Motas: Inspeções periódicas vão arrancar… mas já não será em 2024
O tema das inspeções periódicas de motas não é propriamente novo. Em 2016, o Pplware já dava aqui algumas indicações sobre o tema, mas nada avançou. Depois passou para 2022 e recentemente para 2024... mas afinal ainda não haverá inspeções periódicas de motas no próximo ano.
Inspeções periódicas para motos só em 2025...
As inspeções periódicas obrigatórias para motociclos foram adiadas para 2025. A decisão veio do Conselho de Ministros que aprovou na passada quinta-feira um decreto-lei que adia as inspeções periódicas obrigatórias para motociclos, triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 125 centímetros cúbicos (cm3) para 2025.
Segundo o comunicado do Conselho de Ministros...
Foi aprovado o decreto-lei que prorroga por um ano a produção de efeitos da transposição da diretiva delegada relativa a inspeções técnicas de veículos a motor e seus reboques
Fonte oficial do gabinete do secretário de Estado Adjunto e das Infraestruturas, Frederico Francisco, revelou à Lusa que este diploma "adia por um ano, para 2025, a inspeção periódica obrigatória".
De relembrar que esta foi uma medida aprovada pelo governo de Passos Coelho, em decreto-lei, onde tornava obrigatória a inspeção de motociclos, que incluía triciclos e quadriciclos com cilindrada superior a 250 cc. O decreto-lei foi aprovado há cerca de 10 anos.
Este artigo tem mais de um ano
2025 não é ano de eleições por isso é tranquilo…
@Tiago, na mouche!
Então se o decreto-lei foi aprovado há cerca de 10 anos, já no tempo do governo do Pedro Passos Coelho, para que é que se anda a adiar isto indefinitivamente ?? Porquê ?? 😐
É verdade.
Esta história é engraçada, começou em 2012 com a tal transposição da diretiva europeia, o governo criou a lei mas ficou a falta uma portaria que definia algumas coisas como o valor e a periocidade.
Entretanto alguns centros gastaram milhões em equipamentos para estarem prontos, em 2017-2018 a união europeia mandou adiar para 2022 por falta de condições técnicas.
Nessa altura tive a curiosidade de fazer umas contas ao universo de motas passiveis de ir à inspeção e o valor que referiam, 12.5 euros, cheguei à conclusão que os centros levavam cerca de 25 a 30 anos para recuperar o investimento feito, tendo em conta o valor que iam cobrar.
“Entretanto alguns centros gastaram milhões em equipamentos para estarem prontos,…” Lembro-me perfeitamente disso. É verdade o que diz.
Por isso.. votar no Padre ou no sacristão vai dar ao mesmo… Há que votar em quem dá ordens aos dois, senão vamos andar aqui a aquecer até morrer…
O problema é que a maioria não vota, quem ganha sempre é a abstenção, portanto deduzem ( na minha opinião) que está tudo bem no paraíso.
Sinceramente acho que esta história das inspeções nas motas não vai dar em nada. Aquelas modificações para fazer mais barulho, etc, são facilmente retiradas para a inspeção e colocadas em seguida.
Vai ser obrigatório a partir de 125cc ou 250?
125cc. Qq dia é a vez das bicicletas.loolooollo