Incentivo para a compra de um carro elétrico pode terminar já em 2024
A compra de um carro elétrico tem estado a ser condicionada preço. Espera-se que desça no futuro, mas a verdade é que ainda é elevado. O incentivo que o governo atribui tem ajudado a aumentar as vendas, mas poderá em breve mudar. A revelação mostra que o incentivo para a compra de um carro elétrico pode terminar já em 2024.
Fim do incentivo para compra de carro elétrico
Foi numa entrevista ao Jornal de Negócios e à Antena 1 que o secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado apresentou esta ideia. Do que revelou, este terá sido o último ano em que o Estado comparticipou a compra de carros elétricos.
Este apoio não será totalmente perdido e o Governo quer substituir as ajudas que oferecia por outras medidas. A ideia é que surjam na forma de uma redução nos custos de carregamento de forma mais universal e acessíveis a todos.
O incentivo à compra de automóvel elétrico ano ainda chegou aos 5,2 milhões de euros. A ideia é que já não conste do próximo Orçamento do Estado. Os níveis elevados de aquisição que os carros elétricos revelam mostram que a compra já não está ligada ao incentivo. Assim, os apoios do Estado não conseguiriam acompanhar os valores da procura.
Governo tem outras medidas que quer usar para ajudar
Jorge Delgado mostrou que neste modelo o apoio é apenas útil para um número reduzido de consumidores. Isto quando comparado com o universo de compradores de carros elétricos. O governo quer evoluir para um tipo de incentivo à mobilidade elétrica mais universal.
No seu entender, a intervenção do Estado tem de ser feita reduzindo o valor das taxas cobradas com o carregamento destes veículos. Esta poderá ser uma forma de o incentivo ser o mesmo para todos os contribuintes e assim ser mais junto.
O secretário de Estado da Mobilidade Urbana revelou que a taxa que se paga para cobrir os custos da entidade gestora já é coberta com cerca de 700 mil euros por parte do Fundo Ambiental. O governo sabe que pode reduzir ainda mais essa taxa e abordar também outras taxas que estão incorporadas no custo do carregamento.
Este artigo tem mais de um ano
Apoiado, faz mais sentido ajudar todos, inclusive a rede a crescer do que apenas um pequeno numero de pessoas.
Faz sentido não andarem a enganar as pessoas com publicidade enganosa.
É tudo uma treta
Publicidade enganosa. Comprei candidatei-me, nem resposta me deram.
Se enviou os documentos agora é esperar, levam tempo a validar.
Consulte no site do fundo ambiental.
Aldrabões em tudo. Agora descartam-se do subsidio.
Estão supostamente em atraso deste ano.
https://www.rtp.pt/noticias/economia/utilizadores-de-veiculos-eletricos-nao-entendem-atrasos-de-apoios-a-compra_a1481720
Já foi desbloqueado. Estiveram a escolher os amigalhaços.
Não dê falsas esperanças à rapariga.
Não são falsas, até existem notícias sobre isso, que os incentivos estão com atrasos nas respostas, no ano passado aconteceu o mesmo, normal burrocracia deste país.
Já não era sen tempo!
Próximo…IUC esses mastodontes têm que pagar IUC e muito caro. Só estragam!!!!!
Então que lhe estragaram ?
Mas eles já pagam IUC, o calculo do imposto é que dá menos de 10 euros e por isso estão isentos de pagar.
Caso ainda não lhe tenha caido a ficha, leia este artigo. https ://www.motor24.pt/noticias/carros-eletricos-podem-fazer-colapsar-parques-de-estacionamento/1595724/
Proibidos de entrar nos pisos superiores destes parques. Imagine só a desgraça que pode acontecer na baixa de Lisboa. É que aquilo está tudo podre por baixo. De vez em quando abre cada cratera…Era proibi-los de ir para ali em 1º lugar e por segurança não só de quem passa mas tb deles próprios.
Depois é evidente que quanto maior o peso maior o desgaste em qq estrada. A Dinamarca já abriu os olhos e passou a comprar ao peso já desde Janeiro desde ano. Devíamos fazer o mesmo com efeitos retroactivos a JAN 2023.
*cobrar
Ena que situação, agora os suvs a diesel e híbridos estão lixados também.
Enfim.
Que seja. Ainda assim pagariam menos que os SUV’s a bateria.
Menos como ? Alguns até são mais pesados, além do co2 emitido e pagar por peso, ficam ainda piores, por isso é que onde isso acontece, Noruega, até um golf fica mais caro que um model 3, agora imagine num suv.
Não há nenhum SUV a combustão que seja mais pesado que o seu equivalente a bateria. Tenha juízo!
Não são ? Então veja lá o Range Rover.
Errado, foi a Noruega e já tem isso há anos para os a combustão.
Isso Noruega.
Ah , esqueci-me dos a h2, além de pagarem o combustível a 3x mais caro que a gasolina ainda vão ter de pagar pelo peso, ora bolas.
Os efuel vão ter de pagar pelo peso no ambiente dos milhares de eólicas que vão ter de instalar para produzir combustível para algumas centenas de milhares de carros, e também para o transporte do combustível, já que os camiões que pouco pagam pelo peso, destroem ainda mais as estradas . Loooool, enfim, como vai a noção por aqui.
Á vontadinha. O importante é q tidos paguem, sem excepções!
Como já viu, se todos pagarem por igual, os ve’a vão ser os que pagam menos, os a combustão vão levar um aumento, porque não pagam o que deviam, e as novas tecnologias que você defende, ainda vão ficar pior.
