Lenovo apresenta primeiro portátil com ecrã transparente
A tecnologia evolui a uma grande velocidade! A comprovar tal afirmação estão as centenas de equipamentos e serviços a serem apresentados no Mobile World Congress (MWC 2024) que se está a realizar em Barcelona. Um dos equipamentos que tem despertado a atenção dos visitantes é o portátil transparente da Lenovo.
Ecrã da Lenovo também tem a capacidade de ficar opaco
Com o portátil transparente da Lenovo já não vai poder dizer que está escondido atrás do PC. O Lenovo ThinkBook Transparent Display Laptop Concept, é um protótipo de um portátil que se destaca por ter um painel transparente microLED de 17,3 polegadas. O ecrã transparente não tem moldura.
Segundo a Lenovo, o portátil terá transmitância ajustável, para que possa usar o máximo de transparência quando quiser ou então mais opacidade para assim também garantir alguma privacidade. A empresa revelou que o painel pode chegar aos 1000 nits de brilho.
Pelo que o Pplware teve oportunidade de testar, há ainda algumas características a melhorar. Por exemplo, com tons brancos, a representação não é propriamente a melhor.
A Lenovo refere também que este painel terá a capacidade de se adaptar ao meio envolvente: com recurso à Inteligência Artificial, o portátil poderá ajustar-se ao cenário que estiver atrás.
Há alguma aplicação prática? Honestamente não me ocorre nenhuma considerando que do outro lado está tudo invertido (poderá ser possível inverter a imagem rapidamente para dar acesso a quem está do outro lado). Vermos para lá do monitor dependendo do preenchimento do ecrã, pouco traz.
Controlo do patrão, para conseguir ver o que estas a fazer…
Há aplicações práticas para marketing por exemplo imagine uma montra com este tipo de ecrã que até deixa ver o que está dentro da loja
Quanto mais informação menos se vê para dentro e quanto menos opaco menos se vê o que está no ecrã… mas sim pode ser uma aplicação viável
Finalmente inovacao, a apple não inova nem traz nada disto nos seus macs hiper mega caros. Qualquer pc linux de 300 euros papa um macbook
Inovação? Prefiro um Magalhães a isto, qual é a utilidade pratica disto mesmo? Inovação é quando se cria algo pratico e disruptivo, isto foi criado pelo facto de poder ser criado, puramente para marketing, uma vez que as pessoas vão falar disto, prova viva é o pplware estar a falar disto agora.
A tua opinião sobre esta nova tecnologia, é atacar logo a Apple, que nao tem nada a ver com isto. Claramente és um hater, nada mais.
Nunca tive um produto da Apple, nem tenciono ter, mas essa comparação é só estúpida…
Eu via em muitas series e filmes do futuro, os ecras serem trasnparentes. Será que a Lenovo fez de forma a tornar possivel o que se mostrou nos nossos televisores? Sao ideias e merecem ser reconhecidas. Tudo nesta vida é possivel. Voces pensam, epa viagens no tmepo, olhem qualquer dia, daqui a uns aninhos ainda vai ser possivel mas nao da forma como pensamos. Mas acredito que e possivel =)
Será apenas uma demonstração tecnológica, porque sinceramente, para que serve ? Primeiro eram os reflexos que tínhamos nos écrans, hoje já muito reduzidos, agora é o que se fica a ver por detrás do écran. No futuro andarão todos à procura de paredes brancas e lisas para poderem encostar o portátil e ver bem o que estão a fazer..
Com um ecrã assim, depois é colocar um placa ou cartaz por trás para tapar.
Torna-se um pouco mais chato trocar o fundo de ecrã.
Eu que gosto de paisagens aéreas, teria de abdicar disso e escolher entre mesa e parede…
É pena já ter visto um ja no PC Americano na Bósnia em 2002…. É só areia para os ohos
*But Why?*
Why Not!
Não vai há muito tempo que apareceram também as TVs de ecrã transparente. A questão foi a mesma, para que é que isto serve? Há sempre um niche qualquer que vai encontrar uma utilidade, claro, mas na sua grande maioria? Não te vai fazer trocar a TV da sala e não te vai fazer trocar o ecrã do teu portátil, por isso do ponto de vista comercial é gimmick para mostrar aos amigos e pouco mais.
Mas vale pelo esforço académico ou talvez até como stepping stone para outro tipo de avanços.
Certamente que terá algum tipo de aplicação comercial, mas de resto será como tudo, inicialmente caro e a realidade será quem achar que tem utilidade compra, quem não achar não compra, penso que será o mesmo como nos automóveis que têm “tecnologia semelhante”