PplWare Mobile

Jovens não têm dinheiro para comprar carros, alerta o diretor-executivo da Renault

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. SergioA says:

    Tambem, mas os jovens sabem que comprar viature, especialmente nas grandes cidades e um mau investimento.
    E pedalar faz bem a saude, topico que muitos jovens estao mais sensiveis

  2. Aziado says:

    Compram carros em segunda mão. Sempre foi assim, era rara a pessoa que acabava de tirar a carta e podia comprar um carro novo. Ou andava com o carro dos pais, ou comprava um em segunda mão.

    • RAVEN says:

      Só ao fim de 8 anos a trabalhar é que adquiri o meu primeiro carro novo. Os 3 anteriores eram usados… Quando vejo que os carros mais acessíveis batem (elétricos, diesel ou híbridos) acima de 20 mil euros, não surpreende que os usados tenham a procura que se tem notado!

    • Outro trolha says:

      Ele nao se esta a referir a tugalandia. Aqui um carro com 10 anos é seminovo e vende-se no OLX por 10 mil paus

    • Manuel da Rocha says:

      A fazer as travessias, do Tejo, não se nota. Teslas, ou são TVDE ou são de jovens (com menos de 35 anos). Depois até já vi um Ferrari amarelo, a fazer a travessia, com um casal jovem, dentro… aquela travessia deve ter ficado em 50 a 90 euros, de combustível. O mesmo para motas, da alta cilindrada. Quase todas são jovens, a guiar.

      • Sergio says:

        @Manuel da Rocha
        Não diga merda, amigo… ou você é demasiado novo ou então está desfasado do tempo… no que toca às motas, pelo menos…
        Hoje em dia, ver uma mota de alta cilindrada (refiro me a motas acima dos 750cc) é, na sua generalidade, pessoas acima dos 35 anos!!! Para si, isto é gente jovem!!!???
        Antes das mudanças na carta de condução era bem pior e ainda tenho bem memória disso… até 1998 era um festival de motas de grande cilindrada – digo CBR 900 RR, Ninja 900 R, GSXR 1100, ZZR 1100, FZR 1000, etc – nas mãos de canalha que a maioria nem 23 anos tinha… fosse por começarem a trabalhar cedo ou terem PAItrocínio, a verdade é que viasse muita canalha montada em bombas!!! O facto de as motas serem bastante mais baratas também ajudava – uma mota de alta cilindrada na época não ultrapassava os 10500€…
        Mas os altos níveis de sinistralidade, fizeram com que as regras mudassem e desde 1998 para cá, ter uma mota de alta cilindrada exige idade mínima (23 ou 24 anos, salvo erro)…
        Por isso não, não há motas grandes nas mãos de jovens hoje em dia – antes da viragem do século era bem pior…
        Não comento sobre os carros… as contas de OF deram muito dinheiro, principalmente às mulheres, por isso… lol…

        • Nuno says:

          Por 10.500€ compras uma mota de alta cilindrada hoje.
          Com Quick Shifter, embraiagem A$S, controlo de tração, Cruise control…
          Bastava não trocarem de iPhone todos os anos e não terem dezenas de subscrições que a vida custava-lhes menos do que custava antes…

      • Yamahia says:

        Teslas é mais de milfs e reformados.

  3. Anung says:

    Mas é esse o objectivo da UE, que as pessoas deixem de ter carros.
    Quem ainda quer carros acessíveis que vá para os EUA ou China.

    • SergioA says:

      estranho, so vejo publicidade a carros, especialmente da UE.
      Carros acessiveis nos states? Novos? Duvido.

