Luxemburgo é o primeiro país do mundo com transportes públicos gratuitos
A partir de hoje, o Luxemburgo é o primeiro país do mundo com transportes públicos gratuitos. Este projeto foi anunciado no final de 2018 e esteve em testes durante todo o ano de 2019. Agora é oficial.
Este sistema é implementado a todo o território, o que o destaca de outros projetos que funcionam noutros países.
Comboio e autocarro gratuitos em todo o país
Os países fazem um esforço para chegar com os transportes públicos a mais áreas, para servir mais pessoas. No Luxemburgo, este projeto estava a ser estudado há vários anos. A ambição era conseguir ser o primeiro país no mundo a abolir os transportes coletivos pagos. Neste pacote estão incluídos o comboio, metro e autocarro.
Segundo o executivo do país, este é um passo importantíssimo para incentivar a mobilidade sustentável, já que a cidade do Luxemburgo sofre de uma das piores crises de congestionamento rodoviário do mundo.
Com uma população de apenas 602 000 habitantes, pode ser um dos menores países da Europa, contudo a ideia não tem precedentes.
O governo quer que o Luxemburgo se torne um laboratório de mobilidade.
Referiu o ministro da Mobilidade, François Bausch, que aponta para a população em rápido crescimento do grão-ducado, com um aumento de 40% em 20 anos.
Nos últimos anos, cerca de 200 000 trabalhadores - quase metade da força de trabalho do Luxemburgo - viajam da Bélgica, França e Alemanha, atraídos por altos salários e uma economia rica. Portugal também tem muitos cidadãos a trabalhar no país.
Quanto vai custar este projeto?
Viajar nos transportes públicos será gratuito para residentes e visitantes, exceto para passageiros de comboio de primeira classe.
O preço do projeto será de 41 milhões de euros em tarifas de passagens perdidas, mas isso será pago pelo contribuinte.
É claro que só porque eu chamo de transporte gratuito não significa que ninguém pague.
Explicou Bausch, que faz parte do partido verde do Luxemburgo, déi Gréng.
O custo total da operação do serviço é superior a 500 milhões de euros, de modo que o governo vê a receita perdida como relativamente pequena.
Na verdade, antes desta alteração, um bilhete custava 2 euros e o dobro para um passe diário. Muitos trabalhadores têm o seu passe de viagem anual subsidiado, portanto, poucas pessoas gastam muito em transporte de qualquer maneira.
Mas então qual a razão para este projeto?
O governo tem vários motivos:
- Quer promover uma medida social que atingirá mais uns contribuintes do que outros
- Pretende tirar os carros da estrada - já que o Luxemburgo tem mais carros por 1000 pessoas do que em qualquer outro lugar na UE
- Ambiciona atingir o objetivo de ter mais 20% de passageiros em transportes público dentro de cinco anos
- Alertar os cidadãos luxemburgueses sobre os problemas ambientais do seu país
- Quer investir na rede de transportes para lidar com um aumento já grande de passageiros
Medida também vai beneficiar outros cidadãos
Estas medidas também vão beneficiar outras pessoas que entram no Luxemburgo. Além da circulação gratuita dentro do país, os bilhetes dos autocarros e comboios que cruzam as fronteiras são, a partir deste sábado, mais baratos.
Na capital do país vivem cerca 110 mil pessoas, mas outras 400 mil deslocam-se diariamente para a cidade, vindas não só de outras zonas do país como também das vizinhas França, Bélgica e Alemanha — destes países chegam diariamente 175 mil pessoas a uma nação com uma população total de 602 mil habitantes.
Portanto, a medida no fundo, promove uma melhoria significativa no capítulo dos transportes dentro e para o país. Beneficia residentes, trabalhadores, mas também os cerca de 1,2 milhões de turistas que o país recebe por ano.
Este artigo tem mais de um ano
Gratuito como quem diz… there are no free lunches. Não se paga à entrada do transporte, paga-se nos impostos correntes.
É para isso que os impostos servem e deviam servir em todo o lado, para construir e melhorar um país. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, dar alternativas e condições.
Só aqui é que serve para pagar as dividas dos bancos…
É de borla porque ninguém os usa. sabes porque ninguém os usa? Porque não chegam a horas, os transportes são de má qualidade em hora de ponta e há alguns que nem depois da hora chega. A única razão porque é de graça é porque o estado já pagava a maioria. Nem vão sentir nada no orçamento. Enquanto que no metro de londres os bilhetes são metade do investimento. aí a estória é outra.
Quanto a ter transportes publicos de graça faz sentido se todos tivessemos acesso. quando apenas as grande cidades tem transportes publicos não faz sentido o resto do país suportar esse custo. Uma coisa é construir estradas ou caminhos de ferro para melhorar a infraestrutura do país, outra coisa é deixar todos andar de borla. Usas, pagas.
