Hyundai IONIQ 5 eleito Carro Mundial do Ano 2022
O Hyundai IONIQ 5 foi o grande vencedor dos prestigiosos World Car Awards 2022, tendo sido eleito World Car of the Year, World Electric Vehicle of the Year e World Car Design of the Year. Os resultados foram revelados na cerimónia realizada no New York International Auto Show (NYIAS).
O 100% elétrico da Hyundai conquistou as três categorias para as quais estava nomeado.
Hyundai IONIQ 5 World Car of the Year
O júri internacional, constituído por 102 jornalistas do setor automóvel, vindos de 33 países de todo o mundo, premiou o crossover inovador que é o primeiro de uma nova era de VEs Hyundai, baseados na plataforma avançada 100% elétrica, E-GMP.
Este inovador elétrico já conquistou numerosos prémios internacionais. Foi vencedor nas três categorias em que estava nomeado, num lote de 27 modelos concorrentes lançados em 2021.
O IONIQ 5 é o primeiro modelo da submarca IONIQ, da Hyundai, dedicada exclusivamente a veículos elétricos. A arquitetura da plataforma E-GMP oferece 800 V, carregamento ultrarrápido dos 10% aos 80% em apenas 18 minutos e um interior muito espaçoso.
A autonomia do Hyundai IONIQ 5, com apenas um carregamento, em condução urbana é de 686 km e a autonomia combinada é de 481 km, de acordo com o ciclo (WLTP). Integra a tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), conectividade e sistemas de assistência ao condutor que oferecem uma derradeira experiência.
Estamos verdadeiramente orgulhos em receber este prestigioso prémio, que reconhece o talento e trabalho árduo de todos, incluindo parceiros, na Hyundai Motor Company. A nossa visão é permitir o progresso para a humanidade e esta nossa abordagem irá servir para fortalecer o nosso compromisso em tornar esta visão realidade.
Afirmou Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company.
A Hyundai planeia introduzir 17 novos modelos BEV até 2030 e potenciar as vendas globais anuais para 1.87 milhões de unidades até 2030.
Para o World Electric Vehicle of the Year, o júri selecionou o Hyundai IONIQ 5 de uma lista inicial de 11 veículos, e, posteriormente, entre três veículos.
Para serem elegíveis à categoria, os veículos deverão ser movidos apenas por um ou mais motores elétricos, produzidas no mínimo 5.000 unidades por ano e à venda em pelo menos dois grandes mercados em pelo menos dois continentes, no período entre 1 de janeiro 2021 e 30 de março 2022.
Para o World Car Design of the Year o painel de seis especialistas de França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos selecionaram o Hyundai IONIQ 5 de todos os concorrentes em competição nas restantes cinco categorias. O júri analisou cada veículo com base no design e inovação que elevassem os padrões estabelecidos.
Este artigo tem mais de um ano
Só falta saber o preço…
Em breve, essa e outras informações estarão no Pplware 😉
uns 50 60 mil
50 a 60k dependendo da versao
a partir de 49m €
Carro lindo, remete-me ao verdadeiro delorean
Pena os carros eléctricos terem a electricidade super cara nos carregadores públicos….as Taxas são super brutais de caras.
Agora se carregar em casa de noite das 22 às 8h na TARIFA BI-HORÁRIA é apenas 1.58€ já com taxas incluídas… aí é que fica super barato
O que vale é que os Tugas todos moram em vivendas e têm placas solares…
E que as placas solares carregam num ápice para centenas de kms…
Pode-se meter um carregador no lugar de garagem. Não só o condomínio é obrigado a permitir, como o Estado paga 80% da instalação.
A única coisa que, para já, dificulta uma muito maior adoção de carros elétricos é essencialmente o seu preço absurdamente elevado.
Tomara todos os prédios ter condições para instalar carregadores…
E qual o problema?
Basta leres os comentários da malta aficionada em carros eléctricos para se comprovar que a maioria das pessoas em Portugal vive em moradias e ao lado têm um mini campo de futebol cheio de paineis solares que produzem energia para usar, vender, e oferecer no natal e na páscoa.
Então e você é aficionado em quê ? Em achismo ?
Não digas isso que o @RC vem logo vender a banha da cobra dele…
já disseram que aerodinâmica neste carro não é grande coisa e que em velocidades acima dos 100km/h afecta bastante a autonomia
Por isso é que vês a autonomia em cidade a ser maior que em regime combinado, quer dizer que o carro tem melhor comportamento na cidade, velocidades mais baixas, para / arranca, ao contrário dos carros que utilizam combustíveis fosseis. Essencialmente e ao contrário dos carros que utilizam uma fonte de combustível fóssil, num carro elétrico, sempre que tiras o pé do acelerador, para além de não haver consumo de energia entra ainda o processo chamado de regeneração, ou seja, a desaceleração do veiculo é utilizada para por momentos produzir energia num processo inverso, já num carro a combustíveis fósseis é num regime de estabilidade, por exemplo, condução em auto estrada, obviamente a velocidade que permite um regime de rpm do motor mais baixos que temos o menor consumo de energia (neste caso combustível).
Sim, eu tenho um híbrido plug in. Nao sei se é assim em todos mas o processo de regeneração de energia não é imediato a arrancar mas sim ajuda
Sim ‘em cidade é mais eficiente mas este modelo em questão a aerodinâmica prejudica mais do que em comparação com um veículo similar
É por isso que querem acabar com eles, gastam energia a mais onde não deviam e depois em autoestrada são desperdiçadores até dizer chega. Até os comboios a vapor eram mais eficientes.
Carro bem bonito e diferente. Premio merecido a este . Nao esquecer o COTY (Car of the year 2022) que foi para o Kia EV6.
O grupo Hyundai/Kia este ultimo ano esmerou-se. Kia com o carro do ano 2022 e hyundai com carro com melhor design
Sentei num ev6, é uma cena de outro mundo, se bem que para mim carros é naquela, quanto mais económico melhor
Bonito?! A beleza é subjectiva mas a traseira em particular é tão feia que me custa a olhar muito tempo!
Olha que não é. E quando está iluminada, tem a sua graça. Uma coisa é o que parece nas fotos, outra coisa é ao vivo.
Adorei este carro mal o vi. As linhas retro-futuristas dão-lhe um charme fenomenal!
A única coisa que detestei é que o preço ronda os 50 mil euros, na versão base.
Fonix. Onde é que vou gamar 50 mil paus para ter um VE destes???
Pois não tem, e com essa mentalidade tacanha duvido que alguma vez tenha. Apenas a minha opinião.
Deviam fazer destes a pedais. Aí sim, seriam verdadeiramente ecológicos.
AHAHAHAHAHAHA… Essa foi boa…
Uma coisa interessante é a má preparação da tomada eléctrica, um dia de chuva a tampa abre para cima a agua residual que fica na tampa garantido que irá cair na ficha elétrica mau pensado…. tenho um seat leon sportourer hydrido e tem uma proteção interior para agua a seat portou-se melhor nesse pormenor importante tudo que é elétrico tem de estar protegido de água. não vamos andar com paninhos a limapr sempre que for para carregar o caro tinha mais que fazer.
Estas fichas estao preparadas para cair água lá dentro que não faz mal nenhum, o contacto do carro è macho, e por baixo tem furos para a água sair, antes do evse ligar a corrente o carro e o evse ainda testam o sistema se há passagens à terra.