Japão descobre tesouro: 230 milhões de toneladas de depósitos de metal para elétricos
Num momento em que a mobilidade elétrica é, para muitos, o futuro, saiu a sorte grande ao Japão, que encontrou 230 milhões de toneladas de depósitos de metal para baterias de carros elétricos.
O Japão encontrou 230 milhões de toneladas de depósitos de manganês perto de uma ilha isolada na zona económica exclusiva do país. Os depósitos do mineral foram encontrados sob a forma de nódulos do tamanho de um punho, com cerca de 20% de manganês e até 1% de cobalto e níquel, de acordo com a NIKKEI Asia.
Conforme partilhado pelos investigadores responsáveis pela descoberta, os recursos encontrados no fundo do mar perto de Minami-Torishima são suficientes para satisfazer as necessidades de consumo de cobalto do país durante 75 anos, e o Japão tem, também, mais de uma década de fornecimento de níquel.
O manganês, o cobalto e o níquel são componentes essenciais para a composição das baterias de iões de lítio, sendo metais importantes à produção daquelas que equipam os carros elétricos.
Os investigadores estimam que os depósitos, que se estendem por uma área de cerca de 10.000 metros quadrados, contêm aproximadamente 610.000 toneladas de cobalto e 740.000 toneladas de níquel.
O local da descoberta de minerais em torno da ilha de Minami-Torishima, no Japão, era observado desde 2016. No entanto, um estudo detalhado do local começou em abril do ano passado e continuou até ao início de junho de 2024. Os resultados do estudo pormenorizado mostraram sinais promissores e revelaram a existência de enormes depósitos minerais na zona.
Para as sondagens em vários pontos do fundo do mar, a uma profundidade de 5200 a 5700 metros, os investigadores utilizaram equipamento de extração mineira e veículos submarinos controlados remotamente.
E agora, Japão?
A equipa de investigadores, composta pela Fundação Nippon, sem fins lucrativos, e pela Universidade de Tóquio, planeia "começar a extrair 2500 toneladas do recurso mineral por dia num projeto experimental até ao final de março de 2026".
Além disso, a Fundação Nippon também pretende formar um consórcio com o objetivo de comercializar a produção até 2026 no Japão.
Segundo a equipa, os depósitos minerais são suficientes para uma utilização comercial, incluindo os custos de extração e de refinação.
A descoberta do Japão poderá dar um grande impulso à sua indústria de veículos elétricos, diminuindo a sua dependência de outros países. Esta descoberta pode permitir que o Japão satisfaça a procura interna de baterias para veículos elétricos e, também, que a China faça uma forte concorrência no mercado global.
O JL a dar pulos de contente
Bora minerar!
Olha, afinal os seus adorados também usam,. quando o conhecimento é baixo o hate é muito, é no que dá:
https ://www.apetro.pt/noticias/minerais-usados-em-veiculos-eletricos-em-comparacao-com-veiculos-convencionais/1545
Verdade sempre o mesmo, quando nem sabe parte para o insulto, e ainda por cima nem sabe ler gráficos, o que seria se soubesse…
Onde é que insultei ? Consegue explicar ? Ah mas espere lá, essa não é a sua função aqui ?
Tanto sei que estão ali.
Mas de quiser explique melhor, depois vemos quem disse
PS: já lhe disse que não vale a pena mudar de Nick e tudo o que disser que eu entenda como persuasão, não vai ter qualquer efeito….
Lol JL e as mil e umas perguntas sobre o que ele próprio disse LOOOOL Não falha.
Haja paciência.
Pelo menos sou menos chato que o Hugo.
Lembra-se dos clones, aí tem um. domingo temos mais. Looool
Só constatei um facto. Nega o que tu quiseres… a realidade…os comentadores… é um problema teu.
Eu também constatei um facto.
Não neguei nada, até afirmei.
Então pede para abrirem uma cratera para minerar lítio ao lado de tua casa… Ah mas aí já não podia ser porque ah e tal o ambiente, ah e tal os lençóis freáticos…
Existe bem perto da minha casa, se quiser posso mandar fotos, e curiosamente de matérias que são usadas em habitações e estradas.
Será que devo me opor a isso e desejar que vão morar para baixo da ponte ? Ponte de madeira claro…
O ambientalista é você, não eu.
Claro que sim, você é que é o protetor do ambiente por andar de pópó elétrico.
Onde disse que sou protetor ? Você é que ganhou essa mania de achar que tem opções diferentes da sua, é diferente de você.
Mas ok, já vimos que quem está preocupado com o ambiente é você.
Agora os elétricos já vao ser o futuro e nao os veículos a hidrogénio :), já lhes da mais jeito mudar a retórica.
São eléctricos na mesma.
Só cá em PT é que não temos essa sorte de ter metais caros… oh espera!
Os galambas já estão a tratar deles não te preocupes!
São boas notícias…! Espero que o Japão faça bom uso, desta sorte que lhe veio ter a casa, numa altura crucial, para a reconversão energética Global..
E o lítio em Montalegre, de repente deixou de ser assunto nos jornais? Ficamos conformados pelo Galamba ter sido “espremido” e as negociatas continuam com um dos nossos recursos mais procurados a nível global… Portugal é um país rico!
E o petróleo no Algarve ? E todas as outras minas pelo país ?
O planeta terra é composto por, ferro, oxigénio, silício e, magnésio.
Quanto mais minerais forem explorados, mais vulneráveis fica os oceanos e, continentes. Outros componentes que fazem o planeta terra girar, urânio, tório e, potássio. Tirando estes comprovantes, o planeta terra está à beira do seu fim, pela ganância do dinheiro, dos humanos.