Mais de 50% dos condutores espera ter um carro elétrico nos próximos 10 anos
Com os governos a exigirem mudanças e as empresas a precisarem de decidir alterações estratégicas, importa perceber o nível de aceitação que os carros elétricos reúnem entre os potenciais promotores do seu sucesso. Assim sendo, um novo estudo concluiu que mais de 50% dos condutores espera ter um veículo elétrico nos próximos 10 anos.
Ainda que as previsões nem sempre lhes sejam favoráveis, os condutores parecem querer os carros elétricos. Se não agora, no futuro, de acordo com um novo estudo da empresa de consultoria e tecnologia da informação Accenture.
A empresa analisou as preferências dos condutores em todo o mundo, baseando-se em entrevistas aprofundadas e inquéritos a 6000 condutores de automóveis nos Estados Unidos, Alemanha, Itália, França, China e Japão.
Nos Estados Unidos, 54% dos condutores inquiridos disseram que esperam possuir um carro elétrico nos próximos 10 anos, com apenas 11% a dizer que nunca comprarão um automóvel movido a bateria.
Globalmente, os números são ainda mais animadores para os carros elétricos: 57% dos condutores esperam ter um veículo elétrico nos próximos 10 anos e apenas 10% afirmaram que nunca comprariam um.
Entretanto, 23% dos inquiridos que não possuem atualmente um veículo elétrico afirmaram que se veem a comprar um nos próximos cinco anos.
Realidade dos carros elétricos é diferente em cada país
Na China, por exemplo, 65% dos condutores inquiridos afirmaram acreditar que o futuro pertence aos automóveis elétricos e 44% dos não proprietários de elétricos planeiam comprar um automóvel a bateria nos próximos cinco anos.
Ao mesmo tempo, os inquiridos alemães e franceses são mais céticos no que diz respeito a um futuro dominado pelos elétricos, com 37% e 36% dos condutores, respetivamente, a afirmarem que são a favor dos elétricos.
Relativamente ao que procuram as pessoas que pretendem adquirir o seu primeiro veículo elétrico, a maioria dos inquiridos afirmou que as suas prioridades são a fiabilidade (83%), a segurança (82%) e a relação qualidade/preço (82%).
Curiosamente, estes critérios são semelhantes aos nomeados pelas pessoas que procuram um veículo de combustão interna para a sua próxima compra. A sustentabilidade já não é uma prioridade para os compradores, como era para os primeiros.
O inquérito revelou, também, que 70% dos condutores de todo o mundo esperam poder carregar o seu automóvel sempre que este estiver estacionado, seja em casa ou em espaços públicos.
Além do carregamento, a autonomia é um ponto-chave, com 81% dos condutores de todo o mundo a classificarem o tamanho da bateria e a autonomia de condução como um dos fatores mais críticos na compra de um carro elétrico.
Eu estou nos outros menos de 50%
Ou eletrico ou andas de transportes publicos. Senao levas um andar novo com as multas novas de 2025
Quem espera sempre alcança, eu espero ter um a agua salgada.
Eu espero ter um a ar e vento.
Entre gastar €0.02/km e >€0.07/km só em combustível só mesmo quem tiver necessidades muito específicas é que escolhe carro a combustão…
Já te disse e repito: nos ultimos 20 anos gastei à volta de 20k€ para me deslocar de automóvel. Se tive algum carro novo? Claro que nao.
Ensina-me a poupar mais por favor.
E não vale repetires que a cada 4 anos poupas para um carro novo ok? Não repitas a mentira 🙂
Epáh nunca fiz contas dessas, mas é interessante.
Comprei o meu diesel da “guerra” em 2006 usado por 6000 euros. O carro é de 2000. Já fiz com ele mais de 250 mil quilometros e em manutenção (sou eu que faço) devo ter gasto uns 1200 euros (inlcuindo dois amortecedores, pneus, pastilhas e mais umas coisitas).
Faz comigo uma média de 5
O diesel varia nos ultimos 20 anos mas a uma média de 1,30 nos ultimos 20 anos dá cerca de 12500 euros de gasoleo.
Ora 12.500 + 1200 + 6000 = 19.700 euros!