    • says:

      Deixa-te de fundamentalismos. A EU pode ser complicada às vezes, mas neste caso não é por aí.
      A culpa da “crise” da indústria automóvel na Europa não é da EU. É das empresas europeira que andam há anos e anos a arrastar o traseiro. As marcas chinesas a começar bem atrás das europeias em termos de produção, conhecimentos, tecnologia e penetração de mercado conseguiram colocar-se na corrida e conseguiram ganhar mercado. Não é só por aí, mas em boa parte. O Dacia Sandero continua a ser líder de vendas sendo o carro mais vendido de 2024, seguido pelo Clio. temos o diretor da marca que tem os dois modelos mais vendidos a queixar-se de quê? O mercado flutua, é normal. As vendas desceram 0.9% de 2023 para 2024. Eu sei, estavam todos à espera que subisse, mas é a vida. Estão à espera do ovo no traseiro da galinha… As empresas chinesas colocam no mercado carros que as pessoas querem comprar. Só por isso se explica que as pessoas os comprem. As marcas europeias têm todas modelos elétricos há anos. Mas muitos eram de faz de conta só para “cumprir” critérios legislativos e dizerem que “temos xx% de carros elétricos”. Em vez de realmente prepararem as fábricas, as linhas de produção, canais de fornecimento, trabalhadores, circuito comercial, etc… Agora choram porque andaram anos e anos a dormir na sobram e estão a ser ultrapassadas. E as pessoas escolhem modelos que acham que melhor as serve. Não há mais nenhuma justificação. É como a história do iPhone. Se fosse ao mesmo preço que um xiaomi barato, vendiam mais. Agora se o preço subir (ainda mais) por causa das tarifas, as pessoas procuram outros modelos que melhor lhes sirva (incluindo financeiramente). As marcas chineses conseguiram ler o mercado enquanto que as europeias ainda acham que as pessoas compram o que elas querem. Já foi tempo de “o meu pai tinha toyota eu compro toyota”…
      A isto tudo juntamos as várias “macacadas” da VW com as emissões e por aí fora… isso também se paga. Ou pensam que as pessoas voltam a confiar facilmente em quem as engana?
      Agora os carros estão pouco acessíveis ao nível de vida das famílias, mas não é só isso. Se formos espremer os números, um carro até devia ficar “mais caro” na compra há 30 anos atrás, comparando os salários. Mas… Os custos com habitação são mais altos, deixando menos rendimento disponível. A manutenção dos carros agora é muito mais cara por culpa das empresas. O meu pai fazia quase tudo em casa com meia dúzia de ferramentas básicas. Agora é preciso técnicos, ferramentas, software e em muitos casos só a “marca” pode mexer… E se conseguiram ir levando a deles avante até agora, há muita gente a olhar para isso e a fazer contas. Eu sempre que comprei um carro (fosse novo ou usado) sempre poderei os custos da compra, da manutenção (aliado à fiabilidade do modelo) e até ao custo dos pneus eu olhava. Não fosse ter surpresas. Agora, tive um smart para o qual a mercedes cobrava (há uns 15 anos) 75 euros por cada litro de óleo. 75 euros dava para mudar o óleo, os filtros e ainda sobrava para a mão de obra do mecânico. E se antes havia vaidade por ter um carro novo, isso é cada vez mais secundário. Para o mal e para o bem, a pandemia veio trazer alterações sociais e de comportamento. As pessoas ligam menos a um carro “novinho”. E até precisam menos dele, com o teletrabalho. E com as estradas cada vez mais cheias, ainda menos vontade dá para comprar um. Moro perto do Porto. Sinceramente, custa-me imaginar como é que as pessoas conseguem ir para o centro de carro todos os dias. A última vez que precisei de ir para lá perto de carro, foi uma hora só para “entrar” na cidade. Isto alia-se a outros fenómenos como as pessoas preferirem ganhar menos e trabalhar perto de casa ou optarem por mais teletrabalho. Temos visto cada vez mais espaços de escritório vazios desde a pandemia. Também a imigração tem um papel. Muitos dos estrangeiro que até vão para os centros não querem carro ou não têm carta. E nas cidades não faz muita falta. Há cerca de um mês estava junto aos Clérigos na esplanada e um tesla todo pipi esteve 20 minutos para andar 50 metros. E eu ainda cheguei primeiro à estação.

    • Mário says:

      E precisas do carro para alguma coisa? Ir ao cafe por exemplo?

  4. andre says:

    é assim que se baixas as emissões de CO2, por as pessoas pobres para que nao tenham poder de gastar e emitir CO2. é o método dos governos.

