Microlino Lite chegou: um elétrico para quem tem 16 e licença de ciclomotor
Trânsito caótico, combustíveis cada vez mais caros, pouco estacionamento, estradas estreitas e apertadas, e ainda pensa em levar o seu grande SUV para dentro da cidade? O Microlino Lite faz parecer estúpida essa ideia, porque é dinâmico o suficiente para o levar a qualquer lado, fácil de estacionar, baixo consumo e com um toque irreverente, para se demarcar da confusão! O carro bolha já foi apresentado na Suíça e chega no verão.
Microlino Lite para quem tem 16 anos e licença de ciclomotor
O mercado olha para este veículo como o microcarro para os europeus que nunca trocariam o seu automóvel por uma bicicleta elétrica. Sim, Portugal também está no alvo.
A empresa suíça Micro - fabricante do pequeno e alegre carro elétrico Microlino - acaba de apresentar uma versão de produção do seu Microlino Lite no Salão Automóvel de Genebra. Com uma velocidade máxima de 45 km/h, anda a metade da velocidade do Microlino normal, mas pode ser conduzido por qualquer pessoa com uma licença de ciclomotor a partir dos 14 anos em alguns países europeus. Em Portugal é a partir dos 16 anos.
Um modelo de entrada custará CHF 149 por mês (cerca de 156 euros) para aluguer a partir deste verão.
O carro certo para as cidades
Os microcarros, como o Microlino Lite, destinam-se a pessoas urbanas que nunca trocariam o seu carro de tamanho normal por uma bicicleta elétrica, mas que procuram algo mais prático para conduzir em cidades densas, com ruas estreitas.
É possível colocar cerca de três microcarros no mesmo espaço necessário para estacionar um SUV e o seu peso reduzido permite-lhes consumir muito menos energia do que um veículo elétrico normal. São ótimos para deslocações urbanas para o trabalho, idas rápidas ao supermercado, deixar uma criança na escola e transportar o cão para um parque.
O modelo Lite tem o mesmo design monobloco de aço que o seu irmão mais velho e mede 2,5 m de comprimento, 1,47 m de largura e 1,5 m de altura, com um peso inferior a 600 kg. Com 6 kW de potência (9 kW de pico), está classificado como um veículo L6e, o que significa que qualquer pessoa com uma licença de ciclomotor da classe AM pode conduzi-lo na Europa.
Com a bateria de base de 5,5 kWh, pode percorrer cerca de 100 km antes de precisar de ser carregada ou até 177 km no máximo para quem optar pela bateria maior de 11 kWh. A bateria de 5,5 kWh pode ser carregada de 0 a 80% em cerca de duas horas com um carregador de 2,2 kW tipo 2, enquanto a bateria de 11 kWh, mais potente, necessita de cerca de quatro horas.
O microcarro de dois lugares também vem equipado com um teto de abrir e uma bagageira surpreendentemente espaçosa de 230 litros.
O preço começa em CHF149 por mês (cerca de €156) para um aluguer de 48 meses com 5000km/ano.
O Microlino Lite é construído em Turim, Itália, tal como o seu irmão mais potente, e está disponível em azul ou cinzento antracite, com opções para um interior premium básico ou melhorado, com couro vegan, banco de veludo, bolsos laterais, altifalante bluetooth e um suporte para smartphone.
As pré-encomendas começam hoje para entrega no "início do verão".
Embora a Micro ainda não tenha divulgado uma lista de países, é provável que se trate, para já, de um lançamento apenas europeu.
16 anos, licença de ciclomotor e um papá empreiter ou capitalista cheio de pasta.
Mesmo, esta gente não entende que os portugueses não tem dinheiro para estas coisas. Somos um povo que anda de bicicleta ou autocarro e servimos apenas para entreter os ricos dos alemaes, franceses e ingleses para que tenham penam de nos e nos deem comida
claramente não circulas por cascais
Moro na quinta da marinha mas sei que não reflete o pais que temos. Com o governo atual e a mentalidade da maioria dos portugueses que nem sabem protestar quanto mais. Basta ver uma manifestação em franca ou espanha e as nossas.
Marco Libe, qual a necessidade de criar alts para espalhar mentiras.. ainda por cima viver na quinta da marinha já nem é um flex consideradavel
Na Marinha Grande é td plano. Não há desculpas, toca a pedalar.
Cascais é castiço mas há por lá umas ruas que não lembram nem ao Diabo…
em cascais o que não faltam são crianças em papa reformas deste genero, na sua generalidade miudas
O povo deixou-se parasitar por essa “nata” da sociedade que agora financia certas forças que são incompativeis com a democracia.
no meu tempo as betas tenham bws, hoje têm medo de andar de mota por isso gastam 20k num papa reformas francês..
Calma camarada, ainda falta uns meses para a festa do avante.
Até deves sonhar com capitalistas. 🙂
Os capitalistas é que sonham constantemente como expremer cada vez mais a humanidade e o planeta, depois quando sobrar só ossos vão roer os ossos para os fazer render.
Começa por dar o exemplo e deixa de receber ordenado pelo teu trabalho e de usar ferramentas, maquinas e tecnologia usada e criada por capitalistas.
Estás a comentar no pplware com equipamento que vem das empresas mais capitalistas do mundo, que tal tambem ai dares o exemplo?
O capitalismo não é perfeito, mas é o melhor sistema que temos.
O que é o suficiente para ti? Se calhar para ti o suficiente é diferente do meu suficiente, por isso todos os sistemas comunistas nunca irão funcionar, a sociedade quer-se dinâmica e lá para cima, coisas que o capitalismo promove.
E caso não saibas quem alimenta o capitalismo é o povo, portanto se achas que o capitalismo é mau, então começa por educar as pessoas e não acabar com o sistema.
Dinamica é tanta que não sobra nada que não tenham destruido ou poluido e já estão a pensar fugir para marte! sem ética e moral deve ser isso que chamam de dinamismo, quando sobrar só seres humanos “dinamicos” neste planeta vão-se comer uns aos outros.
Rídiculo. Nem percebes que é entre outros a melhor eficiência do capitalismo que permite não poluir tanto como a URSS.
Se não fosse o lucro não aproveitaria muito mais de um barril de petróleo hoje do que há 100 anos.
Se entendi bem para já apenas irá estar disponível em modalidade de aluguer sem opção de compra é isso?
Vejo uma boa proposta para alugar a turistas quando vão para cidades novas, fora isso estranho.
Caro que dói e para jovens de 16 anos tenho as minhas dúvidas que queiram rockar com isto a porta de suas escolas.
Mas para turismo até gosto, mais pratico e útil que uma trotinete, mas não passa apenas disso.
não conheces a realidade dos dias de hoje nas escolas, it’s all about status, já é normal ver miudas com papa reformas de 20k importados de frança, muito comum também miudas com malas de 1000-2000€ e tennis de 500€, isto para ir para a escola
O BMW Isetta quer o design de volta…
Mais lixo para ocupar lugares.
O design é péssimo… porta frontal? Em caso de acidente, o mais provável é amassar a frente (onde está a porta) e como é eléctrico, a probabilidade da bateria começar a arder é maior… por onde saem os ocupantes se a porta frontal estiver empenada? E como se trata de um “papa reformas”, este nem sequer precisa de passar em exigentes testes de segurança como é o caso do Euro NCAP.
A bateria está na parte frontal ?
A porta frontal já existiu no BMW a que chamávamos ovo, e de onde este copiou o design…
Como assim, a BMW voltou a produzir o Isetta?
Já tínhamos os mata velhos, agora temos estes mata novos
LOL