PplWare Mobile

Inédito em Portugal! Vendas de veículos elétricos superaram os a gasóleo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Cryptopissas says:

    Eu gostaria que me respondessem honestamente.

    Mesmo que se resolva o problema das baterias em termos de longevidade etc como é que vamos criar uma rede de carregamento?
    A rede não esta preparada para entregar tamanha quantidade de energia. Para não falar das pessoas que não vivem em vivendas e que tem possibilidade de carregar em casa. Eu moro num apartamento sem garagem privada. Como é que vou carregar o carro?

    Na minha opinião o hidrogénio é a solução

    • cK says:

      Tens sempre os geradores… a gasóleo…

    • asdrubal says:

      estudasses para ter dinheiro para uma vivenda

    • Manuel da Rocha says:

      Olha que os eleitores da direita já aparecem cá a queixar-se. que gastaram 2 milhões de euros na vivenda, 400000 euros em painéis solares e nos sistemas de carregamentos e que os 270000 euros que gastaram nos 2 carros se pagaram em menos de 30 dias de utilização…
      Depois pedem-te que pagues impostos e taxas para eles não pagarem nada e ainda receberem subsídios.

      • Gonçalo says:

        270000 em 30 dias porra não sei que eletrcio foste ver mas deve ter sido em marte eu tenho hibrido plug in gasto 16€ em eletrecidade contra 120 a gasolina que gastava antes e agr com os preços ja devia ir nos 150

      • FreakOnALeash says:

        Os eleitores de direita são ricos? É isso que queres dizer!?…És um lírico! Então e os sucessivos governos PS ainda não fizeram os eleitores de esquerda ricos!?…E vocês continuam a votar PS ou PS(B)!?
        Não mudem a receita a 30 de Janeiro não!

    • Américo Mendes says:

      Boa tarde
      Um automóvel a combustão usa perto de 30% dos Kw disponíveis no depósito…um eléctrico usa algo acima dos 95%. Logo para os mesmos kms necessitamos de menos energia. vale a pena ver este aspecto, díria.

      Para abastecer, sim, viver num apartamento carece de ter, no mínimo de um lugar de estacionamento na garagem (no meu caso foi assim). Neste caso, o condomínio só tem de ser informado se tiver electricidade diretamente da fracção e fazer o reforço da linha, directatamente do quadro do APA (se necessário).
      Se não tiver garagem, nem aparcamento colectivo, privado, pode não ser de todo possível.
      Cada caso é um caso…é usar a imaginação “tuga” para criar uma solução em acordo com o condomínio, onde for exequível.

      • Não digo says:

        Mas tens mais energia num litro de combustível que no mesmo espaço ocupado por baterias, ou seja o combustível é mais eficiente.

        • rjSampaio says:

          Simplesmente lol

        • Test User says:

          Desde quando mais eficiente ???????????????????????

          1- Um Litro gasolina equivale 8.9 kWh.
          2- Os carros têm normalmente deposito de 45 a 65 litros.
          Vamos assumir 65 Litros x 8.9 kWh = 578,5 Kwh .
          3- Como os carros combustivel usa entre 12% a 30%
          Vamos assumir 30 % = 173,55 Kwh
          4- Maioria anda em cidade na maior parte dos dias
          Assumir gasta 7 Litros em cidade, faz para ai 928,57 Km
          5 – Tesla Model S Performance com bateria 95Kwh faz 730 km
          Se tivesse 173,55 Kwh fazia 1333,59 Km

          Se a Mercedes-Benz esta para lançar um carro com autonomia de 1,000 km em velocidades normais em autoestrada. Imagino em cidade.

        • RC says:

          Eficiência não se mede pelo espaço.

    • Nuno says:

      Quando apareceram os ICE tambem nao havia bombas de gasolina obviamente que a rede se vai criando e tem evoluido bastante nos ultimos anos portanto se continuar assim ate 2030 temos uma rede de carregamento perfeitamente capaz de suportar 5 milhoes de eletricos.
      Sim hidrogeneo tambem é uma boa opção simplemenete acho que vai depender de cada um como a gasolina e o gasoleo mas na minha opiniao a eletrecidade vai ser sempre mais barata e eficiente

    • rjSampaio says:

      A rede não é problema, pura e simplesmente é bem mais barato ter/criar uma rede apropriada para pontos de distribuição principais, do que camiões a passear e transportar combustíveis fosseis.

      Quanto ao viver num apartamento, é realmente o problema maior.
      Das duas uma, ou carregas em casa ou no trabalho, e quem de alguma forma não o poder fazer num nem outro, realmente tera de dedicar um bom tempo de vida nos postos de carregamento, o que é impensavel se for >10min. Isto hoje claro.

      A solução para não se poder carregar em casa para mim so existe uma a medio prazo.
      Poder trocar a bateria, baterias fáceis de trocar nos postos, de preferencia automaticamente mas isso implicava normas ISO para serem todas compativeis, nada que aconteça nos próximos 10 anos certamente.

      Quanto ao hidrogenio, o desperdício energético para criar hidrogenio, transportar para os postos, voltar e a transformar em eletricidade para o automóvel é ridiculo.
      Mesmo que se acabe por usa-lo como carburante, faz mais sentido procurar formas mais eficientes de usar logo carros elétricos do que tentar implementar o hidrogenio.

    • Há cada gajo says:

      Tens no hidrogénio o mesmo problema que tens nos eléctricos : consumos de co2 na produção de baterias e consumos de co2 na produção de hidrogénio. Disso não se fala, pois a moda é ter um carrinho que, supostamente… não polui ! É o apogeu da hipocrisia em que mergulhámos mas que os interesses instalados insistem em esconder.

