PplWare Mobile

Telemóvel associado ao Cartão de Cidadão? Saiba o que fazer


Pedro Pinto

Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

Destaques PPLWARE

63 Respostas

  1. Olly says:

    Então é facultativo, correcto?
    É que, quando, vi na TV, há uns tempos atrás, fiquei com a impressão que ia ser obrigatório, o que não fazia grande sentido… Mas como agora até os coitados dos idosos têm de ter (e saber usar) mail e etc. já não digo nada.

  2. David C. says:

    Sabem o que acontece/temos que fazer se mudarmos de número?

  3. Rui says:

    O enorme problema do cartão do cidadão são os certificados digitais…… os leitores made in China…..
    Sucede que ambos os leitores de cartão de cidadão que tenho, deixaram de ler o cartão assim que mudei a morada! Só conseguem ler o meu cc nos serviços públicos! Ou tenho de encontrar o leitor de cartões xpto que usa o estado ou o meu cc não tem qualquer utilidade para além da informação que tem impressa!
    Já agora, é muito engraçado quando tenho de preencher a data de emissão do cc ou o serviço 🙂
    Velhos hábitos!

    • PBatista says:

      Isso não está relacionado com leitores chinocas.

      Aconteceu-me exatamente o mesmo, ao alterar uma morada o CC passou a despoletar um erro e não conseguia concluir o processo. Desloquei-me ao balcão do registo, colocaram o cartão na maquineta deles e disseram que estava tudo ok, inclusive a morada alterada.
      Cheguei a casa e coloquei novamente o cartão no leitor e já funcionava corretamente.

      O leitor que uso não é chinoca, é um leitor embutido num portátil HP da gama elitebook, bastante recente. (por sinal são portáteis bastantes caros)

    • José Rodrigues says:

      Também me aconteceu na mesma situação…
      Liguei para o apoio e tinha uma versão antiga da aplicação e precisava de limpar a cache da mesma… passou a funcionar.

    • Orlando says:

      Tenho 3 leitores diferentes e todos executam a leitura e alterações sem problemas… A data de emissão está no cartão, a de validade é que não….

  4. António Silva says:

    Bom mesmo seria que funcionasse. Processo concluído, aguardanto e-mail que não vem nem sms de confirmação. A janela para introduzir o código continua aberta… Talvez lá para meio da noite chegue. Tipicamente tuga! 🙁

  5. António Silva says:

    Não foi possível efetuar a operação. Pedimos desculpa pelo incómodo. Tente novamente mais tarde.

  6. Miguel says:

    Se for igual ao pin para o leitor de cartões para a assinatura digital do cartão de cidadão, caso o percas tens de ir refazer um novo cartão de cidadão e pagar calar e esperar….

    Uma valente porcaria.

    • N'uno says:

      Para mim isso é uma questão de segurança. No entanto, parece-me que vão permitir a obtenção de segundas vias das cartas com os códigos, o que significa que muita gente terá potencialmente acesso à coisa…

    • bola says:

      Ninguém te manda perderes a carta que tem os códigos, está lá bem explicito como deves fazer.
      Segurança é segurança não é suposto ser fácil a recuperação desses dados, concordo com o processo como está.

  7. Luisa Costa says:

    Eu tenho que tirar o cartão de cidadão dos meus pais e não consegui por aqui, por favor ajude me. Visto que eles não podem andar de um lado para outro.

  8. Carlos Carvalho says:

    Já fui a 3 sítios diferentes na Zona de Carcavelos e sem sucesso. Em 2 estações dos ctt que supostamente tem espaço do cidadão não fazem, em Tires da loja do cidadão dizem que o sistema está em baixo.
    Portugal no seu melhor!

  9. Trump says:

    Portanto, em vez de ter uma unica password passo a ter duas?? Pin e codigo sms??

    Para alem de ter de aceitar uma politica de privacidade duvidosa e associar mais uma serie de info pessoal.

    Não, obrigado.

  10. joao rodrigues says:

    As minhas desculpas pela ignorância, mas não estou a compreender qual a vantagem em ter uma “Chave Móvel Digital”. Por favor tenham a amabilidade de me explicarem com exemplos práticos da vantagem da dita chave móvel digital. Para que serve ?Já não é necessário apresentar o Cartão de Cidadão para me identificar ? Tenham muita paciência para com a ignorância.

    • Jorge Barreto says:

      também não entendi a vantagem…

    • Fernando says:

      Chave Móvel Digital é um meio alternativo para se autenticar e aceder a serviços em portais e sítios na Internet de entidades públicas e privadas (e.g. “Portal do Cidadão” ) com recurso ao seu telemóvel ou e-mail.

    • Mauro says:

      Acho que ficas com acesso também a uma quantidade de novos serviços online, como por exemplo a mudança de morada sem ser necessário recorrer a um leitor de cartões.

      • Jorge Barreto says:

        isto é bastante interessante!

      • carlitos says:

        No caso de mudança de morada, depois de teres a chave móvel podes efectuar a alteração da morada on-line, em seguida enviam-te para a nova morada um código de confirmação. Depois para finalizares o processo e tb alterares a morada no cartão(fisico) tens de continuares a ter um leitor de cartões ou deslocares-te a uma loja do cidadão. Enfim, eu em vez de poupar tempo acabei gastando mais. Pode ser que no futuro se possa fazer a alteração numa cx multibanco.

      • carlitos says:

        … tb não esquecer de levar os PIN´s todos (que dão qd se recebe o CC) qd se for á loja!

    • Miguel says:

      Pode assinar emails digitalmente. Ou seja. Quem os recebe sabe mesmo que foi você que enviou. Usa-se mais no mundo dos negócios, mas também existe muita aplicação”civil”.

