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Portugal: quase 5 mil acidentes e 30 mil “apanhados” nos radares

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. nobody says:

    Portanto, Caça a multa não resulta… Mais uma vez se prova que neste pais não existe intenção de resolver problemas mas sim extorquir os contribuintes!

    • Antonio Ferreira says:

      @nobody, permita-me corrigir: mais uma vez se prova que há uns chicos espertos que se julgam seres superiores as leis e regras que alguns aprenderam quando tiraram a carta. E são esses mesmos chicos espertos que num acidente com mortos se safam sempre. Portanto, quando são apanhados, qual multa, qual cassação de carta, é prisão efetiva. Um carro, é uma arma. Regras são para cumprir, não é uma forma de extorquir os contribuintes. Bom ano e que nenhum desses “seres chicos espertos” não cause nenhum drama na sua família.

      • Realista says:

        Se achas que não é caça à multa, como é que os policias mostram que estão a fazer um bom trabalho:

        Será que é com 5000 multas aplicadas ou com 0 multas aplicadas.

        • Antonio Ferreira says:

          basta analisar as ocorrências, comparando o antes e o depois. Se antes tinhas 5000 acidentes e passas-te a ter 1000, é fácil de ver e perceber que a presença policial tem o seu efeito. Alias, um exemplo simples: vamos na autoestrada, vemos um carro da policia, é ver a malta toda a travar e a ir em filinha pirilau atras do carro da policia, ou a ultrapassar a 121km/hora.

    • NegacionistaPorqueDáJeito says:

      Ai resulta resulta. A ver se o estado não tem os cofres cheios à custa dos infratores.

    • XP says:

      Se ir ao bolso das pessoas não resulta então são mesmo estupidas essas pessoas, não têm arranjo deviam de ser presas.

    • há cada gajo says:

      Mas é mais do evidente e desde há muitos anos, que as ditas medidas de prevenção são apenas e só um eufemismo para a clara caça à multa. Ninguém quer saber da educação. Isso dá muito trabalho e não dá qualquer receita.

      • Antonio Ferreira says:

        mas não é que “há cada gajo” ? então quer dizer, se você roubar um perfume numa loja, for apanhado, e ou apanha uns dias na cadeia ou paga uma multa de y valor, então “há cada gajo” considera que é uma caça á multa. Muito bem que estamos servidos de “há cada gajo” neste país.

        • há cada gajo says:

          Para além da comparação ser no mínimo ridícula, estás a ser palerma.

          • Antonio Ferreira says:

            Porquê ridícula ? então a regra/lei do proibido roubar não é igual á regra/lei de em localidades não se pode andar a mais de 50km/h ? Pelos vistos o palerma não sou eu, mas sim alguém que acha que as regras são para os outros.

          • há cada gajo says:

            Muito bem, então pegando no teu brilhante raciocinio, como explicas que as medidas existentes não tenham qualquer efeito sobre a reiterada prática da ilegalidade, seja lá esta qual for ?

          • Antonio Ferreira says:

            @há cada gajo, Simples, falta de fiscalização. Vou de Lisboa ao Porto e não vejo um único carro da policia. MAS, nos locais de radares, vejo tudo a abrandar, até mesmo nos novos radares de velocidade média. Como já aqui disseram, no estrangeiro, Suiça ou Luxemburgo os tugas lá cumprem tudo e mais alguma coisa. Depois, cruzam a fronteira, e é tudo deles, excesso de velocidade, ultrapassagens pela direita, falta de sinalização, etc. Tenho carta há cerca de 30 anos, nunca fui multado, tenho os pontos máximos, etc. Como é que consigo ? Simples, cumpro as regras.

      • Antonio Ferreira says:

        e já agora, os que foram apanhados a fazer corridas sem ser no autódromo a uma velocidade que chegou ao DOBRO do permitido por lei, com carros modificados, etc, também é caça á multa ?

