says:

    Estou a fazer o pedido da chaves móvel, de algumas pessoas e muitas delas da sempre o seguinte erro ” Não estão reunidas as condições necessárias para a criação da sua CMD” isso é defeito do site ou será que falta elementos na pessoa?
    Obrigada

  27. Fernando says:

    Boa tarde como posso pedir Chave Móvel móvel obrigado

  28. Paulo Ferreira says:

    A CMD é complicada e não é nada prática.
    No portal da Saúde podia aceder a área da saúde das minhas filhas menores, com Username e password.
    O Username era o número de utente, logo podia aceder a várias áreas de saúde de pessoas por quem sou responsável: 2 filhas menores, a mãe de 82 anos que não sabe ler , o sogro que não tinha telemóvel…
    Agora que para entrar, pedem logo o nº de telemóvel ao invés de o número de utente. Nem na minha área da saúde posso entrar, pois vou sempre ter à área do meu sogro que já faleceu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.