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Mais um título para a Tesla! Model Y já é o carro mais vendido em toda a Europa

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Automotive News Europe

Autor: Pedro Simões


  1. JG says:

    Eu ainda deixei uns euritos para a reserva mas depois que vi como é feio e com uns interiores tão maus como o model 3, deixei a reserva para um novo S. O raio do carro é, para mim, um dos carros mais feios de sempre, parece que tem a traseira de um carro e a frente de outro, há qq coisa que não bate bem neste Model y. A vender assim tanto, aceito que o defeito seja meu. Embora o Kia EV 6 também tenha aquela traseira horrível e dizem tão bem da estética, mas o carro só me desilude pela traseira, e a Kia também consegue vender o e-soul e até está a vender um modelo novo, que é uma renovação da “coisa” estranha anterior… é mesmo defeito meu, sou esquisito 🙂 Bom Ano!

    • AlexS says:

      Concordo. Os designs dos carros estão a perder toda armonia.
      Mas quando se tem mulheres que eram bonitas a gastarem dinheiro para ter “fish lips” percebe-se que os valores tradicionais de beleza estão a acabar e vem aí o brutalismo e deformação. Deve ser culpa dos filtros do photoshop :))))

    • Pedro says:

      Eu testei o Y e posso dizer que fiquei muito mal impressionado. Até não desgostei da estética mas, por dentro, aquilo parece um Renault kangoo. Quando passas os 100km/h entra vento e ruído. O autopilot é a coisa mais anti-natura que usei nos últimos tempos.

      Foram esses os motivos que me levaram a ir para a Audi e para o e-tron. Embora tenha menos autonomia (350km a versão 50 que é a que tenho) é um carro adulto, maduro. Vê-se que não foi pensado por uma pessoa que tem 5 empresas. Vê-se que foi pensado, desenhado e executado por pessoas que efetivamente percebem de chapas.

      • z-life says:

        É uma escolha, motor, bateria e tecnologia VS qualidade de construção.
        Tudo junto dava valores muito elevados.

        Tratando-se de eléctricos, sem dúvia que escolhia a tecnologia e motor ao invés da qualidade de construção e design.

  2. Jose says:

    So os portugueses este ano compraram 45% do total de carros vendidos foram eletricos. Portugal no bom caminho, agora so falta proibir os carros a combustiveis fosseis de entrar nas cidades para evitar o pivete e barulho que fazem. Felizmente em 2023 isso ja vai acontecer

  3. O técnico says:

    Todos os comentários são de verdadeiros tesos que conduzem um vulgar fumarento a dever anos à sucata.
    Tuguices

    • °0° says:

      Que deve ser o teu caso.

    • z-life says:

      Olha que os endinehirados não compram teslas, compram fumarentos com emissões de 500g

    • secalharya says:

      Coitadas das criancinhas nas minas de Lítio.
      O teu EV “verde” é muita bom pá!

      • RC says:

        Crianças e minas de lítio ? onde inventou essa ?

        Secalharya não está a falar das minas de cobalto ? aqueles de onde sai cobalto tanto para baterias como para refinarias e processos de refinação de combustível que só dura uma vez ?

        Ah sim, até dizem que é para deixar os combustíveis mais verdes e sustentáveis, e olhe que não sou eu que digo, é o próprio instituto do cobalto.

        Mas como ambientalista que tanto tenta ser deveria saber isto:

        https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converters/

        • Yamahia says:

          Vc é incorrigível,
          Faz lembrar o menino Joãozinho que se sente no direito de fazer merd* 365 dias por ano pq num dia viu o colega a fazer merd* e desculpa-se dizendo ao mundo que o colega faz mais merd* que ele.

          De facto desde 2013 que a procura por cobaldo cresce 10% ao ano por causa das baterias para os BEV e em 2020 eles já eram responsáveis pela demanda de 57% da produção global de cobalto. A título de exemplo seguem-se o fabrico de ligas metálicas (13%) e ferramentas (8%). O processo de refinamento de petróleo não aparece nas estatísticas.
          Perante o exposto pode concluir sem esforço que a mobilidade eléctrica está vergonhosamente associada ao trabalho escravo e degradante a que a que se assiste com crianças na RDC!
          Na verdade, antes dos BEVs não havia este problema.

    • Mike says:

      Calma Cristiano Ronaldo! Não nos humilhes mais…

    • EuTech says:

      …para que esse “flex” todo mestre ! coitado será que o que tem a mais na carteira falta no cérebro …epa deixa me fazer “flex” tambem… por acaso o meu ta pago, transporta-me do ponto A ao B, passa na inspeção não faz fumo e faz barulho bastante para dar que falar a quem não tiver que fazer…
      Boas Festas a todos

  4. Manel says:

    Estamos a falar dum carro que custa €50.000 em Portugal. Incrivel como é o mais vendido. Aqui em Portugal é muito dinheiro para o comum dos cidadãos.

  5. Lelo says:

    Não aprecio o modelo em questão, mas o preço da versão rwd pôs tudo em sentido…e vende, vende…

  6. fm says:

    calma, não são os europeus que ficaram parvos de repente, a testa é que está a entregar as encomendas em atraso todas de uma só vez

  7. A.Santo says:

    Deviam fazer um post sobre os VE que avariam mais ou que têm mais problemas… Até ai a Tesla ganha com uma vantagem superior

  8. secalharya says:

    Model Y, o maior trambolho a circular nas nossas estradas. Não tem ponta por onde se pegue, é tudo mediocre.

    • RC says:

      Onde fica a luz dos 4 piscas no model y ?

