Mercedes planeia cortar até 15% da sua força de trabalho na China
Em mais um exemplo da instabilidade da indústria automóvel global, a Mercedes-Benz e as suas subsidiárias estão a planear cortar até 15% da sua força de trabalho, na China, principalmente nas suas unidades de finanças e vendas.
Devido à intensificação da concorrência no maior mercado automóvel do mundo, a China, a Mercedes-Benz e as suas subsidiárias estão a planear cortar postos de trabalho, de acordo com duas pessoas familiarizadas com o assunto, que pediram para não serem identificadas porque não estão autorizadas a falar publicamente sobre o tema.
Conforme avançado pela imprensa, a Mercedes-Benz Automobile Finance e a Beijing Mercedes-Benz Sales Service deverão suportar o peso dos cortes, à medida que trabalham para competir com as empresas chinesas, incluindo bancos estatais, uma vez que podem oferecer empréstimos automóveis mais atraentes.
Segundo as fontes, a fabricante alemã já começou a cortar postos de trabalho, na China, inclusive não renovando contratos de alguns funcionários com contrato fixo. As demissões terão acelerado este mês.
Apesar dos objetivos, o plano da Mercedes não é estanque, pelo que está sujeito a alterações. Aliás, a empresa ainda não terá tomado uma decisão final relativamente aos despedimentos, que podem ficar aquém dos 15% da força de trabalho.
Além disso, não é claro se a medida irá afetar a sede local da fabricante de automóveis ou as unidades de produção que gere através de joint ventures com empresas chinesas.
A decisão da fabricante de automóveis alemã mostra as dificuldades que as empresas de automóveis estrangeiras enfrentam, na China. Afinal, os grandes nomes "tradicionais" foram perdendo terreno para uma série de marcas nacionais, que conquistaram os condutores com veículos eletrificados e tecnologicamente avançados.
Porque não reduzir a margem de lucro e pensar mais no seu país?
É claro que, se a CN aglutinar a totalidade do seu mercado interno com marcas próprias, perderá os fabricantes ocidentais. Não se pode ter tudo. Até porque há uma guerra de preços por dumping insustentável, que já dura há demasiado tempo, e já há centenas de entidades relacionadas com o ramo automóvel (marcas e concessionários) a fechar, sendo a maioria chinesas.
A culpa é dos eléctricos.
Por acaso a tendência na CN é PHEV.
Parece que não, até por caíram mais.
https://cnevpost.com/2025/02/17/china-jan-2025-nev-sales-caam/
É impressionante como vc lê tudo ao contrário. Mesmo aquilo que posta.
“…China’s BEV sales in January amounted to 574,000 units, up 29.1 percent year-on-year but down 41.01 percent from December….”
“…PHEV sales in January were 370,000 units, up 30.28 percent year-on-year but down 40.51 percent from December…”
Portanto os PHEV cresceram mais que Bev ano a ano e perderam menos a comparar com Dezembro.
Pois, eu vi logo que ia acontecer isso, então quais estavam a subir mais ? Não eram os phev ? Ao caírem praticamente o mesmo valor, a tendência está aí.
@JL veja lá se entende. Os PHEV continuam a ganhar terreno aos elektros na China.
A tendência já dura há mais de um ano.
Fim de papo.
Não é o que parece, em tão pouco tempo cairam tanto, mas olhe que nunca venderam mais, estavam a crescer mais, parece que afinal voltaram pela 3 vez a cair.
Dumping insustentável!!!???
Não vejo onde… cada vez são mais caros!!! Que os chineses colocam a preços melhores, ninguém discute – mas mesmo assim, são caros!!!
Achar que carros que se compravam à 5 anos por 15/16k€ e agora custam 7/8k mais, epa…
Isto para ser minimamente aceitáveis, preços tinham que cair, NO MÍNIMO, 1/3… tudo que seja menos que isto, é demagogia…
Esta conversa lembra me aquando da subida da inflação, que chegou se bem se lembram, aos 7-8%… ora quem vai às compras regularmente sabe bem que não foi isso que aconteceu… na generalidade os preços subiram bem uns 50-60%!!! Exemplo: quem comprava maçãs a 1.30€/kg, agora é difícil ver essas mesmas maçãs abaixo de 2€/kg… e quem fala em maçãs, fala em outra coisa qualquer…
Os carros foram pelo mesmo caminho!!! O Ibiza da geração anterior (Ibiza IV) começava nos 13k… em quanto começa agora a actual geração??? Pois é… 7-8% my ass…
Esta escumalha do tecido empresarial aproveitou a desculpa da inflamação para dar “sky rocket” nos preços, já que o Zé povão não sabe fazer contas e é incapaz de entender a quanto equivale aumentos de 7%…
Chineses até podem ser mais acessíveis, mas não dão baratos… gajos são é inteligentes: colocam os preços naquele patamar um pouco mais abaixo que o resto das marcas generalistas e colhem os papalvos… porque europeus)americanos/chineses/wtv, qualquer um, não tem nada de barato…
Mas isso devo ser eu que não me escorre os euros pelas telhas abaixo…
Amigo, está história é na China, caso não tenhas reparado…
A UE cheia de inuteis que nunca trabalharam na vida não fazem outra coisa senão encher os paises da europa com leis e e leizinhas que só trazem destruição de riqueza , qualquer peid…. que uma empesa ou cidadão europeu dê tem de ser certificado e cumprir a miriade de leis feitas por idiotas.
Isso é verdade. Apenas a regulamentação auto leva 25% do rendimento das empresas.
Somos um continente burocrata e isso tem q acabar.