  11. Luis Dias says:

    E a segurança como é garantida , se nos roubarem ou perdermos o telemóvel ?

  12. bismarques says:

    Boa tarde!
    Pedindo a chave pela net, quanto tempo demora a chegar? Obrigado!

  13. David Ramos says:

    Fica agarrado ao smartphone ou ao cartão SIM?…. É importante esclarecer isso

  14. Álvaro says:

    Só se pode pedir numa loja do cidadão, certo?

  15. Armando Oliveira says:

    mas o tal pin…obtêm-se onde? no início do processo pede um pin?

  16. Joao says:

    Sou médico. Para emitir receitas introduzo o cc no leitor e é me pedido um código o qual obtive aquando da emissao do cc( nao consta na carta enviada pelos serviços) . Pergunta : esse codigo , pin , que introduzo como se chama ? Outra questao – para preencher o exame médico para a carta de conducao (pelo médico) o examinado deve introduzir o cc no leitor e deve digitar o pin de autenticaçao: como se obtem este pin? Peco desculpa pela minha ignorancia .obrigado desde ja

    • NunoR says:

      O pin pedido para “validação” do cartão do cidadão é o pin de autenticação. A sua função é semelhante à dos cartões multibanco: assegurar, com um grau razoável de certeza (ainda longe da certeza absoluta!), que quem está a usar o cartão está de facto autorizado a usá-lo. Esse pin de autenticação está na carta que é enviada para a morada do próprio, e que é indispensável para o levantamento físico do cartão de cidadão. Mesmo depois do levantamento do cc , essa carta deve ser guardada cuidadosamente. A perda dos códigos implica a reemissão dum novo cartão de cidadão. No seu caso concreto, tem a certeza que o cartão que introduz no leitor de cartões para emitir receitas é o cartão de cidadão? Não será antes o cartão da ordem dos médicos?

      • Joao says:

        Posso utilizar o cartao da ordem dos médicos bem como o cc. Peço desculpa: estive a examinar a carta que me foi enviada aquando da atribuiçao do cc e constam , lá, o pin de autenticaçao ( o qual uso para emissao de receitas electronicas) bem como o pin da assinatura digital . Nao tinha assimilado o que eta a assinatura digital
        Apesar de ser médico assumo que sou um analfabeto em termos informáticos . Problemas da minha geraçao!!! Uma vez mais obrigado…continuem nessa missao de formaçao de quem pouco sabe de informatica .

  17. Joao ptt says:

    Lá se vai a “autenticação forte” com a “chave móvel digital”… é que não é como se o número de telefone móvel da pessoa fosse algo seguro… não é a pessoa que tem controlo sobre ele (não é ela a gerá-lo/ ter controlo total sobre ele), e a pessoa não tem controlo sobre a segurança das redes públicas telefónicas… que por sinal NÃO são seguras (pesquisar vulnerabilidades SS7 por exemplo, já para não falar na segurança da transmissão dos dados)… isto é uma comédia… é uma insegurança enorme para fins de autenticação a sério.
    Se fosse uma aplicação a fazer algo similar ao SQRL (Secure Quick Reliable Login) no smartphone/ tablet/ computador/ outro dispositivo, ou seja: a ler um código QR ou a seguir um link especial que assinava digitalmente localmente e enviava para o servidor a sessão assinada e que estava associado à conta do cartão do cidadão, pelo menos em teoria a pessoa poderia garantir a sua segurança física já que tudo era gerado no próprio dispositivo que se não for infectado com algo maligno é um método seguro.

  18. Tiago Novo says:

    E como obtenho o pin?

  19. A Ribeiro says:

    Uma pergunta ao Sr. Pedro Pinto ou a alguèm que saiba responder. Sendo eu cidadão Portugues a viver no estrangeiro. Como posso pedir a chave movel digital??? Jà segui todos os passos, mas quando chega a altura do sms, o numero de telemovel que conclui todos os passos, onde deveria receber o tal sms, bem posso esperar. O sms nunca è recebido, talvez por não ser um numero Portugues. Agradecia uma resposta à questão.

  20. Vitor Silva says:

    Sr Pedro Pinto, o pedido da chave móvel digital não pode ser feito no próprio registo Civil? É que eu resido no concelho de Bragança e o espaço do cidadão é nos ctt e eles dizem que não posso fazer lá, tem de ser no registo Civil, mas o pior é que fui ao registo Civil e eles nunca ouviram falar na chave móvel digital. O que posso fazer? Desde já o meu obrigado.

  21. Eryck says:

    A chave móvel digital é uma ótima idéia mas comprei um leitor de cartão pra poder cadastrar. Moro no Reino Unido mas toda vez que espero o código vir pro SMS ele demora horas. Estou tentando usar o aplicativo no meu telefone, como exemplo, pedi a chave meia hora atrás e o código não chegou ainda, fica realmente complicado de usar, infelizmente.
    Em Portugal o código chega na hora?

    • NunoR says:

      Uso a chave móvel digital com frequência e o código de validação chega no máximo em cerca de 1 minuto, mas na maior parte das vezes são pouco segundos.

      Se o telefone for duma operadora portuguesa não vejo qualquer razão para essa demora. Se o seu telefone for duma operador doutro país, desconheço se existe algum tipo de restrição a números internacionais, mas admito quepossa ser esse o caso.

    • Jorge Gomes says:

      Eu estou na Suiça e o meu codigo chega em menos de 30s.

  22. Vieira says:

    Sempre que insiro os códigos tanto CMD como OTP dá mensagem de código errado?!? Qual a razão da persistência deste erro?

  23. Jorge Gomes says:

    Por favor, alguém me pode dizer como introduzir a carta de conduçao no telemovel, obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.