Model Y Juniper deverá durar 20 anos! Os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel
Um dos fatores que colocam muitas dúvidas na compra de um elétrico é a sua longevidade. Em especial, as baterias podem ser um componente com uma vida útil reduzida e caro de substituir, o que cria algumas barreiras. Um novo estudo vem mostrar que isto é um mito e que, por exemplo, o Model Y Juniper deverá durar 20 anos e os carros da Tesla já batem a vida útil dos diesel.
Model Y Juniper deverá durar 20 anos
De acordo com um novo estudo, os veículos Tesla têm uma vida útil média de 20,3 anos, superando os carros a diesel e a gasolina. Em particular, estima-se que o Model Y Juniper dure pelo menos 20 anos. Mas será que isso é realmente verdade? Porque até agora sempre se afirmou que os veículos elétricos tinham uma vida curta.
O estudo diz que a perceção de que os veículos elétricos tinham uma vida curta no passado já não é válida. Os veículos elétricos modernos têm agora a mesma vida útil que os veículos com motor de combustão interna e, em alguns casos, até os ultrapassam. Em particular, foi revelado que alguns modelos da Tesla tiveram mais de 640.000 km de utilização.
Segundo o estudo, um Tesla médio pode percorrer 328.000 km, o que o torna um dos veículos mais duradouros de todas as marcas de automóveis. Em comparação, os carros a diesel da Skoda duram em média 17,4 anos. Já os carros a gasolina da Audi duram em média 20,9 anos. No entanto, diz-se que os veículos da Tesla têm uma vantagem em termos de vida útil, uma vez que podem viajar muito mais durante este período.
Carros da Tesla batem a vida útil dos diesel
Os investigadores salientam que os custos das baterias precisam de ser mais acessíveis para os veículos elétricos atingirem o seu verdadeiro potencial. Segundo informações, o fortalecimento do ecossistema de reciclagem de baterias será um fator crítico no crescimento do mercado de veículos elétricos usados.
Além disso, os grandes fabricantes de baterias, como a Tesla, a NIO e a CATL, têm planos para oferecer uma garantia de bateria de 15 anos. Isso fará aumentar a sua vida útil e tornar o mercado dos veículos elétricos mais atrativo e com vendas certamente superiores.
Atualmente, a garantia média das baterias é de 8 anos, mas com a utilização generalizada de baterias com garantia de 15 anos, prevê-se que os veículos elétricos estejam disponíveis durante mais tempo. A grande dúvida é se o Model Y Juniper da Tesla e outros veículos elétricos de última geração podem realmente durar 20 anos. Ao mesmo tempo, será esta longevidade realmente vantajosa se os custos de substituição da bateria não diminuírem?
O 190D do meu pai tem 37 anos e o E250D dele tem 27.
Não precisa ser Mercedes, existe muitas marcas com carros a gasóleo com 30 anos até citroen dos baratos fazem 700K sem avaria de motor.
O problema é que os novos a gasóleo não duram nada, porque só tem coisas a complicar a vida do motor desde, Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR…
Um novo eléctrico não tem nada destas coisas, manutenção é 5x inferior ou mais…
Se for o AX 1.4 D, daqueles que queimavam a junta da culassa de 10 em 10 mil, para fazer 700k só tem de levar junta nova 70 vezes. Nada mau para um diesel.
Pois… mas os Classe C ou Classe E atuais não vão durar esses 37 ou 27 anos! Com muita sorte duram 20 anos e mesmo assim tenho as minhas dúvidas… Os carros novos cada vez mais não são feitos para durar e custam a cada ano que passa mais e mais!
Custam mais a cada ano pork a união europeia faz para tal. Todos anos inventa algo para encarecer. é filtro de partículas.adblue sistema sos agora é a caixa negra. A seguir será gravador de dados igual aviões
@Klimane, Dass ia dizer o mesmo os 190D ou os 320D mandão cumprimentos e comprimentos 😉 😉
Ainda ontem estava a ver um carro de empresa que na altura eu próprio o fui buscar um Clio de 2004 e ainda anda ali para as curvas e tenho um colega que ainda tem o primeiro Taxi dele um Datsun nem me lembro do modelo e com mais de 2 milhões de Km
20 anos para um diesel dos anos 2000 não é nada.
Por isso é que passamos pelas sucatas e estão cheios deles desde 150k a 300k e carros de a partir de 2010.
Hoje em dia é só tretas Filtro de partículas, catalisador, AdBlue, EGR… Tudo material para levar o carro a ir para a sucata mais cedo!
Dizer que o Tesla Model Y Juniper vai durar 20 anos é especulação, já que os carros elétricos ainda não têm tempo suficiente no mercado para provar essa longevidade. Comparar com motores diesel, quando alguns já mostraram durar mais de 1 milhão de km , é precipitado. Além disso, o custo absurdo de substituir baterias torna essa ideia pouco viável. Exagero na noticia sem bases sólidas.
