Kawasaki apresenta a sua moto com motor de combustão interna a hidrogénio que emite água
A Kawasaki apresentou no Japão, na primeira demonstração pública do mundo, a sua moto equipado com motor de combustão interna a hidrogénio que emite água.
No passado dia 20 de julho, a Kawasaki realizou a primeira demonstração pública mundial da sua moto com motor de combustão interna (ICE) a hidrogénio no Circuito de Suzuka, na cidade de Suzuka, Japão. Para fazer com que a moto funcione com hidrogénio em vez de combustível convencional, a Kawasaki teve de fazer várias modificações, especialmente no motor.
O motor a hidrogénio é baseado no motor Supercharged In-Line Four de 998 cm3 que se encontra na moto Ninja H2 da Kawasaki. Este foi sujeito a modificações para permitir a injeção direta de combustível de hidrogénio nos cilindros. O chassis desta poderosa Kawasaki foi concebido para acomodar armazenamento de combustível de hidrogénio e um sistema de abastecimento de combustível de hidrogénio a bordo.
A moto a hidrogénio ICE foi concebida e construída no âmbito de uma investigação iniciada em março de 2023, tendo os testes começado este ano e culminado com a demonstração pública.
Kawasaki que ruge como uma a gasolina, mas emite vapor de água
Quando o condutor acelera, a Kawasaki a hidrogénio continua a rugir e a vibrar, apesar de não utilizar combustível convencional. Isto deve-se ao facto de a mecânica do motor e ao processo de combustão serem semelhantes aos de um motor a gasolina.
Durante a sua primeira demonstração pública global no Japão, o fabricante salientou que o seu principal subproduto é a água, que sai sob a forma de vapor. Isto torna os motores a hidrogénio muito mais limpos em comparação com os motores a gasolina, que emitem poluentes como o CO2, o monóxido de carbono e os óxidos de azoto (NOx).
Iniciativa de neutralidade de carbono até 2030
A Kawasaki admite que, durante a demonstração, uma pequena quantidade de óleo do motor é queimada com o hidrogénio, mas acrescenta que isto apenas resulta na produção de uma quantidade muito pequena de CO2. Mesmo assim, afirmam que as emissões globais são significativamente inferiores às dos motores a gasolina tradicionais.
Até ao momento, a Kawasaki Motors está a realizar investigação e desenvolvimento de uma moto ICE a hidrogénio funcional para utilização comercial. Isto faz parte da sua iniciativa de neutralidade de carbono para os motociclistas no início da década de 2030.
O fabricante afirma que o momento da disponibilidade comercial pode variar em função da infraestrutura de abastecimento de combustível de hidrogénio e do estado da regulamentação legal em cada país.
Ena, alguém se lembra de eu ter dito que numa mota a hidrogénio, os tanques não cabiam na mota ? LOOOOOOL
Curioso não falarem na autonomia, mas com esse tamanho de tanques e na pressão que usam, provavelmente nem 100 kms faz.
Gosto quando um(a) tipo(a) se ri sozinho(a).
Sentes falta de atenção?
Não, obrigado, já tenho a atenção suficiente. 😀
Como podes ver o mérito de te acharem um boneco é teu e só teu 🙂
Se me achassem um boneco não me davam atenção, mas ainda bem que você não me menospreza.
Não é absolutamente NADA disso que está subentendido no meu comentário 🙂
É demais para ele.
Tudo o que vai além de um eletrão, já lhe custa
,@Nao é por agora não lhe convém.
@Pedro, está usa.electrões na mesma, e até bem mais, para cumprir aquilo que dizem no video, se não chega lá, é porque não o entendeu.
Para todos, podem espernear à vontade, vai continuar como sempre foi….
Errado. Não é porque, literalmente, não foi o que escrevi.
É saber ler…
Mas há aqui alguém que me dê mais atenção que o Hugo ?
Portanto os argumentos contrariam os seus actos.
Mas o hidrogénio está a ganhar terreno. O tal mercado tripartido que se fala há algum tempo.
Como sempre esteve, desde que haja fundos perdidos.
Com este tipo de solução não deve ganhar muito terreno.
Já viu os Extreme H ?
Hidrogenio > Pilhas
Sim, os extreme H são a pilhas, boa, já acertou uma.
São mais pesados e com a mesma potência, portanto se corressem juntos é fácil saber quais venciam.
Ganhar ? Há muito que morreu e ninguém avisa.