        • há cada gajo says:

          É estupidez de uns e, sim, caça à multa de outros. Não é nada mais. O problema, já disse, é profundo e chama-se educação. Para outros isso hoje chama-se de “formatação” e portanto, estamos como estamos. Mas as autoridades tem até ao fim do ano para fechar os números dos objetivos de receita…e mais não te digo…

      • David Guerreiro says:

        A educação é excelente, as escolas de condução ensinam exaustivamente o código da estrada, os exames são exigentes. Ou acha que quem faz tropelias na estrada não sabe que está a proceder de forma errada? Não serve de nada ensinar que não se pode conduzir a 100km/h em frente a uma escola, se a pessoa acha que deve andar à velocidade onde lhe apetecer onde bem apetecer. Só aprendem com multas bem pesadas, e apesar de tudo as multas nem são pesadas.

        • Antonio Ferreira says:

          @David Guerreiro, concordo que a generalidade das multas não são pesadas, mas por exemplo, ser apanhado com o telemóvel na mão e a falar enquanto conduz, são 120€, o que nos dias de hoje já começa a fazer algum estrago, mas mesmo assim, os condutores insistem em continuar a falar ao telemóvel e a serem multados.

          • David Guerreiro says:

            Normalmente quem anda com o telemóvel na mão enquanto conduz são precisamente aqueles que não lhes faz diferença os 120€, pagam como se nada fosse. Além disso existe sanção acessória, que é inibição condução por um determinado período, além de perder pontos. Essa malta normalmente depois arrisca a conduzir sem carta, porque se forem apanhados mesmo com a carta apreendida nunca vão presos.

          • Antonio Ferreira says:

            @David Guerreiro, aqui onde moro vejo muitos em que garantidamente os 120€ lhes faz falta, pelo menos para colarem cola para colarem os pedaços do carro a cair. Quando começar a dar cadeia, conduzir sem carta, sem seguro etc, acho que o bom do tuga vai aprender. Tem é que ser “martelado” fortemente.

          • Paulo Sérgio says:

            Talvez uma possibilidade a ser aplicada, a multa ser uma percentagem do rendimento do prevaricador e ser no mínimo os 120 euros. Já vi uma notícia, julgo que aqui no Pplware, de alguém, julgo que num país da Escandinávia, teve uma multa elevadíssima por ter excedido um pouco a velocidade permitida.

        • há cada gajo says:

          Pois, mas isso é que ando queres que o problema da educação esteja na escola de condução, mas o problema da educação é transversal e profundo. Achar que a multa é solução, que como se vê, nunca foi, é querer aplicar sempre a mesma receita e esperar resultados diferentes. Isso tem um nome…

        • PorcoDoPunjab says:

          David Guerreiro, aqui há uns anos estive na Suiça em férias com um casal amigo lá radicado.
          Como é que os suíços educam gente vinda do terceiro mundo?
          Sim, Portugal comparado com eles é terceiro mundo.
          Multas enormes, milionárias, que vão subindo conforme as infracções se vão repetindo e depois chegando a um certo número ou gravidade, carta fora definitivamente e vai tirar outra, especial para Chico espertos, caríssima e difícil de ser aprovado.
          Quer saber da melhor? O tuga lá não faz o que faz aqui.
          Aliás, se for infracção mesmo grave vai preso, fica sem carta, sem carro e leva multa..
          É tipo jackpot.
          Lá não brincam…. Pergunte a alguém que lá viva se não é assim como digo.

          • David Guerreiro says:

            É verdade, tem toda a razão, na Suíça não se brinca. Sei de uns portugueses que chegaram lá, e foram aparar o relvado na frente da casa, e pegaram na relva cortada e largaram num terreno baldio. Em Portugal não haveria qualquer problema, mas na Suíça, passado algum tempo tinham a polícia a bater à porta e a passar uma multa, algum vizinho viu e denunciou. E a multa não foi pequena. Lá o tuga só faz asneira 1x, aprende logo.