  5. nuno a says:

    se todos os paises europeus seguirem o caso da Noruega é possivel venderem mais carros, na Noruega carros ate 40 mil estao isentos de iva por exemplo um tesla model 3 a versao base na Noruega custa 27 mil , em Portugal custa 39 mil. nao digo que 27 mil seja barato, nao é e para a maioria é incomportavel, mas é uma diferenca de 12 mil neste caso, em carros mais baratos por exemplo um dacia spring que custa 20 mil o valor sem iva permitiria á maioria ter um carrito eletrico por 16 mil, mas nao o que é bom é dar subsidios de 4 mil euros a 1050 pessoas com dinheiro para pagar um carro novo desde que abatam um carro com 10 anos

    • Manuel da Rocha says:

      Atenção é que o IVA são 25%. esse carro, que refere, esse preço é sem IVA. Sim, o valor de imposto de importação e IVA, nos carros eléctricos é devolvido… quando faz a declaração de rendimentos.
      Depois também há uma outra coisa, é que, desde 1 de Janeiro, de 2025, os condutores, de carros eléctricos, perderam 8000 a 30000 euros, anuais, pois acabaram com estacionamento gratuito, portagens, ferryboats e o IVA. Quem comprar carro novo, já vai pagar 35600 euros, pelo mesmo carro, que custava 27000 e ainda vai ter de pagar, por exemplo, na entrada de Oslo, são 1000 coroas, portagens e os parques de estacionamento, que, nalgumas localidades, são 200-250 coroas, por hora. E já se nota, que as vendas EV despenharam-se 63%, desde Janeiro.

      • JL says:

        Errado, o estacionamento gratuito não acabou, tal como as outras medidas que continuam.

        Errado, as vendas cresceram ainda mais, as que despencaram foram as dos a combustão e híbridos.

        • Nuno says:

          É verdade. As vendas de EVs na Noruega continuam a aumentar.
          As vendas da Tesla estão em forte queda mas as dos outras marcas estão a aumentar.

  6. Sérgio V. says:

    Antes compravam ibizas por valores absurdos e depois gastavam o dobro para fazer fumo. Agora compram BMW e metem a fazer fumo. Mas tudo à base do empréstimo. Para comprar ée fazer o fumo.
    Mas pelo menos aprenderam que as latas velhas estavam ao preço de BMW mais recentes

  7. freakonaleash says:

    Descobriu a pólvora!
    Mas não são apenas os jovens.
    Muitos daqueles das gerações encalhadas como mencionou Rui Rocha também não estão para se atravessarem num crédito oneroso por 4 rodas e um volante novo ou até 2ªmão.
    Os teu acionistas e os das empresas que competem com a Renault têm retornos pornográficos…um dia a teta ia secar.

    • Nuno says:

      A teta está longe de secar…

    • Outro trolha says:

      A renault rendeu 2% ao ano desde 1995. Que retornos pornograficos!!

    • says:

      A preocupação das marcas deveria ser fazer bons carros que fossem apetecíveis para os clientes. Mas não é.. Quando começamos a olhar para tudo pela lógica do “financeiro”, esquecem-se do que realmente é importantes. Deixam de ser os engenheiros, os marketeers ou os clientes a mandar no produto passam a ser contabilistas a decidir tudo. E isso é mau.
      Algumas marcas europeias perderam completamente norte do que o cliente quer (que também muda). Têm de ser adaptar e não ficar a dormir à sobra dos louros do passado.

  8. X says:

    Não temos dinheiro para pagar os lucros das empresas e vidas luxuosas dos accionistas.
    Transporte devia de ser um direito, tanta vida e talento “congelado” só pela ganância de uns poucos

