Mercedes-AMG ONE: hiperdesportivo de 3 milhões de euros veio para o norte de Portugal
Este bólide é a única unidade que vem para Portugal. O Mercedes-AMG ONE, um hiperdesportivo de mais de três milhões de euros, só teve uma fornada de 275 unidades para todo o mundo. Este, que veio para o norte de Portugal, diz-se vai rechear uma garagem de um luxo único no país. A encomenda deste exemplar foi da responsabilidade da Sociedade Comercial C. Santos.
Mercedes-AMG ONE: da Alemanha até ao norte de Portugal
O carro é uma incrível obra da engenharia. Este hipercarro, que está já nas mãos de um cliente que pediu anonimato, custou mais de três milhões de euros.
A aquisição do Mercedes-AMG ONE passou por várias etapas, que começaram 2017. Foi um processo de seleção que deu ao cliente a oportunidade de comprar um automóvel tão único, do qual serão produzidos somente 275 exemplares, todos identificados com a inscrição 1/275.
Os critérios eram apertados: os interessados tinham de ter um histórico de relacionamento com o grupo Mercedes-Benz, ser colecionadores de automóveis e ter a intenção de manter o Mercedes-AMG ONE nessa coleção (ou seja, a venda no curto prazo não podia estar nas intenções do potencial cliente).
Foram necessários vários meses de conversações, incluindo uma reunião secreta nos arredores de Genebra (Suíça) em que os presentes não podiam ter telemóvel ou relógio, até o negócio ter luz verde para avançar. A configuração final da unidade decorreria em Munique (Alemanha), no fim de 2018.
As características técnicas únicas do Mercedes-AMG ONE fizeram com que os prazos de arranque de produção se prolongassem e foi só no início de 2023, mais de cinco anos após o anúncio oficial no Salão Automóvel de Frankfurt, que a primeira unidade saiu da linha de montagem.
Dado o carácter artesanal deste autêntico Fórmula 1 de estrada, os restantes exemplares têm sido entregues de forma espaçada, com a unidade entregue ao cliente português da Sociedade Comercial C. Santos a chegar agora, já depois ter recebido, em março de 2021, um Mercedes-AMG GT Black Series Edition ONE, exemplar exclusivo para clientes do hiperdesportivo.
“Fórmula 1” de estrada
O Mercedes-AMG ONE (consumo de combustível em ciclo combinado, ponderado: 8,7 l/100 km; emissões de CO2 em ciclo combinado: 198 g/km; consumo de energia elétrica em ciclo combinado: 32 kWh/100 km) é, de facto, um modelo único e que replica a tecnologia de um Fórmula 1 num automóvel que cumpre os requisitos legais para homologação para circular em estradas públicas.
Com um motor de combustão V6 turbo de 1.6 litros e quatro motores elétricos, a cadeia cinemática híbrida E PERFORMANCE é construída pelos especialistas do desporto automóvel da Mercedes AMG High Performance Powertrains em Brixworth (Reino Unido), que também são responsáveis pelo desenvolvimento e produção das unidades de propulsão dos monolugares da equipa Mercedes AMG Petronas F1.
A montagem de todo o veículo será realizada em Coventry (também no Reino Unido).
Este hiperdesportivo produz uma potência total de 1063 cv (782 Kw) e tem transmissão manual automatizada de sete velocidades com embraiagem de corrida de carbono de 4 discos.
O motor a combustão, montado em posição central traseira, debita 574 cv às 9000 rpm, mas tem o seu limitador apenas às 11 000 rpm. Os quatro motores elétricos somam 450 kW (611 cv). Um está montado na cambota, outro está integrado no turbocompressor e os restantes dois encontram-se no eixo dianteiro.
Um carrão destes e nem sequer pode andar a mais de 100 Km./h numa autoestrada portuguesa. Mas pronto, quem é milionário nem olha a isto. Às vezes a imagem é o que conta.
O dono de um GT Black SE ONE que tem a empresa aqui na vila, muitas vezes aluga pistas para ir para lá com amigos e familiares. Estas bombas que ele tem, praticamente nunca ou mesmo nunca, são vistas na estrada. Tem pessoal especializado para meter os carros que quer no camião e fazer o transporte para o local que quer.
Estes carros não são comprados para andar rápido, são comprados como objeto de arte e poder económico. Os futuros donos têm para mostrar aos amigos, jornais e passar devagarinho pela malta estilo “vês como sou rico?”, se fossem a 300 km/h ninguém os via e tirava a piada. Em resumo: é mesmo só para o show, além que em Portugal é com as estradas que temos parte o carro todo. Se fizer 5000 km em 10 anos vai ser muito…
Este tipo de carros não são apenas para o “show off”, são um enorme investimento que daqui a uns anos irá retornar o investimento em pelo menos o dobro. Dinheiro parado é dinheiro que perde valor, há tantos automóveis feitos que valorizam assim que são entregues, ao contrário dos carros que nos meros cidadãos compramos há quem consiga fazer imenso dinheiro com o negócio dos carros de edições limitadas e carros que são clássicos assim que saiem do stand. O melhor exemplo que temos neste momento foi o McLaren F1 lançando nos anos 90, um carro que custava cerca de 1 milhão de euros, hoje em dia não consegues comprar 1 por menos de 20 milhões. Mesmo com a inflação a mistura compensou a toda a gente que o comprou… agora se o compram como show off puro investimento ou também porque gostam de carros isso é lá com eles….