          • há cada gajo says:

            Estás a ver como se educam à bruta ? Errado. Passam a fronteira e esquecem-se…será que foram mesmo educados ? Afinal não …

      • JL says:

        Se é caça à multa porque não multam mais ? até podiam fazer promoções, se cometer 3 pague apenas 2. LOOL

        • orring says:

          Não a melhor solução é acabar com os carros, problema resolvido…

        • há cada gajo says:

          É caça à multa. Não há outra altura do ano em que PSP e GNR mobilizem mais meios para a estrada com a desculpa de que há muita gente a circular. Nada mais errado. A questão é que tem de fechar os números da receita, mais nada. E a mobilização de meios, cara durante o resto do ano, torna-se rentável nesta altura. E eles sabem para onde ir. E mesmo assim, sou capaz de fazer viagens de 200 ou 300km neste país, sem me cruzar com as autoridades….

          • JL says:

            Então porque não o fazem durante todo o ano ? contratam mais malta.

            Assim já fechavam os números com receitas muito mais elevadas.

            Então é fazerem o mesmo durante o resto do ano com mais meios, se é caça é investir nisso.

            É ir para outros países e ver se consegue o mesmo, provavelmente lá há mais caça à multa. LOOL

          • há cada gajo says:

            Eu perdoo esse tem assombro de ingenuidade.

          • JL says:

            Ingenuidade não, olho para o negócio. Lol

        • PorcoDoPunjab says:

          JL, após cinco multas é medalhado pelo Martelo no 10 Junho.
          Motivo? Patriotismo heróico em ajudar o país a encher os cofres que depois serão esvaziados em ninguém sabe o quê…

          • JL says:

            Sabe, é consultar as contas públicas.

            Há uma coisa que estão a esquecer, se a malta pagar menos em multas, esse dinheiro vai ter de vir de outro lado, portanto se não querem ver os prevaricadores a pagar multas, aceitem pagar mais impostos. Lol

      • Jose Alberto Marques Martins says:

        As medidas de prevenção estão no Código da Estrada. Quem tem carta é porque estudou o Código da Estrada (ou não e teve “ajudas”). Quem tem carta, sabe o que querem dizer os sinais. Quem tem carta sabe o que não pode fazer. Quem tem carta sabe que vai a infringir. E que tal acabar com a carta de condução? Acaba-se também com o Código da Estrada e passa-se a missão para as autoridades que vão para estrada ensinar os condutores do que podem e não podem fazer como prevenção. A culpa é sempre da falta de prevenção nunca dos infratores. E quando apanham multa POR INFRINGIREM, tiveram azar ou então é caça à multa. Vão lá fora. Não façam pisca quando mudam de direção, não parem num stop, estacionem em cima do passeio, excedam os limites de velocidade e vão ver o que é caça à multa…

        • Yamahia says:

          Ó @Zé Alberto, e lá fora tb há armadilhas? Tipo sinalização vertical a determinar 70 de velocidade máxima e 10 metros a seguir um radar a multar quem passa a mais de 50?
          É só chico-espertisse por aqui. Ainda não percebeste?. A segurança dos utentes da via passou completamente para 2⁰ plano. O que interessa é facturar.

          • Jose Alberto Marques Martins says:

            Experimenta ir. E faz o mesmo que fazes cá. Depois vês se há armadilhas. Mas leva a carteira ou cartão de crédito. Chico espertos que se acham acima das leis e depois desculpam-se com o faturar. Não cumpres, o problema é teu…

    • Manuel da Rocha says:

      Com condutores a passar a 287kmh numa estrada de 50kmh, depois tiveram um acidente, em que destruíram o BMW e 3 jovens foram parar ao hospital, quando a polícia entregou a multa de 1550 euros, ao condutor e a notificação para a audição judicial, reclamaram que a estrada era boa…

    • JL says:

      Extorquir os contribuintes é deixar de passar multas e ir buscar esse dinheiro aos que trabalham, sim porque o dinheiro das multas vai para o mesmo local dos impostos, se não vier de um lado vem do outro.