  9. Max says:

    Luca de Meo é o CEO da Renault, e:.
    – Quer que os jovens comprem carros com “alma e com história, que sejam um marco na sua vida”, e por isso promove os “icónicos Renault 4 e Renault 5, nas suas versões elétricas e modernizadas”. E diz que: o “Renault 5 turbo é incrível”. Até aqui, tudo bem, faz o seu papel, promove os carros da marca.
    – A seguir diz: “Se forem implementadas as mais de 100 regulamentações que temos, o Clio passará a custar 40% mais. O cliente não poderá comprá-lo.”
    Isto é que convinha esmiuçar. Mais 40%?! Em quê e porquê? É que a seguir torna-se tudo bastante confuso. Não se percebe o que reclama da UE: a) o alívio das regulamentações – isso depende da UE; oul b) que “diminua a incerteza em relação ao futuro”, que leva as pessoas a poupar, para que tenham maior propensão a gastar (comprar um carro) – isto é que não vejo em que medida dependa apenas da UE.
    Quanto aos jovens não poderem comprar um carro, sem querer cair no exagero de que antes podiam com facilidade, tenho a perceção de que o que vinha a acontecer desde a 2ª Guerra Mundial – a geração dos filhos vivia melhor que a dos pais – deixou de ser assim automaticamente, ou seja, se os pais não puderem ajudar, os filhos vivem pior que eles, a começar no preço das casas e nas rendas. E nos carros (em que muitos vão “herdando”, antecipadamente, o carro do avô.

    • says:

      O mundo muda, mas algumas marcas não. O “problema” é esse. Não se adaptam.
      Mas volto a dizer. Querem ganhar em tudo. Na venda, na manutenção, nas peças. Cada vez é menos possível ao mecânicos independentes pegar num carro. Tal como nos telemóveis, p.e. Os clientes também têm noção disso e têm “receio” de ver os custos de manutenção disparar (com razão em boa parte). Qualquer mecânico decente pegava num carro. Agora não. Mesmo que saiba, não tem peças, não tem software, não tem os “códigos”….

  10. Realista says:

    Mas alguma vez podiam?

  11. Eng Joao Pinheiro says:

    Ora essa! Os jovens nao tem dinheiro porque nao trabalham…emigrem! Aqui em Munique toda a gente tem carro apesar dos transportes publicos serem uma maravilha! Comboios a 350km/h para Italia, Suica, Austria, Polonia, Republica checa, Dinamarca…em Portugal ja existe algum comboio que ande a mais de 50kmh?

    • Manuel da Rocha says:

      E os 6000 euros, anuais, pela taxa da TV? Ou os 9200 euros pela linha eléctrica? Ou os 500 euros mensais, para o imposto da Habitação? ou os 16000 euros de “jóia”, para arrendar casa, em Munique? É tudo perfeito.

    • Nuno says:

      O alfa anda a 220km/h e o intercidades a 200km/h…
      Já não vens cá há umas decadas, certo?

      • Eng Joao Pinheiro says:

        Lisboa-Faro sao 300km de distancia, o alfa sem paragens demora 3horas, se anda a 220kmh deve ir dar a volta a Paris certo?

        • Nuno says:

          Oh sr. Eng Joao Pito, quando se fala da velocidade dos meios de transporte é sempre a velocidade máxima e nunca a velocidade média tal como os exemplos que deu!
          De Munique a Zurique são 240km e demora 3:30h por isso devem ir dar a volta à china, não?

          • Yamahia says:

            @Nuno, uma coisa é certa, até os comboios espanhóis andam ao triplo dos nossos.
            Cada vez mais me convenço de que, em Portugal, tudo o que diz respeito a deslocações só tem duas velocidades…a do devagar e a do devagarinho.
            Mais exemplos:
            – A “2.ª Circular “de Roma dá para andar a 130. A de Lisboa é 80, e já andam com tiques para a limitar a 60.
            – Espanha percebeu finalmente que era preciso aumentar os limites nas autoestradas e vai fazê-lo. Por cá, há uns líricos que juram ter provas de que quanto mais devagar nos deslocarmos, mais depressa chegamos ao destino, etc Lol

          • Nuno says:

            Não sei se percebeste que o tempo para fazer os mesmos kms em Portugal consegue ser menos do que na ligação Munique a Zurique que o outro gabou de atingir 350km/h…

  12. TugAzeiteiro says:

    Só os jovens? Se fossem só os jovens a não terem dinheiro para comprar carros….

    • Nuno says:

      Os jovens que conheço gastam mais em telemóvel a cada 2 ou 3 anos do que eu gastei em carros dos 26 aos 40 anos…
      E o que gastam em subscrições por mês dá para a gasolina e manutenções!

