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Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Klimane says:

    O 190D do meu pai tem 37 anos e o E250D dele tem 27.

    • Rodrigo says:

      Não precisa ser Mercedes, existe muitas marcas com carros a gasóleo com 30 anos até citroen dos baratos fazem 700K sem avaria de motor.

      O problema é que os novos a gasóleo não duram nada, porque só tem coisas a complicar a vida do motor desde, Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR…

      Um novo eléctrico não tem nada destas coisas, manutenção é 5x inferior ou mais…

      • Grunho says:

        Se for o AX 1.4 D, daqueles que queimavam a junta da culassa de 10 em 10 mil, para fazer 700k só tem de levar junta nova 70 vezes. Nada mau para um diesel.

    • TugAzeiteiro says:

      Pois… mas os Classe C ou Classe E atuais não vão durar esses 37 ou 27 anos! Com muita sorte duram 20 anos e mesmo assim tenho as minhas dúvidas… Os carros novos cada vez mais não são feitos para durar e custam a cada ano que passa mais e mais!

      • Leonel matos says:

        Custam mais a cada ano pork a união europeia faz para tal. Todos anos inventa algo para encarecer. é filtro de partículas.adblue sistema sos agora é a caixa negra. A seguir será gravador de dados igual aviões

    • B@rão Vermelho says:

      @Klimane, Dass ia dizer o mesmo os 190D ou os 320D mandão cumprimentos e comprimentos 😉 😉
      Ainda ontem estava a ver um carro de empresa que na altura eu próprio o fui buscar um Clio de 2004 e ainda anda ali para as curvas e tenho um colega que ainda tem o primeiro Taxi dele um Datsun nem me lembro do modelo e com mais de 2 milhões de Km

  2. Anung says:

    20 anos para um diesel dos anos 2000 não é nada.

    • Rodrigo says:

      Por isso é que passamos pelas sucatas e estão cheios deles desde 150k a 300k e carros de a partir de 2010.

      Hoje em dia é só tretas Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR… Tudo material para levar o carro a ir para a sucata mais cedo!

  3. JA says:

    Dizer que o Tesla Model Y Juniper vai durar 20 anos é especulação, já que os carros elétricos ainda não têm tempo suficiente no mercado para provar essa longevidade. Comparar com motores diesel, quando alguns já mostraram durar mais de 1 milhão de km , é precipitado. Além disso, o custo absurdo de substituir baterias torna essa ideia pouco viável. Exagero na noticia sem bases sólidas.

    • Vítor M. says:

      Não têm? Os carros elétricos da Tesla existem há cerca de 16 anos (desde 2008). e com a evolução das baterias, facilmente se percebe que se com tecnologia do início dos anos 2000 conseguem resultados como os que temos visto, com a evolução então seguramente poderá superar os 20 anos. Os resultados estão aí, é só analisar e ver que de facto as baterias estão muito evoluídas e as antigas ainda estão aí para as curvas.

      Existe mais do que uma base sólida, só não vê quem não quer ver.

    • TugAzeiteiro says:

      Mas por que raio se substitui baterias por novas?! Se o injetor do motor a combustão avariar, também substituímos o motor por um novo? As baterias dão para reparar… não é assim tão complicado ou dispendioso quanto isso! Já começam a aparecer em Portugal empresas especializadas nisso…

      • JA says:

        Embora seja verdade que as baterias podem ser reparadas, isso não é tão simples ou barato como parece. A reparação de baterias exige mão de obra altamente especializada, equipamentos específicos e, muitas vezes, substituição de módulos inteiros, o que ainda representa custos elevados. Além disso, a rede de empresas especializadas em reparação de baterias é muito limitada, especialmente em países como Portugal, tornando o processo menos acessível do que a manutenção de motores a combustão, onde há décadas de infraestrutura consolidada. Comparar a reparação de um injetor com a complexidade de uma bateria de alta voltagem é desproporcional.

    • Rui says:

      Pelo contrario já se consegue ter uma ideia, os carros eléctricos já existem há tempo suficiente para ter ideia de quanto vão durar e com a evolução das baterias 20 anos até me parece pouco, no entanto isto vale o que vale a media de troca de carro do ze povinho é de 5 em 5 anos

      • JA says:

        Embora os carros elétricos já existam há algum tempo, a maioria dos dados disponíveis refere-se a modelos mais recentes, com tecnologias de baterias que ainda não completaram 20 anos em uso real. A evolução das baterias é promissora, mas prever uma durabilidade de 20 anos com base em projeções e não em dados concretos é arriscado. Além disso, a média de troca de carro a cada 5 anos pelo “Zé Povinho” reforça que a maioria dos consumidores não mantém os veículos tempo suficiente para validar essa longevidade, tornando o argumento de 20 anos mais teórico do que prático.

      • Grunho says:

        Trocar de carro de 5 em 5 anos só para os menos de 5% de cima, pouco mais de 500 mil indivíduos que formam a burguesia exploradora. A esmagadora maioria dos 9,5 milhões de baixo ou não tem carro, ou mantêm-no a andar por 15, 20, às vezes até 30 anos. É a cubanização do parque automóvel, o que tem os seus aspectos positivos: menor extracção de matérias primas e menor produção de resíduos.

    • David Guerreiro says:

      Nos EUA, no Reino Unido existem empresas especializadas que reparam baterias, retiram a bateria do veículo e substituem os módulos avaridos, por uma fração do custo de uma bateria nova. A própria Tesla faz, retoma a bateria antiga, repara e vende a outro cliente já reparada.

  4. Tozzini says:

    Quem é que subsidiou o projeto de investigação?

  5. halnaweb says:

    Se calhar até aguentam 20 anos. Como qualquer decente. Já os com motor diesel tenho dúvidas q os eléctricos sejam superiores. Um audi com motor diesel tem muito bom rendimento com 400mil kms ou mais, tal como VW ou Mercedes, Land Rover….

  6. NjsS says:

    Deverá durar, estima-se vs já batem (comparação entre o futuro/incerto com algo certo? )
    Portuguesices à parte, o tempo de vida de um carro é aquele que o dono lhe der através de boa manutenção e reparações…
    Qualquer carro pode durar mais de 20 anos desde que o dono o mantenha…
    Temos por exemplo o caso do model S de 2015 com 1,9 milhões de km, e inúmeros casos que veículos a combustão com bem mais de 2 milhões de km. O Tesla levou 13 motores e 4 baterias, os a combustão tiveram motores reconstruidos ou levaram motores…
    O que importa na vida util é mesmo a vontade do dono em manter o carro e se o chassis não está podre lol.

  7. rjSampaio says:

    Sim sim, vindo dos mesmos que disseram “Tesla Semi Trucks Will Not Breakdown For 1 Million Miles”

  8. Joao Rego says:

    O que nao falta sao dieseis com mais de 30 anos a funcionar como novos, já eletricos raramente duram mais de 5 anos

  9. Fusion says:

    Uma dúvida.
    Sempre que se fala nas avarias dos elétricos só se fala nas baterias. A bateria tem que durar x anos ou a bateria tem que dar x km.
    Percebo que o principal elemento de um elétrico seja a bateria. No entanto e as outras coisas? Os motores elétricos das rodas? E os restantes componentes? Só oiço falar em baterias, mas tenho genuína curiosidade nos restantes componentes (excluindo consumíveis uma vez que esses é normal serem trocados, como por exemplo pastilhas, pneus e por aí fora).

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