Legislador quer acabar com os piscas nas rotundas, porque são inúteis
As rotundas parecem ser o calcanhar de Aquiles de muitas pessoas, começando na entrada e saída, e terminando nos piscas que é preciso dar para sinalizar as nossas intenções. Neste cenário de confusão, um legislador alega querer facilitar a vida aos condutores.
À semelhança do que é exigido em Portugal, o estado norte-americano do Utah obriga os condutores a sinalizarem a entrada e saída das rotundas, através do pisca.
Apesar desta regra, relatos locais contam que muitos residentes não sinalizam a sua passagem pelas rotundas, cometendo, alegadamente sem saberem, infrações.
Piscas nas rotundas podem ser "muito confusos"
No estado norte-americano do Utah, a deputada republicana de Kaysville, Ariel Defay, apresentou uma proposta de lei que procura eliminar a exigência dos piscas para sinalizar a entrada e saída das rotundas. O projeto teve a sua primeira audição na Comissão de Transportes da Câmara, na sexta-feira passada.
À KSL News, a deputada revelou que só soube da existência da lei depois de um amigo ter sido mandado parar por não ter sinalizado enquanto circulava numa rotunda. Este acontecimento motivou-a a analisar mais profundamente o código da estrada do Utah, conforme citado pelo Carscoops.

O trânsito a fluir pelas duas novas rotundas na saída de Jeremy Ranch da I-80, no Condado de Summit, no Utah, nos Estados Unidos. Crédito: Steve Griffin/Deseret News, via KSL News
De forma geral, a Secção 41 6a 804 do Código do Utah exige que os condutores sinalizem antes de virar, mudar de via ou mover-se para a esquerda ou para a direita na estrada. Tecnicamente, esta regra inclui as rotundas.
Para Ariel Defay, contudo, o problema está no facto de as rotundas não funcionarem como cruzamentos tradicionais: só uma vez que só há uma direção possível ao entrar, o pisca torna-se praticamente inútil.
Sair não é muito melhor, já que os condutores já estão concentrados em ceder a passagem, observar o trânsito e identificar qual das várias saídas se aproxima.
Há muitas saídas enquanto se anda em círculo. Quando já deste o pisca, podes estar a passar de uma saída para outra. Torna-se muito confuso perceber por qual saída pretendes sair.
Disse a deputada, revelando que, apesar de não saber como as forças de segurança vão reagir, "da parte da população em geral, vai haver um 'sim' muito entusiástico a esta legislação".
Caso o projeto de lei seja aprovado, as regras não será reescritas; os condutores em rotundas de duas vias continuariam a ter de sinalizar enquanto circulam dentro delas.
Leia também:





















Skill issue
Pelos vistos fizeram duas rotunda no Utah. Mais do que isso faz qualquer autarca que se preze em Portugal, por ano.
por ano? por semana
Mais vale tirar logo dos carros, ainda assim ninguém usa.
Então os Tugas que adoram extras no carro mas depois não utilizam os piscas que veem de serie no carro, talvez se forem colocados como extras passem a utilizar.
Por causa de um condutor incompetente querem acabar com os piscas… para causar mais acidentes…
Os EUA já morreram como Nação. São governados por idiotas ricos que vão destruir o país antes de 2028.
na verdade para quem sabe fazer rotundas os piscas são redundantes, os piscas só têm utilidade para mudar de faixa dentro da rotuna e não para entrar e sair da mesma
Não são redundantes. São úteis para informar que se vai sair da rotunda.
Os benefícios não são só para a fluidez do trânsito que acede à rotunda mas também para a segurança e para o ambiente, pois são menos travões e mudanças usadas que aumentam o consumo e desgaste.
Então é porque não sabes fazer rotundas, a faixa onde estás indica onde vais sair
Ela que se dedique à pesca!
Então se já a sinalizar é complicado… sem sinalizar a saída ..alguns nunca mais entram nas rotundas…
Há coisas mais importantes :
– todas as rotundas deveriam ter duas vias e não ao contrário como acontece existirem duas vias e depois afunilar numa rotunda apenas com uma via
Piscas para circular dentro de rotundas é parvo, se se está numa rotunda e não se faz pisca para sair, qual é a duvida?
A dúvida ao não fazer pisca para sair é apenas para quem quer entrar e não entra porque nunca vai saber quais os caros que saem, aumenta as filas e o risca de toques. Acabar sim e multar é com os 4 piscas quando se para em segunda fila para ir tomar um café ou porque sim. TVDE para no meio da rua, na curva no cruzamento bloqueando o trânsto (nunca encosta), passageiros entram pela direita ou pela esquerda porque está legitimado com os 4 piscas que se tornou moda, digamos viral.
Isto. Como uma coisa tão óbvia passa ao lado de tanta gente é que me espanta.
Há muitos que ativam o pisca da esquerda mais de 20 metros antes de entrarem na rotunda e depois não usam para sair.
Eu acho que o problema não está nos piscas, mas sim na mentalidade de quem vai atrás do volante. No sentido de que essas pessoas acham que são as únicas com um motivo válido para estar na estrada, e que os outros são uma espécie de NPC, a quem não é necessário facilitar a vida. Só cedem quando existe um risco iminente de acidente.
A acaberem com a lei, só posso dizer uma coisa: Comprem pipocas para assistir.
Curiosamente em Viseu que é (ou era a terra com mais rotundas) praticamente ninguém faz piscas nas mesmas…. curiosamente é nas rotundas onde mais acontecem acidentes nesta cidade…….. Misteeeeeeeerio.
“Sair não é muito melhor, já que os condutores já estão concentrados em ceder a passagem” mostra que não atualizaram regras para aplicar nas rotundas. Quando vejo um carro alugado numa rotunda tenho sempre cuidado porque o condutor pode ser americano.
Os americanos comem muita trampa de fast food e processados que faz diminuir o cérebro.