Icon of the Seas: o Titanic é um barquinho ao lado do maior navio de cruzeiro do mundo
Quando se fala no Titanic, as pessoas pensam num gigante dos mares, que marcou o mundo e as viagens turísticas marítimas. Agora, se lhe dissermos que o Icon of the Seas, da empresa Royal Caribbean, é cinco vezes maior que o Titanic? Pense grande, muito grande, pois este será o maior navio de cruzeiro alguma vez construído.
Uma cidade de sonhos flutuantes criada pela Royal Caribbean
O Icon of the Seas, da Royal Caribbean International, é o maior cruzeiro do mundo e está quase pronto. Obviamente, com as novas tecnologias e técnicas de construção naval, este navio supera largamente o Titanic em tamanho e em lotação. Este gigante já concluiu os seus testes no mar e em breve estará a navegar pelos oceanos do planeta.
Com capacidade para mais de 5.000 passageiros, o Icon of the Seas promete ser uma experiência incrível. Além disso, contará com o maior parque aquático em alto mar e será movido com tecnologias atuais visando a sustentabilidade.
Quando o Titanic foi construído em 1912, era o maior navio do mundo. Mas muita coisa mudou nos últimos 110 anos, e os mega-navios de hoje, como o Icon of the Seas, fariam o Titanic parecer bem barquinho em comparação!
Atualmente em construção para a Royal Caribbean International, o Icon of the Seas deverá tornar-se o navio principal da classe Icon. Espera-se que comece a operar no início de 2024, partindo do movimentado porto de Miami. Com uma arqueação bruta de 250.800 toneladas, será o maior navio de cruzeiro do mundo em termos de tamanho.
Ainda não existe um valor confirmado para o custo final do Icon of the Seas – as primeiras especulações eram de cerca de 2 mil milhões de dólares, embora existam números que apontam para 1,3 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares.
Royal Caribbean International desafia as leis da física?
Vamos então aos números para perceber o quão majestoso e imponente é este gigante.
O Icon of the Seas terá uma tripulação de 2.350 pessoas e acomodará uns impressionantes 5.610 passageiros em cabines duplas, com uma capacidade máxima de 7.600 passageiros.
No que diz respeito às atrações a bordo, também não irá desiludir. Com 20 decks à sua disposição, encontrar-se-á rodeado de luxo e entretenimento. Imagine-se a desfrutar do sol numa das sete piscinas do navio ou a experimentar a emoção de descer um dos seis escorregas aquáticos. Mas isso não é tudo - prepare-se para testemunhar características que quebram recordes como a cascata mais alta, o escorrega aquático mais alto, o maior parque aquático e até mesmo a primeira piscina infinita suspensa encontrada em qualquer navio.
Conforme referido, este novo cruzeiro é cinco vezes maior que o Titanic, com um volume interno de 250.800 GT em comparação com 46.328 GT do mítico navio da White Star Line. Com um comprimento de 365 metros, o Icon of the Seas navega de 21 a 22 nós e uma velocidade máxima possível de cerca de 23 nós. Isso equivale a cerca de 40 km/h.
A velocidade não é particularmente importante para os navios de cruzeiro, pois são projetados para fazer viagens de lazer e têm muito tempo para ir de um porto de escala para o outro.
O Icon of the Seas embarcou no seu primeiro conjunto de testes no mar em 19 de junho de 2023, após um breve atraso causado por condições climáticas desfavoráveis. Após alguns dias no mar, o navio regressou ao estaleiro Meyer Turku a 22 de junho. A partir de agora, o navio será submetido aos últimos ajustes dos seus sistemas e os espaços interiores serão meticulosamente completados e mobilados.
E o que tem para oferecer?
Antes de mais, só o nome é só por si algo a salientar. Isto porque "Icon of the Seas" foi tão significativo que a Royal Caribbean apresentou um pedido de registo de marca para o mesmo em 2016, sugerindo-o como nome para o seu navio inovador.
Bom, dentro deste enorme parque de diversões, os hóspedes podem desfrutar de uma série de atividades como escalada, surf, laser tag e mini-golfe. O navio tem um curso de cordas over-the-edge, um carrossel em tamanho real e um AquaTheater interno.