Isso não é verdade. Aliás, em breve vamos ver mais projetos e com mais tecnologia disponível, não tarda começamos a ver mais veículos pesados com este combustível (para além dos atuais autocarros).
Exatamente…
Isto não faz nenhum sentido.
O hidrogênio é o futuro, quer queiram aceitar ou não.
Primeiro porque é o elemento mais abundante no universo (e por conseguinte, no nosso planeta)
Segundo porque estamos praticamente no início da sua evolução, embora a Toyota e outros já trabalhem na tecnologia a anos.
Terceiro, quando a tecnologia “hidrogênio” estiver com mais de 100 anos, como tem a eletricidade hoje, estaremos num patamar de energia inesgotável.
Quarto, tudo isto se não saltarmos diretamente para a energia nuclear, também inesgotável, e totalmente segura com as tecnologias de hoje. Na Ucrânia já utilizam mini centrais nucleares, que deslocam de um sítio para outro, para suprir necessidades energéticas. Já está nesse nível…
Portanto, energia hídrica, eólica, solar, etc… estarão obsoletas em breve.
Só não é já, devido aos lobbys.
Em casa teremos energia nuclear para alimentar os equipamentos elétricos.
Nos carros teremos o hidrogênio (infinito), pois o material para as baterias é finito, e com energia nuclear será barato a sua extração isto se não aparecerem mais reservatórios de hidrogênio branco como apareceu recentemente em França.
“…Na Ucrânia já utilizam mini centrais nucleares, que deslocam de um sítio para outro, para suprir necessidades energéticas….”
Pode-me esclarecer e dizer onde viu essa notícia?
1 -Mas não temos como ir buscar ao universo, apenas na terra, onde ele de encontra ligado a outros elementos, e onde se gasta imensa energia para o separar.
Mas se é tão bom porque é futuro ? Já devia ser mais que presente.
2- a Toyota já trabalha nele há 33 anos, e o que realmente apresentou ? O Mirai que não consegue vender, e 2 carros com motor a combustão onde um teve resultados ridículos numa pista e o outro com os resultados ainda mais ridículos que incendiou. Duvido que volte a ouvir falar deles.
3- mas a tecnologia do hidrogénio já tem 180 anos, e é eléctrica na mesma, este exemplo deste artigo é apenas ridiculo.
4- mini reatores em veículos ? Já foi tentado, procure por Ford Nucleon.
Então mas a energia nuclear é inesgotável, como faz isso ? Vai buscar hidrogénio ao universo ?
Então e o hidrogénio não tem lobby ? Eu conheço um lobby do hidrogénio, aquele onde se gasta rios de dinheiro e nunca nada funciona, serve apenas para cativar investimento.
Tem ? Então qual a marca do seu mini reator nuclear ?
Infinito ? Então porque a mota tem aqueles tanques de lado ?
Então e os materiais para as fuel cells ? É infinito também ?
Se calhar é melhor estudar um pouco, com toda essa crença e pouco conhecimento, ninguém lhe compra a ideia.
Para o hidrogénio aparece sempre tudo, no entanto 98% dele provém das refinarias onde se usa gás natural para o produzir e apenas 2% de fontes usando electrólise.
H2, o terror do KKKelektro.
Terror ? Com estas soluções não são terror nenhum, até ajudam, desde que não venham produzi-lo com electricidade..
O H2 está a emergir como uma parte vital da transição energética global, não só no Japão mas tb em diversos outros paises asiáticos incluido China. UE, EUA, Austrália com investimentos crescentes e avanços tecnológicos promissores.
Ainda resta muito tempo, tempo mais q suficiente para ultrapassar algumas arestas desafios sendo q o principal é a falta de uma rede abrangente. No caso dos carros as bombas de combustível podem atalhar caminho a qq momento.
Não restam muitas dúvidas que o H2 vai ser uma solução de energia dominante e é isso q vos mete medo pois vão passar à obsolescência mesmo antes de terem começado a ter alguma relevância.
Errado, o h2 já é usado na industria, o que está a emergir são as soluções de transição do mesmo.
Só agora é que viu esses inventimentos ? Sobre o Japão até consideram is investimentos mais ridiculos sobre esta tecnologia, milhões e milhões para nada.
Então e os eléctricos não têm tempo ? você já lhe esgotou o tempo ? curioso.
Rede eléctrica ? sim, até porque é 100% dependente dela.
A mim já restaram mais duvidas, que tem o seu mercado limitado à industria, que é onde faz todo o sentido.