Distribuição não trocas te ?
E 1,30? há uns meses estava a 2€
Mas nisto tudo deu te 20 mil euros em 18 anos e achas pouco? isso são quase 100 euros por mês que me parece bastante correto até porque é exactamente o que eu poupo mensalmente a andar de eléctrico é que para mim poupar 100€ por mês não me parece nada pouco, mas um dias vais chegar à mesma situação que eu que é vais ter de comprar um carro de por onde der e depois tens de escolher se queres poupar 100 por mês ou não
o que não falta são usados em bom estado, caros que se farta dado o toque de midas tuga com objetos usados, mas não faltam
Troquei aos 200.000. acho que foi uns 130 euros o material todo.
Fiz a media do litro de gasoleo nos ultimos 20 anos. O diesel nunca esteve a 2 euros nem lá perto para mim. Há 20 anos estava talvez a 1 euros e pouco.
18 anos e mais de “250.000 kilometros”. Não há transportes publicos no alentejo, onde tenho o carro, muito menos que vão para o mato ás horas que quero quando quero.
Para o dia a dia tenho um tesla m3. Mas esse superou bem os 20000euros só na compra.
“O diesel nunca esteve a 2 euros”
https://cnnportugal.iol.pt/precos-combustiveis/gasoleo/21-dias-depois-gasoleo-voltou-abaixo-dos-2-veja-os-precos/20220705/62c3d9ac0cf2f9a86eac01b4
Os €6000 eram 15 salários mínimos em 2006.
Em 2024, 15 salários mínimos seriam €12.500 a preços atuais.
Assim os valores que indicas andam mais à volta dos €26.000 em estimativas MUITO, mas mesmo MUITO por baixo…
Se um jerrican de 5L óleo custar €20 x 20 mudanças de óleo (seriam logo 30% desse orçamento em manutenções). Sem 250.000km não mudaste embraiagem, correia distribuição, filtros de óleo, velas… eu quero um desses.
Isto só para fazer apenas 12.500km/ano…
O dinheiro de um VE dá para muitissimos litros de combustível.
Tirando a parte que ocultas propositadamente de que os carregamentos publicos são caros e muita gente nas cidades (onde um EV faz mais sentido), não tem garagem.
Não tenho painéis solares (nem quero, são um bom negócio para quem os vende e para o comerciante de energia, péssimo para o mexilhão), instalação elétrica robusta, nem lugar de garagem.
Ganho muito perto do SMN. Portanto nem EV nem ICE novo que a vida não está para isso e tenho prioridades bem mais importantes e interessantes do que passear 4 pares de rodas a brilhar. Enquanto o velhinho que tenho der para o gasto, contribuo bem mais para o ambiente do que mandar fazer um novo para mim seja EV seja ICE.
eu também espero ganhar o euromilhões
Só li este parágrafo:
“O inquérito revelou, também, que 70% dos condutores de todo o mundo esperam poder carregar o seu automóvel sempre que este estiver estacionado, seja em casa ou em espaços públicos.”
Juro que não li mais nada. Que inquérito mais pateta, que “todo o mundo” é esse? Os mais avançados em “carregamento (lento) em estacionamento público” são os ingleses a partir dos candeeiros de iluminação pública. Mas queixam-se que esses candeeiros são poucos (os lugares de estacionamentos não são exclusivos para VE).
70% em todo o mundo é ambicioso mas pelos menos nas grandes cidade 70% têm lugar para carregar seja em casa ou no trabalho, 90% dos prédios contruidos a partir de 2000 têm garagem com raras excepções a não terem, e sem ser nas grandes cidades toda a gente tem lugar a porta portanto nem é uma questão
Adoro o mito dos ingleses e os postes de iluminacao, só quem não conhece o pais é que pode afirmar isso :D. Só porque isso acontece em certas zonas no centro das cidade (pequena minoria) não significa que seja em todo o lado.
Isso é como afirmar que em Portugal não existe saneamento básico ou agua canalizada só porque alguns milhares de casa não possuem acesso a isso.
Já agora 70% das casas no Reino Unido possuem garagem ou estaciomento privado, por isso até bate certo com o inquérito.