Possui sete piscinas, incluindo a primeira com bar aquático, nove banheiras de hidromassagem e um parque aquático com seis escorregas de alta velocidade.
Para alimentar milhares de bocas, o navio tem 15 restaurantes apenas na área do Royal Promenade, além de outras opções. São dezenas de bares e lounges onde se pode tomar uma bebida, incluindo quatro locais diferentes para um só bar, o Lime & Coconut.
Agora, vamos falar de preços. Qualquer que seja o seu orçamento, há uma opção para si. Se procura uma escapadela económica, o pacote mais barato começa em cerca de 1730 euros por pessoa para uma estadia de sete noites numa cabine interior acolhedora em setembro de 2024.
Mas se estiver a sentir-se extravagante e pronto para esbanjar, pode optar por uma suite de luxo. Prepare-se para que os preços variem consoante as datas escolhidas. Atualmente, uma estadia de sete noites numa suite em setembro de 2024 custar-lhe-á cerca de 3200 euros por pessoa. No entanto, em março de 2024, o mesmo pacote dispara para uns impressionantes 7 mil euros.
O vídeo em baixo mostra o desenvolvimento e pormenores absolutamente fantásticos deste que será um sonho de férias a navegar pelos mares deste planeta.
Este artigo tem mais de um ano
podia-se parar de comparar os navios de hoje com o Titanic, não tem nada a ver, devia ser comparado com navios deste século.
“Quando se fala no Titanic, as pessoas pensam num gigante dos mares, que marcou o mundo e as viagens turísticas marítimas.”
Marcou como? Nem uma viagem completou…
Marcou pelo impacto que teve, no luxo que promoveu e que depois acabou por deixar um rasto de receio e luxúria, que ainda hoje faz vítimas e desafia os curiosos.
Quem nunca ouviu falar no Titanic 😉
É curioso que toda a gente fala do luxo do Titanic, ninguém fala dos emigrantes amontoados. O Titanic era um navio oceânico, não era um cruzeiro. Mas as empresas de cruzeiros sempre encontram maneira de o aproveitar, abusivamente, para publicidade.
Falam, aliás, a história mais contada sobre o evento, o filme, foca-se sobretudo nesses pilares. Naquela época o Titanic era tudo isso, até porque não se falava em navios cruzeiro. E como é dito nas muitas descrições do navio, este foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro da sua época.
Estás preocupado com a reputação do Titanic e dos abusos das empresas de cruzeiro? 😀 se não fosse toda essa publicidade em volta já ninguém falava nele, ou vês tal paridade no seu irmão, o Britannic? 😉
@Vítor M, “Quem nunca ouviu falar no Titanic”, O Titanic era aquele barco gigante que nem Deus o podia afundar e que na 1ª viagem embateu num Iceberg e foi ao fundo matando mais de 1500 pessoas?
Nunca ouvi falar 🙂 🙂
Heheh… quantas vezes viste o filme? 😉
Que horror. Literalmente um centro comercial flutuante.
A comparação com o Titanic não faz qualquer sentido.
Não só pelo tempo em que foram construídos, mas o conceito.
O Titanic era um Ocean Liner
Férias sem identidade para pessoas que não sabem planear férias
Nem mais. Por vezes com o paraíso tão perto de casa e acessível em termos financeiros. Mas existem pessoas para tudo e gostos para tudo. Eu, só a imagem, arrepia!
Esse motor electrico hein? Descuplem, a diesel dois tempos, muito amigo do ambiente ahaha. Nao é que faça alguma coisa mas adoro os dois pesos e duas medidas. Mesmo à Ocidental
O carro do pobre é que dá cabo do planeta
Caso queiram conhecer os anteriores navios (26) da Royal Caribbean que estão a navegar:
https://thepointsguy.com/guide/royal-caribbean-cruise-ships-newest-oldest/
Nunca foi coisa que me interessasse. Estive ao pé de alguns cruzeiros gigantes no porto de Barcelona e pareceram-me assustadores. Já apanhei a minha dose de sustos no mar em barquitos, mas é diferente. As pessoas que viajaram em cruzeiros gigantes há uma coisa que todos me disseram – são casinos flutuantes, com máquinas para gastar dinheiro por todo o lado. Quanto a gostar da viagem, diria que ficaram um tanto desiludidos.