    • George M says:

      Acho que você quer dizer que os Tesla são os veículos mais bem construídos e seguros, anos à frente em tecnologia de motor/bateria e da era espacial. Não se preocupem os interiores jeitosos com plásticos bem pintados de prata e bem aparafusados em caixilhos de alumínio não vão salvar os alemães.

      São números loucos! Para colocar isso em perspectiva para todos, a Volkswagen vendeu 16.742 ID. 4s em 2021 ….. globalmente ….. durante todo o ano. A Tesla vendeu 19.144 Model Ys… na Europa… em um mês.

      • Lelo says:

        Globalmente ?!
        Faltava cá este…

        “In 2021 (since March), Volkswagen sold 16,742 ID.4 in the U.S.”
        Insideevs.com

        • Yamahia says:

          Apesar dos Américas não darem qq subsídio ou vantagens para aquisição de BEV’s europeus.
          Por cá deveríamos fazer o mesmo à Tesla, mas somos uns tansos!

          • RC says:

            Não dão ? Quem disse ?

            7500 dólares + 8000 dólares e nos a pilhas até dão mais 15 0000 ou 3 anos de abastecimento gratuito.

            Isto na Califórnia, no resto do País 7500.

          • Lelo says:

            Dão desde que fabricados nos USA.
            “To qualify for the tax credit, the bill would require that EV to contain a battery built in North America and using minerals mined or recycled on the continent.”
            A partir de 2023 ( medida ainda em estudo) poderá ser para todos, mas com compra em regime de leasing.

          • Yamahia says:

            Lá está vc com as seus tiques de sabichão @RC, é incrível, não aceita uma.
            “O plano do governo Biden é bem amplo, mas em linhas gerais recompensa apenas os carros elétricos que são fabricados nos Estados Unidos. Segundo revelado pela Reuters”
            https://insideevs.uol.com.br/news/627326/europa-incentivos-carros-eletricos-eua/

            Convença-se de uma vez que mais que não há nenhum genuino interesse em salvar o planeta com esta história dos BEV’s, antes pelo contrário pq conf. já viu só pioram ainda mais.
            O interesse maior nesta história é dar um novo impulso a uma indústria que já dava sinais muito sérios de estagnação!

          • RC says:

            Loool, então mas falou em presente ou futuro ?

            Eu falei do que havia, não do que vai haver.

            E sim, desconhecia essa novidade.

          • RC says:

            Não existe ?

            Então mas… por vezes é difícil entender em que mundo você vive, estão a defender a economia deles e a proteger o país dos outros e não existe interesse ?

            Looool, agora que apresentam um plano que já não precisam dos meninos da RPC, já não existe interesse ?

            Looooooool

          • Yamahia says:

            O que é que você não percebe?
            O interesse é revitalizar um sector importante da economia. Está lá escrito. Por outras palavras acabou por dizer o mesmo que eu já tinha dito. lool. Que baralhação vai nessa mente!
            A defesa do ambiente é a desculpa para atingir o fim. Dinheiro é o que move esta história.
            Os américas nem se dão ao trabalho de disfarçar. Inviabilizam ao máximo a venda de qq BEV que não seja fabricado no seu território e que use componentes que não sejam lá fabricados!

          • RC says:

            Eu baralhei ou você ? então andou a criticar os ve e os meninos, agora que os americanos andam a propor (SIM PROPOR, AINDA NÃO OFICIALIZADO) para os proteger, já não serve, além disso não precisam da China e dos seus poluentes métodos de mineração, incentivando a economia nacional.

            Quais são mesmo as marcas Europeias que não fabricam lá carros ?

          • RC says:

            Se o dinheiro é que move a história, proíbam já todas as novas tecnologias, assim escusam de gastar dinheiro em investimento.

            Você sabe lá o que quer, aliás, eu sei, quer apenas defender a sua dama, já que os argumentos são sempre enviesados e inventados.

        • Yamahia says:

          Veja lá se se situa na sequência da conversa. Vc perde-se e não diz coisa com coisa.
          A conversa iniciou com a info de que a VW vendeu em 2021 ~17000 ID4 nos EUA. A fábrica iniciou a produção em meados de 2022, logo essas unidades foram importadas e portanto vendidas sem qq apoio. Capisce?
          Tudo o resto nesta sequência são devaneios seus ou consequência deles, capisce?

      • Yamahia says:

        O Volkswagen ID.4 vendeu 54 476 unidades em 2021 na Europa!

  9. Miguel Rasquinho says:

    Decididamente não me convenceu. Escolhi o Volvo C40 que aguardo entrega. Verifiquem!

  10. Yamahia says:

    O mundo disse o mesmo em relaçao aos Diesel em relaço aos gasolinas… Não vai há muito tempo.Lembara-se?
    Daqui a 10 anos (não dou mais) os BEV estarão a ser diabolizados face aos FCEV.

    • RC says:

      Daqui a 10 ainda faz sentido haver FCEV ?

      Como, se na sua teoria, o problema dos BEV é a energia que gastam, portanto os FCEV têm um problema bem maior, já que gastam muito mais, não se esqueça que atualmente 98% do hidrogénio produzido no mundo, é de origem fóssil.

      • Yamahia says:

        O meu problema com os BEV é só com a energia que gasta?
        Vc é mesmo anedótico
        Ora faça aí uma cábula:
        1-a) Produto falacioso ao apregoar ZERO EMISSÕES CO2 quando se sabe que só para o fabrico da bateria são emitidos 200 kgs de CO2 por cada kWh de capacidade.

        1-b) Sucata do veículo após 10 anos pelo fato da reposição da bateria ser mais cara q o valor do veículo com 10 anos de uso. Mesmo que resolva manter o veículo só porque sim, a muda da bateria é mais 200 kgs de CO2 por kWh de capacidade a dar cabo do planeta, o mesmo para se mudar de carro.