  13. Jevm says:

    Enquanto num país com salário menor, o imposto do carro for maior que um país com salário menor, não existirão condições para esse futuro que tanto querem implementar!

  14. TiagoC says:

    A marcas da UE já deveriam ter baixados os preços dos carros. Com a invasão chinesa só estão a agravar ainda mais a situação económica delas.

  15. Nuno says:

    Punto verde a 500€, clio beebop a 500€, ibizana 1200€…
    Daí para a frente sempre os comprei bons e a pronto com o que poupei nos juros dos outros 2.
    Carroné para ir de um sítio para o outro e não para impressionar amigos…

  16. Rui Almeida says:

    E agora mais que nunca. Mas uma coisa também é certa, eles não estão para aí virados.

  17. sergio ramos says:

    Acho piada é as marcas europeias de carros, em vez de tentarem baixar preços dos carros (para ficarem acessíveis para nós), qual é a solução deles?
    A europa quer taxar ainda mais os carros vindos da China, para “afugentar” os europeus de os comprar.
    Solução em vez de baixar preços dos carros, é : taxar os da concorrência.
    Taxar, taxar, taxar

  18. Xano says:

    Tinha um Ibiza agora compre o carro da moda para o Tunning, um BMW. Muito bom! Papo os outros todos na estrada

  19. cAPEX says:

    Os carros a gasolina são batatos.
    Os elétricos são caros, dão dores de cabeça a carregar, perda de tempo a carregar e desvalorizam muito todos os anos. Só desvantagens.

  20. Marco Lucas says:

    Os carros são um luxo secundário. Não se coaduna por exemplo com a vida das grandes cidades; em que temos extremos problemas de poluição e de engarrafamentos. A maior parte dos carros que se vê nas principais estradas e vias rápidas da cidade de Lisboa leva 1 e 1 só passageiro. Um hipotético ser extraterrestre vindo de uma hipotética civilização superior, ficava a olhar para a problemática do trânsito de Lisboa pasmado! Não é viável. Qual a solução? Muito simples: transportes públicos em quantidade e eficazes, mas esses não dão tanto imposto ao estado, nem à gasolineiras. O problema é sempre muito singelo e simples de resolver. Não se resolve por causa do principal fator de atraso numa sociedade: corrupção.

    • Nuno says:

      Eu diria que, hipoteticamente falando, só vieste meter defeitos e criticar em vez de apresentar soluções…
      Diria que em Portugal o problema é mais esse… Hipoteticamente, claro.

  21. Marco Lucas says:

    Ler os comentários até ao fim dá mostras de maturidade, ao invés de ser desdenhoso. A solução tal como está escrito no comentário que fiz é: transportes públicos em quantidade e eficazes como acontece em cidades como tokio ou singapura, para dar 2 exemplos. É simples.

  22. Soundtsunktsunk says:

    Bom (jovens não têm dinheiro para comprar carro) , eu não sendo jovem ok … Colega de 24 anos (BMW S1 M) 2024 … não, estão hiper falidos (facepalm)

  23. PeterJust says:

    Nem carro, nem casa, nem nada. Enquanto isso os mais ricos estão cada vez mais ricos porque estão a sugar todo o valor da sociedade e do mercado. Pensavam que iam amealhar o dinheiro todo em 2 ou 3 pessoas e isso não vos ia estourar na cara?! A Renault agora que peça aos mais ricos para lhe comprarem 1 milhão de carros ou que se dedique apenas a fazer iates de luxo, viva o capitalismo!

    • Nuno says:

      Os mais ricos estão a sugar todo o valor da sociedade porque os mais pobres querem é trocar de iPhone a cada ano, ter balança, relógios, e escovas de dentes inteligentes, e carradas de subscrições.
      Conheço malta que reclama constantemente, ganham o salário mínimo, mas enviar um currículo é que não.
      Enquanto isso, lá vai o tabaco, o iphone com tarifário de rico, a netflix, a amazon prime, etc…
      Se a malta vivesse como os seus pais viveram, eram felizes e ficavam orientados. E eu sei do que falo que já passei por essa fase de reclamar sem fazer nada pela vida…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.