Os árabes têm coleções de hyperdesportivos fechados em garagens das quais nunca irão sair a não ser para outra garagem milionária.
Então mas a Tesla é má porque não querer que os clientes vendam os seus veículos de produção limitada e a Mercedes já não é má ? Loool
Pronto, vai cair o Carmo e a Trindade…..
Não tem mal nenhum. O único mal passível de critica e riso é a Tesla querer colar aquele aborto vulgar ao alcance de qq taberneiro, ás mesmas práticas que se adoptam para peças que são obras de arte, únicas, raras e de valor incalculável no sector automóvel .
“tem transmissão manual automatizada de sete velocidades ”
Agora sim é que vai cair o Carmo e a Trindade.
Então mas qual é a parte de unidades de produção limitada que você não entendeu ?
Atenção, tem volante rectangular.
Houve um carro da Peugeot com volante rectangular que muitos criticaram.
Claro que tem volante rectangular, é para andar em pista
Quem o comprou pode testá-lo em qualquer autódromo do mundo. E não tem que ver com a imagem perante terceiros, certamente. Tem mais a ver com paixão pura por detalhes técnicos e por se tratar de um exemplar cuja aquisição é dificílima?
Muitos dos compradores fazem zero ideia dos detalhes técnicos; um veículo que praticamente só pode andar em pista…a maioria dos compradores vai alugar uma ou duas vezes ao ano uma pista.
Isso faz-me lembrar um conhecido que tem mesmo muito dinheiro e tem vários carros clássicos nobres e alguns estilo este de coleção: anda com os clássicos porque podem andar na rua mas estes de coleção não porque não têm condições para andar nas ruas portuguesas ou dá umas volta no quarteirão. Lá uma vez ao ano, um camião leva o carro a uma pista que ele e uns amigos alugam mas… São um par de horas e quase por obrigação. Esses veículos passam mais tempo a ser limpos e polidos e no camião que realmente a serem usados. É quase o equivalente a ter o melhor PC no mundo mas ser só compatível com uma app de benchmark e só correr 1x/ano para tirar as cascas…
Ou então ter uma peça de joalharia caríssima e ficar em casa na vitrine. Opa, se gostam de ter coisas assim…São gostos.
Este comprador, aqui meu vizinho, tem uma garagem que, dizem, envergonha a do Ronaldo. Dizem, porque só conheço alguns quando o vejo passar. E, além de plástico (e notas…) o homem percebe de carros. 🙂
Não me digas é és vizinho do Jay Leno português, ehehe…
Não fica longe não, a garagem de luxo, não de um apresentador, mas sim de um industrial que fez e faz fortuna nos plásticos 😉
Eu conheço um na margem Sul que tem uma garagem com grandes máquinas, até um ford gt lá tem.
Vítor não me diga que tem casa em Sto. Tirso ?
Sim, no concelho.
Mesmo que ganhasse por ex. o Euromilhões não era carro que comprasse. Era mais fácil comprar um Mercedes Classe A.
Gostos não se discutem a diferença é que o classe A assim que saísse do stand iria começar a perder o valor este aqui é exatamente o contrário… cada um faz com o dinheiro o que bem lhe apetece desde que não me venham pedir emprestado
3 milhões ! “pinuts” 🙂
Um belo automóvel !
Mais que um veículo é um investimento.
Dentro de 10/15 anos vale 5x mais…no mínimo. E se vender nem paga impostos.
Um investimento é um depende: entre seguro e revisões e manutenção gastam muitíssimo dinheiro. E basta um pequeno acidente e perder logo o valor. E se tiver em casa…muito se pode estragar.
Seja como for…tenho coisas melhores para fazer com o dinheiro mas entendo que esta gente só veja estatuto e dinheiro à frente.
Quem compra est3s não se preocupa com custos.
É por esse linha de pensamento que não vais ter nenhum…Este gosta, pode, compra.
Só posso é ter inveja dele… Se pudesse ter um como ele, também não queria saber da “opinião” de tantos “ilustres”. Só espero é que não o ponha numa garagem fechado e em vez disso que faça esta verdadeira “nave espacial” libertar o seu poder. Se o fizer muito provavelmente será num circuito fechado e sempre transportado num camião feito especialmente para o seu transporte.
Simplesmente uma maravilha de engenharia e tecnologia impressionante.