        1-c) Apenas para circular, um BEV, utilizando a matriz energética europeia, emite 92g/km, dado só por si superior a um nr. considerável de veículos a combustão (ver tabela de ISV)

        É preciso ter lata anunciar um produto destes como sendo de zero emissões. E isso irrita bastante quem não come esse tido de informação e vai ver como realmente as coisas são!

        Depois o BEV tem desvantagens com as quais eu teria alguma dificuldade em lidar:
        2-tempo de carregamento,
        3-peso do veículo.
        4-Portanto a questão do desperdício de electricidade num BEV que vc me atribui está longe de ser a minha única motivação contra este tipo de mobilidade. Mas reconheço que pode ser um factor que pode desestabilizar uma determinada sociedade mais carente no recurso, conforme já se viu na Suiça. Então estes tomaram medidas na eventualidade da crise energética persistir. E portanto é um grande handicap ao considerar a hipótese de apenas poder usar o veículo para ir trabalhar, para ir ao médico ou para ir a Tribunal. Exactamente para as situações onde nc preciso de carro.
        Estar proibido de o usar para actividades lúdicas mais valia não ter carro. Só se fosse para servir de bibelot na garagem!

        Em relação aos FCEV claro que agora é impensável ter um veículo a H2 em Portugal, a não ser que viva ali para os lados de Cascais. É preciso aguardar pela maturação e expansão da industria, conforme já lhe tinha dito, calculo lá para 2025 ou 2027 possa já ser uma realidade por cá.

        No entanto nos dias de hoje eles já mexem um pouco por esse mundo fora.
        Na Alemanha já é possível percorrer o pais a H2 com o apoio de 100 postos de abastecimento disseminados pelo pais. Na coreia do Sul idem, o Japão, a Califórnia nos EUA etc.

        • RC says:

          Eu faço sim, tempo, se você me provar estas coisas:

          – onde foi buscar os 200 kg de co2 por kilo de bateria

          – onde tem carros que consumam 3.45 litros aos 100 kms, já que emitem 92 gramas

          – onde estão as árvores que produzem esse combustível, e já agora os carros

          – onde estão os eléctricos que com 10 anos foram para sucata

          -onde é que os FCEV sao mais leves e mais duradouros, ate porque têm baterias de tração na mesma.

          – onde vão buscar 5x mais verdinha para eles, já que é isso que consumem a mais, tendo em conta que, segundo você, para eléctricos nem 1x existe.

          Já mexem cada vez menos, já que de vendem cada menos e estão a parar o seu fabrico.

          Então e a tecnologia que lhe dá tanta dor de cotovelo não pode evoluir porquê? Só porque você não quer ?

        • RC says:

          Então quantos se venderam na Alemanha no último ano, se são tão bons porque não vendem mais ? Loool

          É engraçado como fala bem de algo que não conhece , em detrimento de outra coisa QUE TAMBÉM NÃO CONHECE.

          Começo a desconfiar que, ou alguém lhe paga para dizer todos estes disparates. Loool

          • Yamahia says:

            Vc é um ciclo vicioso.
            Já lhe respondi a certas questões e já lhe tinha esclarecido outras.
            Pela última vez e pela sua ordem:
            -200 kgs por kWh de capacidade de bateria…Pergunte ao BING

            -E quantos BEV vê a circular com mais de 10 anos? São os próprios fabricantes que vaticinam max 10 e garantem por 8 anos (esta garantia só funciona se a utilização não for imprudente)

            -Vá só mais um esforço para completar a equação. Agora só falta subtrair a incorporação de biocombustíveis a 7 ou 10% bem como levar em linha de conta o AdBlue que permite uma importante redução nas emissões de CO2 e vai chegar à conclusão que o pessoal da AT não é burro e que aqueles modelos a combustão emitem de facto 80 a 90 kgs CO2 aos 100.

            -Onde disse que os FCEV duravam mais que os BEV???
            O que lhe posso afirmar com segurança é que quando chegar a hora de trocar a bateria o custo da intervenção será imensamente mais pequeno porque esta apenas tem 1,59 kWh de capacidade.

            -Vão buscar ao armazenamento. Caso ainda não tenha reparado há um enorme desperdicio de energias renováveis nos periodos de pico de produção. Esta eletricidade excedente dos parques solar e eólico pode ser usada para converter água em hidrogénio através da hidrólise. O hidrogênio é relativamente fácil de armazenar e usar quando necessário ou introduzido na rede de estações de abastecimento de hidrogénio.

            -Aí é que vc se engana de 2020 para 2021 os FCEV subiram 84%. Já tem por aí os nrs de 2022? Suspeito que subiram ainda mais.

            -Não me dá dor de cotovelo nenhuma, apenas acho que são uma cambada de hipócritas, mentirosos e interesseiros. Zero emissions. Tell me stories!!!
            A única evolução a que temos assistido é carregar as viaturas com mais kWh de capacidade e consequentemente mais peso! Carrega!!!(como dizia o outro, eheheh)

            Outra vez de volta aos FCEV ?? Podia ter perguntado tudo no mesmo sítio.
            Não vendem mais na Alemanha, imagino eu, porque só em 2019 o gov declarou e decretou apoio total ao H2. depois meteu-se o COVID e depois a guerra e portanto a coisa a agora é que deverá começar a disparar para mal dos seus pecados.Mas devem ter aumentado em linha com os 84% de que falei atrás.
            Dê-lhes tempo lá para 2025/2027 já devemos começar a ver cenários bem animadores

            Digo bem pq é uma tecnologia em que acredito. Ao contrario os BEV até agora somam desilusão atrás de desilusão, a começar por todas as mentiras que envolvem este negócio.

            Ninguém me paga, apenas constato factos!

