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Afinal, a resposta para o transporte pesado é o hidrogénio líquido?

                                    
                                

Imagem: Daimler Truck

Autor: Ana Sofia Neto


  1. palex says:

    Pronto, está feito! A Alemanha sonha, a Europa faz nascer a obra…

  2. Wolfheart says:

    Aqui está a verdadeira solução para a descarbonizarão!

    Não são os atuais “frigoríficos” que demoram demasiado tempo a carregar, que têm uma autonomia demasiado reduzida, comparativamente aos veículos a combustão. Isto sem contar com o impacto ambiental no processo de extração de lítio (tanto a nível visual, como a nível de partículas libertadas para a atmosfera e lençóis freáticos), bem como no fim da vida útil das próprias baterias.

    • JL says:

      Qual é a diferença para estes ? De onde vem a platina, lítio, cobalto, irídio, estrôncio ? Do céu ?

      E os tanques não têm duração? Tal como as pilhas de combustível e as baterias que usam ?

      • Wolfheart says:

        Carro 100% elétrico:

        Fonte de eletricidade – O motor é alimentado por eletricidade armazenada em baterias, carregadas através da rede elétrica.
        Duração do abastecimento – A duração do carregamento varia consoante o seu tipo (normal ou rápido). Nos carregamentos rápidos, pode ser necessário esperar entre 20 e 30 minutos, para alcançar 80% da capacidade da bateria.
        Custo do abastecimento – O custo depende do tipo de carregamento e do local onde se abastece, mas, tendo em conta os valores médios de um carregamento privado (em casa ou no trabalho), em Portugal o preço estimado é de 3,36€/100 km.
        Autonomia – A autonomia de um carro elétrico pode variar, em média, entre 400 km e 600 km nos modelos mais recentes.
        Emissões – Apresentam zero emissões poluentes diretas.

        Carro a hidrogénio:

        Fonte de eletricidade – A eletricidade produz-se no interior do veículo, a partir da combinação entre hidrogénio e oxigénio.
        Duração do abastecimento – O abastecimento de hidrogénio num posto é idêntico ao de um veículo a combustão (precisa de cerca de 10/15 minutos para atingir a autonomia total).
        Custo do abastecimento – O facto de existirem poucos postos disponíveis em Portugal encarece os abastecimentos, estimando-se que podem custar cerca de 10€/100 km.
        Autonomia – Modelos mais recentes demonstram uma autonomia aproximada de 1.000 km.
        Emissões – Apresentam zero emissões poluentes, emitindo apenas vapor de água para a atmosfera, o que permite purificar o ar.

        Logo como indicado não necessitam de baterias.

        • JL says:

          A electricidade produz-se dentro do veículo com quê?

          Não existem postos em Portugal.

          Podem ? Porque não usa o preço atual ?

          36 dólares o kilo ? Chega ? E não é líquido é gasoso que é muito mais barato.

          Então emitem gases efeito estufa, já que o vapor de água é um gás efeito estufa, e falta aí o NOx que também emitem, mas pouco.

          A autonomia do carro a hidrogênio não é de 400 a 600 também ?

          Quais modelos com 1000 KMS ?

          Tanto necessitam que as têm, que bateria tem o Mercedes ?

          • PM says:

            Toyota Mirai.

          • JL says:

            O mirai não tem 1000 kms de autonomia, nem perto, a wltp é de 650.

          • NunoManuelAlves says:

            O mirai a 120 km gasta 1.5 kilos num carro de segmento D com com um espaço interior de um.carro do segmento B tipo um fiesta ou um corsa. São 3 tanques para armazenamento total de 5 kilos de H2, ou seja em AE faz 300 kM com sorte e pouco sobra…cada 100 km fica perto dos 50 euros… Agora com H2 líquido é preciso injectar mais energia ainda… Se o gasoso gasta 50 ou 60 kw mais 9 litros de água potável mais o Gás eu imagino a quantidade parva de energia para transformar de gasoso para líquido, H2 não tem futuro em quase nada, serve para fertilizar campos de cultivo….

        • JL says:

          Já agora porque não disse que os a hidrogênio também apresentam zero emissões diretas ? São produzidos em árvores ?

        • Yamahia says:

          “Nos carregamentos rápidos, pode ser necessário esperar entre 20 e 30 minutos, para alcançar 80% da capacidade da bateria.”
          Para esses tempos tem que ser um ultrarrápido. Apenas rápido não dá. E é tb raro o carro capaz de manter a curva de carregamento capaz de conseguir esses tempos num PCUR.

          • JL says:

            Depende do carro.

            Nos postos de H2 também depende de muita coisa, até pode demorar horas.

