Lucros da Tesla desapontam o mercado, mas revelam recorde de vendas
A Tesla anunciou esta quarta-feira uma receita recorde no terceiro trimestre de 2025, superando as estimativas de Wall Street. Este desempenho foi determinado por um aumento nas vendas de veículos elétricos nos Estados Unidos. Mesmo com esta receita e vendas recorde, os lucros da empresa ficaram muito aquém do esperado.
Lucros da Tesla desapontam analistas do mercado
A receita total da empresa atingiu 28,1 mil milhões de dólares no trimestre findo a 30 de setembro, um valor que ficou acima da estimativa média dos analistas. Estes apontava para 26,37 mil milhões de dólares. Este volume de negócios resultou no maior número de vendas trimestrais de veículos elétricos da história da empresa. A expiração do incentivo fiscal nos EUA foi o principal motor deste pico de entregas.
Apesar da receita histórica, o lucro da Tesla falhou as projeções dos analistas. O lucro por ação situou-se nos 0,50 dólares, aquém dos 0,55 dólares esperados. Esta diferença deveu-se, em parte, à crescente pressão dos custos operacionais e à queda nas receitas provenientes de créditos regulatórios.
O lucro líquido da empresa sofreu uma queda de 37% em relação ao ano anterior, fixando-se em 1,4 mil milhões de dólares. A margem bruta da Tesla fixou-se em 18%, superando as estimativas, mas a margem bruta automóvel, excluindo créditos regulatórios, ficou em 15,4%, ligeiramente abaixo das previsões.
Q3 Update
In Q3, we achieved record deliveries + energy storage deployments.
Alongside launching new + exciting products, our focus remains on scale.
Every Tesla delivered today is designed for autonomy & every Tesla energy storage product is capable of being enhanced +…
— Tesla (@Tesla) October 22, 2025
Receita recorde e novo máximo nas vendas
A empresa indicou estar a lidar com o impacto de tarifas impostas sobre as importações de peças. Adicionalmente, as despesas operacionais aumentaram 50%, impulsionadas por investimentos robustos em projetos de Inteligência Artificial (IA) e investigação e desenvolvimento.
Perante a previsível quebra na procura nos EUA, após o fim do incentivo fiscal, a Tesla introduziu variantes "Standard" mais económicas dos Model Y e Model 3, com preços e funcionalidades reduzidos, como parte de uma estratégia para impulsionar o volume de vendas. Analistas, contudo, alertam que a medida poderá apertar ainda mais as margens de lucro.
Elon Musk reafirmou o foco da empresa no futuro da tecnologia, citando projetos como o robô humanoide Optimus e o serviço de robotáxis Cybercab. A empresa sublinhou o potencial a longo prazo da sua visão de IA, que projeta ser um fator de crescimento importante.





















A Tesla precisa de inovar com novos modelos e um desses modelos tem que ter um preço de 20 mil euros.
só falta dizeres que tem de por 20k ter carregamentos gratuitos na rede deles para a vida toda…
só que fosse 30k já era optimo…
Concordo, eu percebo que esses carros não sejam tão famosos nos EUA como na europa mas mesmo assim acho que 25 mil já ia vender muito muito bem
E Musk fica como CEO da Tesla? Ameaçou sair se seu bónus remuneratório para 2025-2035 não for aprovado na próxima assembleia geral de acionistas, de 6 de novembro. A situação do anterior bónus, de 2018, e do futuro, de 2025:
– O “2018 CEO Perfomance Award” abrangia o período de 2018-2028, com vários objetivos a que correspondiam tranches em ações da Tesla. Em 2023, todos os objetivos tinham sido atingidos, tendo os acionistas aprovado o pagamento do correspondente bónus a Musk, na altura avaliado em 56 mil milhões de dólares. Alguns acionistas recorreram para um tribunal, do Delaware, onde a Tesla tinha a sede (entretanto mudou-a para o Texas, mas esta questão, por ser anterior a essa mudança só pode ser decidida pelos tribunais do Delaware). O juiz suspendeu o pagamento do bónus, por considerar que o Conselho de Administração não era imparcial, dada a influência de Musk, quando aprovou o plano de bónus em 2018. A Tesla recorreu para o Supremo Tribunal do Delaware, aguardando-se a decisão final.