          • RC says:

            Mas porque vou perguntar ao bing e usar dados com 10 anos ? Já lhe deixei aí dados desde ano que você insiste em não usar; e referem que esses 200 kg er há 10 anos.

            Só aqui em casa estão 2 , o vizinho tem outro. E quantos viu na sucata ?

            Ah sim, entao mostre lá fabricantes a dizer, não é jornalistas , é fabricantes.

            Se não consideram a produção do combustível são burros, mas volto a dizer como já disse 1000 vezes, se não considera a produção do combustível, porque ir está a considerar a produção da bateria ? Isso tem alguma lógica ? Você acha se inteligente a dizer isso ?

            Eles consideram as emissões no escape, para efeito de imposto, portanto BEV EMITE ZERO, nicles , niente, nothing , não invente números .

            O adblue reduz co2 ? Loooooooooooooool

            Meu caro, o adblue serve para transformar os NOx em água.

            E os gasolina também usa adblue ? Loooool

            1.59 kwh ? Por acaso não, são 1.2 no mirai, só tem isso, mas pesa 50 kilos.

            Então e a pilha de combustível quanto custa ? E os tanques ? Sim, diz la no manual quando têm de ser trocados. E o filtro ionico a cada 40 mil. Loool

            Armazenamento ? Então quando não houver renováveis como no verso anda a pé.
            Então mostre lá esses números de excedentes.

            Aumentaram ? Ou seja havia 100, e compraram 84 ? Ah espere, este era o seu argumento. Loool

            Mais logo espeto lhe aqui o gráfico de venda na Alemanha e depois vê quantos aumentou.

            Errado, os FCEV sempre tiveram os mesmos incentivos que os BEV, nos eua têm desde os anos 90, tal como na Noruega onde existem cerca de 1000.

            Mas acredita sem conhecer? Estranho . Loooooool

            E não acredita em BEV porque também não conhece . Loooooool

            Ah Santa paciência.

            Eu também acredito que vou emagrecer um pouco, no futuro , ou seja, como no presente não consigo. Loool

          • Yamahia says:

            -Sobre o CO2 resultante do fabrico de baterias
            Não tem 10 anos. Tem 5 e foi feito pelo IVL Swedish Environmental Research Institute em 2017 a pedido do governo sueco.
            Veja bem se os seus dados são respeitantes a algum pais que use particularmente energia limpa, tipo Brasil. É que a maior parte delas vêm da China. Que eu siba o mix energético não mudou assim tanto desde então para cá!

            -Sobre a duração das baterias:
            Quer fabricantes a dizer que as baterias apenas duram 10 anos?
            Tem aqui a resposta de Maurizio Salvia, engenheiro-chefe da Fiat para a propulsão a baterias elétricas do segmento A.
            Gaguejou mas lá confessou:
            Então quanto tempo vai durar a bateria, Maurizio? Ele pausa (e bem o pode fazer). “Vamos começar pela garantia”, diz ele. “A nossa abordagem geral relativa à durabilidade é ter uma longevidade validade para um tempo de calendário de 10 anos.” Na verdade, a pequena bateria-celular Samsung do Fiat está garantida para manter pelo menos 70% da sua capacidade energética inicial de 42 kW/h durante oito anos ou 150.000 km (93.225 milhas). “É isto o mais importante para os clientes”, diz Salvia. “E, com dados, estamos a confirmar estes valores.”
            Outros responsáveis de outras marcas tb foram questionados sobre o tema. Gaguejaram ainda mais mas não confessaram eheh

            Quanto a casos práticos, eles são muitos deixo-lhe aqui um exemplo de um artigo que visa acima de tudo criar hype em torno da mobilidade eléctrica mas que nas entrelinhas dá para conferir que para ultrapassar os 520000 kms precisa de 3 baterias, 1 motor e + 25000€ de outras reparações. Isto em 3 anos.
            https: //www.razaoautomovel.com/2018/07/tesla-model-s-643-000-km

            Conhece aquela história do finlandês que comprou um Telsa Model S 2013 e depois de 1.500 km o carro começou a devolver várias mensagens de erro? Perante isto ele levou o carro a um concessionário oficial T onde ficou 1 mês. No final a Tesla disse que seria preciso trocar toda a bateria, mas para isso teria que obter uma autorização da Tesla EUA (não foi explicado o motivo). Custo da bateria de 65 kWh: 20.000 €. Um Tesla Model S 2013 custa 38.000 € na Finlândia, ou seja, mais de 50% do valor do carro. Irritado com tudo isto (e não é caso para menos) o finlandês levou o carro de reboque para uma montanha armou-o com uma carga de explosivos e desintegrou-o com uma explosão!

            Mais uma história para se rir, o ladrão fugiu lol
            https: //www.jn.pt/mundo/carro-patrulha-da-tesla-fica-sem-bateria-a-meio-de-perseguicao-11340615.html

            Qt às desculpas de mau pagador no fim desse artigo (lol) deixo-lhe mais uma para refletir:
            https: //observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/
            150 kms/h é a minha velocidade de cruzeiro qd circulo em AE. Estava bem tramado, nunca mais chegava a Almeria ahahah

            Em resumo: Que comédia eheh

            -Sobre as emissões dos carros
            E pq haveriam de considerar o CO2 resultante da produção do combustível? Vc tb considera o CO2 dos 70% de combustíveis fósseis necessários para a produção de electricidade na UE? Não pois não? Então shiu. Se vamos por aí e deixando o nuclear de parte… considera os impactos ambientais das barragens, dos painéis solares ou das eólicas? Apenas para satisfazer 15% das necessidades? (tudo junto dava para escrever um livro) Mais vale não falar pq fica a perder e de goleada!