Portugal mais de 60% que pode carregar em casa… e esse número está a aumentar.
Este pessoal agarra em exemplos das zonas historicas ou antigas das cidades e julgam que um pais é todo assim.
Se formos para a zona da Sé no porto, podemos concluir que os portugueses estacionam os carros a 10 minutos de casa.
fonte?
70% de todos os condutores devem estar na índia e china…
É normal, então para quem tem garagem e pode carregar nem há dúvidas a poupança ao final do mês é grande e à velocidade que os combustíveis aumentam onde é que eles estarão daqui a 10 anos, se me dissessem há 10 anos que o combustível estaria a 2€ eu não acreditava.
O pior é para quem tem de comprar agora estamos ainda aqui no limbo, os eléctricos ainda são bastante caros híbridos também mas comprar um carro só a combustão também já não faz sentido nenhum pelo menos para quem gosta de manter o carro durante uns bons anos para quem muda de 5 em 5 é igual ainda podem comprar o que quiserem.
Eu no meu caso tenho um hibrido plug-in e poupo bastante no percurso diário que posso ir só em eléctrico gasto cerca de 20€ por mês antes gastava mais de 100 em combustível, e depois tenho um velhinho a GPL, o GPL ainda é bom mas o carro já tem mais de 25 anos já está a precisar de uma reforma mas por agora ainda é difícil escolher mesmo a GPL não me faz sentido comprar um a combustão para o manter por mais 20 anos mas as outras opções ainda são bastante caras, o meu hibrido foi um bom negocio que pareceu na altura
Eu tenho, mas conheço pessoas que não têm porque o governo não quer, preocupa-se mais com o dinheiro do que com o ambiente e as alterações climáticas.
Se morar na cidade ou povoacao com boa rede e frequencia de transportes publicos continuarei a nao comprar nenhum carro. Se realmente pecisar sempre posso pedir taxi ou alugar viatura com tudo incluido.
A bicicleta tambem ajuda.
Agora venham de la esses comentarios de como transporto a frigorificos e maquinas de lavar na bicicleta.
Ou mesmo transportar lenha para conduzir no centro da cidade!
Querem poupar? Nao comprem carro
Epa sim, no dia a dia pode funcionar mas daí a viver sem nenhum carro hoje em dia não faz sentido queres ir visitar a família queres ir de férias queres ir levar os putos a uma festa de anos vais de uber? vais as compras comprar 30 sacos vais a pé ?
Na minha vida não funciona e eu trabalho em casa portanto podia nem usar nada mas ao fim de semana vou ajudar um colega a fazer umas remodelações vou de uber com a ferramenta toda atrás?
E depois é, isso faz mesmo sentido? um carro com 20 anos dá te pouquíssima despesa IUC e seguro pagas 250€ por ano manutenções 100€ depois é combustivel que é caro mas se andares só ao fim de semana 1 deposito dá para 2 meses, estamos no século 21 há carros a preços de uma uva mijona vou alterar a minha vida toda só para dizer que não tenho carro e poupar uns trocos? Não faz sentido pelo menos para mim
O meu carro já leva 14 anos. Espero que chegue sem grandes sobressaltos (já teve que chegue este ano) aos 20 anos ou mais. Portanto, nos próximos 10 anos talvez troque de carro e talvez vá para elétrico, isto se continuar a ter carro.
Electrico? Ficar horas à espera que carregue?
Fazer viagens longas e perder tempo a recarregar baterias?!
Metam os electricos onde eu bem sei!
Fico pacientemente a aguardar pelos carros a hidrogénio!
Podes comprar uma cadeira, a principal marca que investia nos eletricos era a toyota e já desistiu por não funcionar
Está na altura de começar a reimaginar o universo mad max mas com veiculos electricos.
claro e eu tenho dinheiro para um carro elétrico novo, se o governo me oferecer um livre de impostos eu ando…. mentira não ando não, ate pk polui mais produzir as baterias de um carro elétrico do que a produção e utilização de um carro a gasolina por ano
Aqui só entra electrico quando não houver mais nada no mundo…enquanto houver gasoleo ou gasolina é sempre dos antigos que vou buscar…siga!!!!