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Icon of the Seas: o Titanic é um barquinho ao lado do maior navio de cruzeiro do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Gambito do Rei says:

    podia-se parar de comparar os navios de hoje com o Titanic, não tem nada a ver, devia ser comparado com navios deste século.

  2. Yamahia says:

    “Quando se fala no Titanic, as pessoas pensam num gigante dos mares, que marcou o mundo e as viagens turísticas marítimas.”
    Marcou como? Nem uma viagem completou…

    • Vítor M. says:

      Marcou pelo impacto que teve, no luxo que promoveu e que depois acabou por deixar um rasto de receio e luxúria, que ainda hoje faz vítimas e desafia os curiosos.

      Quem nunca ouviu falar no Titanic 😉

      • Joca says:

        É curioso que toda a gente fala do luxo do Titanic, ninguém fala dos emigrantes amontoados. O Titanic era um navio oceânico, não era um cruzeiro. Mas as empresas de cruzeiros sempre encontram maneira de o aproveitar, abusivamente, para publicidade.

        • Vítor M. says:

          Falam, aliás, a história mais contada sobre o evento, o filme, foca-se sobretudo nesses pilares. Naquela época o Titanic era tudo isso, até porque não se falava em navios cruzeiro. E como é dito nas muitas descrições do navio, este foi pensado para ser o navio mais luxuoso e mais seguro da sua época.

          Estás preocupado com a reputação do Titanic e dos abusos das empresas de cruzeiro? 😀 se não fosse toda essa publicidade em volta já ninguém falava nele, ou vês tal paridade no seu irmão, o Britannic? 😉

          • B@rão Vermelho says:

            @Vítor M, “Quem nunca ouviu falar no Titanic”, O Titanic era aquele barco gigante que nem Deus o podia afundar e que na 1ª viagem embateu num Iceberg e foi ao fundo matando mais de 1500 pessoas?
            Nunca ouvi falar 🙂 🙂

          • Vítor M. says:

            Heheh… quantas vezes viste o filme? 😉

  3. Vasco says:

    Que horror. Literalmente um centro comercial flutuante.

  4. André says:

    Esse motor electrico hein? Descuplem, a diesel dois tempos, muito amigo do ambiente ahaha. Nao é que faça alguma coisa mas adoro os dois pesos e duas medidas. Mesmo à Ocidental

  5. Joca says:

    Caso queiram conhecer os anteriores navios (26) da Royal Caribbean que estão a navegar:
    https://thepointsguy.com/guide/royal-caribbean-cruise-ships-newest-oldest/
    Nunca foi coisa que me interessasse. Estive ao pé de alguns cruzeiros gigantes no porto de Barcelona e pareceram-me assustadores. Já apanhei a minha dose de sustos no mar em barquitos, mas é diferente. As pessoas que viajaram em cruzeiros gigantes há uma coisa que todos me disseram – são casinos flutuantes, com máquinas para gastar dinheiro por todo o lado. Quanto a gostar da viagem, diria que ficaram um tanto desiludidos.

  6. Grunho says:

    Este brinquedo para férias “sociais” de burgueses polui mais que toda a circulação de algumas capitais europeias.

  7. Paulo Silva says:

    Trabalhei bastantes anos na Lisnave, Setenave e em outros estaleiros fora do país, Curaçau nas Caraíbas, Dunquerque em França, Gibraltar, Barcelona, Holanda. Conheço muito bem como são construídos e as suas capacidades e características. Óbvio que actualmente as tecnologias evoluíram muito, tanto nos métodos de construção, como no aumento de desempenho e perfomance, segurança e conforto. Mas o que estamos aqui a tratar é a dimensão e a tonelagem de porte bruto e aí permite-me concluir e porque conheço o meio, o Titanic era um cacilheiro comparado com a generalidade dos navios de cruzeiro actuais. Embora também fossem reparados navios de cruzeiro nos estaleiros onde trabalhei, nunca apareceu com esta dimensão, tonelagem e capacidade de passageiros e tripulantes. Mas em termos de dimensão e tonelagem bruta os navios superpetroleiros eram superiores. Estou a falar dos anos 70. A doca seca da lisnave na Margueira-Almada, embora o estaleiro esteja desactivado, ainda permanece lá mais o seu pórtico de 300 toneladas. O da Setenave tem cap. 500 ton! A doca 13 na Lisnave poderia receber navios com um MILHÃO de Ton., 4 x mais que este Cruzeiro. A Doca tinha 520 m comprimento.

  8. iDespairing says:

    Loucura. Desde a covid ainda temos muitos Navios destes a apodrecer e decidem completar o fabrico deste monstro.

  9. xibamba says:

    “A título de curiosidade, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares.” Pois custou mas também afundou, este custa menos! Nao me apanham lá 😀

    • Miguel says:

      “Ainda não existe um valor confirmado para o custo final do Icon of the Seas – as primeiras especulações eram de cerca de 2 mil milhões de dólares, embora existam números que apontam para 1,3 mil milhões de dólares. A título de curiosidade, o Titanic custou 7,5 milhões de dólares.”
      Convém ler como deve de ser…

  10. says:

    Não sei porque as pessoas dizem sempre mal dos cruzeiros. São uma experiência incrível que não se limita só a estar no barco (isso fazem os velhotes). Existem várias excursões pelos países onde atraca.
    Eu certamente voltaria a repetir… Mas não neste cruzeiro. Parece demasiado direccionado para crianças. Estou a ver isto cheio de crianças a correr e chorar por todo lado e adolescentes com mania que são alguém.

  11. Cidadao + ou- informado says:

    1 só navio deste genero e os outros navios de cruzeiro (e os de carga também) fazem mais poluiçao que muitos mas mesmo muitos carros com motor de combustao interna mas nunca ninguem fala disso. Onde estao os navios “eletricos”/”hidrogenio” ou outras tecnologias menos poluentes?

  12. AlexX says:

    Mais um deck e com jeitinho ainda lhe enfiavam uma pista de karts, pista de ultraleves, uma montanha russa radical pelos lados e cruzando o navio por cima, grua de bungee jumping, e junto à água um portão de entrada numa doca onde houvessem uns 60 Jet Ski e motas d’agua de aluguer. Muitos motores. E muitos altifalantes a cada 10 minutos publicitando o artigo em promoção no momento e por tempo limitado.

  13. Alex says:

    Viagens turísticas? O Titanic era um transatlântico, não um navio de cruzeiro…

  14. Jorge Roque says:

    Quais serão as emissões de co2? Pois, como é navio de lazer isso não interessa nada. Só se deve apertar o garrote nos coitados dos automóveis da populaça.

  15. Nuno V says:

    “Com uma tonelagem bruta de 250.800 toneladas”
    A frase está incorrecta, primeiro não é tonelagem bruta, mas o termo correcto em português é arqueação bruta. Segundo, a unidade é toneladas de arqueação.

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