            Quanto à isenção momentânea de impostos sobre a ME é só o isco para levar os tolos a morder o anzol. Espere pela pancada!

            Sobre o AdBlue…
            “Para que serve?
            O aditivo AdBlue é uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada), que permite uma importante redução nas emissões de CO2,…”
            In https ://www.motor24.pt/area-de-servico/adblue-tudo-o-que-precisa-saber-sobre-este-aditivo/718154/
            (alem de outros benefícios para o ambiente onde se inclui aquele que referiu.)

            -Sobre o armazenamento de excedentes de energias Solar e eólica
            Eu prefiro esta solução:
            “Assim, conforme ocorram picos de produção nos parques eólicos e nas centrais solares, será possível direcionar essa energia para que ela seja armazenada, ao invés de desperdiçada”
            in https ://energiainteligenteufjf.com.br/tag/energiarenovavel/

            Certamente V/preferiria usar mais baterias a emitir 200 kgs de CO2 por para kWh de capacidade, para armazenar os excedentes
            in https ://away.iol.pt/sustentavel/ambiente/escocia-tera-complexo-de-baterias-para-armazenar-energia-de-parques-eolicos/20220212/61f9466f0cf2cc58e7e06faf

            -Sobre os carros a H2
            Não amigo, em 2021 o Mirai na Alemanha vendeu 222 unidades em 6 meses.
            Deixe lá o mercado do hidrogénio amadurecer e depois falamos.
            Os BEV’s tb começaram assim.

          • RC says:

            Com base num relatório de 2011, va la ler outra vez.

            Entao e os fabricantes ? Só a fiat é que faz baterias ? O que nao faltam são estudos a indicar que podem durar de 15 a 30 anos.

            E qual foi o dano dessa bateria da tesla ? Foi a bateria ou a electrónica ? É pelo que sei, o que tem dado problema nas baterias tesla sao os bmb, ou módulos bms, eles trocam a bateria e a retirada do carro vai para recondicionamento.

            Entao mas era 10 anos, agora já é pelo menos 8 ? Looool

            Ja agora onde está o link da fiat ?

            Tanta asneira.

            Pode procurar o q ir quiser, o adblue serve apenas para transformar NOx em água, o resto é pura azia.

            https ://www.turbo.pt/adblue-o-que-e-e-para-que-serve/

            Entao e as baterias dos carros mais fabricados mais vendidos na Europa sao fabricadas na China ? Loooooool

            Precisa de 3 baterias ? Então e o tesla que está no club tesla que tem 600 mil agora e nao levou nenhuma, além da original?

            Onde se confirma que todos acontece isso, se quiser posto aqui um que já passou o 1.6 milhões onde a última já leva 900 mil, as primeiras realmente deram problema . São como as primeiras fuel cells dos mirai,
            Todas trocadas. Lol

            Entao e quer saber quanto kms faz um toyota mirai a -50 kmh. Se quiser deixo lhe o vídeo, mas quando tiver no pc.
            Ja agora, você engole toda a porcaria que lhe metem há frente, não é andar a 150 km/h, é fazer média de 150 km/h, o carro andou muito tempo a mais de 225 km/h, va la ler outra vez para não engolir disparate novamente.

            Ah, sim, você está sempre a considerar os 70%, aliás, até está sempre a considerar 100%, quer que eu lhe vá buscar os textos. Então mas o carvão e gás natural têm de ser fabricados ? Loooooool, você tem com cada saída, nao fica incomodado com tanto disparate ?

            Mas ok, agora confirmou que o combustível afinal não vem das árvores, ou será que vem ?

            Sobre as baterias, a diferença é simples, esse excedente em baterias, de 100 kWh, tira mais de 85kwh, com pilhas de combustível, de 100 kwh tira na melhor das hipóteses 25 kwh. Bem bom, ah, e as pilhas de combustível também precisam de ser fabricadas, não se esqueça.

            Sobre as vendas, errei, não existem 1000 na Noruega, na Europa toda e com números atualizados são 2032, e posso dar lhes números por país, quando tiver no pc, no ano de 2022 venderam se 33 na Alemanha e 1 na Noruega.

            Sao tao bons que a malta anda compra muito, ah espere, é o contrário, Espanha vendeu 1, no ano todo, e outro para França.

          • RC says:

            Lamento informar-lo, mas o Ivl fez um update a esse relatório, em 2019 e olhe o que dizem

            “ Based on the newer and transparent data found in the literature presented in this report, the new estimated GWP range is lowered to 61-106kg CO2-eq/kWh battery capacity from the 2017 report. This range is primarily for NMC 111 lithium-ion batteries for light-duty vehicles.
            In comparison to our value of 61-106kg CO2/kWh battery capacity, the PEFCR calculated emissions were within our estimated range at 77kg CO2/kWh battery capacity. It also includes wastewater treatment as we believe Dai et al. (2019) did.”

            https://www.ivl.se/download/18.14d7b12e16e3c5c36271070/1574923989017/C444.pdf#page32

            Entende agora porque considero o da T&E, da ICCT e ainda o outro mais fiáveis ? Porque usam o mix atual.

          • Yamahia says:

            Eu tb não estou o PC.
            Então quer o link do gajo da Fiat. Pois foi falha minha mas tome lá.
            https://www.google.com/amp/s/www.must.jornaldenegocios.pt/prazeres/drive/amp/quanto-tempo-dura-a-bateria-de-um-carro-eletrico-as-opinioes-dos-especialistas.
            Bastava pequisar pelas palaras do homem pá. Eheheh

            Então vá lá para o PC dissecar as inverdades que escreveu e depois diga qq coisa.