Estás a falar dos transportes do Lux ? ou de PT ?
Se tas a falar do Luxemburgo não sabes claramente do que falas.
Imposto é roubo.
Concordo plenamente consigo DG.
Exato.. gratuito como quem diz ahaha… agr em vez de pagar apenas quem usa, paga quem usa e quem não usa haha.
No mesmo artigo, ora é dito que o Luxemburgo tem 614.000 habitantes, ora que tem 602.000.
Ninguém lê antes de publicar?
Obrigado Miguel pelo reparo. De facto são 602 mil habitantes pelos dados de 2018.
O meu filho está lá a viver.Realmente é outro mundo.Ganha-se muito bem mas também se trabalha muito.Mas é um país à parte,tal como a Suíça também o é.
Lá não trabalham muito. Lá simplesmente trabalham. Ao contrário da maioria dos Portugueses, das 8hrs por dia de trabalho, se trabalharem a sério 4hrs é muito. Lá 8hrs são realmente 8hrs a trabalhar. O tuga trabalha 1hr seguida quer logo fazer uma pausa de 20 mins pq reclama que já está muito cansado e precisa de descansar.
Trabalha se muito? 8h no Luxembourg acho que são 8h em Portugal.. meu Deus. Estes tugas
Em portugal trabalha-se pouco… maldito Sol.
Basicamente obrigam as pessoas a pagar para ir de transporte. Depois só vai quem quer aproveitar o que pagou.
Eu também onde vivo não pago transporte publico e isto á volta do país todo e não só local
Estou a aguardar os ecologistas dos carros eléctricos e os restantes ecologistas a virem aqui comentar de forma positiva esta medida.
Os serviços públicos não são para ser pagos pelos utilizadores , cá devia acontecer exactamente o mesmo.
Quem paga são os portugueses, as 20 do psi20 não ha uma que page IRC em portugal …… é logico que o Luxemburgo tenha fundos para viver bem….. os JP, s querim pagar em PT, mas ……
como é pratica na EU. (28% vs 8%) uma vergonha.
Vamos lá ver quantos menos acidentes e incidentes envolvendo viaturas irão verificar-se.
Quantos menos mortos e feridos devido a esta medida?
Quanto será que baixará a poluição?
Será que a malta cheia de dinheiro vai finalmente conseguir andar mais à vontade também por lá?
Quantas mais pessoas serão infectadas por um qualquer vírus ou bactéria? Será que os meios de transporte terão sistemas de limpeza de ar permanente eficaz? Serão bem limpos/ desinfectados?
Tudo questões pertinentes (ou não).
Quanto ao pagarem… já pagam para tanta coisa, ao menos alguma coisa que beneficie as pessoas directa ou indirectamente.
Não é verdade a notícia. Esta notícia já foi desmentida por diversos órgãos sociais. Na Letónia desde 2018 que todos os transportes públicos são gratuitos. Se pelo menos perdessem 5 mins a fazer uma pesquisa, em vez de fazerem como a maioria dos sites fazem, copiar e colar, não pubicavam noticias falsas. Só porque vem da Lusa, Publico ou SIC, não significa que a mesma seja logo verdadeira. Há uma coisa chamada de Google que é simples de se utilizar.
Podes me explicar em que aspeto as pesquisas no Google são mais credíveis que as publicadas pela Lusa,Sic ou Publico?! Existe alguma plataforma que (des)informe e espalhe mais fakes do que o Google? Google apenas “te” informa e dá destaque a quem paga para destacar…
Acho uma otima ideia fazerm com que os trasportes sejam gratis mas ao invés disso ja que se fala tanto em transito e horas perdidas porque que o estado luxemburgues nao diminui o preco das rendas de casa e que para quem n sabe um t1 ou estudo no lux n fica a menos de 1000 euros e alem disso para dar entrada em uma casa no minimo pedem 3 ou 4 meses adiantados ou seja uma pessoa tem de dar logo assim 5000 ou mais euros por um estudo se baixassem o preco nao havia tantos transfronteirisos ou seja as pessoas iriam viver mais perto do seu local de trabalho e ai sim acabava se o transito a poluição e as horas perdidas esta é a minha opiniao que vive ca no luxemburgo e ve realmente o que se passa
Se esta medida fosse tomada, também, na Holanda, era ouro sobre azul. As deslocações inter-cidades são um pesadelo. De comboio são excelentes, mas muito caras. Nas AE os carros transportam, maioritariamente, uma pessoa. Daí o trânsito constante num país pequeno com 18 milhões de pessoas.
Quando da união europeia permite um paraíso fiscal no seu seio isto acontece. É muito bonito oferecer transportes públicos com dinheiro “roubado” oad restantes países. O bêbado, perdão, gajo com ciática, que foi líder da comissão pode explicar isso em detalhe