– Na assembleia de acionistas de novembro, além da reconfirmação do plano de 2018, Musk exige a aprovação do “2025 CEO Perfomance Award”, para 2025-2035. Deste plano, também com diversos objetivos e tranches tem sido destacado apenas o valor total, se todas as metas forem cumpridas – ações no valor de 1 bilião de dólares (1 trillion na numeração dos EUA/UK, ou 1 bilhão na numeração BR).
Mas a questão não está tanto no valor limite, “para encher o olho”, do 1 bilião (trillion), mas nos valores das tranches por atingir metas menores. É dado como exemplo a tranche de 20 mil milhões de dólares se o valor de mercado da Tesla atingir nos próximos 10 anos 2 biliões (trillion) de dólares. Note-se que a Tesla está a valer agora 1,38 biliões (trillion), por isso, atingir os 2 biliões (trillion) em 10 anos não será nada de extraordinário. Por isso, há grandes empresas de consultoria a acionistas que recomendam o chumbo da proposta da Tesla para 2025-2035.
E foi aqui que Musk ameaçou os acionistas – ou aprovam a proposta, ou procurem outro CEO, não contem com ele se a chumbarem.
Carros para as massas só por 30k ou abaixo. Dispender de 40k ou 50k por um carro elétrico com as limitações que possuem é de loucos.
Estimativas da wall street: péssimas
Anunciado: péssimas+
Celebração máxima.
Não foram assim tão péssimas quanto isso, as vendas foram um recorde e os lucros só ficaram ligeiramente abaixo mas mesmo assim são lucros bem bons
A Tesla nunca teve grandes lucros – e só começou a ter lucros em 2020. A valorização bolsista não é uma consequência do valor dos lucros da Tesla mas das expectativas da valorização das suas ações – e da Tesla ser considerada uma empresa tecnológica e não um fabricante de automóveis. Por ser uma tecnológica. a 10ª do Nasdaq, dinheiro não falta para comprar as suas ações – as 10 principais empresas do Nasdaq são também as 10 empresas mais valiosas do mundo em valor de mercado (capitalização bolsista).
Mas há uma conta mais simples – Musk já recebeu da Tesla um valor maior do que os lucros desde a sua fundação.
Pelos vistos teve lucros suficientes para pagar ao tio e instalar se no mercado europeu asiatico e americano
Para me matar na estrada mais vale com um Dodge Viper! não vou cá com teslas fatelas lol
Também acho, facilmente morre num desses, porque até é considerado um caixão com rodas.
Tenho pena que a Tesla tenha abandonado as baterias LFP nos modelos agora “premium”
Não te preocupes que eu tenho experiencia a conduzir carros perigosos, sei o que faço!
https://www.youtube.com/watch?v=PHhgErNCtXI
Não faz muito sentido o que disse, se tivesse experiência escolhia um mais seguro para se matar, isso sim, era um desafio.
JL e as suas tentativas de subverter a linguagem para terminar as conversas com a sua compulsão satisfeita 😀
Ah o carro é perigoso…..ah eu tenho experiência….então devias escolher um mais seguro para ser mais desafiante.
Isto sim faz sentido na cabeça do JL. LOLOLOL
Para mim faz. Para si que não tem sentido de humor, nunca nada faz sentido.
Tenham calma que eu dou boleia aos dois para vos dar uma experiencia única em condução defensiva, confiem em mim e que eu sei o que faço! https://www.youtube.com/watch?v=A_t62W_0fs4&t=12s
Ora bolas, se fosse condução ofensiva…