            E sobre os desperdícios de energia nos parque eólicos e solares não me venha com tretas.
            Vc simplesmente disse que elas não aconteciam. Eu provei-lhe de rajada 2 exemplos que de facto elas são uma realidade.

            Inté

          • Yamahia says:

            Não lamente que eu sei perfeitamente do update que o IVL Swedish Environmental Research Institute fez corrigndo os nrs de 2017 em 2019 (2 anos depois).
            Não vê nada de wstranho nesta história pois não?
            Sabe o que são pressões comerciais e políticas?
            Até parece que nasceu ontem.
            Mas o mal já estava feito.
            Eheh

          • RC says:

            Ah ok, portanto dados não transparentes e velhos é que fazem sentido. LOOOOL

            Então vamos lá:

            Pois, eu segui e e encontrei o texto original, que eu esperava que partilhasse, mas não deve ter tido coragem, então eu deixo aqui,

            https://www.team-bhp.com/forum/electric-cars/234553-how-long-will-electric-car-s-battery-last.html

            Factos:

            -O único link deixado no texto não existe, para algo que foi há pouco tempo, não encontro outra qualquer menção a essas palavras, a não ser as traduzidas, devem ter algum receio do texto original….

            -Curioso falarem da duração de baterias do fabricante Samsung quando nenhum fabricante de baterias se refere a duração em anos, mas sim em ciclos, e quando o faz especifica em que termos são, normalmente em ciclos de carga e descarga com uma profundidade de descarga de 80% e alguns até 100%, ou seja, só é considerado um ciclo de carga quando o total de carga e descarga atingir os 100% da capacidade da bateria, ou seja, 1 ciclo = 2 cargas e descargas de 50%.

            – estranho o chefe dessa divisão não saber a garantia que a sua marca dá às baterias, que não é de 150 mil kms , mas sim 160 mil kms ou 8 anos, o que ocorrer primeiro, ok, é um erro pequeno, mas estranho no mimimo.

            Sim, vejo algo de estranho, usarem dados antigos que não faziam sentido para tecnologias de baterias que já não se usam, sim, muito estranho, ninguém usa a receita do pão do século passado para ir às compras.

            Sei o que são pressões politicas, então encomendam um estudo e depois não querem o resultado ? ou será que em 2019 quando saíram os estudos da T&E, da ICCT e até outros apoiados pela comunidade cientifica, eles ficaram incomodados com tamanha diferença de números e decidiram atualizar ?

            É também por pressões politicas e económicas que não usa as emissões da produção de combustível nos seus cálculos ?

            Sobre os excedentes, não os quantificou, para sabermos se dão para alguma coisa. Como sabe existem incentivos para os usar, que são essencialmente de noite, quando se carrega o carro….

            E já agora, eu não disse em lado nenhum que não existem, claro que existem e até os pode ver acontecer no site da REN data hub

            Mas olhe, tem aqui a solução sem os governos gastarem dinheiro, o meu carro mais recente já tem esta tecnologia e estou no processo de o meter a trabalhar nesse sentido.

            https://welectric.pt/2023/01/02/v2g-torna-eletricos-produtores-de-energia/?fbclid=IwAR2uw0Aw-M9tNuEA-TE5LkaGF0Db_Eu5ZHGiAo2waQhS0q-sqSqn65Desjo

            Sobre os 150 kmh DE MÉDIA, tem aqui o vídeo, eu sigo esse youtuber.

            https://www.youtube.com/watch?v=gO-7EUJzidA

            Sobre as vendas dos FCEV na Europa tem aqui:

            2021 – 1180
            2022 – 77

            https://www.fchobservatory.eu/observatory/technology-and-market/net-number-of-fcevs

            EUA

            https://insideevs.com/news/618338/us-hydrogen-fuel-cell-car-sales-2022q3/

            Quando tirarem os incentivos que nestes ultrapassa metade do valor do carro, já foste.. e como sabe é já este ano.

            Esqueci-me de algum disparate ?

          • RC says:

            Ainda sobre hidrogénio e as suas aplicações, tem aqui um vídeo bem didático sobre as suas vantagens e sectores onde pode ser usado sem entrar em muitos detalhes assim como os “sonhadores” não gostam ou não sabem entrar.

            https://www.youtube.com/watch?v=MgmBkvrO0Dg

  11. George M says:

    Estou adicionando algumas boas leituras copy paste encontradas na web.

    Como funciona a célula de combustível Mirai?
    A célula de combustível trabalha para converter o hidrogênio nos tanques de combustível em eletricidade enquanto cria apenas dois subprodutos: água e calor. Isso significa que o hidrogênio não polui nada, exceto durante a produção do gás.

    Por que o hidrogênio não é o futuro?
    Claro, o hidrogênio é o elemento mais abundante no universo e é usado apenas como transportador de energia, portanto não é usado em uma célula de combustível. No entanto, ele também não cresce exatamente em árvores, e não há “bolsas de hidrogênio” subterrâneas das quais possamos simplesmente bombeá-lo.

    Por que os carros não podem funcionar com hidrogênio?
    ‘ O calcanhar de Aquiles do hidrogênio é a densidade energética de sua produção, que atualmente é três vezes maior do que a produção de diesel ou gasolina. E com os governos pressionando os fabricantes de automóveis com regulamentações de emissões mais rígidas e as próximas metas de emissões Euro 7, a única opção viável é usar a bateria elétrica. 16 de abril de 2022

    • RC says:

      Porque usa conceitos errados, é o elemento mais abundante do universo, não do planeta terra onde ele não se encontra livre, tem de gastar recursos e energia para o obter, essa é a tanga que os cativadores de investimento usam.

      E porque não é o presente ? Já que é uma tecnologia descoberta e trabalhada com 180 anos, onde os problemas subsistem:

      -não existe no planeta terra de forma livre e usável, nem temos meios de o ir buscar onde é abundante.