Acho melhor parar com essa ideia, só se está a lixar a si mesmo. Lol
Quem não paga o devido são os BEV. Uns caloteiros e ainda por cima subsídio-dependentes!!!!
Por acaso quem não paga são os a combustão, como já foi dito muitas vezes pelo FMI.
Também os a combustão.
Deves pensar que não te vão tributar co2 a peso de ouro
Ainda mais?
Mas ok, se cobrarem na mesma proporção o CO2 gerado pelo fabrico da bateria para elektros e produção de electricidade para elektros até acharia muito justo.
Ou há moralidade ou comem todos!
Mas eles já pagam, então o co2 do fabrico da bateria vem de onde ? Não é da extração dos mineiros ? Que usam combustíveis que já pagam impostos.
Acho que esses não contam. Só conta o q é gerado nas fábricas das baterias.
Portugal por ex importa electricidade a carvão q não paga os típicos 25€/ton sobre emissões de CO2. Tavira era um bom local para abrir uma fábrica de baterias verdes zero carbono, eheh
Acha ? Looool, então não lê os relatórios da ivl e os outros ?
Portugal exporta electricidade a carvão ? Ahahahhahahha
Desde quando ?
Leia melhor. Portugal IMPORTA!!!
Quanto ao CO2 atribuido ao fabrico das baterias, não tem nada a ver com a mineração.
O impacto resultante dessa actividade são outros 500 e muito mais graves para populações locais e planeta!
Tem sim, em todos os relatórios tem isso.
Ou pensa que o CO2 do fabrico das baterias é enquanto as queimão ?
Fia-te nessa teoria da moralidade no estado.
Desde quando existe moralidade nos impostos.
Tens carro, emites co2 , vais pagar poluição.
Vais paga-lo peso de ouro
Cobrem à vontade. Desde que cobrem tb aos BEV o justo valor, não me fará a mínima confusão.
Já uns serem filhos e outros enteados é que não pode continuar!
Os BEV não emitem CO2, nem NOX, nem SOX, nem partículas, nem outros 400 gases.
Não, não emitem. Emitem e não é pouco! Os escapes dos BEV que são a termoeléctricas têm um altíssimo saldo poluidor devido às emissões de gases de efeito estufa e poluentes atmosféricos que são libertados durante a combustão sem qualquer tratamento prévio (filtros, catalisadores, adBlue, biocombustíveis adicionados, nada! Não têm nada!!!). Originam por isso imensamente mais CO2, SOx, NOx, CO e partículas sólidas que um moderno motor a combustão.
Enfim, mais uma invenção sua. Olhe os escapes dos a combustão começam logo nas plataformas, até chegar a sua casa, e depois continua.
Tem lá tudo isso. Escusa de inventar.
Acha que sim? O que é que polui um ICE na linha de produção perto da produção de um BEV?
Acrescente o fabrico de baterias que pelos vistos não poluem nada e a mineração de terras raras que não mata nenhuma população local.
Tristes ceguetas de um raio!
O ice não polui nada, é produzido em árvores, tal como todos os seus consumiveis. Loooool
Lá bem ele com os dados de 2007 e comparar com smarts, só rir.
Eu não acho nada, não sou ambientalista como você tenta ser.
Um passarinho já me contou (registem s.f.f.), está quase para haver o IUC nos elétricos. E outras benefícios vai igualdade desaparecer, pois já não fazem sentido. Tenho dito
Um passarinho chamado Yamahia ? LOOOOOOOOOOL
Mas fique descansado, eles já têm IUC há muitos anos, vá lá ver a tabela.
https://impostosobreveiculos.info/iuc/imposto-unico-circulacao-iuc-2023/
Acabar a isenção do IUC nos elétricos vai de certeza. Falta saber é quando. Vai depender das influências – das “cunhas políticas” – dos donos deles, que até são dos mais influentes. Normalmente são os 1% de cima – a “nata da nata” da burguesia exploradora, e é o preço dos carros que explica tudo.
Já pagaram durante décadas e o valor é muito mais baixo, até 2018 paguei da minha carrinha.
Pagar IUC, os elétricos nunca pagaram. Se estamos a falar de carros de combustão destinados à burguesia exploradora, também nunca pagaram mais que os do cidadão comum. Pelo contrário, nos governos do fulano de Boliqueime havia incentivos e presentes fiscais selectivos, dirigidos aos jipes, sUVs, TT e 4X4 da predilecção da burguesia exploradora, e as grandes banheiras diesel, tipo BMW serie 7 e Merc Classe S, pagavam menos IUC que um Renault 1.4 a gasolina. Este país não é para pelintras, dizia ele e os da laia dele.
Pagaram sim, até 2018 eu paguei da minha carrinha, 30 euros, sei muito bem quanto paguei, está na tabela de IUC.
O que fazia sentido era substituir pelo subsidio de abate do carro.
Supostamente vai ser anunciado um subsidio de abate.
Deste governo Nem Bom Vento Nem Bom Apoio
Acho bem que paguem como os outros. Quem tem capacidade de comprar um elétrico, deve pagar impostos. Que seja para breve.
Só uma coisa, não se esqueçam do e-Fuel. Os alemães sabem disso e vão avançar com esta mudança. Mais económica que efetuar a mudança para EV.
Mais economia como ? Com combustível a 50 euros o litro ? Bolas.
Faz sentido, a procurar por VEs é altíssima o estado não pode acompanhar. Apoiar de outas formas pode ser melhor estratégia.
Claro, o carro elétrico não é o futuro por isso não fazia sentido dar €€€.