Não têm? Os carros elétricos da Tesla existem há cerca de 16 anos (desde 2008). e com a evolução das baterias, facilmente se percebe que se com tecnologia do início dos anos 2000 conseguem resultados como os que temos visto, com a evolução então seguramente poderá superar os 20 anos. Os resultados estão aí, é só analisar e ver que de facto as baterias estão muito evoluídas e as antigas ainda estão aí para as curvas.
Existe mais do que uma base sólida, só não vê quem não quer ver.
Mas por que raio se substitui baterias por novas?! Se o injetor do motor a combustão avariar, também substituímos o motor por um novo? As baterias dão para reparar… não é assim tão complicado ou dispendioso quanto isso! Já começam a aparecer em Portugal empresas especializadas nisso…
Embora seja verdade que as baterias podem ser reparadas, isso não é tão simples ou barato como parece. A reparação de baterias exige mão de obra altamente especializada, equipamentos específicos e, muitas vezes, substituição de módulos inteiros, o que ainda representa custos elevados. Além disso, a rede de empresas especializadas em reparação de baterias é muito limitada, especialmente em países como Portugal, tornando o processo menos acessível do que a manutenção de motores a combustão, onde há décadas de infraestrutura consolidada. Comparar a reparação de um injetor com a complexidade de uma bateria de alta voltagem é desproporcional.
Pelo contrario já se consegue ter uma ideia, os carros eléctricos já existem há tempo suficiente para ter ideia de quanto vão durar e com a evolução das baterias 20 anos até me parece pouco, no entanto isto vale o que vale a media de troca de carro do ze povinho é de 5 em 5 anos
Embora os carros elétricos já existam há algum tempo, a maioria dos dados disponíveis refere-se a modelos mais recentes, com tecnologias de baterias que ainda não completaram 20 anos em uso real. A evolução das baterias é promissora, mas prever uma durabilidade de 20 anos com base em projeções e não em dados concretos é arriscado. Além disso, a média de troca de carro a cada 5 anos pelo “Zé Povinho” reforça que a maioria dos consumidores não mantém os veículos tempo suficiente para validar essa longevidade, tornando o argumento de 20 anos mais teórico do que prático.
Trocar de carro de 5 em 5 anos só para os menos de 5% de cima, pouco mais de 500 mil indivíduos que formam a burguesia exploradora. A esmagadora maioria dos 9,5 milhões de baixo ou não tem carro, ou mantêm-no a andar por 15, 20, às vezes até 30 anos. É a cubanização do parque automóvel, o que tem os seus aspectos positivos: menor extracção de matérias primas e menor produção de resíduos.
Nos EUA, no Reino Unido existem empresas especializadas que reparam baterias, retiram a bateria do veículo e substituem os módulos avaridos, por uma fração do custo de uma bateria nova. A própria Tesla faz, retoma a bateria antiga, repara e vende a outro cliente já reparada.
Quem é que subsidiou o projeto de investigação?
Se calhar até aguentam 20 anos. Como qualquer decente. Já os com motor diesel tenho dúvidas q os eléctricos sejam superiores. Um audi com motor diesel tem muito bom rendimento com 400mil kms ou mais, tal como VW ou Mercedes, Land Rover….
Os motores diesel antigos (sem serem castrados como os actuais) foram projectados para 1 milhão de quilometros.
Deverá durar, estima-se vs já batem (comparação entre o futuro/incerto com algo certo? )
Portuguesices à parte, o tempo de vida de um carro é aquele que o dono lhe der através de boa manutenção e reparações…
Qualquer carro pode durar mais de 20 anos desde que o dono o mantenha…
Temos por exemplo o caso do model S de 2015 com 1,9 milhões de km, e inúmeros casos que veículos a combustão com bem mais de 2 milhões de km. O Tesla levou 13 motores e 4 baterias, os a combustão tiveram motores reconstruidos ou levaram motores…
O que importa na vida util é mesmo a vontade do dono em manter o carro e se o chassis não está podre lol.
13 motores é obra!
Os primeiros Model S tinham uma taxa de avaria de motores muito elevada. Penso que desses 13 motores a maioria foi em garantia.
Sim sim, vindo dos mesmos que disseram “Tesla Semi Trucks Will Not Breakdown For 1 Million Miles”
O que nao falta sao dieseis com mais de 30 anos a funcionar como novos, já eletricos raramente duram mais de 5 anos
+1 eletricos basta um sensor não funcionar e o carro nem arranca
Uma dúvida.
Sempre que se fala nas avarias dos elétricos só se fala nas baterias. A bateria tem que durar x anos ou a bateria tem que dar x km.
Percebo que o principal elemento de um elétrico seja a bateria. No entanto e as outras coisas? Os motores elétricos das rodas? E os restantes componentes? Só oiço falar em baterias, mas tenho genuína curiosidade nos restantes componentes (excluindo consumíveis uma vez que esses é normal serem trocados, como por exemplo pastilhas, pneus e por aí fora).