Eu não tenho medo, isto é só a prova que tinha razão, acha que este veiculo mete medo a alguém? só se for ao susto. LOOOOOOOOOOL
Este vai passar à obselescência rápidamente, por não passar de um protótipo, tal como aconteceu com os 2 toyotas.
Tanto que têm relevância senão você não vivia obsecado por eles.
Veja bem o que têm feitos os investimentos japoneses nessa área, além de apenas servirem para aquilo que sempre serviram, cativar inventimento:
https://www.hydrogeninsight.com/policy/a-complete-failure-japans-fantasy-hydrogen-strategy-does-nothing-for-decarbonisation-study/2-1-1326788
Você só me apresenta notícias trancadas. Não me vou estar a registar nessa treta só para ler isso. Ainda por cima data de 2002.
Ainda há dias passou aqui no Pplware uma notícia que dava nota de um investimento de 33 mil milhões num avião no Japão. Acha que os japoneses são estúpidos? E chegaram onde chegaram por obra e graça? Então continue vai longe.
Adiante o que o japoneses querem é a mobilidade a hidrogénio enquanto não chega usam keicars muito mais eficientes e muito menos poluentes que carros a bateria ou qq outro sistema de grande porte. Continua a achar que são estúpidos?
A ideia deles é realmente mobilidade a H2, mas tem tempo para desenvolver e sei precipitações. O japonês é conhecido por ser paciente.
Não é 2002 mas sim 2022, quando foi feito o estudo sobre esse caso.
São tão estúpidos como os europeus, gostam de gastar o dinheiro dos fundos e lamentarem-se que não serviu para nada.
Chegaram onde chegaram ? Não entendi, tem alguma de especial sobre esta tecnologia ? Até a BMW já tinha feito melhor há 20 anos.
Se quisessem já a tinham, curioso porque foi no Japão que menos venderam o Toyota Mirai.
Mas não é menos poluente, nem por sombras, isto quando se fala com h2 em fuel cells porque a combustão só agrava para o dobro, já que a eficiência é metade.
Sim, são estúpido e fazem figuras tristes, mais uma vez, a última foi a Toyota com o Yaris H2.
Paciente ? Se fosse paciente andava a mostrava a mota com as características e resultados dos testes, não faz 6 meses que anunciaram que iam fazer uma mota a hidrogénio e agora mostram isto ? E diz que são pacientes.. deve ser para rir isso.
Não vê que é para cativar mais uns milhões, são pacientes desde que a nota chegue, e enquanto se manter a teta, vão andando com os anúncios, tal como a Toyota tem feito.
Afinal não são diferentes dos europeus, desde que haja uma teta grande…. Loool
Tem aqui mais um que pode ler todo sem vpn’s.
Curioso porque até diz que andam a oferecer soluções de h2 quando os consumidores preferem soluções elétricas, como eu os entendo, o mesmo que está a acontecer nos EUA, trocam os mirai por teslas e outros.
https://newatlas.com/energy/japan-hydrogen-policy-failure/
Nesse caso os eléctricos são o terror da combustão. Ahahha
A solução elektra está condenada ao fracasso. Não mete medo a ninguém. Só quem tem tempo para dar e vender pode apreciar um elektro. E o tempo é um bem cada vez mais escasso.
Se não metesse não estava a falar dela.
Nestas é ainda pior, tem de ter muito tempo e muitas vezes disponibilidade, e muito dinheiro para o ir abastecer, já que nem o pode fazer de outro modo.
Gosto de ajudar pessoas a não cairem no engano e detesto q me tentem tomar por parvo. Alguma coisa contra?
Qual engano ?
Então mas já teve algum para saber ?
Calma, não responda a si mesmo, mude o Nick antes de o fazer, LOL
Que respondeu a si mesmo ?
Yamahia, você só tenta enganar as pessoas pois está sempre a contar mentiras, e usar meias verdades e a distorcer completamente a realidade.
Até agora nada foi demonstrado minimamente como realizável no capítulo do hidrogênio, pelo contrário, embora continue a ver algumas câmaras a apostar no hidrogênio para o transporte publico, normalmente implicando alto capital para isso, a verdade é que ao fim de algum tempo todas elas desistem.