      -baixa densidade de armazenamento volumétrico, tem boa densidade em termos de massa, mas os dispositivos que o armazenam diminuem em muito a sua densidade, ficando ainda assim ao dobro das baterias.

      -baixa eficiência na produção e baixa eficiência na conversão

      -baixa eficiência no transporte, já que necessita de o pressurizar ou liquidificar com enormes gastos energéticos.

      -usa materiais nobres e considerados muito raros como platina, iridio, que simplesmente não são recuperáveis/reutilizáveis, já que oxidam e acabam por dispersar pelo meio ambiente, ou seja, saem pelo escape.

      A densidade em peso é 3 vezes maior, mas 15 kilos de gasolina ou gasóleo ocupam cerca de 18.7 litros de espaço e um depósito de 5 kilos

      5,6 kilos de hidrogénio ocupam a uma pressão de 10000 Mpa ou 700 bar, 141 litros e cerca de 120 kg em depósitos + sistemas para os suportar, regular, gestão térmica entre outros sistemas. Tanto é que até são mais pesados comparando um carro idêntico com o mesmo espaço ou até maior. Um Mirai por exemplo, é um carro com quase 5 metros, considerado de 4 lugares na maior parte dos países e com uma mala de um Opel corsa, 278 litros, e pesa 1950 kilos com um motor de 182 cv e tem em termos práticos a mesma autonomia de um tesla model 3 LR.

      E não vale a pena discutir novidade, já que têm 30 anos de desenvolvimento, sim , a toyota começou nos anos 90, em 2001 apresentou o primeiro protótipo.

      Errado, os FCEV estão dentro das mesmas metas, têm diretos ao mesmos incentivos em todo o mundo, já que são considerados EV na mesma.

      Em termos enérgicos têm a mesma eficiência que os a gasolina, fica do abaixo até de um diesel.

      Para produzir um kilo de h2 verde gasta 50 kWh de electricidade 3 kWh em pressurizacao, na bomba volts a gastar entre 4 a 6 para o refrigerar a cerca de -40C para que possa ser reabastecido, os tanques principais costumam ter também arrefecimento durante todo o dia principalmente em países quentes, nos eua a maior parte dos postos fechados no verão deve-se a estes sistemas a funcionarem mal, o qual fazem ventilar o hidrogénio para a atmosfera e la se foi o combustível.

      Com 1 kg de hidrogénio faz 100 kms num mirai fora de AE ou nela a velocidades moderadas, com isto já gastou cerca de 60 kWh.

      Com 60 kWh num tesla model 3 LR faz 400 ou mais kms nas mesmas condições.

      Não me venham com a conversa de emissões disto e daquilo, porque até são piores no fabrico, só os tanques de hidrogénio são mais emissores que a bateria de um BEV, e também têm bateria, pilhas de combustível que usam os mesmos minérios e mais alguns. E não duram para sempre, o mirai verifica os tanques a cada 5 anos, se tiver fissuras ou trincas, troca, 3 x ou 15 anos e têm de ser trocados. Pilha de combustível também tem degradação e ainda tem a bateria de 1.2 kWh, apesar de pequena em capacidade pesa cerca de 50 kgs.

    • RC says:

      Ainda tem a parte de produção e abastecimento, cada posto ou bomba com capacidade de 350 kg sem produção custa entre 2 a 3 milhões, o que abastece no máximo 40 a 50 carros por dia, com produção própria cerca de 4 milhões.

      Com esse dinheiro cria uma infra-estrutra para bevs a carregar 1400 carros num dia, por esses motivos existem poucos no mundo e todos pagos por governos, porque privados não se metem nisso, com essa rentabilidade ninguém investe.

      Tansportar hidrogénio em camiao ou navio é uma falácia, e deixo a apresentação do prof Joaquim Delgado, doutorado em sistema as de energia, um camiao com 27 tonelada s de carga consegue apenas transportar 300 a 350 kg de hidrogénio, isto porque não o pode fazer a altas pressões como nos carros, a pressão para transporte anda pelos 200 a 300 bar. Outra forma é por criogenia, manter o hidrogénio a -252 C , o que aumenta a densidade para o dobro, mas multiplica os custos.

      No fim tem a rentabilidade para o utilizador, um mirai custa 68 mil euros, existem artigos a falar que a toyota perde 50 a 100 mil euros por cada 1 que produz, isto porque é uma tecnologia cara, com muitos anos de investimento e com poucas vendas, em 9 anos vendeu 18 mil carros no mundo inteiro, 14 mil nos EUA, fruto da existência da mais velha rede do mundo, 18 anos e de altos incentivos, o mirai la custa 52 mil dólares, depois de incentivos fica nos 22 a 24 mil, e sim, sei do que estou a falar porque até foi lá que tive um durante uns meses, e ainda dão 3 anos ou 15 mil dólares de combustível gratuito. Por isso mesmo se encontrar muitos em segunda mão a venda, na sua maioria com mais de 3 anos.

      Actualmente custa 23 a 25 dólares o kilo, ou seja abastecer um mirai custa mais de 128 dólares para uma autonomia real que ronda os 350 a 450 kms.

      Manutenções a casa 10 mil kms, a alçada 40 mil ou 4 , leva os líquidos refrigerantes, 3 deles, substituídos, e ainda o filtro irónico, que só ele custa mais de 600 dólares. A cada 5 anos os tanques são testados fora do carro em centros especializados da toyota.

