Hyundai quer revolucionar os ecrãs de informação com um head-up display enorme
O mundo automóvel é um dos grandes beneficiários da evolução tecnológica, com os carros a receberem novidades que os potencializam e conferem, ao mesmo tempo, um aspeto realmente futurista. Neste sentido, a Hyundai está a desenvolver um head-up display enorme.
Os ecrãs de informações instalados nos carros têm mudado, com marcas a optarem por integrar apenas um grande ao centro e outras a ter dois mais compridos de cada lado, por exemplo.
Atualmente, algumas fabricantes já têm carros com head-up displays, ou monitores de alertas, inicialmente desenvolvidos para utilização em aeronaves, visando fornecer informações visuais ao piloto sem que este precisasse de desviar os olhos da frente.
Nos carros que já integram esta solução, as informações são apresentadas apenas ao condutor e mostram dados simples, como a velocidade de condução e os avisos de limite de velocidade.
A par de outras fabricantes, que já apresentaram versões concretas ou projetos de head-up displays maiores, como a BMW e a Ford, a Hyundai está a desenvolver um ecrã holográfico de largura total para o para-brisas.
Para criar um "ecrã holográfico para o para-brisas" - uma versão dinâmica e a toda a largura dos ecrãs de informação presentes nos automóveis atuais -, a Hyundai assinou um acordo com a empresa alemã ZEISS.
Enquanto a Hyundai supervisionará o desenvolvimento da tecnologia e fornecerá o projetor, a ZEISS contribuirá com a sua experiência nos domínios da ótica e da optoeletrónica. A fabricante planeia instalar este sistema de ecrã em veículos de produção já em 2027.
Head-up display contribui "para uma condução mais segura"
O objetivo da Hyundai é que as informações de condução e navegação, bem como os conteúdos de infoentretenimento, sejam apresentados na secção inferior do para-brisas. Desta forma, os ecrãs que preenchem a frente do carro, hoje em dia, são removidos e criam um habitáculo mais simples.
Mais do que um espaço interior visualmente mais limpo, as imagens projetadas serão dinâmicas, permitindo a projeção de informações de navegação e segurança em tempo real para o condutor, bem como de filmes, videochamadas e outros meios de comunicação para o passageiro.
Segundo a Hyundai, o para-brisas holográfico "proporciona uma sensação de abertura e desobstrução, ao mesmo tempo que permite aos condutores verificar várias informações sem tirar os olhos da estrada, contribuindo para uma condução mais segura".
Muito futurista e bonito mas não me parece grande ideia. Um head-up display a toda a largura do pára-brisas vai fazer com que se preste menos atenção à estrada quando se está a olhar para a informação que aparece junto ao pilar oposto ao do volante.
Mais ainda na situação daqueles azeiteiros que em dias nublados mais escuros e a chover, andam a conduzir de óculos escuros só para dar estilo.
Em dias desses ou até mesmo de noite recomendo vivamente o uso de óculos com lenes amarelas. Não só ajudam a ter uma maior perceção de profundidade como reduzem o encadeamento dos carros que vêm de frente e isto sem que sintamos que fique mais escuro como acontece com óculos escuros.
Portanto, o condutor vai prestar mais atenção à estrada se for um ecran do mesmo tamanho, ou até mais pequeno. Certo.
O heads-up display é 100 vezes melhor que o velocímetro comum
Os carros estão a ficar irreparáveis, mesmo em pequenos acidentes cujos danos resultantes são fácilmente reparáveis em carros antigos.
Estas tecnologias tornam os carros cada vez mais “descartáveis”.
Um simples toque frotal em que a grelha/parachoques fique empenada e os faróis partidos pode ficar em mais de 3000 euros o arranjo, isto em carros comuns.
neste caso em particular, acho que fica mais reparavel, não?
Inventam tanta m3rda desnecessária que vai chegar uma altura que oferecem um pacote vintage mais simples mais prático para quem quer viver a vida e não estar mergulhado em gadgets e preocupações.
Mais lixo visual para distrair o condutor…
Acredito que seja mais projeção no vidro, género no novo bmw newer do que um head display.
Eu cá gosto do aspecto minimalista da 1.ª foto… sem tablets a complicar tudo. Na minha opinião ainda nada bate os botões tradicionais que sempre conhecemos nos tabliês.
De nada vale ter nos carros tablets que tudo controlam se depois, quando queremos ligar ou desligar algo, temos de percorrer menus cujos “botões” temos de decorar a sua posição já que os nomes desses botões assim como toda a restante informação escrita… é tudo apresentado em letra tão minúscula que nem se consegue ler.
Tablets nos carros só vieram para complicar e distrair o condutor!
Head-up Displays basta que apresentem a velocidade e informação de navegação como na segunda foto… acrescido apenas da apresentação de uma luz vermelha de STOP se algo estiver muito mal com o carro.
Muito bom, futuro está mesmo a porta
fico á espera para ser implementado nos capacetes, o pessoal das motas agradecia
Ainda bem que já não temos telemoveis para nos distrair.
Isto já tinha sido anunciado pela BMW no Neue Klasse https://www.bmw.pt/pt/more-bmw/neue-klasse.html