          • NunoManuelAlves says:

            Para carregar um carro de H2 são precisos certas condições estarem presentes para que o abastecimento seja relativamente rápido .;

            1 a bomba não pode abastecer durante 15 ou 20 min porque precisa de ganhar pressão novamente 🙁
            2 carro que chega de viagem tem que estar completamente frio o que nunca acontece pois chega a ferver, logo tem que esperar…
            3 condições climatéricas na área circundante a bomba
            4 a bomba não pode estar no centro das cidades apenas nas periferias
            5 a bomba não aguenta abastecer mais de 30 ou 40 carros por dia com sorte
            6 uma descarga de uma cisterna de 27 Toneladas em H2 são prai 250 / 300 kilos de H2

            H2 é para esquecer para não falar no preço que e preciso para instalar apenas uma bomba são precisos milhões de euros…
            As bombas H2 estão a ser desmanteladas por todo o lado, Dinamarca já não tem nada o reino unido estão a desmontar na Califórnia idem aspas… Isto não tem pés nem cabeça 🙁

          • Yamahia says:

            Os gajos da Honda são malukos então. Acabaram de lançar 1.
            .

          • JL says:

            Lançaram um onde ? Nos seus sonhos ?

  3. Rui says:

    Aí a solução não são camiões a baterias? Faz sentido, ou leva a carga ou leva as baterias, as duas coisas em simultãneo não!

  4. JL says:

    Então mas o diesel está barato demais ? 1000 KMS com quase 4000 euros de combustível deve ser muito rentável.

  5. O Barbaro says:

    Tá todo mundo enganado, o futuro combustivel para os transportes será o bento. A tugalandia já tem os seus melhores craneos a restudar as velhinhas caravelas para aplicar a bolina aos novos bolides.

  6. palex says:

    Os investidores das construtoras automóvel, são os mesmos investidores das petrolíferas… Se são impedidos de vender petróleo e derivados, vão investir em algo que possam continuar a vender.
    Eletricidade não pode ser porque o consumidor pode produzir e adquirir em casa, e eles não se podem intrometer no negócio, já o hidrogénio líquido, dá para monopólio-cartel-especulação… como na venda de produtos petrolíferos.

    • Fusion says:

      Quero lá saber quem é que detém o monopólio, q2uero é algo pratico e rápido em que possa ir ali a bomba e encher.

      Hoje não tenho garagem e daqui a 15 anos continuarei a não ter (caso me mantenha na mesma casa) e com todo o respeito, não vou comprar uma casa nova só para carregar as pilhas do carrinho.

      A menos que garantam que todas as bombas deem para carregar em 5 minutos, nesse caso a conversa é outra, que venham os verdes.

      • JL says:

        E se custar 5x mais que gasolina ?

        • Fusion says:

          E se, e se, e se…
          E se em Portugal uma casa custar 50 mil euros ao invés de 200mil?

          Não me importo que custe 5x mais, uma vez que a tendência será sempre que os custos reduzam

          • JL says:

            Aqui nem é um se, um fcev hoje custa 4 a 5x mais por 100 kms que um a gasolina e 14 x mais que um eléctrico.

            Não, a tendência é os custos aumentarem, a gasolina e a electricidade alguma vez baixaram com o constante aumento da procura ? Portanto pode é contar com aumento, tal como tem acontecido com as redes de abastecimento h2 atuais.

  7. Grunho says:

    A camionagem ainda não sabe, mas tem os dias contados e não é o H2 que a salva. É caríssimo e altamente ineficiente. Para o produzir é preciso energia, muita, e 1/3 dela é logo desaproveitada na produção. Há um veículo terrestre de máxima eficiência, que divide por 7 a factura em energia do camião: chama-se comboio. O papel do camião é fazer a last mile do terminal ferroviário ao local de descarga.

    • Rui says:

      Isso só pode ser dito por quem não faz a menor ideia de como é que funciona a logística na Europa e em Portugal!
      No nosso caso, já olhou para a rede ferroviária nacional? O comboio só existe no litoral e apenas de norte até Lisboa, com 2 ou 3 ligações a Espanha!

      O comboio nunca vai conseguir ser o transporte final, porque simplesmente tem uma rede minúscula em comparação com a rede rodoviária!!!!

      Cada coiso……

      • JL says:

        Final não, mas a parte final já é curta distância e qualquer camião se adapta, não precisa de um investimento com custos astronómicos ao nível desta solução.

        Como fica a economia quando os custos de transporte aumentam 10x ?

    • Fusion says:

      Mais fácil o cartel politico Europeu nos abriga todos a ir para elétricos do que o governo português investir e reabilitar a nossa linha férrea.

      No entanto concordo em absoluto contigo.

  8. PJA says:

    Para este sector pode ser uma boa opção, mas falta muita coisa para ser uma realidade.

