PplWare Mobile

Microturbina eólica doméstica recebe primeira certificação internacional

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. Zé Fonseca A. says:

    Interessante, mas por agora estou satisfeito com uma vertical

  2. Pedro António says:

    A transição energética não se faz com uma única grande obra, mas sim com milhares de decisões quotidianas que se somam. É um bom passo a ser dado, contudo, nenhum deles, mesmo acumulativamente, serão algumas vez suficientes, solar, eólica, , térmica , etc. Apenas teremos autosuficiência e independência com a energia nuclear.

    • Filipe says:

      Energia a fusão nuclear, queres tu dizer. Ainda não existe produção comercial.

    • PeterJust says:

      Não digas asneiras, Espanha e Portugal já tem energia totalmente renovável para a grande parte do comsumo, bastante até é desperdiçada em horas de pouco consumo. Os paineis estão ao preço da chuva, se cada casa portuguesa tivesse 3 ou 4 paineis nas horas de sol alimentavamos a europa toda. Tens de vir para 2025 que ideias da decada de 90 já não fazem sentido

      • PML says:

        Sem dúvida, e há países onde a produçao excedo o consumo e estão com problemas devido a isso (Austrária). Possivelmente em breve mudaremos o paradigma e a energia será mais barata durante o dia do que de noite, ao contrário do que são atualmente os bi-horários.

  3. Monteiro says:

    Vou esperar no maximo uns 5 anos para comprar por 1/4 do preço a uma empresa chinesa

  4. Paulo says:

    com esse preço fica amortizada em 30 anos….

    • Tiago Faria says:

      Inicialmente, o preço está pensado para compensar o desenvolvimento e para vendas a empresas e em países com ajudas decentes. Se uma empresa com alto consumo energético compra 200 destas, consegue dia & noite baixar muito a dependência da rede, se associares vantagens de IRC e ajudas em países nórdicos, em <10 anos têm o investimento compensado e a partir daí é poupar imenso.

      No caso dos particulares, sendo uma boa solução ela vai baixar de preço e ser instalado em topos de casas e prédios, com uma redução significativa dos consumos.

      Mais que a poupança em dinheiro (a mais importante), tens muito mais independência da oscilação de valores, das energéticas sem escrúpulos e com o avançar dos carros elétricos, baixas a menos de 1€/100 km que faças. Tenho um amigo com painéis e bateria e, relativamente ao que ele gastava antes entre A/C, consumo geral de família grande e carro elétrico, feitas as contas ele em menos de 7 anos tem o investimento pago (já está quase) e a partir daí é viver bem a não pagar quase nada.

      • Manuel da Rocha says:

        Isso é tudo teórico… como foi a ideia “inovadora”, de proibir, os “fósseis”, até 2035, assobiando, para o lado, que a grelha energética europeia, não tem capacidade para 20% deles… sem investir 3700% do PIB europeu, a renovar, a grelha e arranjar 8000000000 Megahertz, por hora, para manter os consumos. São só 232600000000 metros quadrados, de painéis solares, com 36% de eficiência, diária.
        Só estão a notar isso, quando começaram a aparecer apagões, por toda a Europa, nas cidades, onde há mais EV, em circulação. E, as empresas energética a verem, disparar, o número de clientes, a pedirem tensões, muitíssimo mais altas, para suportar carregamentos rápidos e 100% aparelhos eléctricos, em casa.

        • Tiago Faria says:

          Isso é uma pura falácia de “anti” elétrico:
          – desde há 30 anos que cada casa consome MUITÍSSIMO menos fruto de eletrodomésticos e lâmpadas 4-5x mais eficientes
          – o mesmo com a rede elétrica pública de iluminação
          – os combustíveis fósseis para chegarem à bomba, necessitam de uma quantidade brutal de energia elétrica para serem refinados, os quais -fruto de automóveis mais eficientes- têm decrescido a necessidade (daí a Petrogal no norte ter fechado)
          – muitíssimas empresas usam diariamente energias renováveis, portanto o consumo em dias de sol e vento, consegue poupar o uso de combustíveis fósseis ou elétrica da rede
          – os carros elétricos não estão constantemente a carregar e podem carregar até 40% com 16A numa tomada normal. Sabes que um carro elétrico pode carregar em AC até 11 kW (alguns até mais) e isso quer dizer que em 10h de dormir terias uns 95 kWh carregados… Não precisas de DC a 250 kW LOLOL

          Conclusão: o que se baixou de consumo energético elétrico nos últimos 30 anos, pode-se perfeitamente trocar tudo para elétrico com carregamento ponderado (16 a 32A) e tens ZERO alterações da rede. Agora se me disseres que foi feito um DESINVESTIMENTO nos mecanismo de correção 50Hz e desbalanço e na própria infraestrutura geral… ai tens muita razão. E é aí o problema. Em muitos países europeus já não tens cabos no ar/paredes logo menos oscilações; outros países não dependem da má vontade francesa que não deixa haver melhor interconexão e PT/ESP baixam as calças à França como se eles mandassem em alguma coisa. Mas os costumes brandos são assim…

        • JL says:

          Lá vêm os numeros inventados, se não têm capacidade para 20% deles, porque é que já contam com 32 % ?

          Curioso porque o ultimo apagão que se conhece foi devido a produção a mais solar.

          Tensões mais altas ? para quê ?

  5. TT says:

    O preço é puxado, mas é interessante para fazer companhia aos paineis cá em casa, já agora aguém conhece ou recomenda uma boa marca de baterias para casa?

  6. José Nunes says:

    Custo-benefício ainda excessivo. Além disso há que esperar algum tempo para ver melhorar a sua eficiência energética. Neste momento são necessárias quase 6 turbinas para garantir apenas metade do consumo médio de uma casa. É muito pouco, para tanto equipamento e tanta despesa imediata.

  7. JMarston says:

    O ruído é que não é agradável.

  8. Tuga sem escrúpulos says:

    E a China a vende-las a 150paus esta europa é gananciosa

  9. VP says:

    Esses valores que pedem estão surreais. Hoje em dia compra-se um kit solar de um painel de 440wp, mais micro-inversor, mais suporte, por 250€, e produz anualmente 700kwh.
    Até os painéis solares flexíveis para as varandas (que são mais caros) compensam mais que isso e instalam-se em poucos minutos.

  10. Guru Kan says:

    no Pais dos bananas so´ 1 distribuidor de eletricidade relaciona o preço venda com o custo . normalmente o preço da eletricidade e´ relacionado ao preço na Europa da eletricidade+ gas+ gasolina+ diesel ++++++

  11. Guru Kan says:

    actualmente sao + pequenas + produtivas + baratas https://pt.aliexpress.com/item/1005008783821045.html

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.