Motas passam a poder circular nas faixas para BUS
É motociclista? Já conhece as novidades que foram aprovadas na passada sexta-feira no Parlamento? Conheça as novas medidas que visam melhorar a mobilidade dos motociclistas... e não só.
Motociclos: Fim da lei dos motociclos e mudança no código da estrada
A proposta que eliminava a necessidade da inspeção periódica obrigatória para motociclos com mais de 125 cc avançou e foi aprovada. De referir que a obrigatoriedade estava prevista num decreto-lei de 2012 que sujeitava a inspeção a “motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cm3, bem como reboques e semirreboques com peso superior a 750 kg”.
Tal decreto-lei nunca entrou em vigor por estar dependente de uma portaria, que foi sempre adiada. Agora o Parlamento aprovou o fim da lei de inspeção para motociclos.
Além do fim da lei de inspeção para motociclos, foi também aprovada alterações no Código da Estrada de forma a universalizar o acesso dos motociclos às faixas BUS. De referir que cada Câmara Municipal definia se permitia ou não. Em Lisboa e Porto já era possível circular na maioria dos corredores BUS.
Foram também aprovados texto finais que visam recomendar ao Governo a redução do Imposto Único de Circulação (IUC) para motociclos.
Sou leigo no que diz respeito a motas mas, como veículos que circulam na via pública, deveriam também ser sujeitas a algum tipo de inspecção.
Agora parece estar na moda “cascar” nos automobilistas e quase nada se pode alterar num carro sem o risco de multas. Ex: eu gostava de colocar película escuras (as permitidas por lei e homologadas) para aumentar o conforto térmico; não o faço porque a burocracia fica pelo mesmo preço (ou mais) do que a colocação das películas (e já são homologadas). são os governantes que temos.
Não muda nada, em Lisboa e Porto já era permitido, no resto do país não existe faixas de bus
Pena não conheceres o país que, felizmente, não é só Porto e Lisboa…
Qual a lógica? Então vamos todos começar a andar de mota. É só benefícios.
Pelos vistos a mota já não é considerado um veículo de luxo. Agora são os carros.
Continua a ser pois a minha mota que pesa 235 kg e só tem duas rodas e com pneus que ocupam um quinto da largura de rodagem do vosso carro paga o mesmo UIC e a mesma portagem que a vossa viatura com 2500kg e 4 pneus que ocupam 10 ou mais vezes o espaço de rodagem, não atrapalha, não forma filas e não pára em qualquer local só para ver algué que teve de mudar um pneu e provoca longas filas de trânsito, um objecto super luxuoso para os chuchas governamentais… mas dá-me um prazer conduzi-la….