Este brinquedo para férias “sociais” de burgueses polui mais que toda a circulação de algumas capitais europeias.
Trabalhei bastantes anos na Lisnave, Setenave e em outros estaleiros fora do país, Curaçau nas Caraíbas, Dunquerque em França, Gibraltar, Barcelona, Holanda. Conheço muito bem como são construídos e as suas capacidades e características. Óbvio que actualmente as tecnologias evoluíram muito, tanto nos métodos de construção, como no aumento de desempenho e perfomance, segurança e conforto. Mas o que estamos aqui a tratar é a dimensão e a tonelagem de porte bruto e aí permite-me concluir e porque conheço o meio, o Titanic era um cacilheiro comparado com a generalidade dos navios de cruzeiro actuais. Embora também fossem reparados navios de cruzeiro nos estaleiros onde trabalhei, nunca apareceu com esta dimensão, tonelagem e capacidade de passageiros e tripulantes. Mas em termos de dimensão e tonelagem bruta os navios superpetroleiros eram superiores. Estou a falar dos anos 70. A doca seca da lisnave na Margueira-Almada, embora o estaleiro esteja desactivado, ainda permanece lá mais o seu pórtico de 300 toneladas. O da Setenave tem cap. 500 ton! A doca 13 na Lisnave poderia receber navios com um MILHÃO de Ton., 4 x mais que este Cruzeiro. A Doca tinha 520 m comprimento.
Bons tempos
Loucura. Desde a covid ainda temos muitos Navios destes a apodrecer e decidem completar o fabrico deste monstro.
Apodrecer? Os níveis deste tipo de turismo já estão acima dos de 2019, os navios ainda aí andam cheios de pessoal e volta e meia com um surtozinho de covid. Até o grande tony se associou a um evento de cruzeiro para fazer mais uns cobres
https://cruise-arabia.com/2022/10/09/record-35-cruise-ships-scrapped-since-covid-19-pandemic-began/
However, the 35 cruise ships that have been scrapped since 2020 all represent the oldest ships in the fleet, making all the cruise lines more efficient as the remaining tonnage is more modern, carries more passengers and offers more attractions and onboard features.
“A título de curiosidade, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares.” Pois custou mas também afundou, este custa menos! Nao me apanham lá 😀
“Ainda não existe um valor confirmado para o custo final do Icon of the Seas – as primeiras especulações eram de cerca de 2 mil milhões de dólares, embora existam números que apontam para 1,3 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares.”
Convém ler como deve de ser…
Não sei porque as pessoas dizem sempre mal dos cruzeiros. São uma experiência incrível que não se limita só a estar no barco (isso fazem os velhotes). Existem várias excursões pelos países onde atraca.
Eu certamente voltaria a repetir… Mas não neste cruzeiro. Parece demasiado direccionado para crianças. Estou a ver isto cheio de crianças a correr e chorar por todo lado e adolescentes com mania que são alguém.
Que bom, excursões manada com a papinha feita.
Medíocres férias, onde decidem tudo por ti
1 só navio deste genero e os outros navios de cruzeiro (e os de carga também) fazem mais poluiçao que muitos mas mesmo muitos carros com motor de combustao interna mas nunca ninguem fala disso. Onde estao os navios “eletricos”/”hidrogenio” ou outras tecnologias menos poluentes?
Mais um deck e com jeitinho ainda lhe enfiavam uma pista de karts, pista de ultraleves, uma montanha russa radical pelos lados e cruzando o navio por cima, grua de bungee jumping, e junto à água um portão de entrada numa doca onde houvessem uns 60 Jet Ski e motas d’agua de aluguer. Muitos motores. E muitos altifalantes a cada 10 minutos publicitando o artigo em promoção no momento e por tempo limitado.
Viagens turísticas? O Titanic era um transatlântico, não um navio de cruzeiro…
Quais serão as emissões de co2? Pois, como é navio de lazer isso não interessa nada. Só se deve apertar o garrote nos coitados dos automóveis da populaça.
“Com uma tonelagem bruta de 250.800 toneladas”
A frase está incorrecta, primeiro não é tonelagem bruta, mas o termo correcto em português é arqueação bruta. Segundo, a unidade é toneladas de arqueação.
Corretíssimo. Obrigado pelo reparo.