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Luxemburgo é o primeiro país do mundo com transportes públicos gratuitos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. David Guerreiro says:

    Gratuito como quem diz… there are no free lunches. Não se paga à entrada do transporte, paga-se nos impostos correntes.

    • Daniel says:

      É para isso que os impostos servem e deviam servir em todo o lado, para construir e melhorar um país. Melhorar a qualidade de vida das pessoas, dar alternativas e condições.

      Só aqui é que serve para pagar as dividas dos bancos…

      • acs says:

        É de borla porque ninguém os usa. sabes porque ninguém os usa? Porque não chegam a horas, os transportes são de má qualidade em hora de ponta e há alguns que nem depois da hora chega. A única razão porque é de graça é porque o estado já pagava a maioria. Nem vão sentir nada no orçamento. Enquanto que no metro de londres os bilhetes são metade do investimento. aí a estória é outra.
        Quanto a ter transportes publicos de graça faz sentido se todos tivessemos acesso. quando apenas as grande cidades tem transportes publicos não faz sentido o resto do país suportar esse custo. Uma coisa é construir estradas ou caminhos de ferro para melhorar a infraestrutura do país, outra coisa é deixar todos andar de borla. Usas, pagas.

      • Klaus says:

        Imposto é roubo.

    • Fernando says:

      Concordo plenamente consigo DG.

    • RPG says:

      Exato.. gratuito como quem diz ahaha… agr em vez de pagar apenas quem usa, paga quem usa e quem não usa haha.

  2. Miguel says:

    No mesmo artigo, ora é dito que o Luxemburgo tem 614.000 habitantes, ora que tem 602.000.
    Ninguém lê antes de publicar?

  3. SANDOKAN 1513 says:

    O meu filho está lá a viver.Realmente é outro mundo.Ganha-se muito bem mas também se trabalha muito.Mas é um país à parte,tal como a Suíça também o é.

    • Ricardo says:

      Lá não trabalham muito. Lá simplesmente trabalham. Ao contrário da maioria dos Portugueses, das 8hrs por dia de trabalho, se trabalharem a sério 4hrs é muito. Lá 8hrs são realmente 8hrs a trabalhar. O tuga trabalha 1hr seguida quer logo fazer uma pausa de 20 mins pq reclama que já está muito cansado e precisa de descansar.

    • Renato says:

      Trabalha se muito? 8h no Luxembourg acho que são 8h em Portugal.. meu Deus. Estes tugas

  4. Dalex says:

    Em portugal trabalha-se pouco… maldito Sol.

  5. Alguem says:

    Basicamente obrigam as pessoas a pagar para ir de transporte. Depois só vai quem quer aproveitar o que pagou.

  6. KodiakShadows says:

    Eu também onde vivo não pago transporte publico e isto á volta do país todo e não só local

  7. dgfgfdg says:

    Estou a aguardar os ecologistas dos carros eléctricos e os restantes ecologistas a virem aqui comentar de forma positiva esta medida.
    Os serviços públicos não são para ser pagos pelos utilizadores , cá devia acontecer exactamente o mesmo.

  8. sakura says:

    Quem paga são os portugueses, as 20 do psi20 não ha uma que page IRC em portugal …… é logico que o Luxemburgo tenha fundos para viver bem….. os JP, s querim pagar em PT, mas ……
    como é pratica na EU. (28% vs 8%) uma vergonha.

  9. Joao Ptt says:

    Vamos lá ver quantos menos acidentes e incidentes envolvendo viaturas irão verificar-se.
    Quantos menos mortos e feridos devido a esta medida?
    Quanto será que baixará a poluição?
    Será que a malta cheia de dinheiro vai finalmente conseguir andar mais à vontade também por lá?
    Quantas mais pessoas serão infectadas por um qualquer vírus ou bactéria? Será que os meios de transporte terão sistemas de limpeza de ar permanente eficaz? Serão bem limpos/ desinfectados?
    Tudo questões pertinentes (ou não).
    Quanto ao pagarem… já pagam para tanta coisa, ao menos alguma coisa que beneficie as pessoas directa ou indirectamente.

  10. Rodrigo says:

    Não é verdade a notícia. Esta notícia já foi desmentida por diversos órgãos sociais. Na Letónia desde 2018 que todos os transportes públicos são gratuitos. Se pelo menos perdessem 5 mins a fazer uma pesquisa, em vez de fazerem como a maioria dos sites fazem, copiar e colar, não pubicavam noticias falsas. Só porque vem da Lusa, Publico ou SIC, não significa que a mesma seja logo verdadeira. Há uma coisa chamada de Google que é simples de se utilizar.

    • Vitor says:

      Podes me explicar em que aspeto as pesquisas no Google são mais credíveis que as publicadas pela Lusa,Sic ou Publico?! Existe alguma plataforma que (des)informe e espalhe mais fakes do que o Google? Google apenas “te” informa e dá destaque a quem paga para destacar…

  11. Mario luz says:

    Acho uma otima ideia fazerm com que os trasportes sejam gratis mas ao invés disso ja que se fala tanto em transito e horas perdidas porque que o estado luxemburgues nao diminui o preco das rendas de casa e que para quem n sabe um t1 ou estudo no lux n fica a menos de 1000 euros e alem disso para dar entrada em uma casa no minimo pedem 3 ou 4 meses adiantados ou seja uma pessoa tem de dar logo assim 5000 ou mais euros por um estudo se baixassem o preco nao havia tantos transfronteirisos ou seja as pessoas iriam viver mais perto do seu local de trabalho e ai sim acabava se o transito a poluição e as horas perdidas esta é a minha opiniao que vive ca no luxemburgo e ve realmente o que se passa

  12. Pedro says:

    Se esta medida fosse tomada, também, na Holanda, era ouro sobre azul. As deslocações inter-cidades são um pesadelo. De comboio são excelentes, mas muito caras. Nas AE os carros transportam, maioritariamente, uma pessoa. Daí o trânsito constante num país pequeno com 18 milhões de pessoas.

  13. MalicX says:

    Quando da união europeia permite um paraíso fiscal no seu seio isto acontece. É muito bonito oferecer transportes públicos com dinheiro “roubado” oad restantes países. O bêbado, perdão, gajo com ciática, que foi líder da comissão pode explicar isso em detalhe

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