  9. SouHumanoNaoOcidental says:

    As vossas respostas estão a ser bastante interessantes Vê se que cada um dos intervenientes tem conhecimento que podemos absorver, no entanto, a questão de mudança de combustível não é a solução do problema, mas sim a continuação dos problemas existentes.
    E quais são esses problemas?
    1- Estamos a poluir mais rápido do que a capacidade da Natureza de despoluir.
    2- Estamos mais preocupados em não baixar o lucro do que realmente resolver um problema comum a todos
    3- Temos de mudar a ideia de que somos mais importantes do que tudo o resto e colocar a Natureza como a entidade mais importante.
    4- Temos de alterar a definição de certas empresas e colocá-las como empresas de necessidade básica e limitar o lucro que os detentores das mesmas obtêm das mesmas.
    E agora passo a explicar cada ponto.
    Ponto 1
    Como é evidente temos de ajudar a Natureza na limpeza do ambiente.
    É necessário criar equipamento que limpe o ar, os oceanos e a terra, forçar as empresas poluidoras a criar formas de poouir menos, além das alterações no combustível que aqui é algo mais secundário.
    Criar formas de alimentar a população humana de uma forma menos agressiva para o planeta, ou seja, temos de plantar na vertical, ou em locais como o fundo dos oceanos, onde o nosso impacto seja menor. E deixar as áreas agrícolas e pecuárias entregues a função inicial de purificação.
    2- É necessário transferir a preocupação de “magoar” menos a Natureza da população humana para um grupo restrito de pessoas , ou seja, os detentores das empresas mais poluidoras do planeta. Detentores (pessoas físicas, não coletivas) de empresas como
    Saudi Arabian Oil Co. (Saudi Aramco), China Petroleum & Chemical Corp. (SNPMF), PetroChina Co. Ltd. (PCCYF), Exxon Mobil, Shell , TotalEnergies, Chevron, BP, Marathon Petroleum e Valero Energy Corp., entre outras. A razão é que sem o seu compromisso não há mudança. E o facto de estarmos a procurar soluções de combustíveis é para manter as coisas tal como estão no capítulo de lucro primeiro.
    3- Tal como temos os direitos humanos temos de criar uma carta de direitos onde a Natureza deve ser a primeira entidade que devemos proteger, em vez de ser o ser humano o primeiro. Porque sem Natureza para sustentar a vida não temos seres humanos.
    4- Temos de alterar a definição de certas empresas para que as mesmas sejam sinônimo de empresas que sustentam a vida humana nas suas necessidades básicas e como tal, não podem os seus detentores maximixar o seu lucro. Exemplos disso é empresas de água, energia, alimentação, de construção, educação, farmacêuticas, entre outras.
    Conclusão: até podíamos continuar a usar combustível fóssil se entretanto tivessemos mecanismos de limpeza que ajudariam a limpar a poluição que fazemos.

  10. TT says:

    80 litros para 1000kms num camião de 40 toneladas?! Estão certos estes valores? Isto é fantástico!

  11. Abel says:

    Em Portugal não interessa qual o combustível, até pode ser a água, desde que dê para colocar impostos qualquer um serve.

  12. SestoPT says:

    Eu vejo aqui uma cambada de iluminados a dizer que isto é a solução, mas não vi um UNICO COMENTARIO acerca do maior problema (que até hj ainda não há solução para)….
    Caso não saibam, o hidrogénio em estado líquido, evapora mt rapidamente…
    A NASA a mais de 70 anos que tenta encontrar uma solução e até hj ainda nunca conseguiu.
    Basicamente traduzindo para termos leigos, o combustível evapora…
    Tens o carro parado uma semana, e quando fores ver o carro de novo, já não tens combustível porque evapora todo…

    • JL says:

      Eu já tinha referido isso noutro post, aqui só não o referi porque não encontrei informação da Mercedes sobre qual o tempo que os tanques podem permanecer com hidrogénio líquido e qual a pressão que aguentam após evaporação e consequente drenagem para a atmosfera.

      O que sabemos que é soluções já apresentadas como a a da BMW no hydrogen 7 e no Toyota GR Corolla H2, esse tempo varia entre 12 a 18 horas após completo abastecimento e dependendo da temperatura ambiente.

      Ou seja, apos abastecimento, estes camiões têm menos de 24 horas para gastar todo o combustível ou o mesmo é ventilado para a atmosfera.

      Imagino que em situação de garagens ou túneis não podem sequer entrar.

      • NunoManuelAlves says:

        Soube agora ….a Shell vai fechar todas as bombas de H2 e a Nônda e A GM querem fazer carros a Hidrogênio::):):):) isto é hilariante

        • JL says:

          Eles têm de manter esses pequenos projectos, senão não justificam os fundos que recebem dos governos, é como a Toyota, afinal as tecnologias de hidrogénio só têm servido para isso.

  13. SestoPT says:

    Isto não é nada de novo…
    Aliás, a Toyota já corre com um carro movido a hidrogénio líquido nas 24h de Le Mans a quase 3 anos….
    A eficiência é simplesmente HORRIVEL comparada com todos os outros carros em competição…

    Vejam este vídeo, e cultivam se um bocadinho e entendam porque é que isto NAO E UMA SOLUÇÃO!!!

    https://youtu.be/DGL5g91KwLA?si=HtxqRDiDPWiVMqdY

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