Pelo contrário, vejo cada vez mais carros eléctricos, e se as novidades anunciadas pelas fábricas de baterias chinesas não forem como as promessas fúteis da Toyota, nunca cumpridas, o futuro será eléctrico, sem dúvida
Curioso porque até a Galp, um vendedor de combustíveis acredita na electrificação, devem estar com uma dor de cabeça.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/galp-lanca-projeto-pioneiro-de-reutilizacao-de-baterias-de-veiculos-eletricos-acreditamos-que-a-mobilidade-sera-crescentemente-eletrificada/
Olhe, acabei de fazer o teste indicado pelo @Vitor M, veja lá se assim já percebe :
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrbclPkxUHQINPfH5pg?e=U5HTqV
Impressionante o homem está em pânico. Aqui não se tomam decisões os fabricantes e por fim os consumidores é que vão dizer.
Qual homem ? o da toyota ? ele sabe que isto não vai a lado nenhum.
Exato, que as metam à venda para vermos, tenho a certeza que este veiculo como é apresentado vai ter enorme sucesso. LOOOL
Nao é Toyota, e Kawasaki. A Yamaha e a Honda, bem como a Suzuki tb estão envolvidas. Realmente não lembra a ng uma moto elektra.
A última só de subir e descer aqui a serra da Apelação ficava sem bateria e o prazer de condução é nulo. É como ir a um discoteca sem música. Triste, triste… triste.
Troll
Dai eu ter dito Toyota, porque a ideia idiota de fazer isto começou na Toyota.
Pois, então está deve ficar sem combustível assim que descer.
Não venha convencer que esta tem autonomia.
O Hidrogênio serve para fertilizar campos é muito bom e também serve para a industria da metalúrgica, indústria do aço de resto.nao serve para mais anda, estes atrasados mentais dos japas continuam a gastar dinheiro em produtos que não vendem e que ninguém quer…. Enfim para quem não sabe a Marca dos carros Mágicos também conhecida como Toyota está a ser processada ( mais uma vez) por causa do Mirai, os do os estão fartos do carro não e viável, é caro, ineficiente e não ha bombas, porque estão todas a serem desmanteladas, enfim o Fututo :):):):) ainda nao perceberam que vai ser tudo com baterias heeheheheheh de rir mesmo :):)
Futuro? Um combustível que necessita de energia para ser extraído, armazenado e transportado? Para quê complicar?Só tem uma aplicação lógica: industria! Porque pode ser produzida e consumida um só sítio.
Nem mais, e é isso que defendem os entendidos como o Prof Joaquim Delgado, deve ser produzido no local do consumo.
Caso não saiba, o hidrogénio foi descoberto muitíssimo antes da gasolina ou gasóleo…
Significa zero
A Toyota também trabalha nas baterias em estado sólido desde 2012… e até agora nada.
Mas será possível que você não é capaz de aceitar um comentário ou simplesmente ler, e seguir em frente? Tem assim tanto ódio dentro de si ao ponto de espingardar com toda a gente? Pah, não gosta ou nao concorda, siga em frente! Só lhe iria fazer bem, acredite.
Isso é para mim ? Onde disse que não concordo ?
Só estou a ser um comum comentador da pplware, aliás, no primeiro post dei a minha opinião, noutros é mesmo só para ser igual a outros comentadores que quando não apoiam a tecnologia fazem birra.
Ainda bem que já temos reacções. Loool
Falta-te entender que ninguém, ou quase ninguém vá, faz “birra” nem “esperneia” como dizes mais acima.
É literalmente um reflexo da tua mentalidade…
Tanto o fazem que se vê aqui, obrigado por confirmar a minha teoria.
45 comentários, 20 são seus. É normal?
Não, eu sou super. Looool
Mais um, ser normal é não saber contar ? Nessa altura eram 43.
Agora sim falta mais um para 45.
Vá dormir que o seu mal é sono.
Obrigado pelo conselho, mas dormi muito bem.
Aqui tens a tua resposta PJA LOLOLO
Obrigado a todos pelo vosso apoio, ainda bem que está tudo bem e a vossa força só me dá mais força. Loooooll
Não é apoio nem tão pouco falei para ti.
Desampara a loja moço.
Aqui não tem como falar só para um.
Obrigado a si também. 😀
Eu respondi literalmente ao PJA. Fim.
Podes intervir, obviamente, mas só estás a enfiar a carapuça.
Obrigado, novamente.
Incrível a tua falta de maturidade (não precisas agradecer).
Agradecer é um acto de reconhecimento.
Obrigado novamente.
Concordemos em discordar. Quando vejo um comentário, daqueles que gostam de “dizer o que pensam” , eu sinto logo vontade de fazer exactamente o mesmo, ser sincero! E não é que esses pseudosincerosquedizemoque pensam não gostam de ouvir o que os outros pensam diferente deles??? Temos pena, a liberdade de uns escrever é exactamente igual á dos outros, nem mais nem menos!!!