      Abastecimento em 5 minutos, sim é possível , as condições são:

      -temperatura menor que 10 graus C
      -intervalo entre abastecimentos de 13 a 20 minutos

      Ou seja, se for o primeiros a chegar ao posto, sem ninguém a fazer o mesmo nos últimos 20 minutos e que a temperatura seja inferior a 10 graus, é o carro tenha os depósitos também nessa temperatura , consegue até menos de 5 minutos, se tiver alguém a sua frente já vai esperar os 13 a 20 minutos + tempo de abastecimento.

      Em viagem dificilmente consegue isso, já que os tanques quanto mais vazios ficam mais aquecem, logo o tempo aumenta novamente, nestas condições nunca consegui menos de 8 a 9 minutos.

      Portanto, na prática tem um carro eléctrico mais complicado, mais caro de adquirir e abastecer e só o abastece em postos especiais.
      Esta é a conclusão que muitos chegam e acabam por trocar para bevs.

      Fontes, se precisar de mais é dizer, agora não tenho aqui todas.

      https://www.juntossomosengenharia.com/_files/ugd/e655fd_a13b6829793b413ea07031b1c9bf59fb.pdf

      https://theicct.org/wp-content/uploads/2021/07/Global-Vehicle-LCA-White-Paper-A4-revised-v2.pdf

      https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1364032122000867

    • RC says:

      Para finalizar, não tenho nada contra o hidrogénio, acho que é uma tecnologia interessante com potencial para algumas áreas, tenho a mesma opinião que o professor Joaquim Delgado, até porque foi meu formador na área de sistemas de energia, tenho formação em sistemas de fuel cell e até trabalhei durante uns anos numa empresa Portugal que tinha essa área de atividade.

      Os FCEV vão ser sim mais uma parte da solução, mas não são concorrentes um do outro, nem têm como, apenas se podem complementar. No máximo concorrer com os a combustão usando efuels , concorrer com eléctricos não têm como.

    • Yamahia says:

      Fonte?
      Então o último paragrafo não tem pés nem cabeça!

      • RC says:

        Fonte de ?

        Entendo que não tenha, pelo menos para quem não conhece nem a tecnologia nem os carros.

        • Yamahia says:

          Este comentário não era para si.
          Tem a ver com “O calcanhar de Aquiles do hidrogênio é a densidade energética de sua produção, que atualmente é três vezes maior do que a produção de diesel ou gasolina” do @Gerorge M.
          Por acaso tem aí a fonte?
          A densidade energética do H2 é de facto 3x superior à gasolina mas isso é aplicado ao rendimento! Portanto uma vantagem, não uma desvantagem.

          • RC says:

            Eu expliquei no texto, mas você não leu.

            Não, não é ao rendimento, mas sim há massa, 1 kilo de hidrogénio têm 33 kwh enquanto um kilo de gasolina e diesel tem +- 10 kWh.

            Não é vantagem nenhuma, já que não consegue guarda-lo da mesma forma para ter essa densidade.

    • Yamahia says:

      @ RC em relação aos seus 3 ultimos posts de rajada… pode dar as cabalhotas que quiser, mas o avanço do H2 já ninguém o vai parar e à certo que o destino dos BEV será a inevitável obsolescência!
      Veja bem

      “O hidrogênio, recurso crucial para a transição energética, será cada vez mais abundante e sustentável”
      Mais:
      “dois terços dele serão produzidos a partir de fontes renováveis, potencial de produção equivalente a cerca de VINTE vezes o consumo mundial de energia.”
      Mais:
      “um quarto do hidrogénio produzido no mundo será exportável, tornando possível o reabastecimento em todos os continentes.”
      Mais:
      “nas previsões mais pessimistas, nesses países, o custo atingiria cerca de 1,3 dólares ao quilo, cerca de um quarto do valor atual.”
      In https://www.irena.org/publications/2022/May/Global-hydrogen-trade-Cost

      Tire-me só uma dúvida:
      Onde viu que a platina e o iridio oxidam?

      • RC says:

        Claro, sem dizerem essas tantas como acham que depois recebem milhões?

        E onde dizem que é para carros ? Looooool

        Portugal está a investir para meter 12 % no gás.

        Onde viu, na tabela periódica junto com as características dos elementos.

        Ah ok, para Bev que consomem x , só a carvão, mas FCEV que consome 5x, já é tudo verdinho.

        Você não existe mesmo…..

        Epá!!!! Um metal na África do Sul. Looool

        “ A platina é membro do grupo de platina e está no Grupo 10. Ela tem naturalmente seis isótopos. Ela é um elemento químico escasso, do qual se encontra em média na litosfera aproximadamente 5 μg/kg. Ela está especialmente nos depósitos dos minérios de níquel e cobre, principalmente na África do Sul, que responde por 80% da produção mundial. Por causa da sua escassez na crosta da Terra, já que são produzidas somente alguns milhões de toneladas, é considerado o metal mais caro e precioso.[carece de fontes]

        A platina é um precioso elemento químico com baixa reatividade. E tem uma extraordinária resistência à corrosão, inclusive sob altas temperaturas, e é também considerada um metal nobre. ”

        • Yamahia says:

          Isso eu sei!
          Mas onde diz que oxida ?!

          Eu localizo-o no seu comentário:
          “-usa materiais nobres e considerados muito raros como platina, iridio, que simplesmente não são recuperáveis/reutilizáveis, já que oxidam e acabam por dispersar pelo meio ambiente, ou seja, saem pelo escape.”

          Pode esclarecer esta afirmação por favor?
          Os tubos de escape são os dos FCEV?

          • RC says:

            Conhece algum material que não oxide ? Se sim, prepare de para ganhar um prémio Nobel.

            A explicação é essa, sim, o escape por onde sai o vapor de água.

            Resistência a oxidação não é o mesmo que não oxida, quer dizer que tem mais resistência a oxidar, demora mais,’aguenta mais.

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