      Ainda não se aperceberam que o país é como se fosse uma empresa que não dá lucro ?

  2. Infinity says:

    É da qualidade das estradas que temos e má sinalizacao

  3. JL says:

    Ah ok, então parece que os radares afinal não assustam ninguém, talvez devessem meter mais uns quantos. LOOOL

    • orring says:

      Mas mais para quê???? deves pensar, achas que se andar a semear radares fosse realmente solução, mas está mais que provado que não são solução alguma, isto é preciso é ir por outras medidas, limites nos carros ou então punir a sério e prisão e carta caçada definitivamente sem qualquer amenistia…

  4. zezinho says:

    Por mim era radares a cada 500m 😀

  5. David Guerreiro says:

    Nos EUA existe uma coisa que seria bem aplicada aqui. Sempre que um condutor é autuado por condução sob efeito de álcool, além dos problemas que tem com as autoridades, as mesmas depois comunicam com a seguradora da viatura que por sua vez agrava o prémio do seguro, pois o risco aumentou.

  6. Victor von Frankenstein says:

    A multa devia ser proporcional aos rendimentos do criminoso…

  7. A triste velha says:

    A realidade é:
    – a maior parte dos radares *não* estão onde a velocidade pode ser mais fatal mas sim onde é mais fácil apanhar.

    – não existe reeducação nem enviam sequer alterações ao código para o domicilio…..mas sim têm morada para mandar as multas! É caso para dizer “é preciso ter lata!”

    – vejo imensas patrulhas no controlo da velocidade ao drogas e velocidade, mas zero a ver outras transgressões ao código graves ou muito graves: basta ir a qualquer cidade ou vila para ver pessoas a não parar nas passadeiras, não sinalizam mudança de direção, não abrandam muito (já nem peço para pararem) nos Stop, estacionam em segunda ou terceira filas em sítios perigosos e pouca visibilidade e muito mais. Aliás, eu diariamente vejo veículos com minorias e outros que não levam cintos e impossível levarem inspeção e ninguém os controla. Agora a mim…

    • JL says:

      Então se é o caso porque não metem 2 radares ? um onde é fácil e outro onde é fatal.

      Se você pagar, enviam, e até é barato, faça a subscrição do diário da republica, recebe isso e muito mais.

      Se eles tentassem ver tudo, mais pessoas para fiscalizar eram necessárias, logo mais multas tinham de passar, e iam passar, voltamos ao ponto 1, eles não multam mais porque não querem, porque falta de transgressões, como disse, não faltam.

  8. jaquim says:

    Há muito radar muito mal colocado. Na estrada que utilizo para ir à capital, está 1 tapado pelos ramos das árvores, só se vê a 50 m, onde está o sinal, numa pequena descida onde já não existe nenhuma habitação e a 100 metros o sinal de fim de localidade. Uma reta com 3 km com 2 cruzametos e meia dúzia de casas próximo da estrada. Pois tá bem temos de ir a 50, como está na lei. Vá lá já colocaram placas com 50 Km, pois só estava no inicio a de 70 km. Tudo bem,localidades 50 km. Mas se o objetivo é a prevenção, faz sentido colocar o radar nos últimos metros da zona de localidade? Parece aqueles semáforos de controle de velocidade no fim das localidades que são ativados pelos carros do sentido oposto ao entrarem nas localidade, que nos fazem parar mesmo estando a cumprir os limites….

    • Yamahia says:

      @jaquim, Típico da autoridade tuga chica esperta. Em Foros-de-Almada é mesma cena. Meteram o radar depois de se passar uns 3 kms de localidade, onde já não há perigo e que de localidade só tem a placa de fim de localidade 5 metros à frente loool.
      E depois vêm dizer feitos sonsos que os radares são para salvar vidas loooloooloool
      O resultado está à vista e já não dá vontade de rir!

  9. PJA says:

    Fico a saber que aqui há muitas condutores que nunca, mas nunca, andam em excesso de velocidade. Gostava ver.

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