Ora aí está, alguém que me entende.
Hugo, já são todos – 1. Looool
A liberdade de expressão existe para poderes apoiar o que quiseres mesmo que estejas errado e te apresentem provas em contrário…
É isso e acreditar em carros a gastar 3L aos 120km/h.
E por isso mesmo é que têm ambos o dever de falar, não é como diz o Filipe Matias: “não gosta ou não concorda, siga em frente”. Eu tenho sempre o mesmo direito de falar que qualquer outro. E quando não concordo, apresento dados para comprovar que não concordo, embora também ache pouco provável haver um carro a gastar 3l/100 km, não quer dizer que não possa haver. Há uma versão do Corsa B que fazia 3 e pouco aos 100, o problema foi os materiais que usaram para lhe tirar peso e o colocavam num preço final de mais de 45000€, o que tornou o projeto inviável financeiramente. Mas foi possível e só com motor , sem ser híbrido, penso que houve um artigo da razão automóvel sobre esse carro. Por isso as verdades nem sempre são absolutas, e só com diversas opiniões e visões é que se consegue alargar a literacia intelectual.
A iliteracia financeira também se vê nas respostas de quem defende o hidrogénio..
A iliteracia financeira vê-se em qualquer resposta sobre um tema que não se domine. Para podermos perceber quem defende e por que defende, temos de enquadrar os esforços feitos por muitas marcas e organizações para levar o hidrogénio à mesa de opções num futuro próximo, visando futuramente um consumo deste combustível de forma a atingir as tais metas ambientais. Mais do que o dinheiro que se vai gastar no início para implementar, está em causa o que no futuro se vai ganhar em termos de meio ambiente e facilidade de alguns países serem autónomos e independentes quanto à produção deste combustível, o que não acontece atualmente com o petróleo.
Como, por exemplo, não se calculou no arranque o preço do projeto que levou a algumas cidades os autocarros a hidrogénio. Serão futuramente sustentáveis, mas o arranque é sempre dispendioso.
Portanto, para os que apoiam o hidrogénio, é sempre importante perceber o fator preço vs proveito no tempo. Para os que não defendem, é sempre importante ter em conta que a combustão não irá acabar, nem por, por isso tem de haver alternativas amigas do ambiente.
As contas são fáceis de fazer: gasta-se SEMPRE energia em cada fase, desde a extração, armazenamento e transporte. Como já escrevi anteriormente nesa caixa de comentários: resulta se produzido E consumido no local.
O resto é wishful thinking..
Mas o que dizes aplica-se a qualquer tipo de combustível. Onde está a novidade?
Vitor
Nunca irás ter nada a H2, vai ser tudo a baterias
Estás a dizer que não há tecnologia que esteja a ser testada onde o “hidrogénio seja queimado na sua forma líquida”?
H2 em liquido ainda vai ser pior, e preciso ainda mais energia:( mais uma vez .: Tudo a baterias
@SilvaEs e quando a rede não tem capacidade para aceitar a eletricidade gerada pelas as centrais eólicas e fotovoltaicas, como fazes? Deitas fora ou achas preferível produzir hidrogénio ?
Então como vai aceitar para hidrogénio ?
A sério que vão produzir hidrogénio nas torres das eólicas ? e no mar também ? para depois andarem a transportar por camião ?
Que grande ideia. LOOOOOOOOOL
E?
E não entendeu?
Se a rede não tem capacidade para aceitar a eletricidade gerada também não tem capacidade para produzir hidrogénio… duh.
Ai não? LOL E precisa da rede pra quê?
Então sem rede como produz ?
Sabe quantos kWh são necessários para um kilo H2 ? E quantos KMS faz nesta mota ?
Criando uma ligação directa da fonte à fábrica q terá q ficar necessariamente perto. Está a ver dificuldades onde não existem
Ah, agora já a rede aguenta, curioso. Só não aguenta quando é para soluções que não quer.
Então e depois transportam por camião a gasóleo, 300 kilos de cada vez, para as pessoas usarem. Hum boa solução. Looool
Pois não existem, você é que as cria.
Se a rede não tem capacidade para aceitar a produção de energia, significa que não podes transportar mais do que é gerado…
Se não podes transportar energia como é que vais produzir o hidrogénio? Vais produzir hidrogénio dentro das turbinas eólicas?!