      • Sabe-se lá says:

        Tudo o que o homem produz, polui. Sejam resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou ambos…
        Acho que, partindo desse ponto, a questão é fazer o produto final não poluente, ou o mínimo possível.
        Porque no fim de vida, voltam todos a ser poluentes porque se tornam todos “resíduos”. Aí entra a reciclagem… e volta o ciclo a acontecer

    • eu2 says:

      O hidrogénio precisa de ainda mais energia para ser produzido.

    • Zed says:

      Os players tradicionais é que querem fazer querer que o hidrogénio é melhor alternativa. Em vez de extrairem petroleo, extraem metano, em vez de refinarem petroleo, produzem hidrogénio, em vez de transportarem produtos petroliferos, transportam hidrogénio e em vez dos postos armazenarem e venderem petroliferos, armazenam e vendem hidrogénio. Ainda há mais uns intermediários a lucrar no processo que assim podem continuar a lucrar. A eletricidade é má para eles, têm de a demonizar, e não lhes falta dinheiro para o fazerem.

    • eu2 says:

      Basta ter uma tomada em casa.

    • Rui says:

      Se tens garagem partilhada pode ser instalados carregadores partilhados com a faturação feita de forma individual, a EDP tens soluções para isso por exemplo e ai pagas ao preço da tua energia em casa e ainda com descontos em bi horário.

    • RC says:

      Se tivesse um não fazia essa pergunta, já que o peso que tinha na sua fatura é pouco significativo.

    • RC says:

      Então mas espere, para eléctricos não há rede e para hidrogénio já há ????

      Veiculos a hidrogénio consomem 5x mais, logo a rede tem de ser muito maior.

    • PTO says:

      Sem dúvida que o hidrogénio é o futuro e é, sem discussão possível, a verdadeira energia limpa.

  2. Secadegas says:

    Tudo muito bonito, mas não diz a quantidade de carros a diesel vendidos. Percentagens assim valem o que valem…

  3. PAULO SILVA says:

    Gostava de frisar que o sector automóvel esta em crise por falta de veículos, e com isso é natural que se tenha entregue mais eléctricos que a diesel (uma vez que não tem para entrega…), e ainda as empresas estão a preferir os eléctricos por causa dos benefícios fiscais.

  4. JL says:

    Vendem-se mais no fim do ano por razoes fiscais… as empresas estao a fechar contas e investem como forma de reduzir lucros… visto os elétricos terem vantagens fiscais!

    • Zé Fonseca A. says:

      Exacto, dezembro é o mês de gastar o máximo possível para descer lucros e pagar menos IRC.
      Grande maioria dos contratos frota aqui da empresa foram feitos em dezembro. Eu ando com car allowance por isso não faz diferença.

  5. jose garcia says:

    atenção aos dados do mapa 1 e 2 – os valores (em novembro) não coincidem

  6. Luis says:

    e não há dinheiro? LOL

  7. Vasco says:

    Da leitura de alguns comentários nota-se que falta aos portugueses algum pragmatismo relativamente ao problema do carregamento das baterias dos carros eléctricos. Uma oportunidade de negócio destas não seria certamente perdida na Nigéria, onde imediatamente apareceriam os vendedores de electricidade que estacionariam os seus camiões TIR no fundo das ruas e distribuiriam energia proveniente dos seus geradores a todos os interessados. Distribuição resolvida com o recurso a meras extensões eléctricas e em muitos casos tomadas trifásicas estrategicamente colocadas, até nos muros dos prédios e vivendas. Ayn Rand é que tinha razão…!

  8. A says:

    Só gostava que fossem ao mesmo preço que um a combustão.

  9. falcaobranco says:

    Isso nao sao carros vendidos ao publico…sao carros que sao matriculados pelos stands…é diferente… e sempre se fez isso em Portugal com carros a gasolina e a gasoleo…

  10. Sapo says:

    Opa. Os ricos estão todos em temporada de compras. É eu aqui a penar pra comprar um kit embraiagem para lata

  11. wtvlol says:

    EVs de empresas…subsídios e descontos até mais não.

    Os particulares não compram EVs.

  12. gafas says:

    E em dezembro a Tesla vendeu mais que todos os outros VE, logo , é a marca que mais vendeu em 2021

  13. gafas says:

    Os carros a gasolina vendem-se mais por causa dos preços dos VE ainda serem muito altos.

  14. gafas says:

    o citroen Meari custa 6.900 €

  15. gafas says:

    Desculpem Citroen AMI

  16. Miguel Real says:

    Ora essa, em 2001 como era recordam-se? havia o que? e agora observem a realidade presente pensem na evolução que teve e deduzam o que ainda se vai evoluir antes de deixar de valer a pena investir em I&D logo, (como estar vivo e existir POLUI.), trata-se de reduzir o mais e melhor possivel a mancha negra e compensar com florestaçã0, (lembram-se do D.Dinis e do Pinhal de Leiria? nada de novo!), e todas as formas possiveis para melhorar a condição do unico planeta que temos e teremos, (Marte só servirá como Arca de Noé), não é viavel usar 2,5 vezes o Planeta ano a ano nem é viavel a sociedade que ‘quer’ crescer continuamente a ritmos desenfreados, para já tal como sempre paciencia e seguir em frente com trabalho e luta para deixarmos algo melhor para as gerações seguintes nos poderem PAGAR as reformas pois vamos precisar estamos a viver mais anos que nunca.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.